17/12/2025
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Sudão corta sua internet após grupo tentar tomar o poder no país

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Neste domingo (16), a empresa sudanesa de telecomunicações MTN bloqueou serviços de internet do Sudão por ordem do órgão regulador de telecomunicações do governo, disseram dois funcionários da empresa à Reuters. A medida de deixar o país todo offline foi tomada depois que o grupo paramilitar RSF (sigla em inglês para Forças de Apoio Rápido) tentou tomar o poder.

No sábado (15), o grupo RSF anunciou que iria tomar o controle do palácio presidencial, do aeroporto internacional de Cartum e da base aérea de Jabal Awlia, todos na capital do Sudão. O grupo paramilitar RSF também disse que em seu canal no Telegram ter o controle de bases militares em Merowe, El Fasher, Kabkabiya e Omdurman.

A RSF também afirmou que tinha o controle de “todos os portos ao sul de Cartum” e o aeroporto internacional Sabira, no estado de West Darfur. Sendo que o grupo compartilhou imagens para mostrar que suas afirmações realmente estavam sendo realizadas. Entre os registros aparece um batalhão do exército se rendendo às forças paramilitares em Marawi.

De acordo com a agência estatal Suna, o Exército egípcio está revidando os ataques, que ocorreram desde a madrugada, com tiro e explosões registrados em Cartum. Por meio de comunicado, o líder do grupo paramilitar, Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti, disse que continuará a “perseguir” Abdel Fattah al-Burhan.

Hemedti e Burhan uniram forças para derrubar civis do poder em 2021, mas as tensões entre os dois cresceram com o tempo. Abdel Fattah al-Burhan governa o país desde o golpe de Estado de 2021.

Posicionamento da ONU

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, pediu que as Forças de Apoio Rápido e o Exército sudanês “cessem imediatamente as hostilidades, restaurem a calma e iniciem um diálogo para resolver a crise atual”.

Por meio de uma declaração atribuída ao seu porta-voz, também solicitou que os Estados da região que integram a ONU deem apoio para “restaurar a ordem e retornar ao caminho da transição”.

Unifique firma acordo com a ZTE, que fornecerá equipamentos 5G

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Durante a viagem do presidente Lula com empresários à China, a Unifique, provedora de internet de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e uma das estreante no segmento de internet móvel, fechou acordo com a chinesa Zhongxing Telecom Equipment (ZTE) para adquirir equipamentos 5G.

A companhia está começando a testar a tecnologia 5G neste mês e prevê lançar suas redes comerciais até junho na Região Sul. Está previsto para este ano, um investimento de R$ 25 milhões na quinta geração de conectividade celular.

A Unifique pretendia ativar o seu sinal móvel no início deste ano, mas devido a dificuldades técnicas, adiou a ativação. Com o 5G, a provedora vê muito potencial para atender, principalmente, redes empresariais e projetos de comunicação entre máquinas e automação.

Fabiano Busnardo, diretor-presidente da empresa, afirma que “É um mercado novo e descobrimos no meio do caminho que tem bastante coisa para fazer. Devemos concluir tudo no final do primeiro semestre”.

“Optamos por trabalhar nas plataformas de sistemas, no core, DSS e toda a parafernália de sistemas para fazer funcionar a rede móvel. Isso é muito complicado, mas a gente avançou bastante”, explicou.

As redes da Unifique estão interconectadas e 90% já estão funcionando. “Mas ainda precisamos fazer pequenos testes. Temos a confiança de lançar o serviço em junho”, completou o diretor-fundador.

Para participar do leilão do 5G realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2021, a Unifique se uniu a Copel Telecom (agora Ligga), que atua no Paraná, e conseguiram arrematar o lote C6, referente a faixa de 3.620 MHz a 3.700 MHz. O consórcio pagou um ágio de R$ 69 milhões e assumiu compromissos de R$ 500 milhões com investimentos na rede previstos no edital.

Originária de Santa Catarina, a Unifique é muito forte nos serviços de banda larga, sendo que no Estado detém 18% do mercado de internet fixa, superando as grandes teles nacionais. A companhia catarinense realizou a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em 2021, quando levantou recursos para um plano de crescimento baseado em expansão orgânica das redes e também aquisições.

Oi é notificada sobre venda de cabos pela Senacon; veja resposta da tele

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Na semana passada, a Oi foi notificada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão ligado ao Ministério da Justiça, para que o presidente da companhia, Rodrigo Modesto de Abreu, desse explicações sobre o processo de venda de cabos de rede desativadas.

De acordo com reportagem da Folha, a notificação enviada ao presidente menciona uma denúncia feita pela Associação Nacional em Defesa da Transparência (Andet) sobre negociação de venda de cabos de cobre, cujo material está sendo substituído por redes de tecnologia sobre fibra.

Em nota, a Oi se posicionou sobre o assunto, afirmando que a denúncia foi feita por uma “associação com situação cadastral inapta na Receita Federal, sem indicação da qualificação de seu representante legal e solicitando esclarecimentos sobre uma alienação de ativos que sequer se realizou“.

Além disso, ainda declarou que todos os sacramentos sobre o assunto foram prestados “independentemente da fragilidade e ausência de conteúdo do referido expediente“. A Oi ainda reforçou que seus negócios são pautados na transparência, mantendo o foco nas medidas para sua reestruturação e sustentabilidade operacional, respeitando lei e autorizações necessárias, no processo de recuperação judicial.

No momento, a empresa está em seu segundo processo de recuperação judicial, após pedir proteção contra credores a 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, cujo pedido foi aceito em janeiro deste ano. A dívida da Oi é de cerca de R$ 43,7 bilhões e há aproximadamente 35 mil credores.

Inclusive, na semana passada, o juiz Fernando Cesar Ferreira Viana, deferiu o pedido da empresa para realizar uma operação de de financiamento DIP, uma modalidade de novo financiamento para uma empresa que está em processo de recuperação judicial, no valor total de US$ 275 milhões.

O recurso emergencial tem por finalidade garantir o financiamento das operações da empresa, que passa por uma segunda recuperação judicial, até a deliberação e aprovação do Plano de Recuperação Judicial.

Anatel firma parceria com a UFG para criar ferramenta contra fake news

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Se tornou significativamente mais fácil criar e espalhar “Fake News” nas plataformas digitais. Inclusive, segundo uma pesquisa publicada pelo Poynter Institute com o apoio da Google, quatro em cada dez brasileiros afirmam ler notícias falsas diariamente. Uma das soluções que podem ser usadas contra essa prática é a blockchain.

Nesse caso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para realizar uma pesquisa acadêmica que consiste na criação de uma solução em blockchain para identificação descentralizada de notícias falsas (Fake News).

Em evento organizado pelo Legal Grounds Institute, que aconteceu nesta sexta-feira, 14, Carlos Baigorri, presidente da Anatel, explicou que a pesquisa está sendo comandada pelo Centro de Altos Estudos em Telecomunicações do órgão, que tem à frente o conselheiro Alexandre Freire.

Segundo o presidente da agência, a proposta é que a universidade elabore uma prova de conceito que seja colocada em testes para detectar, de maneira descentralizada, o que seria desinformação. O prazo para essa pesquisa ser realizada é de 12 meses.

Esta seria uma forma de sair da lógica de se ter uma autoridade única dando aquele ‘carimbo’ sobre o que é fake news ou não. Dessa forma, temos uma estrutura descentralizada, uma solução com uma comunidade multissetorial, e ela coloca uma flag [sinalização] no que é potencialmente uma fake news“, afirma.

Carlos Baigorri ainda completa que “Se ficarmos nesse dilema, sobre quem é o dono da verdade, não encontraremos a solução. Nós não acreditamos em uma entidade centralizada. Acreditamos em modelos descentralizados para cuidar desse assunto“.

Sobre o Blockchain

O Blockchain é um sistema digital descentralizado, distribuído, imutável e público usado para registrar informações de uma maneira que é constantemente verificada e re-verificada por todas as partes que as usam, tornando quase impossível alterar as informações após a criação.

A tecnologia não impedirá necessariamente a postagens de informações falsas pelas pessoas, mas o que ela pode fazer, no mínimo, é promover um novo senso de confiança no que é visto online, facilitando o rastreamento e a verificação.

Brisanet inicia testes de sua rede móvel em cidades do Ceará e RN

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A Brisanet, nova entrante no setor de telefonia celular, já está testando o sinal de sua rede móvel em Pereiro (CE), e nas cidades de São Miguel (RN) e Pau dos Ferros (RN). Dessa forma, a telecom vem estruturando a sua parte técnica visando popularizar para todos os seus clientes uma velocidade de internet ainda mais rápida.

Atualmente, os testes da rede móvel são exclusivos para clientes brisanet fibra e possuem pré-requisitos para a participação, mas a expectativa é que em poucos anos a Brisanet figure entre as grandes operadoras de internet móvel do país, segundo a empresa.

A Brisanet oferece dados móveis por 6 meses para quem tiver interesse em testar o produto, sem programas de fidelidade ou custos. Para ter acesso ao chip da Brisanet o cliente precisa ter idade mínima de 18 anos, residir na zona urbana das cidades onde o sinal está ativo e ter um celular compatível com a tecnologia 4G. A ativação é realizada em menos de 15 minutos nas lojas físicas da empresa.

De acordo com o CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, o objetivo é encontrar um modelo de mercado para a comercialização da rede móvel, principalmente da tecnologia 5G, com preço competitivo e qualidade ímpar.

“Dentro de alguns anos, queremos figurar entre as principais empresas de telefonia móvel do país, para isso, estamos estruturando toda nossa rede e fazendo com que a entrega dos nossos serviços estejam sempre a nível de excelência”, afirma. Ao todo, a Brisanet projeta investir um valor de R$700 milhões em sua infraestrutura durante todo o ano de 2023, a expectativa é obter um retorno para esses investimentos nos próximos cinco anos.

A empresa nordestina foi uma das vencedoras do leilão 5G realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em novembro de 2021, quando arrematou lotes das faixas de 3,5 Ghz e de 2,3 Ghz – usadas prioritariamente para o 5G e o 4G. Em 2021, a Brisanet obteve recursos da oferta de ações na bolsa (IPO, na sigla em inglês) suficientes para os investimentos do projeto 5G.

Sobre a Brisanet

Sediada na cidade de Pereiro (CE), a empresa atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel, e é líder em market share de banda larga fixa na região Nordeste, segundo dados divulgados pela Anatel.

A companhia de telecom nordestina promove inclusão social e tecnológica e, atualmente, já atende em 155 cidades nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), totalizando mais de 1,1 milhão de assinantes com uma infraestrutura de rede firmada em seu próprio cinturão digital de fibra óptica.

Maior taxa de cancelamentos de streaming é da Netflix; veja o ranking

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De acordo com uma pesquisa da Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, a Netflix é o streaming que possui a maior taxa de cancelamento, sendo que a HBO Max, que em breve será apenas Max, tem a menor taxa. O estudo também aponta que sete em cada 10 brasileiros foram ou são clientes das principais plataformas, como Globoplay, Disney+, Prime Video, etc.

Segundo a pesquisa, 6 em cada brasileiro já cancelaram algum serviço de streaming, sendo que a taxa de cancelamentos em geral teve aumento de 6% em relação a 2022. 40% não cancelaram e 3% não chegaram a assinar.

Confira o ranking:

  • 33% cancelaram Netflix (em 2022 foram 40%)
  • 28% cancelaram Amazon Prime Video (em 2022 foram 23%)
  • 27% cancelaram Globoplay (em 2022 foram 24%)
  • 17% cancelaram Disney+ (em 2022 foram 14%)
  • 14% cancelaram Telecine Play (em 2022 foram 15%)
  • 13% cancelaram HBO MAX (em 2022 também foram 13%)

Os motivos de cancelamentos são os mais diversos, mas o preço é o mais apontado pelos entrevistados. 58% dizem que o econômico pesou na decisão de cancelar alguma plataforma. 40% apontam o custo-benefício ou o preço alto praticado; 35% concordam que a situação financeira pesou e o serviço impactou no bolso. Além disso, a falta de lançamentos (28%) e o catálogo restrito ou títulos pouco interessantes (26%), também estão entre as razões.

Na pesquisa foram entrevistadas 1.400 pessoas em todo o país e a parcela de 70% da população que assinam ou assinaram streaming, 92% apontam a Netflix como primeira opção. No ano anterior, o serviço também era líder de opção, com 91%. Neste ano, observa-se uma evolução do Disney+ (26% em 2022 x 33% em 2023) que subiu alguns degraus e trocou de posição com o Globoplay (30% em 2022 x 31% em 2023).

Quando questionados sobre o que consideram importante dentro de uma plataforma de streaming, o preço e a variedade de conteúdo entram nas considerações. Para 74%, o critério principal é a grande variedade de títulos, seja de séries ou filmes e 66% dão preferência ao preço acessível.

“A parte técnica também é observada pelos assinantes. Mesmo que tenha um grande catálogo, 42% prezam pela qualidade de navegação no app da plataforma; e 17% demandam um app específico para a smart TV. Além disso, a personalização de comunicação, com sugestões direcionadas aos interesses de cada assinante, é essencial para 3 em cada 10”, comenta Lígia Melo, coordenadora de pesquisa e sócia da Hibou.

Valores adicionais

Algumas plataformas costumam disponibilizar conteúdo que vão além da assinatura mensal, cobrando valores adicionais para canais premium. Na pesquisa, 74% dos entrevistados não gostam de custos adicionais, pois eles dizem que todo o conteúdo já deveria estar incluso na mensalidade mensal.

Já outros 16% não vêm problemas na prática e são a favor, pois percebem a flexibilidade em pagar a mais se quiser, mantendo a assinatura mensal com valor mais baixo. Já 11% não pensaram a respeito e são indiferentes a essa opção.

WhatsApp lança novo recurso contra roubo de contas; veja como funciona

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O WhatsApp anunciou uma nova mudança para impedir que ocorra o roubo de contas de seus usuários. Agora, se houver alguma tentativa de transferir conversas para um novo smartphone, o mensageiro solicitará uma confirmação no aparelho antigo. A novidade está sendo liberada para os usuários aos poucos e chegará para todos nos próximos meses.

Com a novidade, se for identificado qualquer comportamento suspeito no aplicativo, o usuário será notificado no aparelho antigo, que se for realmente o dono da conta, deverá confirmar se realmente quer fazer a migração da conta para outro smartphone. Entretanto, o WhatsApp não explica o que é considerado uma situação suspeita.

No alerta para o antigo aparelho, o aplicativo exibirá o horário e qual o modelo de celular que está tentando fazer a transferência de conta. Além disso, vai explicitar que a transferência remove totalmente a conta do celular antigo, onde o usuário permitirá ou não a migração.

Entretanto, surge uma preocupação em relação ao roubo, furto ou roubo do aparelho antigo. Ou seja, como o usuário fará se tiver mais acesso ao smartphone antigo. De acordo com a empresa ao G1, nesses casos, o usuário poderá solicitar uma segunda senha de uso único para prosseguir com a transferência.

Com a novidade, o WhatsApp cria uma nova etapa de verificação e espera combater tentativas não autorizadas de transferência de contas. A medida pode evitar, por exemplo, casos em que usuários têm o perfil roubado após enviarem o código de verificação do aplicativo para terceiros.

Outros recursos de segurança

O mensageiro também fará verificações no dispositivo para combater arquivos mal-intencionados no celular, impedindo que os malwares enviem mensagens sem a autorização em nome dos usuários. Não será preciso mudar nada no aplicativo, já que ele fará a verificação por padrão.

Outro recurso se refere a forma como os usuários verificam se uma conversa é protegida pela criptografia de ponta a ponta. A atualização vai permitir que cada um faça o teste imediatamente ao clicar sobre o nome do contato no chat e selecionar “Criptografia”.

Antes era mostrado apenas um QR Code e um código número de 60 dígitos. Eles continuarão disponíveis, mas exigirá uma interação entre os participantes da conversa para confirmar a proteção.

Atuando desde 1990 no Ceará, Multiplay anuncia mudança de nome

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Atuando desde os anos 1990 no Ceará, a Multiplay, telecom cearense anunciou que mudará sua marca para Alares, nome do grupo que a detém. Segundo a empresa, o reposicionamento faz parte do processo de unificação de todas as bandeiras pertencentes ao conglomerado, que atua em seis estados e mais de 100 cidades.

Atualmente, no mercado nacional, a Multiplay conta com mais de 500 mil assinantes dos serviços de internet por fibra óptica, TV por assinatura e telefonia fixa, sendo que no Ceará conta com uma base de 120 mil clientes, que é uma das mais importantes para o grupo no Brasil, operando em Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Pacatuba, Aquiraz e Eusébio.

Desde 2015, a Alares adquiriu 18 provedores de acesso à Internet via fibra óptica. A companhia tem 2 mil colaboradores no Brasil, e um terço deste quadro está no Ceará. Presente em São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia, o grupo tem uma rede de mais de 13,7 mil km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar a mais de 1,7 milhão de lares.

Denis Ferreira, CEO do grupo, destaca que a mudança de marca está sendo realizada de forma cautelosa, uma vez que a Multiplay já tem seu nome consolidado no mercado local. “Nós já fizemos as migrações das marcas do Sudeste. Então, aprendemos o que fazer e o que não fazer. A marca Multiplay vai sendo substituída. Ela não vai sumir de uma vez“, explica.

De acordo com o executivo, a Alares está realizando contínuos investimentos para expandir a rede, sendo que ano passado, a Multiplay concluiu o trabalho de sobreposição de fibra na área de cobertura, permitindo oferecer ultra banda larga, IPTV e outros serviços.

Em Fortaleza, a Alare já possui 16% de participação no mercado, que segundo Ferreira, é um dos mais competitivos de telecom do Brasil, e pretende impulsionar os investimentos para crescer.

“Nós sabemos que tem regiões onde nós já temos uma alta ocupação da nossa rede, então estamos colocando mais investimento para que mais consumidores consigam ter o nosso serviço; e também para levar a mais bairros e eventualmente novas cidades na Região Metropolitana”.

Oi Fibra tem crescimento acima da média no Espírito Santo e Região Sul

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A Oi Fibra, serviço de internet por fibra óptica da Oi, informou que fechou o mês de fevereiro com bom desempenho na região Sul e no Espírito Santo, contabilizando 1,115 milhão e 116,2 mil de clientes, respectivamente, de acordo com o último relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Na região Sul, o crescimento foi de 18,1% no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, se destacando por ser superior à média do mercado, que registrou um crescimento de 16,3%, no período.

A Oi Fibra está disponível em 106 cidades na região Sul, sendo 49 cidades no Paraná, 39 no Rio Grande do Sul e 18 em Santa Catarina, com liderança em acessos à fibra em 2 das 3 capitais: Curitiba e Porto Alegre, com market share de 36,2% e 37,3% respectivamente.

Já no Espírito Santo, o crescimento foi de 35,8% no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, se destacando por ser superior à média do mercado, que registrou um crescimento de 25,7%, no período.

O serviço de internet via fibra óptica da empresa está disponível em 8 cidades no Espírito Santo, e com liderança em acessos fibra em 4 delas: Serra (44,1% de market share de fibra), Cariacica (52,3% de market share de fibra), Nova Venécia (89,5% de market share de fibra) e São Gabriel da Palha (98,9% de market share de fibra).

Giovani Cristiano, diretor de Consumidor e Empresarial da O, explica que “Esses resultados acima da média do mercado evidenciam que a alta qualidade do serviço da Oi, aliada a ofertas extremamente competitivas, faz da Oi Fibra a melhor opção para os clientes”.

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida realizada pela Anatel

Segundo dados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022 realizada pela Anatel, divulgada no mês de abril/2023, a avaliação da qualidade da banda larga fixa da Oi subiu 21,6% nos últimos dois anos. A banda larga da Oi recebeu no ano passado nota 7,03 na satisfação geral do consumidor.

A melhoria tem sido contínua, com resultado 21,6% maior do que o atingido em 2020, quando a companhia recebeu a nota de 5,78 na satisfação geral do cliente, e 3,1% acima do resultado de 2021, que foi de 6,82. A avaliação da qualidade da banda larga da Oi foi superior à média nacional em quatro dos cinco indicadores: satisfação com o atendimento digital, atendimento telefônico, cobrança e informação ao consumidor.

A pesquisa, que traz um termômetro da atuação das empresas combinado com a percepção do usuário quanto ao desempenho da companhia na prestação dos serviços, ouviu 88.276 pessoas em todo o País e foi aplicada entre os meses de julho de 2022 e janeiro de 2023.

Prime Video é o novo patrocinador do Botafogo, mas por pouco tempo

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Nesta sexta-feira (14), o Botafogo anunciou um acordo de patrocínio com o serviço de streaming da Amazon, o Prime Video. Com o contrato que vale para o mês de abril, a plataforma terá seu logotipo estampado nas camisas dos jogadores do time na parte de trás, logo acima do nome dos jogadores.

Com o início do Campeonato Brasileiro, os jogadores do time já vão estrear a camisa estampada com a logo da Amazon Prime Video neste sábado, 15, contra o São Paulo. Além da identificação da marca na vestimenta, durante o período de contrato, o clube também irá participar de algumas ações de marketing com o serviço de streaming.

Ainda este mês de abril, o time de futebol terá mais uma partida com transmissão exclusiva na plataforma de streaming, o duelo de volta da Copa do Brasil contra o Ypiranga-RS, no dia 27/04, às 19h30, no Estádio Nilton Santos.

O contrato entre o Botafogo e a Amazon é válido apenas para o mês em questão, e não consta nenhuma cláusula divulgando se haverá a extensão do vínculo de parceria. Além da estreia no Brasileirão, o Alvinegro tem mais quatro partidas que estão programadas para acontecerem em abril, ou seja, que terão a Prime Video estampada nas suas camisas.

Pelo próprio campeonato nacional, a equipe irá enfrentar o Bahia e o Flamengo neste período, em jogos válidos pela 2ª e 3ª rodada. No entanto, o Glorioso irá entrar em campo pelas outras duas competições que ainda está disputando na temporada. Pela Sul-Americana, o Botafogo enfrenta o Universidad César Vallejo, do Peru.

O Botafogo começa a voltar ao mercado de anunciante e propaganda no meio do futebol brasileiro, após ter o primeiro ano do projeto de SAF com pouco patrocinadores e nenhum acordo com empresas de material esportivo.