15/12/2025
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Watch Brasil fecha parceria com unidade de negócio da Nielsen

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Os assinantes da Watch Brasil, hub de conteúdo que reúne filmes, séries, transmissões esportivas, canais lineares e música, terão um ganho de usabilidade a partir de 2022.

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Foto: Reprodução Internet

A empresa fechou uma parceria com a Gracenote, unidade de negócio da Nielsen, para utilizar uma solução baseada em metadados e padronizar informações sobre conteúdos.

Adquirida pela Nielsen em 2017, a Gracenote é uma empresa com 1,8 mil empregados e escritórios em 25 cidades espalhadas pelo planeta, incluindo São Paulo. Sua solução é desenvolvida em uma base de dados unificada sobre música, esporte, filmes e TV, o que ajuda a construir perfis minuciosos sobre a audiência.

Na Watch, o primeiro aporte do novo parceiro foi uma nova solução de EPGs (guia eletrônico de programação, na sigla em inglês) para os canais lineares. A partir da parceria com a Gracenote, os usuários do hub de conteúdo terão mais recursos para acompanhar horários e saber quais são as próximas atrações, por exemplo.

“A Watch está em um processo significativo de expansão. Fechamos 2021 com um crescimento de 150% e temos um compromisso de entregar um serviço cada vez melhor a essa base. A Gracenote nos oferece um ganho de usabilidade em duas etapas, e a primeira já está disponível. Estamos muito empolgados com o que essa parceria pode trazer para os nossos usuários”, diz Mauricio Almeida, fundador e CEO da Watch.

A segunda fase da parceria, que já está em desenvolvimento, é uma solução de metadados para VOD. Com os metadados padronizados pela Gracenote, a Watch contará com uma ferramenta de busca ainda mais eficaz que, juntando-se ao módulo de sugestões, apresentará aos usuários os conteúdos mais condizentes com o perfil individual de consumo.

Para Andrea Di Pace, Líder de Vendas Brasil da Gracenote, a solução é um primeiro passo para levar o usuário a outro patamar de entretenimento.

“Ela pode aprofundar as histórias e dar sugestões inesperadas de acordo com as preferências do usuário. Estamos ajudando nossos clientes a conectar os telespectadores ao conteúdo que eles mais apreciam”, afirma.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Recentemente, a Watch Brasil anunciou que terá uma nova camada de conteúdo para seus assinantes. O público que utiliza o serviço também terá acesso a conteúdos sobre educação financeira e empreendedorismo da Xpeed School, escola da XP Inc., uma das maiores referências do país no segmento.

Xpeed School foi fundada em 2020 e hoje oferece mais de 57 cursos (incluindo 4 MBAs) com metodologia moderna e voltada para o futuro profissional dos alunos.

A escola de educação financeira faz parte da XP Inc., empresa que possui 3,4 milhões de clientes e R$ 815 bilhões de ativos sob custódia.

Os vídeos produzidos pela XP serão oferecidos inicialmente como degustação no hub de conteúdo. Depois do período promocional, assinantes da Watch Brasil poderão adquirir pacotes específicos com o novo trilho. A compra pode ser feita por provedores ou usuários finais.

HBO Max oferece 50% de desconto para clientes Mastercard

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Em mais uma ação para atrair novos assinantes para a sua plataforma, a HBO Max está oferecendo 50% de desconto na sua assinatura para clientes dos cartões Mastercard. Acontece que o streaming começou a fazer parte do programa “Benefícios para o seu dia dia” da Mastercard, permitindo que o consumidor contrate o plano multitelas pela metade do preço.

Com validade de 6 meses, a condição de desconto é válida apenas para o plano multitelas. Com a ação, a empresa de cartões de crédito espera integrar possibilidades que proporcionem uma melhor experiência ao cliente.

Ana Karina Scarlato, vice-presidente de produtos da Mastercard Brasil, explica que “Atualmente, as experiências oferecidas pelas empresas são mais significativas. Alinhados a essas mudanças, nós da Mastercard estamos evoluindo da mesma forma”.

Scarlato também comemora a parceria com o HBO Max, que proporciona que seus clientes aproveitem um novo estilo de vida.

“Graças às colaborações com parceiros estratégicos como a HBO Max, podemos integrar benefícios digitais variados para os nossos clientes, além de ajudá-los a aproveitar ainda mais seu novo estilo de vida”, afirma.

Michele ring, Diretoria LATAM de parcerias digitais do HBO Max também fala sobre a parceria afirmando que

“Na HBO Max, estamos comprometidos em continuar trabalhando para disponibilizar nosso conteúdo para todos e aproximar o público de nossa plataforma, por isso esta colaboração com a Mastercard nos alegra muito, pois sabemos que por meio dela conseguimos alcançar mais pessoas que procuram entretenimento de qualidade como só nós oferecemos”.

Preços e planos do HBO Max

Atualmente, nos planos múltiplas do streaming estão disponíveis assinaturas de um mês, três meses e 12 meses. O multitela mensal está por R$ 27,90/mês, com até 3 telas ao mesmo tempo e criação de até 5 perfis diferentes.

O de três meses está por R$ 74,90, contendo os mesmo benefícios do plano mensal. Enquanto que o plano anual sai por R$ R$ 239,90 sendo que sai de R$ 19,99 por mês.

Como resgatar o desconto

Para resgatar o desconto, o cliente precisa conferir se recebeu um código enviado pela Mastercard Surpreenda no Brasil. Caso não tenha recebido, o consumidor pode logar na página de parceiros da Mastercard Surpreenda, selecionar HBO Max e aproveitar o benefício que será fornecido por um link único.

Após o processo citado acima, o cliente Mastercard pode resgatar o código e continuar seguindo as instruções que estarão disponíveis no próprio site. Vale ressaltar que o desconto de 50% é válido por seis meses e após esse período será cobrado da conta HBO Max do usuário o preço correspondente à assinatura naquele momento atual.

TIM explica como ocorrerá a migração dos clientes Oi Móvel

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Nesta segunda-feira (25), a TIM revelou detalhes de como será realizado o processo de transferência dos clientes da Oi Móvel para a sua base de usuários. Segundo a operadora, a primeira medida tomada será a de habilitar o roaming dos clientes da Oi na rede da companhia já no mês de maio.

Com isso, a operadora dá a oportunidade dos clientes escolherem qual rede móvel usar. Ou seja, eles poderão usar a rede da TIM ou da Oi. Esse período de ativação do roaming pode levar três meses para ser concluído.

A partir daí, haverá a transferência do cadastro para a base de usuários da operadora, que passa a fazer o atendimento ao clientes e o “back office”. Ou seja, os clientes da Oi receberão contas, usarão o aplicativo e o atendimento da Oi até serem colocadas na base da TIM. Esse processo levará cerca de nove meses.

De acordo com a operadora, a migração do cliente para a sua base de usuários será feita de forma gradual. A TIM vai receber 16,4 milhões da Oi Móvel, que será transferida conforme o DDD e o tipo de plano, em ondas semanais e mensais. Cada cliente receberá uma mensagem via SMS 30 dias antes da efetiva migração. Além disso, a empresa também colocará no ar um site com detalhes explicando o processo de migração.

Como os clientes da Oi estão cobertos, podendo fazer a portabilidade para outra operadora, a TIM fará campanha sobre os benefícios da migração para a sua base. Esta será focada na melhoria da experiência em vídeo e videoconferência, por exemplo.

Alberto Griselli, CEO da empresa, explicou que após a conclusão da migração, será iniciada uma estratégia de incremento da receita média por usuários, que neste momento, tem ARPU de R$ 14,6.

A operadora espera convencer os novos usuários a trocarem para planos com aplicativos de música (Deezer e Apple Music), de entretenimento (Netflix, HBO Max e YouTube Premium) e serviços digitais (Ampli e C6Bank) oferecidos em pacotes mais caros.

Dos 16,4 milhões de clientes da Oi Móvel a serem transferidos, 44% são planos pós-pagos e 56% são pré-pagos. Serão transferidos para a TIM, os assinantes da Oi com os DDDs: 11, 16, 19, 21, 22, 24, 32, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 73, 75, 89, 93, 94, 95, 96, 97 e 99.

Venda de aparelhos irregulares pode gerar multa milionária pela Anatel

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No início de abril deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), abriu uma consulta pública sobre a nova metodologia de cálculo de multas referentes à comercialização de produtos irregulares, ou seja, o mercado cinza.

De acordo com o órgão regulador, conforme estabelecido pela Lei Geral de Telecomunicações, quem for pego comercializando produtos de telecom irregulares pode receber multas de até R$ 50 milhões por infração.

A Anatel ainda divulgou informações sobre a fórmula de cálculo da multa que é composta por vários itens, como valor unitário do produto irregular, porte da empresa e presença de produtos em estoque. Para determinar o valor final da multa, são analisados ainda os atenuantes e agravantes do caro, segundo o Regulamento de Aplicação de Sanções Administrativas da Agência. Porém, tudo isso é a perspectiva corporativa, diferindo para os clientes.

Somente ano passado, foram apreendidos do mercado cinza mais de 3,3 milhões de equipamentos irregulares, sendo que mais de 1 milhão são produtos como fones de ouvido, teclados sem fio, caixas de som, relógios inteligentes, mouse sem fio e microfones.

São considerados produtos irregulares aqueles que não possuem o certificado e não são homologados pela Anatel, cujo documento atesta que tais equipamentos respeitam os padrões de qualidade e segurança previstos no regulamento do órgão. Ou seja, para permitir que um dispositivo seja comercializado no Brasil, a agência realiza testes para verificar se não traz riscos à saúde ou provocar prejuízo ao consumidor.

Os produtos que não são certificados e homologados pela Anatel não respeitam esses padrões de qualidade e segurança, e podem ocasionar graves acidentes como incêndios e explosões. Enquanto que os equipamentos analisados pela agência passam por vários testes em laboratórios da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e habilitados pela própria Agência.

“Quando um aparelho é testado, o consumidor pode ficar tranquilo, pois o objeto atende padrões de qualidade e segurança previstos nos regulamentos da Anatel, e não causará acidentes”, disse o vice-presidente de Telecomunicações da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade, Fabio Jacon.

Santa Cruz do Sul aprova lei que facilita implantação do 5G no município

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Nesta segunda-feira (25), os vereadores de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, aprovaram um projeto de lei que abre caminhos para a chegada do 5G no município. De acordo com a Prefeitura, a proposta do PL, flexibiliza a regulamentação das estações radiobase (ERBs) e derruba o único obstáculo para que as operadoras de telefonia implantem e ofereçam o serviço.

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

A proposta foi encaminhada pelo governo há 20 dias, e derruba um dispositivo da lei aprovada em 2015 que impede que as antenas sejam instaladas a menos de 500 metros uma das outras. Essa é uma adequação necessária, pois como o 5G exige uma densidade maior de ERBs para garantir cobertura eficiente, o alcance das antenas deve ser menor.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Santa Cruz possui 64 antenas de internet móvel 4G. A Vivo possui a maior quantidade de antenas, com 21, seguida da TIM, com 18, Claro com 13 e Oi com 12, sendo que agora as pertencentes à Oi serão transferidas para a TIM.

Com a aprovação da lei, que deverá ser sancionada nos próximos dias pela prefeita Helena Hermany (Progressistas), a implantação da quinta geração de internet móvel dependerá dos investimentos das operadoras.

No município, a retirada da restrição em relação às distâncias entre as antenas é a única alteração significativa na legislação, já que era a única coisa que estava impedindo a implementação de demais EBRs para tornar possível a disponibilização da nova rede pelas empresas de telecomunicações.

Outras vedações não serão alteradas, como a instalação de antenas em área de preservação permanentes (APPS), locais até 50 metros de hospitais, centros de saúde, clínicas médicas, escolas, creches e asilos, assim como nos casos das fixadas em torres, pontos localizados até 100 metros de imóveis que integram o patrimônio-cultural do município.

Além disso, o projeto de lei também adiciona uma nova restrição: não poderão ser implantadas torres em um raio de 200 metros da Catedral São João Batista e da cruz localizada no Parque da Santa Cruz.

TIM irá vender ou desligar 4,4 mil sites comprados da Oi Móvel

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Nesta segunda-feira (25), Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, afirmou que a operadora irá desligar ou vender até 60% das 7,2 mil torres adquirida da finalização da compra da maior parte dos ativos móveis da Oi. Serão cerca de 4,4 mil sites em todo o Brasil até 2030 que pertenciam à Oi Móvel, sendo que 3,5 mil serão desinvestidos até 2024.

“Vamos desativar as torres por duas razões. Primeiro, porque teremos mais espectro, o que em geral exige menos torres para o mesmo nível de serviço. E segundo, na comparação das torres da Oi com o atual footprint da TIM, há uma sobreposição. No fim do dia, não precisamos de 60% delas”, afirmou o CEO da operadora, Alberto Griselli, durante conferência sobre a transação.

De acordo com explicação dada por Capdeville em conferência com analistas e interessados, a operadora comprou ao todo 7,2 mil torres, sendo que destes, 40%, ou 2,8 mil estruturas, estão em locais onde a operadora ainda não tinha antenas e serão aproveitadas. No momento, a operadora segue o cronograma de desativação de cerca de 4,4 mil torres restantes até 2030.

Mas antes, a TIM deverá oferecer ao mercado cerca de 3,5 mil desses sites como forma de atender às exigências do Cade, que colocou como restrição para a aprovação do negócio dos ativos da Oi. Se durante o período de oito meses tais estações não houver interessados, elas poderão ser confirmadas no plano de desativação.

“Há uma parte das torres que podemos começar a descomissionar desde o primeiro dia e outra parte, que temos que esperar esse período que o Cade pediu. Depois disso, se não houver interesse do mercado, podemos incluir essas torres para descomissionamento”, resumiu o CTIO da TIM.

Segundo Alberto Griselli, CEO da TIM, o resultado dessa incorporação de torres será uma redução no Capex do grupo em montante de 2% a 3% até o fim de 2024. Haverá um abatimento de até R$ 420 milhões, uma vez que a estimativa original de investimento em três anos era de 14 bilhões. O CEO explicou, no entanto, que a redução do Capex em função da fusão com a fatia da Oi Móvel chegará a 20% até 2030.

A operadora também informa que a aquisição dos novos sites proveniente da Oi Móvel terá impacto em custos operacionais, já que os ativos vem com contratos de aluguel fechados pela Oi no passado. O preço total desse aluguel é de R$ 4,5 bilhões.

Claro é multada por cortar internet de planos ilimitados

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A Claro foi multada em R$ 600 mil por cortar internet dos clientes que tinham planos que deveriam ser supostamente ilimitados. O processo foi aberto em 2015, quando as operadoras costumam anunciar planos sem limites. Em julho de 2020, a operadora recorreu da condenação de pagar R$ 800 mil no mesmo processo, mas a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) negou o pedido e manteve a multa.

No entanto, o valor da indenização foi reduzido para R$ 600 mil, devido a adesão da Claro à plataforma eletrônica de resolução de conflitos Consumidor.gov.br. Em publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 25, o órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou a decisão que considerou que não houve transparência da empresa na divulgação das alterações nas regras dos planos.

Em relação ao recurso realizado pela Claro, a Senacon entendeu que a operadora obteve vantagens com ofertas e publicidades, sem assegurar o direito dos consumidores às informações adequadas. A redução da multa em R$ 200 mil está especificado no artigo 25 do Decreto nº 2181/1997, onde garante que ocorra a redução para empresas que aderem à plataforma Consumidor.gov.br.

O valor da multa de R$ 600 mil deve ser pago pela Claro em até 30 dias e será destinado para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, mantido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

De acordo com a Senacon, os recursos de multas e de condenações judiciais são empregados em projetos de prevenção de danos ao meio ambiente, ao patrimônio histórico e artístico, ao consumidor e outros indeferidos difusos, considerados individuais ou coletivos.

Casos recorrentes

Como já foi mencionado, em 2015, as operadoras costumavam anunciar planos ilimitados. Na época, a Claro sofreu outra multa junto com a TIM, Vivo e Oi, onde a Fundação Procon-SP anunciou multas milionárias a empresas de telecom por bloqueios de acesso à internet móvel ao final da franquia em planos que deveriam ser ilimitados.

Na ocasião, a Oi foi multada em R$ 8 milhões, a TIM em 6,6 milhões, Claro em R$ 4,5 milhões e Vivo em R$ 3,5 milhões.

Dia das Mães: Claro oferece bônus de até 50 GB no pós e controle

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Antecipando a campanha para os dias das Mães, que geralmente é comemorado no mês de maio, a Claro divulgou promoções nos seus planos de internet móvel e está dando até 15 GB de bônus para quem contratar o pacote controle ou 50 GB no pós-pago puro. Segundo o regulamento, as ofertas estarão disponíveis para adesão até o dia 8 de maio.

No plano controle está disponível o pacote de 15 GB, sendo GB da internet e 7 GB do Dia das Mães por R$ 49,90 no débito automático e R$ 54,99 no boleto, com fidelização de 12 meses, além de acesso ilimitado aos aplicativos WhatsApp e Waze. Sem fidelização, no débito automático sai por R$ 54,99, e no boleto por R$ 59,99.

O de 25 GB, sendo 10 GB do plano e 15 GB do Dias das Mães com fidelização de 1 ano sia por R$ 59,99 no débito automático ou R$ 54,99 no boleto. Sem fidelização sai por R $74,99 do débito ou R$ 79,99 no boleto. Ambos com acesso ilimitado ao WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e Waze.

A Claro também está oferecendo gigas de bônus no plano controle + conteúdo. Entre o planos oferecido estão:

  • HBO Max + 25 GB (10 GB do plano + 15 GB do Dias das Mães): inclui assinatura HBO Max e Discovery+ por 6 meses, com franquia dedicada de 5 GB para os streamings e o NOW. Com fidelização, nos seis primeiros meses o plano sai por R$ 69,99, no débito, após passa a ser R$ 79,99. Sem fidelização, no débito sai por R$ 89,99 e no boleto de R$ 94,99.
  • Globoplay + 25 GB (10 GB do plano + 15 GB do Dias das Mães): além de acesso ao Globoplay, o assinante terá 6 meses grátis de Discovery+. Os valores são os mesmos no pacote com HBO Max.
  • Conmebol + 25 GB (10 GB do plano + 15 GB do Dias das Mães): com franquia de 5 GB decidida ao Discovery, Conmebol TV e NOW, o plano também conta com acesso gratuito por seis meses grátis ao Discovery. Os preços são os mesmo do HBO Max.
  • Netflix + 25 GB (10 GB do plano + 15 GB do Dias das Mães): esse é plano padrão da assinatura da Netflix, que com fidelização sai por R$ 69,99 durantes o seis primeiros meses no débito automático, a partir do 6º mês passa a ser R$ 94,99. Sem fidelidade, sai por R$ 109,99 no débito e R$ 114,99 no boleto.

Em todos planos Claro Controle + Conteúdo, estão incluídos acesso ilimitado ao WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e Waze. Além de ligações ilimitadas para qualquer operadora, inclusive acesso aos aplicativos Claro Video, Claro Banca Premium e Skeelo. Além disso, dá acesso gratuito durante seis meses ao Claro Música.

A Claro também oferece bônus de Dia das Mães nos planos Pós-pago conteúdo. Entre os pacotes oferecido estão:

  • Globoplay com 75 GB ( 25 GB do plano e 50 GB do Dia das Mães): incluindo acesso ao Globoplay e Discovery+ por seis meses, que sai por R$ 151,99 no débito automático e 161,99 no boleto bancário.
  • Netflix com 75 GB ( 25 GB do plano e 50 GB do Dia das Mães): inclui Netflix padrão e Discovery+ grátis por seis meses, por R$ 164,99 no débito e R$ 174,99 no boleto.
  • HBO Max com 75 GB ( 25 GB do plano e 50 GB do Dia das Mães): incluindo Discovery+ gratuito por seis meses e HBO Max. O plano está disponível por R$ 149,99 no débito automático ou por R$ 159,99 no boleto bancário.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos planos disponíveis para São Paulo, sendo que podem sofrer alteração a depender da região.

Garoto-propaganda da Oi, Marcos Mion aparece em documento da TIM e revela: “Estagiário”

O apresentador Marcos Mion, 42, até então embaixador da operadora Oi, apareceu neste domingo (24) em um PDF liberado pelo departamento de Relações com Investidores da TIM Brasil. No documento, cujo título é “Oi Closing”, a imagem de Mion está na capa.

Nesta segunda-feira (25), a TIM Brasil anunciou oficialmente a entrada de Marcos Mion como novo embaixador da marca. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o apresentador diz que entra como “estagiário de embaixador” na operadora e que vai levar um tempo até aprender a falar com propriedade sobre as características da TIM. Confira:

No seus perfis pessoais no Facebook (8,7 milhões de seguidores), Instagram (17,1 milhões de seguidores) e Twitter (13,8 milhões de seguidores), Mion brincou que fez a “portabilidade” para a TIM, incentivando os fãs a fazerem o mesmo.

Marcos Mion atualmente comanda o programa Caldeirão, nas tardes de sábado da TV Globo, depois de uma longa temporada (11 anos) na Record TV. As campanhas para a TIM chegarão em breve até o programa dele, por meio de merchandising.

Marcos Mion levanta um celular que traz a oferta na tela.
Marcos Mion em campanha de divulgação do Pós da Oi. Apresentador agora migra para a operadora TIM.

A cantora Iza está mantida no casting de garotos-propaganda da TIM, que já teve nomes como Simone e Simaria, Ludmilla, Luan Santana, Luciano Huck, Rodrigo Lombardi, Fábio Porchat, Danni Suzuki e Rodrigo Hilbert.

O que a TIM ganha com a compra da Oi Móvel

A TIM Brasil será a mais impactada positivamente com a compra da Oi Móvel. Ao todo, a operadora italiana vai absorver 16,4 milhões de clientes adicionais, sendo que 44% desses são usuários de planos pós-pagos.

E tem mais: a cobertura e força de sinal da TIM vai ganhar o reforço de 2,8 mil antenas e mais 49 MHz de espectro em quatro bandas – 900 MHz, 1,8 GHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz. Uma estrutura necessária para conseguir dar conta de 40% da base de celulares da Oi.

No documento emitido ontem para os acionistas (baixe aqui), a TIM afirma estar pagando R$ 6.98 bilhões pela parte que lhe cabe na Oi Móvel. A companhia estima uma geração de valor global entre 16 e 19 bilhões de reais vindo de sinergias comerciais de infraestrutura.

Já a participação de mercado da TIM Brasil deve sair dos atuais 20% de market share para uma fatia de 27% com a chegada dos clientes Oi.

TIM fica sem sinal em cidades do Rio de Janeiro e usuários reclamam

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Clientes da TIM da cidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, estão reclamando que estão sem acesso aos serviços de telefonia e internet móvel da operadora nesta segunda-feira (25).

Foto: Reprodução Internet

O Downdetector, site que mapeia falhas mundo afora, registrou dezenas de notificações nesta tarde. O pico das reclamações aconteceu por volta das 15h00. Às 18h00, as reclamações voltaram a subir.

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Usuários da região reclamam que estão sem acesso à internet móvel e sem sinal da operadora.

“Duque de Caxias – RJ sem sinal o dia todo!!!”, escreveu um usuário. “Está horrível hoje essa Tim, sem área deste cedo aqui em Duque de Caxias RJ”, disse outro.

Usuários de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, também reclamam dos mesmos problemas. “Sem sinal em Belford Roxo depois de 12:00”, disse um usuário.

No Twitter, usuários e clientes da TIM, publicaram mensagens relatando os problemas e pedindo soluções para a operadora. A TIM ainda não se manifestou sobre as falhas.

Em fevereiro deste ano, a TIM sofreu instabilidade nos serviços em diversos estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Bahia.

Na ocasião, a TIM informou que identificou falhas pontuais em algumas localidades, porém, sem relação entre si. Disse ainda que estava acompanhando de perto o comportamento da rede e realizando as intervenções necessárias para a volta dos serviços.