17/12/2025
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NASA é contrária ao lançamento de megaconstelação de satélites 5G

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Agência espacial americana classificou projeto de empresa privada como potencialmente catastrófico.

A NASA se opôs formalmente a um projeto da empresa privada norte-americana AST & Science de lançar uma megaconstelação de satélites para oferecer conectividade para usuários em terra.

A ideia é colocar em órbita 240 grandes satélites a uma altitude de 720 km.

O objetivo é oferecer conexão banda larga 4G e 5G diretamente para telefones celulares. Os satélites funcionariam como “grandes torres de telefonia” em órbita.

Chamada de “SpaceMobile”, a empresa já arrecadou US$ 120 milhões (R$ 681,14 milhões na cotação atual) para construir a constelação.

Entretanto, a NASA se sentiu compelida a comentar sobre o projeto, por várias razões.

A primeira delas é a altitude proposta, o que colocaria a constelação muito próxima dos 10 satélites de monitoramento da Terra operados pela NASA, além da França e Japão.

A agência espacial questiona o tamanho dos satélites. Para oferecer a conectividade esperada, a empresa quer empregar antenas de 900 metros quadrados, o que poderia causar milhares de colisões potenciais por ano no espaço.

Diante da distância de segurança entre os satélites, realizar manobras de satélites e outras naves espaciais também seria “extraordinariamente desgastante”.

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Além disso, a NASA argumenta que a empresa nunca construiu satélites do porte que deseja lançar ao espaço. Diante da falta de experiência, a agência acredita que pelo menos 10% dos satélites possam falhar, o que eleva o risco de colisões a um nível “catastrófico” e “inaceitavelmente alto”.

Apesar das preocupações, a AST se diz disposta a trabalhar junto com a NASA para mitigar os riscos.

O projeto está atualmente sob análise da Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão dos Estados Unidos que regula as telecomunicações no país.

Com informações de Futurism e Ars Technica.

Cliente Vivo ganha 1 mês grátis de Disney Plus

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Operadora é a primeira a anunciar planos fixos e móveis com o novo serviço de streaming da Disney.

Depois do Globoplay, Bradesco e Mercado Livre, chegou a vez da Vivo anunciar uma parceria com a Disney, com o objetivo de disponibilizar a nova plataforma de streaming para seus clientes.

O Disney Plus estreia apenas no dia 17 de novembro, mas a operadora já anunciou que pretende oferecer planos fixos e móveis com a assinatura do Disney Plus inclusa.

Para quem é cliente da Vivo e fizer a assinatura avulsa do serviço de streaming da Disney, utilizando o seu plano móvel atual, o primeiro mês é por conta da operadora.

Além disso, a Vivo pretende ampliar o portfólio do Vivo Selfie, um plano pós que conta com parceria com empresas como Netflix, Spotify e Rappi.

O “Vivo Selfie Disney+” custará R$ 159,99 por mês, contará com 25GB de franquia de dados e mais 25GB para utilizar no Disney Plus. A assinatura do serviço de streaming já está inclusa no valor.

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Outra oferta é a possibilidade de contratar o Disney+ junto com o Vivo Fibra, pagando pelos dois serviços em uma única fatura. Os planos de internet fixa terão preços a partir de R$ 154,99 mensais.

A contratação dos planos da Vivo está liberada somente a partir de 17 de novembro, quando o Disney Plus chega oficialmente no Brasil.

Claro anuncia as 12 novas cidades que receberão a rede 5G DSS

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Com a ativação, operadora passa a oferecer a nova tecnologia nas cinco regiões brasileiras.

Durante live na tarde desta quarta-feira, 4, a Claro anunciou a expansão da sua rede 5G DSS para mais doze novas cidades.

A novidade já tinha sido antecipada na última semana pelo presidente da unidade de consumo e empresas da operadora, Paulo Cesar Teixeira.

Desde julho passado, a Claro já oferecia a rede 5G DSS em alguns bairros da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

Agora, a Claro está expandindo a sua cobertura para as cidades:

  • Guarulhos/SP
  • Santo André/SP
  • São Caetano do Sul/SP
  • São Bernardo do Campo/SP
  • Campinas/SP
  • Santos/SP
  • Brasília/DF
  • Goiânia/GO
  • Manaus/AM
  • Belém/PA
  • São Luís/MA
  • Porto Alegre/RS

Com isso, a operadora expande sua rede DSS para as cinco regiões do Brasil.

De acordo com Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro, o 5G DSS estará disponível nessas cidades até o final deste ano. Assim como em São Paulo e Rio de Janeiro, a conexão estará presente nos principais bairros de cada município.

A implantação da rede utiliza equipamentos das fabricantes Nokia, Ericsson e Huawei.

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A tecnologia DSS permite ofertar a rede de quinta geração a partir das faixas e infraestrutura móvel atual, oferecendo velocidades de até 12 vezes mais rápidas que o 4G convencional.

Entretanto, todo o potencial do 5G só estará disponível após o leilão de frequências, que está programado para ocorrer no primeiro semestre de 2021.

“A Claro colocou no Brasil no mapa mundial da tecnologia 5G”, afirmou Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro.

Três canais terão sinal aberto na SKY em novembro

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Ação da prestadora começa nesta quinta-feira, 05 de novembro; conheça as opções que estarão disponíveis.

Programação da CNN Brasil, que ganhará sinal aberto na SKY
Imagem: Programação da CNN Brasil, que ganhará sinal aberto na SKY

A partir desta quinta-feira, 05 de novembro, a SKY inicia uma ação de sinal aberto que contemplará três emissoras.

Uma delas será a CNN Brasil, a primeira a ser liberada. Assinantes da prestadora poderão acompanhar todos os desdobramentos das eleições dos Estados Unidos.

O canal fica disponível para acesso sem custo extra na fatura até o dia 20 de novembro.

Já no dia 13, chega a vez do E! ser liberado para os clientes da empresa.

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Conhecido por uma programação variada, com diversos programas no formato reality show, a emissora ficará com sinal aberto até 22 de novembro.

Outra opção disponível será o ID: Investigação Discovery, a partir do dia 23 de novembro.

Assinantes terão até o fim do mês, 30 de novembro, para aproveitar a programação da emissora.

Usuários na modalidade pré-pago também poderão aproveitar, mas precisam estar com recarga ativa.

Com informações de LineUP

Impulso no pós-pago aumenta lucro da Claro no terceiro trimestre

Ganho atribuído aos sócios da empresa cresceu cinco vezes mais em comparação aos resultados da operadora em 2019.

Ilustração - Claro
Imagem: Needpix

No terceiro trimestre de 2020, a Claro obteve um desempenho comercial crescente e relacionou o bom período ao aumento de 28,3% na base de clientes pós-pagos.

O lucro atribuído aos sócios da empresa controladora, a América Móvil, foi considerado cinco vezes maior do que o número registrado em 2019.

Foi um montante que cresceu de R$ 95,5 milhões para R$ 495,5 milhões.

A receita média por cliente no segmento móvel cresceu 25,7% anualmente. Outro resultado que soma positivamente aos números da Claro é a liderança no fornecimento de banda larga.

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O resultado é de uma receita líquida de serviços móveis e internet fixa com crescimento entre 8,5% e 10,7%, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Por sinal, na receita líquida geral, a operadora cresceu 3% e passou de R$ 8,82 milhões para R$ 9,09 milhões.

O avanço no Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 8,78%. Cresceu de R$ 3,53 milhões para R$ 3,84 milhões.

Em comunicado, a Claro informa sobre a aquisição da Nextel, assim como o pedido de anuência em andamento na Anatel, para consolidar outorgas e frequências.

No entanto, os resultados da controladora eliminam efeitos de transações entre companhias do grupo.

Com informações de Valor Econômico

Amazon Prime Vídeo se diz aberto à negociação com Disney+

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Streaming da Amazon utilizou as redes sociais para ‘pegar uma carona’ na gigantesca repercussão de lançamento do Disney Plus.

Logotipo Amazon Prime Vídeo e Disney+
Imagem: Logotipo Amazon Prime Vídeo e Disney+

O Amazon Prime Vídeo não quis ficar de fora da gigantesca repercussão sobre o lançamento do Disney+, que chega somente no dia 17 de novembro.

Estamos a poucos dias da estreia oficial e já dá para dizer que a gigante do entretenimento chega ao Brasil com estratégias agressivas.

Em apenas um dia, foram anunciadas parcerias com empresas como Globoplay, Bradesco e agora, por último, o Mercado Livre.

Em meio a tantas novidades, a conta oficial do streaming da Amazon aproveitou para dizer que está aberta à negociação com a Disney.

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Para completar, sugeriu até mesmo o valor que os usuários terão que pagar, caso aproveitem as ofertas de assinatura anual dos dois serviços. Confira abaixo:

Vale lembrar que o Amazon Prime Vídeo foi o lar das produções da Disney enquanto a empresa aguardava o lançamento de sua própria plataforma no Brasil.

Portanto, uma parceria entre os dois serviços não é uma realidade impossível de ocorrer.

Clientes da TIM estão sem internet móvel nesta quarta-feira

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Tudo indica que a operadora passa por instabilidades nos serviços oferecidos; entenda a repercussão.

Ilustração TIM
Imagem: Wikimedia Commons

Parece que os clientes da TIM estão impossibilitados de fazer ligações e usar a internet móvel nesta quarta-feira, 04 de novembro.

No Downdetector, o gráfico de notificações começou a subir por volta das 9h da manhã. Atualmente, está com mais de 700 notificações.

As cidades mais relatadas até o momento são Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Joinville e Florianopólis.

O gráfico de serviços mostra que 48% dos relatos são sobre a internet oferecida pela operadora e outros 25% sobre o serviço geral de telefonia móvel.

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Abaixo, confira o mapa de calor com as regiões mais afetadas pelas instabilidades:

Mapa de instabilidades da TIM
Mapa de instabilidades da TIM

Nas redes sociais, diversos clientes da TIM também já manifestaram o descontentamento com as falhas de rede registradas nesta quarta-feira.

Confira abaixo:

https://twitter.com/laisnotfound/status/1323974573554061312

A operadora ainda não se manifestou a respeito do problema.

Para apurar a instabilidade, o Minha Operadora fez contato diretamente com a assessoria de imprensa em busca de informações.

Se houver um retorno, a publicação passará por atualizações.

[ATUALIZAÇÃO – 04/11/2020 12h40]:

Sobre a falha registrada nesta quarta-feira, 04 de novembro, a TIM enviou o seguinte esclarecimento:

“A TIM informa que já foi corrigida a falha de rede que impactou a utilização dos serviços de dados (2G/3G/4G) e VoLTE, na manhã desta quarta-feira na região Sul.”

Com informações de Downdetector

Mercado Livre vai oferecer até 6 meses gratuitos de Disney+

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Saiba como os usuários do marketplace poderão aproveitar os benefícios concedidos para obter uma assinatura do Disney Plus.

Divulgação Disney+ e Mercado Livre
Imagem: Divulgação Disney+ e Mercado Livre

Após anunciar parcerias com o Globoplay e Bradesco, o Disney+ chega também como benefício para os usuários do Mercado Livre, que terão vantagens na assinatura.

A partir do dia 17 de novembro, os consumidores poderão aproveitar o programa de relacionamento “Mercado Pontos” para ganhar até seis meses gratuitos do streaming.

O pagamento poderá ser realizado pelo Mercado Pago, plataforma de pagamentos vinculada ao serviço.

Usuários poderão utilizar cartão de crédito, boleto e até mesmo o saldo disponível na carteira.

O sistema de pontos do site é nivelado, portanto, quanto maior o nível do consumidor, melhor será o benefício.

Consumidores que estiverem nos três primeiros níveis, por exemplo, ganham dois meses. Já quem for do nível quatro ou cinco consegue quatro meses de acesso gratuito.

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O benefício de seis meses será concedido para os usuários no nível seis.

Além do “presente” prometido, a parceria é bem-vinda para as pessoas que têm interesse, mas não dispõem de um cartão de crédito para efetuar a assinatura.

Por essa lógica, o Mercado Pago oferece boas alternativas de pagamento para a plataforma.

Atualmente, a plataforma já disponibilizou uma assinatura anual em oferta de pré-venda. Saiba mais abaixo:

Base de clientes da TIM encolhe no terceiro trimestre

Forte queda no número de usuários do pré-pago faz operadora apresentar resultado financeiro tímido.

Na noite desta terça-feira, 3, a TIM (TIMS3) divulgou os resultados financeiros do terceiro trimestre deste ano. Quando comparado ao mesmo período de 2019, a operadora perdeu 6,2% da sua base de clientes, puxado principalmente pela forte queda no número de usuários do pré-pago (-11,6%).

Apesar da queda, a operadora registrou receita no serviço móvel de R$ 3,94 bilhões, alta de 0,4% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

Entretanto, a operadora vê uma recuperação no serviço móvel no 3T20, mesmo em um cenário de pandemia, com alta de 7,2% na comparação com o 2T20, impulsionado pelo crescimento na quantidade de recargas.

Segundo o relatório, o TIM Live é o serviço que registra a maior receita, crescendo 29,1% no comparativo ano sobre ano. A base de clientes da internet fixa cresceu 16,8%, atingindo 627 mil conexões e atingindo a receita líquida fixa de R$ 272 milhões.

A receita líquida total da operadora atingiu 4,4 bilhões, alta de 1,2% em relação ao ano passado.

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“O período mais intenso de isolamento social nos fez rever processos, mudar rotas e traçar novos cenários. Com agilidade e inovação, conseguimos levar adiante todos os nossos projetos, ao mesmo tempo em que trabalhávamos intensamente para manter a sociedade conectada em um momento tão difícil. Incorporamos o aprendizado trazido pela pandemia e estamos prontos para uma nova etapa de avanços, que está apenas começando. Seguiremos com nossa atuação focada na melhor experiência para o cliente, tendo total consciência do papel relevante que o setor alcançou e que vai perdurar na sociedade pós-Covid: um mundo mais digital, no qual a tecnologia traz novas possibilidades”, afirmou Pietro Labriola, CEO da TIM.

Com informações de Relações com Investidores da TIM.

Vivo terá que indenizar cliente por fazê-la ‘perder tempo’

Operadora deverá pagar R$ 2 mil para consumidora a título de danos morais.

A 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) condenou a Vivo a pagar uma indenização de R$ 2 mil a título de danos morais, por entender que a operadora estava fazendo uma consumidora perder o seu tempo. A decisão é de 21 de outubro.

De acordo com a ação, a autora da ação passou a receber cobranças indevidas em 2015.

Segundo ela, valores superiores ao contratado apareciam frequentemente em suas faturas e só eram corrigidos depois que a cliente entrava com uma nova reclamação junto à Vivo.

A frequência era tal, que a consumidora chegou a desistir de tanto reclamar e aceitou pagar o valor cobrado, mesmo ele estando errado.

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Durante o processo, a operadora argumentou que não deveria indenizar a consumidora, pois as faturas foram ajustadas conforme o solicitado.

Entretanto, o desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres entendeu que a usuário estava perdendo o seu tempo, tendo que resolver problemas criados pela empresa de telefonia.

“A experiência comum mostra o quão desagradáveis são tais contatos em que, ao informar dados, alegar razões, aguardar transferências de um atendente a outro ou de um setor a outro, sem contar eventuais ‘desligamentos acidentais’ que obrigam a novo contato, vê-se o consumidor induvidosamente submetido a inegável transtorno”, afirmou o magistrado.

Com informações de Conjur.