12/04/2024

Embratel e Rumo fecham acordo para ampliar rede 4G nos trens da Serra de Santos, SP

Agora região serrana do litoral de São Paulo pode contar com a expansão do sinal 4G graças a essa parceria entre a Rumo e a Embratel.

A Embratel e a Rumo anunciaram parceria para aumentar a cobertura 4G da Claro no trens da Serra de Santos, litoral de São Paulo. Segundo o que as operadoras destacaram, a instalação de mais de 40 antenas de transmissão reduz em 97% o tempo de comunicação entre maquinistas e o centro de controle de operações da estação do meio de transporte. 

Trem

A Rumo, operadora de ferrovias no Brasil, e a Embratel anunciam a ampliação a cobertura do sinal 4G da Claro para apoiar a operação de locomotivas na região. O projeto, faseado em duas etapas, realizou a instalação de 41 antenas de transmissão, que já estão 100% operacionais, nos 41 quilômetros entre as estações Evangelista e Paratinga. 

A Embratel afirma que um grande avanço na circulação de trens da região já está ocorrendo, levando maior autonomia e redução no tempo de comunicação entre maquinistas e o centro de controle operacional (CCO) da Rumo, garantindo rapidez e agilidade no compartilhamento de informações. 

A Rumo, que administra o principal corredor ferroviário do País, entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP), está utilizando o serviço de transmissão 4G por meio de chips da Claro, com projeto desenvolvido pela Embratel. 

O objetivo é otimizar a comunicação entre trens e o CCO, reduzindo o trânsito time do trecho e aumentando a eficiência logística da operação. 

Essa parceria entre Rumo e Embratel visa melhorar comunicação no interior de São Paulo

Marco Andriola, Diretor de Tecnologia Ferroviária da Rumo afirma que suas composições contavam até então com sistema de comunicação via satélite neste trecho de serra. Agora, porém, a situação teve uma melhora. 

“Devido à topografia local, o sinal por satélite não oferece boa cobertura na serra, uma área de grande complexidade pela densidade de trens, causando impacto na circulação. Agora, temos uma redução de cerca de 97% no tempo de envio de informações entre trens e CCO, o que fez com que nosso delay caísse, em alguns casos, de 7 minutos para poucos segundos. Além disso, o maquinista tem um ganho importante em termos de segurança, uma vez que pode acionar, com maior velocidade, as equipes nos 41 quilômetros de serra”. 

Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel, disse que a estrutura robusta projetada pela companhia permite mais agilidade no rastreamento em tempo real das composições. 

“No trecho da serra, há uma área de declive com mata fechada, em que a única forma de conectividade é o 4G. O projeto foi desenhado em conjunto e de acordo com as necessidades da Rumo para que pudéssemos entregar um serviço de qualidade e que atendesse suas demandas. Assim, estamos oferecendo uma conexão segura e estável para habilitar e fomentar a transformação digital nas operações da Rumo”.

A empresa destacou também que, além de conexão 4G, a Embratel já fornece diversos serviços em ferrovias e locomotivas da Rumo pelo Brasil, como Data Center, Nuvem, Wi-Fi, conexão rádio P2P, gestão e monitoramento de equipamentos. 

 Para que a comunicação da operação ferroviária pudesse ser otimizada, a Rumo também realizou o redesenho interno das locomotivas. Assim, os veículos ferroviários puderam receber equipamentos capazes de captar o sinal 4G de forma integrada à comunicação satelital utilizada nos trechos fora da serra.

 “Além da Embratel, importante parceira nesse projeto, tivemos a contribuição da Nokia, responsável pelo desenvolvimento da solução de rede de missão crítica para as nossas composições”, diz Marco Andriola. 

Por meio da solução da Nokia, a inteligência Embratel, configurada em Nuvem e hospedada no Data Center Lapa da empresa, um dos mais modernos do País, permite a definição de qual tipo de conexão é mais adequada durante cada trecho do percurso. 

Isso permite uma alteração automática da conectividade quando a locomotiva entra na Serra de Santos, passando a utilizar o sinal 4G. Quando a locomotiva deixa a área, pode ocorrer nova troca de padrão de conectividade, se necessário, automaticamente. 

A Nokia também foi importante nesse processo

“As redes de missão crítica têm um papel fundamental na digitalização do mercado empresarial. É a partir de nossa experiência mundial junto a mais de 2.200 clientes com redes desse tipo que trazemos à Rumo uma conectividade custo-efetiva, robusta e segura. Estamos confiantes no sucesso dessa nova fase de ampliação e prontos para apoiar o crescimento dos negócios de nosso cliente”, comentou Marcelo Entreconti, Diretor de Nokia Enterprise para a América Latina. 

Todo o processo de implantação desta nova fase do projeto, com o 4G na serra de Santos, teve início em maio de 2022 e contou com uma série de estudos focados na otimização da comunicação no trecho em questão. 

Por ser uma rede pública, a população e empresas locais também estão sendo beneficiadas com mais qualidade e facilidade de conexão com a internet, garante a Embratel. 

O objetivo é que agora a iniciativa seja expandida para outros trechos de serra, bem como para as demais operações da Rumo. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários