06/04/2024

Migração de clientes da Oi Móvel para a TIM será feita em etapas

Alberto Griselli, CEO da TIM, afirmou que serão duas janelas de integração, com uma duração de 12 meses, contando a partir de maio.

Nesta quinta-feira (24), o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, em coletiva de imprensa, deu mais detalhes sobre a migração dos ativos da Oi Móvel para a base de clientes da operadora. De acordo com executivo, o processo será realizado em etapas e deverá durar 12 meses, contando a partir de maio, mês previsto para a conclusão da operação.

Ao longo desses 12 meses, a migração será feita pouco a pouco, de acordo com o DDD do número utilizado pelo assinante e o plano de telefonia contratado. A intenção na operadora é trazer o quanto antes os usuários mais rentáveis.

“A migração dos clientes Oi Móvel para a TIM vai acontecer em janelas. Analisamos a distribuição por plano. Identificamos quais os melhores planos, e plano a plano faremos essa migração. A estratégia é capturar a maior parcela do valor mais rapidamente”, afirma Griselli.

De acordo com ele, o plano do cliente vindo da Oi Móvel será “igual ou melhor”. Em outras palavras, elementos como franquias de dados, voz, SMS e preço deverão ser preservados, assim como os números. Nesse processo, o cliente terá a opção de fazer a portabilidade para outra operadora. No entanto, é responsabilidade da operadora oferecer benefícios para que o cliente permaneça em sua base.

“O sucesso da operação significa que o cliente nem precisa perceber que o plano dele mudou, a não ser na qualidade do serviço. Esperamos que a partir do fechamento isso vai demorar 12 meses”, explicou Griselli. “Logo após o fechamento [da operação], o cliente da Oi vai ficar sendo servido pelo plano da Oi, nos sistemas da Oi e na frequência da Oi. O segundo passo é servir esse cliente, ainda no plano da Oi, mas com frequência combinada nossa com a da Oi, com aumento da qualidade do serviço. Depois, vamos começar o processo de migração plano a plano, de cada grupo de clientes”.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM quer criar fundo 5G para investir em empresas

–> TIM cresce 60,4% e registra lucro líquido de R$ 2,95 bilhões em 2021

–> Market share das operadoras após a migração dos ativos da Oi Móvel

A TIM vai pagar 44% dos R$ 16,5 bilhões a serem pagos e ficará com 40% dos clientes móveis da Oi. Na época em que foi anunciada a operação, estavam registrados 14 milhões de usuários. Atualmente, como os acessos ativos passaram de 40 milhões, a fatia da TIM está mais próxima de 16 milhões.

Etapas de migração

De acordo com Leonardo Capdeville, diretor de tecnologia da TIM, a transferência será em duas grandes etapas. A primeira será técnica, com a integração das redes 30 dias após o fechamento da compra. Segundo Griselli, “Na fase técnica, o cliente Oi Móvel continua no sistema da Oi, mas acessando já a frequência combinada”.

“O cliente Oi vai ter ganho de experiência. O cliente TIM também se beneficia com ganho de qualidade. A tarifação ainda será pelo sistema da Oi”, acrescenta Capdeville.

Nessa etapa, os clientes perceberão melhoria na qualidade e velocidade das conexões, segundo os executivos. Os da Oi vão perceber maior cobertura, em função do uso da faixa de 700 MHz, que a Oi não tem. Enquanto que os clientes TIM perceberão mais velocidade, já que vai acessar as faixas de frequência pertencentes a Oi Móvel, além das utilizadas pela TIM. Lembrando que dependerá da compatibilidade do aparelho celular com todas as faixas.

Chamada de sistêmica, a segunda etapa será realizada no segundo trimestre, onde serão transferidos os dados dos clientes Oi para os sistemas da TIM. Com isso, todas as cobranças e gestão de consumo e financeira acontecerão já na TIM.

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários