26/04/2024

Regulação: OpenAI, dona do ChatGPT, ameaça deixar União Europeia

Empresa de tecnologia, OpenAI, não concorda com todas as propostas de regulamentação que a União Europeia quer estabelecer.

Nesta quarta-feira, durante um evento em Londres, Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, fez uma declaração impactante ao mencionar a possibilidade de a empresa deixar a União Europeia se não conseguir cumprir os futuros regulamentos de inteligência artificial estabelecidos pelo bloco. Altman destacou a importância de se adaptar às regulamentações da UE e afirmou que a OpenAI está disposta a fazer esforços para se adequar assim que forem definidas.

União Europeia

A União Europeia está liderando o caminho na criação do que pode se tornar o primeiro conjunto de regras abrangentes para governar o setor de inteligência artificial. Como parte desse projeto, a legislação exigirá que empresas que utilizam sistemas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, divulguem qualquer material protegido por direitos autorais utilizado no desenvolvimento de seus sistemas.

Atualmente, o rascunho da Lei de IA da União Europeia está sendo discutido entre os representantes do Parlamento, do Conselho e da Comissão. Embora Altman acredite que o rascunho atual regule em excesso, ele expressou esperança de que certas disposições sejam removidas no processo de revisão. A OpenAI reconheceu essas preocupações, mas ressaltou que as negociações ainda estão em andamento e que é importante acompanhar os desenvolvimentos.

Altman também mencionou que existem várias opções que a OpenAI pode considerar para se adequar às regulamentações da UE, incluindo a possibilidade de alterar a definição de sistemas de inteligência artificial de uso geral. A categoria de sistemas de uso geral foi proposta pelos parlamentares para abranger ferramentas que possuem múltiplos aplicativos, como é o caso do ChatGPT, que foi desenvolvido em colaboração com a Microsoft.

É importante ressaltar que a OpenAI não tomou uma decisão final sobre a retirada da União Europeia, mas está atenta às negociações em andamento e comprometida em cumprir as regulamentações estabelecidas. A empresa valoriza sua parceria com a UE e espera encontrar soluções viáveis que permitam a continuidade de suas operações no bloco, enquanto também atende às preocupações e objetivos regulatórios da UE no campo da inteligência artificial.

ViaUol
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários