18/04/2024

Veja dicas para melhorar o uso do Wi-Fi em casa, segundo a Linktel

Diretor de engenharia explica onde posicionar o roteador para ampliar o sinal e o que pode prejudicar o acesso à rede.




Rede Wi-Fi: muitas vezes, ela é o principal meio de conexão com a internet, principalmente em casa, sem considerar os gastos com 3G ou 4G de operadoras de celular. Mas ainda é comum encontrarmos algumas dúvidas e alguns problemas relacionados ao serviço, como a falta de sinal e como fazer para melhorar a rede em casa.


Diante disso, a Linktel, uma operadora brasileira que fornece Wi-Fi e soluções em telecom no Brasil e em outros países, explicou, por meio de seu Diretor de Engenharia, Fabio Simonagio, as principais questões relacionadas à conexão segura e de qualidade.







Primeiramente, sobre a possibilidade de usuários “piratas” usarem a rede, e quanto ao uso do Wi-Fi de maneira segura, Simonagio explicou que é fundamental verificar as atualizações disponíveis no site do fabricante do roteador e do dispositivo. Senhas fortes na rede, com números, caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas e pelo menos 16 dígitos, também devem ajudar a evitar o acesso por quem não está autorizado a se conectar.
No próprio roteador, é possível ver também os endereços IP e Mac address dos dispositivos conectados à rede, e é lá onde o usuário pode saber se terceiros estão ou não usando a rede. Basta verificar se há algum dispositivo desconhecido ou contar se o número de conexões é maior do que os dispositivos em casa.
LEIA TAMBÉM:
Quanto à melhoria de sinal, a dica é que o roteador fique sempre o mais alto possível. “Quanto mais alto o roteador estiver posicionado, melhor o sinal do Wi-Fi, pois o funcionamento das ondas será numa espécie de efeito guarda-chuva”, diz Simonagio.
Outros aparelhos elétricos e espelhos podem prejudicar a internet, portanto é importante deixar telefones sem fio e qualquer um que emita ondas eletromagnéticas distantes do roteador, porque podem interferir diretamente na qualidade do sinal.
Questionado sobre o uso de vários roteadores para melhorar o sinal, o diretor disse que o indicado, para essa ampliação de rede, é usar repetidores, que fazem o sinal chegar mais longe. “Alguns fabricantes têm o roteador e o repetidor que trabalham juntos. Caso o usuário tenha mais de um roteador no mesmo local é provável que haja interferência. Por isso, não é recomendado”.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários