26/04/2024

Anatel e ABDi quer incentivar adoção de redes privadas 5G por meio de premiação

Embora não tenha escopo definido, a princípio, o prêmio deve ser elaborado para operadoras que atuam em parceria com a indústria.

Para incentivar a doação de redes privadas 5G no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) querem lançar uma premiação para condecorar bons projetos da solução. A novidade foi anunciada pelo superintendente de recursos à prestação da agência, Vinícius Caram, nesta quarta-feira, 22.

A iniciativa que ainda está sendo formulada pelas agências deve ser colocada em prática já este ano, que poderá acelerar o crescimento das redes privadas 5G em todo o país, uma vez que se trata de uma solução que ainda está em fase inicial no Brasil.

A ideia é premiar empresas que adotam essas redes e integradores/operadoras que: estimulam o desenvolvimento de soluções tecnológicas; reconhecimento de iniciativas voltadas para ampliação da conexão; e ampliação das informações sobre as soluções disponíveis.

Vinícius Caram, que participou do Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado pelos sites Mobile Time e Teletime, afirma que, embora o escopo ainda não esteja definido, a princípio, a premiação deve ser elaborada para operadoras que atuam em parceria com a indústria. O que possibilita também a participação de integradoras.

“É uma proposta que pode ser evoluída. A ideia é estimular a expansão da conectividade e da produtividade, seja na indústria, no agro ou em cidades inteligentes”, sinalizou o superintendente da Anatel.

Segundo Igor Calvet, presidente da ABDI, os detalhes sobre o prêmio devem ser concluídos até meados deste ano. “Ainda não há uma política estabelecida, mas já há conversas dentro do governo para que haja isso. Talvez não com esse nome, mas a ideia é essa: fazer uma política para a economia digital do País”, pontuou Calvet.

A Anatel liberou o uso da faixa de frequência de 100 MHz para redes privadas voltadas para a Indústria 4.0, mas segundo Caram, a procura ainda é baixa, sendo até o momento, recebeu 18 pedidos de redes privativas 5G na frequência de 3,7 GHz e 3,8 GHz.

Para uso da faixa, o regulador recebeu 16 pedidos de uso de espectro na faixa de 2,3 GHz, um pedido em 2,4 GHz e dois pedidos em ondas milimétricas. “Estamos falando de pouco mais de 40 pedidos de redes privativas”, lamentou o superintendente

Dessa forma, por meio do prêmio, a agência quer incentivar o crescimento da solução e garantir bons projetos na área. O esperado é que as vencedoras da premiação também recebam o “Selo – Soluções de Redes Privativas”, que servirá como um atestado a empresa tem conhecimento do assunto e sabe implementar, e colher os benefícios que as redes privadas 5G podem trazer.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários