17/04/2024

Futemax foi encerrado? Entenda o que houve com o site pirata

Um perfil anunciou neste final de semana o encerramento das atividades do site ilegal Futemax, mas até então a plataforma contina ativa.

O Futemax, plataforma ilegal de transmissão online especializada em jogos de futebol, ainda não chegou ao fim. Neste fim de semana, um perfil no Twitter anunciou o encerramento do serviço, fingindo ser uma fonte oficial. O tweet se tornou viral, com mais de 5 milhões de visualizações, mas é falso.

Pirata

“Venho a público para informar sobre o ENCERRAMENTO do Site FUTEMAX”, afirmou a conta @iFutemax no Twitter no último domingo (11). “Vamos desativar permanentemente nosso site.” Mas, na realidade, o Futemax ainda está ativo, porém vários provedores de internet – incluindo Claro e Vivo – bloqueiam o acesso ao site.

O Futemax tinha também conta no Telegram, criada em 2019. Na época, eles avisavam: “estamos diante de uma grande dificuldade quanto ao acesso ao nosso site devido à Operação 404“. Naquele ano, a polícia brasileira encerrou 210 sites e 100 apps de pirataria; nos anos seguintes, outras centenas de serviços foram bloqueados ou retirados do ar.

Em 2021, a conta do Telegram disse que o Futemax foi bloqueado “nos principais provedores de internet”. E hoje, apesar do anúncio de encerramento do site, o serviço ilegal contiua estabelecido online. 

A polícia Federal e a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, têm fechado o cerco para fonte de conteúdo pirata, especialmente sites em formato streaming e o serviço de televisão no estilo IPTV. 

Com o cenário recente, torna-se cada vez mais crível o fim dos sites piratas. Desde o encerramento do RARBG em maio e o aumento das operações contra a pirataria, tanto no Brasil quanto no exterior, há uma maior probabilidade de que os sites de transmissões ilegais sejam encerrados. 

O aumento dos preços dos serviços de hospedagem e as dificuldades em manter uma operação desse tipo são fatores que influenciam na decisão de manter um site online.

No ano passado, o SoccerStreams anunciou oficialmente o fim de suas operações. Esse serviço de streaming pirata era um dos principais alvos da justiça americana. 

Vale ressaltar que os Estados Unidos serão uma das sedes da Copa do Mundo de 2026, o que tem levado o Departamento de Justiça do país a intensificar suas ações contra as transmissões ilegais de partidas de futebol. É provável que até 2026 mais sites sigam os passos do SoccerStreams e sejam derrotados pelo cansaço.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários