26/04/2024

Brisanet planeja ofertar banda larga fixa baseada no 5G em setembro

Segundo a empresa, o serviço FWA 5G será oferecido tanto para os clientes corporativos quanto para entrantes em novos municípios.

Com a promessa de iniciar a operação comercial de sua rede móvel 5G no próximo mês, a Brisanet também está projetando iniciar a oferta de banda larga fixa sem fio baseada na quinta geração da internet em setembro. A notícia foi dada por José Roberto Nogueira, CEO da empresa nordestina, em entrevista ao portal Teletime.


Brisanet-promete-ofertar-banda-larga-fixa-baseada-no-5G-em-setembro

De acordo com o executivo, o serviço FWA 5G da empresa será oferecido tanto como opção de redundância para clientes corporativos quanto como tecnologia para entrada em novos municípios na banda larga fixa. “Em algumas cidades onde a Brisanet não está presente com fibra até a residência [FTTH], vamos subir a rede 5G e fazer primeiro o FWA, para no futuro complementarmos com fibra“.

Nogueira explica que a empresa já levou fibra óptica para frente de 20 milhões dos habitantes, e agora vai investir no 5G, mas afirma que não deixará a tecnologia de lado. “Não temos dois recursos para fazer isso e continuar crescendo da forma agressiva dos últimos anos em FTTH. Já quando cobrirmos [com 5G] toda área da nossa rede, o FWA e o FTTH vão seguir juntos“, explicou o executivo.

Ou seja, em julho chegará o serviço móvel 5G, em setembro, a chegada do 5G FWA. Este processo terá largada em três municípios, com cobertura chegando a outras 20 cidades no decorrer do mesmo mês, com consequente expansão.

Nesse primeiro momento, o serviço móvel terá foco em planos pós-pagos (inclusive direcionada primeiro aos assinantes da banda larga, que terão opções de combo com o serviço de banda larga fixa com um, dois ou três chips móveis. Entretanto, entendendo que os smartphones compatíveis com o 5G ainda é uma parceria pequena no mercado, a oferta móvel também contará com o 4G. Para isso, a Brisanet afirma que está destinando uma fatia do espectro que suportará a operação móvel para habilitar o sinal LTE.

Atualmente, a Brisanet tem mais de 1,1 milhão de assinantes de banda larga via fibra óptica no Nordeste, sendo o quarto maior grupo do Brasil no segmento residencial.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários