InícioNotíciasRobô do Reclame Aqui vai cancelar serviços pelo telefone para você

Robô do Reclame Aqui vai cancelar serviços pelo telefone para você

Chega de ligações intermináveis no call center para cancelar plano da operadora! O ‘The Canceller’ promete resolver o problema; veja o vídeo.

Se você já tentou cancelar um plano com a sua operadora de TV, telefone ou internet, provavelmente pode ter encontrado alguma dificuldade para concluir a tarefa, certo? Foi pensando nisso que o Reclame Aqui criou o “The Canceller”, um robô criado para fazer esse trabalho para você.

O The Canceller foi programado com inteligência artificial para ligar para centrais de atendimento e cancelar serviços. Simples assim e sem dor de cabeça para o consumidor.









Bem, na verdade, o portal de reclamações on-line ainda está trabalhando na tecnologia. Neste mês, a empresa publicou um vídeo explicando melhor como ele funcionaria e mostrando cenas de testes com o protótipo, que realizou o cancelamento para 10 consumidores com sucesso.

Essas pessoas foram selecionadas pelo Reclame Aqui justamente pelas queixas que já registraram na plataforma sobre a dificuldade de cancelar seus planos. E é claro que o robô não conseguiria de primeira.
LEIA TAMBÉM:
Para funcionar, o aplicativo deverá estar instalado no celular do usuário, com o cadastro de dados que geralmente são solicitados pelas empresas, como o número da instalação, o CPF, data de nascimento e outros possíveis dados pessoais. Ao acionar a ferramenta para ligar ao SAC quando quiser, o robô estará pronto para agir.
Nesse primeiro teste, que aconteceu em abril de 2018, o robô conseguiu levar uma hora para fazer o cancelamento, mas também precisou fazer quase 45 ligações para conseguir cancelar o plano de outro cliente. A boa notícia é que o robô, diferentemente de nós, não cansa e não desiste. A ideia é que o consumidor possa fazer outras tarefas do dia a dia, enquanto o The Canceller cuida da “parte chata” de ter um plano de TV por assinatura, por exemplo.


E se por acaso a atendente pedir alguma informação que o robô não encontrou no cadastro inicial? Segundo o Reclame Aqui, ela será solicitada por mensagem para o usuário, que, logo ao responder, fará com que o robô volte a ligar para tentar o cancelamento novamente.
Depois do vídeo de lançamento, várias pessoas já se interessaram em adquirir o serviço, mas vale destacar que ele é apenas um protótipo, pelo menos por enquanto.
Para ser de fato entregue ao consumidor de forma gratuita, talvez seja necessária uma parceria com empresas de tecnologia, como o Google, IBM ou a Microsoft, já que o custo do produto é alto. De toda forma, o Reclame Aqui espera lançar o The Canceller ainda neste ano e, com isso, solucionar um dos grandes motivos de queixa de consumidores principalmente de telecomunicações.

2 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários