25/04/2024

SpaceX e OneWeb estão por trás de boom de avistamento de OVNIs

Pessoas no mundo todo estão relatando luzes estranhas no céu.

Nos últimos meses, o mundo tem presenciado um súbito aumento no número de avistamentos de Objetos Voadores Não Identificados, os famosos OVNIs. Milhares de pessoas tem relatado o aparecimento de luzes brilhantes e alinhadas no céu.

Para aqueles que imaginam logo de cara a presença de seres alienígenas em nosso planeta, a real causa dos avistamentos é mais terrena do que muitos pensam. Na verdade, a tendência é que a quantidade de luzes aumente a cada ano, tudo isso graças as empresas SpaceX e OneWeb.

As luzes avistadas são objetos bem identificados: satélites que estão sendo lançados em órbita baixa da Terra, para prover internet banda larga de alta velocidade em todo o mundo. Dependendo do ângulo, a luz do Sol incide sobre a fuselagem do satélite fazendo com que o brilho seja visto da Terra.

Atualmente, a SpaceX e a OneWeb já têm dezenas de satélites em órbita, e o número deve aumentar com novos lançamentos durante este ano. No entanto, elas não são as únicas. A Amazon, Facebook e Apple pretendem lançar suas próprias constelações de satélites.

Só a SpaceX já possui em torno de cem pequenos satélites no espaço. A ideia é lançar outros lotes — com 60 pequenos satélites cada — ao longo das próximas semanas. Ao todo, a constelação chamada de “Starlink” terá 40 mil satélites em órbita.

Quando a rede da SpaceX estiver pronta, espera-se que as pessoas tenham acesso à internet via satélite duas vezes mais rápida que as disponibilizadas por fibra óptica.

VIU ISSO?

–> Moradores avistam pontos luminosos no céu

–> SpaceX lança mais 60 satélites do ambicioso projeto Starlink

–> Anatel aprova consulta para licitação de posições de satélites

Já a OneWeb, concorrente da SpaceX, também está aumentando sua própria constelação de satélites de banda larga, lançando 96 satélites neste primeiro semestre.

Tudo isso contribui para um céu mais movimentado, o que acaba chamando a atenção das pessoas para as estranhas luzes enfileiradas no céu.

Além disso, por mais que os projetos sejam promissores sob o ponto de vista da conectividade, existem críticas ao engarrafamento em órbita, aumento do lixo espacial e interferência nas pesquisas astronômicas.

Com informações de CNET.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários