27/04/2024

WhatsApp lança novo recurso contra roubo de contas; veja como funciona

De acordo com a empresa, os usuários do aplicativo serão notificados no antigo aparelho quando solicitarem transferência de conta.

O WhatsApp anunciou uma nova mudança para impedir que ocorra o roubo de contas de seus usuários. Agora, se houver alguma tentativa de transferir conversas para um novo smartphone, o mensageiro solicitará uma confirmação no aparelho antigo. A novidade está sendo liberada para os usuários aos poucos e chegará para todos nos próximos meses.

Com a novidade, se for identificado qualquer comportamento suspeito no aplicativo, o usuário será notificado no aparelho antigo, que se for realmente o dono da conta, deverá confirmar se realmente quer fazer a migração da conta para outro smartphone. Entretanto, o WhatsApp não explica o que é considerado uma situação suspeita.

No alerta para o antigo aparelho, o aplicativo exibirá o horário e qual o modelo de celular que está tentando fazer a transferência de conta. Além disso, vai explicitar que a transferência remove totalmente a conta do celular antigo, onde o usuário permitirá ou não a migração.

Entretanto, surge uma preocupação em relação ao roubo, furto ou roubo do aparelho antigo. Ou seja, como o usuário fará se tiver mais acesso ao smartphone antigo. De acordo com a empresa ao G1, nesses casos, o usuário poderá solicitar uma segunda senha de uso único para prosseguir com a transferência.

Com a novidade, o WhatsApp cria uma nova etapa de verificação e espera combater tentativas não autorizadas de transferência de contas. A medida pode evitar, por exemplo, casos em que usuários têm o perfil roubado após enviarem o código de verificação do aplicativo para terceiros.

Outros recursos de segurança

O mensageiro também fará verificações no dispositivo para combater arquivos mal-intencionados no celular, impedindo que os malwares enviem mensagens sem a autorização em nome dos usuários. Não será preciso mudar nada no aplicativo, já que ele fará a verificação por padrão.

Outro recurso se refere a forma como os usuários verificam se uma conversa é protegida pela criptografia de ponta a ponta. A atualização vai permitir que cada um faça o teste imediatamente ao clicar sobre o nome do contato no chat e selecionar “Criptografia”.

Antes era mostrado apenas um QR Code e um código número de 60 dígitos. Eles continuarão disponíveis, mas exigirá uma interação entre os participantes da conversa para confirmar a proteção.

ViaG1

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários