22/04/2024

Facebook perderá R$ 59 bilhões por causa de recurso de privacidade da Apple

Entenda como a ferramenta de transparência sobre privacidade dos aplicativos da App Store tem afetado as big tech.

De acordo com uma análise da empresa de pesquisa Lotame, que o site Apple Insider teve acesso, o novo recurso de transparência sobre privacidade dos aplicativos da App Store (ATT, na sigla em inglês), fará com que o Facebook perca US$ 12,8 bilhões ( R$ 59 bilhões) em 2022.

Na análise, a empresa prevê que no segundo ano de vigência da ferramenta da Apple afetará o Facebook, YouTube, Twitter e outras big techs, onde perderam, juntas, cerca de US$ 16 bilhões, aproximadamente R$ 73,7 bilhões. A consultoria estima que o resto da receita perdida foi de US$ 546 milhões (R$ 2,5 bilhões) para a Snap (dona do Snapchat), US$ 323 milhões (R$ 1,4 bilhão) para o Twitter e US$ 2,2 bilhões (R$ 10,1 bilhões) para o YouTube.

Em outras palavras, somente o Facebook representa 81% do montante de US$ 16 bilhões perdidos. No entanto, segundo a Lotame, a Snap, empresa mãe do Snapchat, e o Twitter têm evitado largamente a situação, pois têm conseguido adaptar-se aos novos sistemas de medição de atividade fornecidos pela Apple. É estimado que até o segundo semestre deste ano, o impacto da ATT será amenizada.

O Facebook também tem tentado reduzir a dependência da fabricante de iPhone, por meio de novas ferramentas, como “aggregated event measurement” (medição agregada de eventos, em tradução livre). O recurso fornece aos anunciantes acesso a métrica de um público amplo, ao invés de monitorar cada pessoa de forma individual, usando estratégia que utiliza interesse e gosto em comum de um determinado grupo.

Como funciona o recurso da Apple

Lançado em junho de 2020 para o sistema operacional iOS 14, o recurso App Tracking Transparency força os aplicativos a pedirem permissão dos usuários antes de rastrear os dados e atividades.

Na época, o Facebook foi a que mais se opôs ao recurso, uma vez que a coleta de dados do público é um ‘diamante’ para empresa usar em publicidade. A novidade finalmente chegou ao iOS 14.5 e iPadOS 14.5 (sistema para iPads) em abril do ano passado.

Somente em julho de 2020, o App Tracking Transparency provocou uma queda de 15% a 20% na receita do mercado de anunciantes online. A Snap, viu o preço das suas ações cair em 25% por conta do suposto impacto da ferramenta, em outubro.

Em fevereiro deste ano, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, informou que, devido à mudança da Apple, sua empresa perderia uma receita de US$ 10 bilhões em 2022.

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