18/12/2025
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TIM anuncia novo programa de recompra de ações e pagamento de JSCP

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Por meio de Fato Relevante divulgado na noite desta segunda-feira (12), a TIM anunciou que seu conselho aprovou a distribuição de R$ 290 milhões a título de Juros Sobre Capital Próprio e o encerramento do Programa de Recompra de Ações aprovado em reunião do Conselho de Administração Companhia em 05 de maio de 2021 (“Programa 5”).

No primeiro caso, a operadora informou que o pagamento ocorrerá dia 25 de julho de 2023, sendo a data de 22 de junho de 2023 como aquela que servirá para identificar os acionistas com direito a receber tais valores. Desta forma, as ações adquiridas após a referida data estarão ex-direito de distribuição de JSCP.

O valor bruto por ação poderá ser modificado em razão da variação na quantidade de ações em tesouraria para atendimento ao Plano de Incentivo de Longo Prazo da Companhia.

A TIM também informou que Serão retidos 15% de Imposto de Renda na Fonte, por ocasião do crédito dos Juros Sobre Capital Próprio, exceto para os acionistas que tiverem tributação diferenciada ou que estejam dispensados da referida tributação. O JSCP relativo às ações custodiadas na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) serão pagos através da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, que os repassará aos acionistas por intermédio dos agentes de custódia.

Encerramento de Programa de Recompra de Ações

Em outro comunicado, a TIM anunciou o encerramento do Programa 5 vigente desde maio de 2021, sendo que foram adquiridas 3.104.417 (três milhões, cento e quatro mil, quatrocentas e dezessete) ações ordinárias da Companhia a um preço médio de R$13,81 (treze reais e oitenta e um centavos), para fazer frente às obrigações decorrentes do Plano de Incentivo de Longo Prazo baseado em ações e dirigido aos executivos da empresa.

Com o encerramento de um programa, a operadora anunciou a aprovação do novo Programa, o número 6, nos termos do art. 22, V, do Estatuto Social da Companhia e do art. 6º da Resolução CVM nº 77/22, com as seguintes condições.

A proposta do programa é apoiar a remuneração baseada em ações do Plano de Incentivos de Longo Prazo – LTI (Long Term Incentive Plan) ou para eventual cancelamento, sem redução do capital social.

Quanto a quantidade de ações, poderão ser adquiridas até 5.312.912 (cinco milhões trezentas e doze mil, novecentas e doze) ações ordinárias da Companhia (“Ações”), sem redução do capital social, que correspondem a 0,22% (zero vírgula vinte e dois por cento) do total de ações ordinárias da companhia ou 0,66% (zero vírgula sessenta e seis por cento) do total de ações em circulação. A Diretoria da empresa poderá decidir o melhor momento, dentro do Prazo do Programa, para realizar as aquisições das Ações, podendo realizar uma ou diversas aquisições.

“O Programa 6 terá início a partir da data da deliberação do Conselho de Administração, permanecendo em vigor até 12 de dezembro de 2024, sendo as aquisições realizadas na Bolsa de Valores (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão), a preços de mercado, observando os limites legais e regulamentares aplicáveis”, afirma a TIM.

Empresa apresenta preocupação na aplicação do 5G nas redes privadas

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Na semana passada aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, o Cisco Live, onde o assunto foi o 5G e suas funcionalidades nas telecomunicações. Em um dos questionamentos, o engenheiro técnico de marketing da fornecedora, Stephen Liu, falou sobre a tecnologia no modelo de negócios das redes privadas.

Segundo ele, “É muito difícil para uma empresa implantar o 5G privado, porque é um tipo de tecnologia a nível de operadora – ao contrário do Wi-Fi, que é corporativo”. Stephen Liu diz que se ele fosse um profissional de TI, seria muito frustrante, porque teria que aprender todo um novo procedimento.

“Portanto, nossa metodologia de levar o 5G como um serviço, eles só precisam pagar uma assinatura e nós fornecemos o design da conectividade por dispositivo”, resume Liu”

A Cisco tem como uma das grandes parceiras a operadora norte-americana T-Mobile, além de uma parceria com a NTT, companhia japonesa de serviços de tecnologia, com foco nos setores automotivo, de logística, saúde, varejo e público.

O executivo falou que a NTT é um dos caminhos para o mercado, pois há provedores de serviços que fornecem espectro, mas é necessário ter profissionais com conhecimento sobre a vertical do seu negócio. “Portanto, a NTT é uma boa parceira exatamente aí, porque eles podem ter experiência em aspectos como fabricação e armazenamento”, explica Liu.

Liu diz que, junto com as parceiras, a companhia está construindo um ecossistema para essas verticais. “A NTT tem experiência em manufatura e armazenamento, então podemos desenhar soluções de IoT para isso.” Há ainda o uso de APIs abertas, como a parceria com a Zebra Technologies.

No caso da parceria com a AT&T, a operadora passa agora a integrar nativamente a plataforma de chamadas da Cisco, Webex, para sua base de clientes. A colaboração é resultado da visão de que o celular tem sido predominante como dispositivo de negócios.

“Conforme o volume do tráfego cresce, a arquitetura do 5G será melhor para esse tipo de uso. Mas o modelo de negócios é realmente difícil de monetizar. É por isso que acho que a maioria das operadoras está procurando soluções como IoT e ferramentas de negócios”, disse Stephen Liu.

Stephen Liu traz à discussão a frustração que pode ocorrer e saber monetizar o 5G nesse contexto. “As pessoas estão olhando para de uma forma para modernizar e conectar coisas e pessoas, é geralmente onde vemos mais monetização, com [verticais como] manufatura, automóveis e Internet das Coisas“, explicou.

Para Liu, é um desafio que só se equaciona quando se coloca operadoras no cálculo. “Com rede privada, é difícil para a companhia implantar porque é uma tecnologia de nível de operadora“, diz. “Isso é bem difícil. Se eu fosse uma pessoa de TI, eu ficaria frustrado.” Por isso, argumenta, a metodologia mais correta seria um modelo de serviço (as a service), na parceria com teles e fornecedores.

“Acreditamos que essa experiência unificada, de ter seu Wi-Fi e 5G ao mesmo tempo e com a mesma política de segurança, é muito importante para nossos clientes e é isso que realmente queremos resolver com nossas soluções, que esses dois funcionem juntos”, disse o executivo.

Musk anuncia que pagará criadores de conteúdo por anúncios no Twitter

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Desde que Elon Musk comprou o Twitter que a rede social não tem apresentado um bom desempenho, tendo muitos anunciantes evadindo da plataforma. Entre muitas mudanças, a mais recente do bilionário é que ele anunciou que começará a pagar os criadores de conteúdo (verificados) que tiverem anúncios exibidos nas respostas abaixo de suas publicações.

A notícia foi dada pelo próprio Musk em uma publicação no Twitter. A ideia é aumentar a receita da plataforma por publicidade, uma vez que teve uma diminuição drástica logo após a sua compra.

Na postagem ele diz que o criador “deverá ser verificado” e “apenas anúncios exibidos para usuários verificados” serão remunerados. Inicialmente, a rede social destinará cerca de US$ 5 milhões para a campanha, mas ainda não há uma especificação do tipo de publicação que será elegível para receber os pagamentos por publicidade.

De acordo com uma apresentação interna do New York Times, o faturamento da receita de publicidade do Twitter nos Estados Unidos teve uma queda de 59% em relação ao ano anterior. A plataforma faturou US$ 88 milhões entre abril e maio deste ano. Além disso, ainda prevê uma queda de 56% no mês de junho em comparação ao ano passado, de acordo com os documentos apresentados.

Vale ressaltar que a publicidade é fundamental para o sustento do Twitter, uma vez que os anúncios representam cerca de 90% da receita da empresa. Segundo um levantamento da Pathmatics de fevereiro, após a compra da rede social por Elon Musk, a plataforma sofreu uma perda de 625 dos 1.000 de seus principais anunciantes, entre eles: Coca-Cola, Jeep, Wells Fargo e Merck.

Entretanto, em abril, o bilionário falou em entrevista a BBC, que a empresa chegou a um “ponto de equilíbrio” com expectativa de fluxo de caixa positivo para os próximos meses. Ainda afirmou que “quase todos” os anunciantes voltaram a comprar anúncios na rede social – sem apresentar nenhuma comprovação.

Brisanet faz parceria com a Microsoft para ampliar acesso à internet no Nordeste

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Com o objetivo de expandir sua estrutura de rede e trazer mais conectividade para os consumidores nordestinos, a Brisanet fechou parceria com a Microsoft, em um projeto que deve impactar cerca de 11 milhões de pessoas, apoiando o desenvolvimento social e econômico do Nordeste.

Com previsão para começar a partir de julho, o projeto terá duração de três anos e levará conectividade para áreas rurais e urbanas em localidades da região nordestina, com foco na cobertura para escolas, unidades básicas de saúde, centros comunitários, associações, agricultores e áreas menos favorecidas.

O CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, fala do desafio de levar conectividade de qualidade para os nordestinos. “Fornecer acesso de qualidade para todos os nordestinos é um plano desafiador, mas que faz parte do propósito da Brisanet. Essa parceria com a Microsoft contribui diretamente com a nossa busca por desenvolvimento tecnológico da região, de forma a impactar na área social e econômica de diversas cidades nordestinas. Estamos levando oportunidades e investimentos por meio da inclusão digital, movimentação da economia e geração de empregos”.

Para German Otalora, líder da iniciativa Microsoft Airband para a América Latina, diz que “Ao trabalhar com a Brisanet para estender o acesso à internet de alta velocidade para 11 milhões de pessoas, estamos fazendo um progresso significativo em direção ao compromisso global da Microsoft de ampliar o acesso à internet de alta velocidade para 250 milhões de pessoas até o final de 2025 e estreitar o fosso digital”.

Juntamente com parceiros como a Brisanet, podemos fazer progressos significativos no desenvolvimento da infraestrutura necessária para conectar comunidades a serviços digitais vitais e oportunidades transformadoras”, completa.

Com a parceria, a Brisanet e a Microsoft pretendem aumentar a cobertura de internet de alta velocidade e apoiar o desenvolvimento sustentável do Nordeste, através de acessos digitais como: alfabetização digital, telemedicina, acesso à tecnologia e geração de empregos, além da promoção de oportunidade econômicas para as pessoas que estão em situação mais vulneráveis.

Mega saldão de inverno da HUAWEI: produtos com até 50% de desconto

Até o dia 18 de junho, acontece o Mega saldão de Inverno da Huawei, com muita tecnologia e produtos com até 50% de desconto. É uma grande oportunidade para ter aquele tão sonhado relógio inteligente, fone de ouvido com recurso anti ruídos ou turbinar sua internet com um roteador de qualidade. Confira os 6 principais produtos Huawei para aproveitar os super descontos e levá-lo agora para casa.

HUAWEI Band 8

A Huawei Band 8 é a pulseira para quem busca elegância e saúde. Com uma tela full-screen AMOLED de 1,47 polegadas sem moldura, ela suporte mais de 10 mil mostradores de relógio, além da função Always On Display, onde o usuário também pode criar o seu próprio mostrador de forma facilitada.

Com espessura de apenas 8,99 mm e peso leve de 14 gramas, a Huawei Band 8 é resistente à água e poeira graças à certificação IP68, onde o usuário não se preocupa com possíveis danos causados por líquidos.

O dispositivo também auxilia na saúde do seu usuário, com monitoramento contínuo dos batimentos cardíacos, além do rastreamento dos níveis de oxigênio no sangue (SpO2), o notificando caso o nível fique abaixo do recomendado. Além disso, a Huawei Band 8 ainda tem uma autonomia total de bateria que pode chegar até 14 dias, além do seu carregamento rápido atualizado, atingido carga total em cerca de 45 minutos.

A Huawei Band 8 é uma pulseira inteligente que eleva seu nível de confiança na tecnologia e você pode ter por um preço que cabe no seu bolso. O preço é de apenas R$ 195 com o código.

HUAWEI Freebuds 5i

Você está procurando um fone de ouvido sem fio que traz para o usuário uma experiência de áudio High-endmenos de por menos de R$ 300? O HUAWEI Freebuds 5i é o ideal. Além de entregar alta resolução com direito a certificação Hi-Res, conta com múltiplos modos de cancelamento ativo de ruído.

Além de ser pequeno e leve, sendo que cada earbud mede 30,9 x 21,7 x 23,9 mm e pesando apenas 4,9 g, o HUAWEI Freebuds 5i tem uma autonomia total de cerca de 28 horas, sendo que com apenas 15 minutos de carga, ainda é possível ter cerca de 4 horas e áudio.

O fone de ouvido tem certificação IP54 contra água e poeira, tem Bluetooth 5.2 e latência baixíssima de apenas 94 ms.

HUAWEI WIFI AX3 Pro

Quer turbinar sua conexão Wi-Fi com a velocidade que outros roteadores não oferecem? O HUAWEI WIFI AX3 Pro é um especialista em roteamento no Wi-Fi 6. Ele possui modulação 1024QAM, largura de banda de 160 MHz e taxas de 2,5 GHz a 574 Mbps e 5 GHz a 2402 MBps.

Com Wi-Fi 6 Plus, ele é capaz de entregar até 3.000 Mbps de velocidade para quem deseja ver filmes em 4K. O HUAWEI WIFI AX3 Pro ainda conta com mapa de calor, por meio da tecnologia HarmonyOS Mesh+ cobre toda área da residência com vários roteadores com configuração de rede facilitada.

O dispositivo ainda conta com a função NFC, não sendo necessário senhas para que a conexão seja feita. Com apenas um toque, o WiFi AX3 Pro oferece conectividade rápida, além do suporte para a função de proteção infantil na internet, acessível por meio do aplicativo Huawei Smart Life.

HUAWEI WATCH FIT 2

O Huawei Watch Fit 2 é o primeiro relógio inteligente estiloso e saudável para jovens que buscam um wearable completo. Seu design é moderno com borda finas e conta com uma tela AMOLED FullView de 1,74 polegadas.

Sua autonomia é de até 10 dias de uso típico, ou 7 dias de uso intensivo, e combina com a energia inacabável dos jovens. Além de modos de saúde, com até 97 modos de treino, como natação, corrida, ciclismo, tem monitoramento contínuo de SpO2 e batimentos cardíacos e do sono.

O Huawei Watch Fit 2 ainda é possível ter funções de smartphone ao alcance do pulso, pois é possível atender ou fazer chamadas usando a conexão Bluetooth.

HUAWEI Freebuds 5

Essa é a oportunidade de comprar o melhor fone de ouvido com som de alta resolução e com cancelamento de ruído multimodo por cerca de R$ 500. O HUAWEI Freebuds 5 vem em formato “intra-auricular aberto” que dispensa as tradicionais pontas de silicone e que não chama a atenção.

Com certificação IP54, seu design proporciona maior fixação e isolamento acústico, além do cancelamento ativo de ruído (ANC). Seus drivers dinâmicos de 11 mm tem tecnologia de aprimoramento aerodinâmico da pressão sonora, e resposta de e ainda é equipado com drivers dinâmicos de 11 mm. O que oferecendo uma resposta de frequência entre 16 Hz e 40 Hz, garantindo reprodução de som em alta definição.

Em relação à bateria, o HUAWEI Freebuds 5 tem autonomia de até 30 horas de reprodução de áudio combinando ambos e garante até 3,5 horas de reprodução com ANC ativado e até 5 horas de uso com ANC desativado.

Watch GT3 Pro

O Watch GT3 Pro é um relógio inteligente elegante e sofisticado. Ele é um verdadeiro assistente pessoal ao alcance do pulso. Com um corpo circular com dois botões no lado direito, o dispositivo conta com uma tela AMOLED de 1,43 polegadas.

Com garantia de até 14 dias de bateria, o Watch GT3 Pro conta com sensores de monitoramento da frequência cardíaca, ECG, monitoramento do sono e muito mais. Além disso, ainda vem com mais de 100 modos de treinos com GPS, acelerômetro e acompanhamento de SpO2.

O relógio ainda possui certificação IP68, tornando-o resistente à água até 5 ATM, ideal para os amantes de atividades físicas como natação. O Watch GT3 Pro está disponível em diversas opções de pulseiras, incluindo fluorelastômero, couro acinzentado, titânio, cerâmica e couro branco.

Onde comprar

Todos os produtos Huwaei que listamos estão disponíveis no AliExpress. Até o dia 18 de janeiro, as ofertas poderão ser aproveitadas com até 50% de desconto por meio do cupom HW618004. Para aproveitar, basta usar um dos links abaixo:

Samsung Galaxy S23 terá uma bateria mais fácil de ser trocada

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A Samsung está prestes a expandir a linha Galaxy S23 com o novo modelo Edição Fan, que já está em fase de testes e tem previsão de lançamento em breve. Depois que detalhes do hardware do Galaxy S23 FE foram vazados e algumas certificações foram divulgadas, agora a bateria do modelo foi encontrada no Safety Korea, que é responsável pela certificação desse componente e revelou que o novo modelo terá uma maior facilidade de reparo.

Samsung

Conforme apontado pelo GalaxyClub, na certificação, o modelo está utilizando uma bateria fabricada pela Amperex e tem o número de série EB-BS711ABY, enquanto o novo celular terá o número de modelo SM-S711. Além da regulamentação do modelo, o órgão também disponibilizou uma imagem da bateria, embora a qualidade seja ruim demais para ampliar e obter as especificações de capacidade.

No entanto, pela imagem é possível perceber que o Galaxy S23 FE virá com uma aba azul de tração na bateria, que foi recentemente introduzida pela Samsung em seus dispositivos e permite que o componente seja removido mais rapidamente pelas assistências técnicas.

Essa inovação opera com indivíduos que estão realizando o conserto, exigindo apenas segurar e puxar a aba para remover rapidamente o elemento. A novidade foi introduzida na linha S23 da empresa e é consideravelmente mais simples de desinstalar em comparação com os dispositivos anteriores, que empregam um adesivo para fixar a bateria no lugar, tornando necessária a utilização de uma pistola de calor para retirar o componente.

Com essa nova funcionalidade interna, o Galaxy S23 Ultra conseguiu obter uma pontuação de 9/10 no processo de substituição da bateria, de acordo com o youtuber PBKreviews, que havia atribuído uma pontuação de 3/10 ao S22 Ultra.

Embora o Safety Korea não tenha divulgado as especificações do componente, especulações indicam que o Galaxy S23 FE apresentará uma bateria de 4.500 mAh com capacidade de carregamento de 25 W. Internamente, o dispositivo deverá contar com o chipset Exynos 2200, havendo alguns rumores sugerindo que ele poderá utilizar o Exynos 2300. Prevê-se o lançamento no último trimestre de 2023.

Seleção de filmes para aproveitar o dia dos namorados em casa

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A Claro tv+ tem uma programação especial preparada para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. A operadora anunciou uma seleção cuidadosamente escolhida de filmes românticos, abrangendo desde os clássicos até os lançamentos mais recentes. Títulos como “Casamento em Família”, “Belo Desastre”, “Uma Linda Mulher” e “O Guarda-Costas” já estão disponíveis na plataforma, prontos para serem aproveitados pelos assinantes.

Filme dia dos namorados

É importante ressaltar que essa seleção de destaque da Claro tv+ está acessível para todos os clientes de TV, Móvel e Banda Larga, além do App da Claro tv+, tanto na TV quanto na Web. Isso significa que os assinantes podem desfrutar desses filmes românticos tanto na comodidade de suas casas, pela televisão, quanto em trânsito, pelo aplicativo, em qualquer lugar que estiverem.

Além dos filmes românticos, a Claro tv+ oferece uma ampla variedade de gêneros cinematográficos para que os casais possam aproveitar juntos. Um dos destaques é o icônico filme “Super Mario Bros: O Filme”, que não apenas foi uma das maiores bilheterias de todos os tempos, mas também se tornou o filme mais assistido do mês de maio em apenas seis dias após sua chegada ao hub da Claro tv+.

Outra opção imperdível é a tão esperada continuação da famosa franquia “Avatar”, intitulada “Avatar: O Caminho da Água”. O filme fez grande sucesso nos cinemas entre o final do ano passado e o início deste ano, e agora está disponível para os clientes Box Claro tv+ e 4K na plataforma da Disney+. Os assinantes podem acessá-lo facilmente pelo Menu > Apps ou pelo canal 835.

Por fim, o filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” está disponível para aluguel no hub da Claro tv+. Essa é mais uma opção emocionante para animar a segunda-feira mais especial do mês de junho no Brasil. O filme promete proporcionar um momento divertido e envolvente para os casais, oferecendo entretenimento de qualidade e uma experiência única.

Prime Video anuncia produção original brasileira; veja data de lançamento

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O Prime Video anunciou a produção de uma comédia brasileira. A estreia de “Novela”, que será uma produção original do streaming, será ainda neste ano. O novo produto da Amazon será estrelado por Monica Iozzi e Miguel Falabella, estará disponível a partir do dia 28 de julho, conforme anunciado nesta segunda-feira (12/6).

Novela do Prime Video

A história gira em torno de Isabel, interpretada por Monica Iozzi, uma talentosa roteirista que sempre sonhou em se tornar a autora da novela das 21h. Após anos de dedicação e luta, Isabel finalmente vê sua chance chegar. No entanto, seu mentor, Lauro Valente, interpretado por Miguel Falabella, acaba traindo-a e toma para si a oportunidade de emplacar um novo sucesso.

Na estreia da série, Isabel decide confrontar Lauro e, de forma misteriosa, acaba sendo transportada mágicamente para dentro da produção dele, tornando-se a protagonista. Agora, imersa em um mundo de melodrama cheio de conflitos, vinganças e amores impossíveis, Isabel precisará enfrentar suas próprias dificuldades afetivas e questionar a crença de que a felicidade só pode ser encontrada na solidão.

Streaming Prime Video espera que que a produção entregue diversão para os seus consumidores

“Novela” promete oferecer uma narrativa envolvente e divertida, explorando os bastidores do universo televisivo e mergulhando o público em um enredo repleto de reviravoltas e emoções. Com a atuação de Monica Iozzi e Miguel Falabella, a série promete arrancar risos e emocionar os espectadores.

A data de estreia, marcada para o dia 28 de julho, é aguardada com expectativa pelos fãs do serviço de streaming da Amazon Prime Video. A produção promete cativar o público com sua mistura de comédia e drama, abordando questões universais sobre relacionamentos, ambições e a busca pela felicidade.

A plataforma tem outros produtos nacionais originais em sua plataforma, principalmente após a parceria com o SBT. Por lá é possível encontrar a nova novela infanto-juvenil da emissora, “Romeu e Julieta” e também a história completa da franquia “As Aventuras de Poliana”, que embora não tenha sido feita pelo Prime Video, é totalmente nacional.

OpenAI é processada por calúnia cometida pelo ChatGPT

A OpenAI, famosa por desenvolver o ChatGPT, está enfrentando um caso sem precedentes por calúnia. Esse caso levanta questões jurídicas complexas sobre a responsabilidade dos chatbots generativos e a disseminação de informações imprecisas. 

Justiça

Embora esses sistemas de inteligência artificial sejam amplamente utilizados, eles adquiriram uma reputação questionável em termos de confiabilidade como fontes de informação.

O processo em questão envolve um repórter da Geórgia que estava trabalhando em um artigo sobre um caso federal. Ao pedir ao ChatGPT um resumo do caso, fornecendo um arquivo PDF para análise, o chatbot ofereceu um resumo contendo acusações falsas contra um terceiro, Mark Walters, um conhecido apresentador de rádio em Atlanta. De acordo com o ChatGPT, Walters teria desviado US$ 5 milhões de uma organização que apoia a Segunda Emenda, embora ele nunca tenha sido acusado disso anteriormente.

Sentindo-se difamado pela disseminação dessas acusações falsas, Walters decidiu processar a OpenAI. Alega-se que o chatbot da empresa efetivamente publicou informações “difamatórias” ao transmitir as acusações falsas ao repórter. 

Isso expôs Walters a danos em sua reputação e possíveis consequências negativas em sua vida pública. Embora o repórter não tenha divulgado as informações, ainda não se sabe como Walters teve conhecimento delas.

No processo, Walters busca indenizações gerais e punitivas não especificadas, além do reembolso de despesas legais. O valor das indenizações será decidido por um júri.

Como fica o universo jurídico nesse caso do ChatGPT 

Essa situação inovadora suscita várias questões legais complexas. Embora seja claro que os chatbots devem evitar inventar informações sobre pessoas, especialmente em casos que envolvam crimes, ainda não está definido se a OpenAI pode ser responsabilizada pelos danos causados. O próprio ChatGPT adverte que não é uma fonte confiável e a OpenAI já expressou posições semelhantes anteriormente.

A polêmica em torno desse processo gira em torno da aplicação das regulamentações existentes. Pode-se argumentar que as proteções legais aplicáveis ao conteúdo gerado pelos usuários em plataformas online, como a Seção 230 nos Estados Unidos, não se aplicam diretamente a sistemas baseados em IA que produzem conteúdo de forma autônoma.

Esse caso marca apenas o começo de uma série de desafios legais que provavelmente surgirão à medida que a inteligência artificial avançar. 

A expansão rápida desses serviços de geração de texto tem suscitado discussões sobre a necessidade de regulamentações mais abrangentes e medidas adequadas para lidar com a disseminação de informações imprecisas ou difamatórias.

Futemax foi encerrado? Entenda o que houve com o site pirata

O Futemax, plataforma ilegal de transmissão online especializada em jogos de futebol, ainda não chegou ao fim. Neste fim de semana, um perfil no Twitter anunciou o encerramento do serviço, fingindo ser uma fonte oficial. O tweet se tornou viral, com mais de 5 milhões de visualizações, mas é falso.

Pirata

“Venho a público para informar sobre o ENCERRAMENTO do Site FUTEMAX”, afirmou a conta @iFutemax no Twitter no último domingo (11). “Vamos desativar permanentemente nosso site.” Mas, na realidade, o Futemax ainda está ativo, porém vários provedores de internet – incluindo Claro e Vivo – bloqueiam o acesso ao site.

O Futemax tinha também conta no Telegram, criada em 2019. Na época, eles avisavam: “estamos diante de uma grande dificuldade quanto ao acesso ao nosso site devido à Operação 404“. Naquele ano, a polícia brasileira encerrou 210 sites e 100 apps de pirataria; nos anos seguintes, outras centenas de serviços foram bloqueados ou retirados do ar.

Em 2021, a conta do Telegram disse que o Futemax foi bloqueado “nos principais provedores de internet”. E hoje, apesar do anúncio de encerramento do site, o serviço ilegal contiua estabelecido online. 

A polícia Federal e a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, têm fechado o cerco para fonte de conteúdo pirata, especialmente sites em formato streaming e o serviço de televisão no estilo IPTV. 

Com o cenário recente, torna-se cada vez mais crível o fim dos sites piratas. Desde o encerramento do RARBG em maio e o aumento das operações contra a pirataria, tanto no Brasil quanto no exterior, há uma maior probabilidade de que os sites de transmissões ilegais sejam encerrados. 

O aumento dos preços dos serviços de hospedagem e as dificuldades em manter uma operação desse tipo são fatores que influenciam na decisão de manter um site online.

No ano passado, o SoccerStreams anunciou oficialmente o fim de suas operações. Esse serviço de streaming pirata era um dos principais alvos da justiça americana. 

Vale ressaltar que os Estados Unidos serão uma das sedes da Copa do Mundo de 2026, o que tem levado o Departamento de Justiça do país a intensificar suas ações contra as transmissões ilegais de partidas de futebol. É provável que até 2026 mais sites sigam os passos do SoccerStreams e sejam derrotados pelo cansaço.