13/06/2024

195 cidades serão liberadas para receber o sinal do 5G; veja onde

Com a liberação de faixa as operadoras poderão fazer a ativação do sinal 5G em novas cidades ampliando assim a nova rede móvel.

A faixa 3,5 GHz será liberada em mais 195 cidades, afirmou a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, nesta quarta-feira, 22. Essa liberação vai acontecer a partir do dia 27 de março, próxima segunda-feira. 

Antenas 3,5 GHz

Sendo assim, na Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), foi deliberado que as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 195 municípios na mesma faixa de frequência.

Até o momento, 682 municípios brasileiros já foram autorizados a utilizar a faixa de 3,5 GHz para estações do 5G standalone, alcançando um total de 122,6 milhões de pessoas, o que equivale a 57% da população do país. 

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o Gaispi oferece um painel de dados que apresenta os municípios onde a faixa de 3,5 GHz já está liberada e o planejamento aprovado pelo Gaispi para as próximas liberações. 

É importante salientar que a autorização para a utilização da faixa não significa que as redes 5G serão instaladas imediatamente nessas localidades. 

A implantação precoce de estações de quinta geração em tais cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

O Gaispi decidiu seguir as diretrizes do Edital do 5G e implementar mudanças em municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já realizou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.

A EAF também concluiu as ações necessárias para desocupar esta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), instalando filtros para mitigar interferências em todas as estações do FSS afetadas.

Aqueles que recebem transmissões de TV aberta através de antenas parabólicas devem adaptar seus equipamentos para evitar possíveis interferências. 

Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem o sinal da TV aberta por meio de antenas parabólicas podem solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento através da Siga Antenado, que é o nome fantasia da EAF.

Para a instalação dos novos equipamentos, é essencial que haja agendamento prévio. Para mais informações, acesse o site da Siga Antenado ou entre em contato pelo telefone 0800-729-2404.

Informações sobre os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas para 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, além dos aparelhos celulares certificados para uso de 5G, estão disponíveis nos dashboards do painel de dados da Anatel:

Para concluir, veja aqui a lista completa dos 195 municípios que as operadoras poderão ativar o 5G na faixa 3,5 GHz.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários