A operadora Oi foi multada em R$ 800 mil por cortar plano de internet limitada. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (6) e diz que diversos clientes que adquiriram plano de internet ilimitada relataram cortes dos dados móveis pela operadora. O valor deve ser pago em até 30 dias e não cabe mais recursos da decisão.
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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) acusa a Oi de realizar propaganda abusiva e “oferecer um plano com falta de clareza de informações aos consumidores da operadora.”
“A população tem direito à informação e de forma clara, como é previsto no Código de Defesa do Consumidor. Estamos atentos e trabalhando para garantir transparência nas relações de consumo”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
O processo é antigo e começou em 2015. Na ocasião, clientes começaram a relatar que a operadora passou a bloquear os dados dos planos de internet limitada. Em 2020, a Senacon recomendou que a Oi detalhasse as informações dos serviços anunciados para que os clientes não passassem mesmo problema.
Segundo o Ministério de Justiça e Segurança Pública de São Paulo, a Oi prejudicou os clientes ao oferecer planos descritos como ilimitados.
Agora, o valor da multa será direcionado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos, para ajudar a financiar projetos de órgãos públicos e entidades civis sobre temas históricos, turísticos e paisagísticos.
No entanto, o valor da indenização foi reduzido para R$ 600 mil, devido a adesão da Claro à plataforma eletrônica de resolução de conflitos Consumidor.gov.br. Em publicação no Diário Oficial da União, o órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confirmou a decisão que considerou que não houve transparência da empresa na divulgação das alterações nas regras dos planos.
A Movistar, a Altice Portugal e a Fundação Champalimaud realizaram em tempo real a primeira cirurgia de câncer da mama com tecnologia 5Ge realidade aumentada.
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A intervenção foi concluída no âmbito do 10º Congresso da AECIMA (Associação Espanhola de Cirurgiões da Mama) através da ligação entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Saragoça e a Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, em Lisboa.
Desta forma, a cirurgia realizada em tempo real no bloco operatório localizado na capital portuguesa, foi acompanhada em direto de Saragoça. A tecnologia avançada baseada em 5G ultrapassou os 900 km que separam as duas cidades e permitiu a comunicação entre os dois conceituados cirurgiões responsáveis pela intervenção: Dr. Pedro Gouveia (em Lisboa) e Dr. Rogelio Andrés-Luna (no capital). Além disso, os participantes do congresso puderam ver a sala de cirurgia completa, o vídeo gerado e todos os parâmetros da operação de forma imersiva.
A interação durante essas interrupções foi possibilitada pelo 5G, que oferece latência mínima de comunicação e alta capacidade de streaming de vídeo. A isso se soma a alta qualidade de vídeo com tecnologia webRTC que é utilizada em realidade aumentada. Para conseguir uma imersão total em realidade aumentada, o médico português dispôs de óculos Microsoft Hololens dos quais recebeu a ajuda necessária durante o desenvolvimento da operação.
Além disso, a utilização do software Remaid também permitiu dar instruções e conselhos de Zaragoza sobre como executar corretamente a técnica cirúrgica, projetando vídeos, fotos, hologramas no campo de visão do Dr. Gouveia em Lisboa, bem como instruções usando uma caneta eletrônica.
Para realizar esta operação pioneira, a Movistar utilizou a cobertura 5G existente na cidade de Saragoça, e a dos Altice Labs (Laboratório de Inovação e I&D da Altice Portugal) em Lisboa, que permitiram a ligação de salas e transmissão sem atrasos. Além disso, o médico no congresso teve um roteador 5G para conectar seu PC. Esta operação é o primeiro caso de uso de telemedicina 5G que a Movistar realiza em Aragão.
Como destacou Ana María Vega, especialista em Inovação e pilotos 5G da Telefónica Espanha, “esta conferência é um marco no campo das operações cirúrgicas ao combinar técnicas de ponta para operar de uma forma nunca antes realizada entre Espanha e Portugal . Com este caso de uso, a Movistar, em colaboração com a Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, está lançando as bases para a aplicação prática que o 5G pode ter na saúde. Graças a duas características fundamentais desta tecnologia – a baixa latência que permite a transmissão sem atrasos e a possibilidade de gerenciar grandes fluxos de vídeo em alta velocidade – juntamente com as enormes possibilidades da realidade virtual, estamos avançando na criação de serviços que otimizarão o trabalho dos profissionais médicos.
Por seu lado, o Dr. Pedro Gouveia salientou que “realizamos a primeira experiência no mundo de utilização de monitorização remota ao vivo e directo durante uma operação de cancro da mama”,
Da mesma forma, Ana Figueiredo, diretora geral da Altice Portugal, destacou que “a Altice Portugal orgulha-se de participar na primeira intervenção cirúrgica internacional com 5G. É mais um pilar na história da nossa marca de I&D, Altice Labs, que exporta tecnologia e talento português para todo o mundo”.
Você já instalou um aplicativo para fazer download de vídeos do Facebook, se registrou, seguiu todos os passos e quando chegou no último teve a surpresa de precisar pagar para ter um arquivo de qualidade boa? Ou, ao tentar baixar vídeo do Facebook online, acabou baixando um vídeo cheio de marcas d’água e com qualidade ruim?
Se já passou por alguma situação parecida, ou apenas não quer passar por elas, vamos lhe indicar um aplicativo prático e gratuito que não irá lhe deixar na mão: o Snaptube.
Esse app consegue até mesmo fazer download vídeo Facebook privado no seu celular e sem preocupações. O Snaptube tem versão para iOS e Android, compatível com os modelos de celulares mais usados. Veja mais!
Vantagens do Snaptube para downloads do Facebook
Ter como baixar vídeo do Facebook é muito fácil pelo Snaptube, afinal, você nem mesmo precisa do link do vídeo. Basta navegar pelo app como se estivesse na sua rede social.
Tem a opção de fazer o login na sua conta do Facebook e baixar diretamente por lá, seja do seu feed ou de um perfil que você gosta. E mais! É possível ir além de fazer download do Facebook com o Snaptube. Afinal, o usuário pode baixar arquivos de mais de 50 outras plataformas, incluindo o Instagram, o Tiktok, o Twitter, o Vimeo e o Dailymotion.
Vamos falar agora sobre a qualidade dos seus arquivos baixados. O Snaptube baixa tanto MP4 quanto MP3, permitindo que você extraia o áudio que gostou de algum vídeo.
Os dois podem ser baixados em boas qualidades, o MP3 em até 320kbps download e o MP4 em até 4K HD. Não, você não leu errado, o Snaptube permite que você baixe os seus vídeos em HD, de forma completamente gratuita. Quem quiser um arquivo mais leve, pode baixá-lo em menor qualidade, em 360p, 480p, 720p ou 1080p HD.
Por que contar com o Snaptube para downloads do Facebook
Uma das melhores funções do Snaptube é a criação e administração de listas de reprodução. Dessa forma, você adiciona e organiza os vídeos da forma que desejar, podendo baixá-los de uma única vez com o download em lote ou assisti-los através do modo de visualização flutuante e sequencial.
Nesse modo de visualização, o usuário assiste os vídeos por meio de uma janela minimizada, podendo fazer outras atividades em seu celular sem pausar nada. O Snaptube é um aplicativo de downloads que também funciona para assistir vídeos.
Ainda por cima, vem com algumas ferramentas que tornam a experiência do usuário ainda melhor, como o modo noturno para facilitar a visualização em locais escuros e não forçar a vista.
A lista de sugestões é feita com base em seus downloads, na qual você pode conferir opções de vídeos que possam lhe interessar. Também possui o botão de compartilhamento pelo qual você pode enviar os vídeos sem baixá-los para seus amigos.
E mais! Você não precisa se registrar para usar o Snaptube. Afinal, ele é um aplicativo completamente gratuito e não tem limite no número de downloads. Ou seja, pode baixar quantos vídeos quiser.
Além disso, o aplicativo não limita o tamanho dos arquivos. Então você pode baixar vídeos e listas de reprodução longa sem nenhum problema e não pagando nada.
O Snaptube te dá muitas vantagens e torna o download de MP4 e MP3 fácil para qualquer um. Tenha arquivos de qualidade com o Snaptube!
A Marvel Studios e o “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, da Disney, ganhou consideráveis US$ 36 milhões nas pré-estreias de quinta-feira à noite nas bilheterias norte-americanas para marcar a oitava melhor prévia bruta de todos os tempos atrás de Vingadores: Guerra Infinita em 2018, não ajustado pela inflação. Isso inclui US$ 4,3 milhões do Imax, seu quinto maior número de prévias de todos os tempos.
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Até sexta-feira, a sequência será exibida em 4.545 cinemas, a maior contagem de locações da pandemia e a quinta maior de todos os tempos, em outro sinal de que a indústria cinematográfica está emergindo do COVID-19 depois de mais de dois anos.
Dirigido por Sam Raimi, o filme retorna Benedict Cumberbatch ao papel principal. Os críticos sugerem que a última entrada no Universo Cinematográfico da Marvel arrecadará de US$ 160 milhões a US$ 180 milhões em sua estreia doméstica e mais de US$ 300 milhões globalmente. Alguns especialistas acreditam que os números do fim de semana podem ser ainda maiores, mas reconhecem que tudo depende de quão antecipado é o filme de US $ 200 milhões.
Agora, o que os fãs da Marvel querem saber é quando o filme chegará ao streaming. A Disney tem uma parceria com a gigante do cinema e após 45 da estreia dos filmes no cinema, eles estreiam no Disney+.
Sendo assim, o segundo filme do Doutor Estranho deve chegar ao streaming em julho deste ano. Além disso, a plataforma não deve cobrar um valor a mais para que os assinantes possam assistir ao longa.
Elon Musk e seu novo negócio, o Twitter, foram processados nesta sexta-feira (06), por um fundo de pensão da Flórida que busca impedir Musk de concluir sua aquisição de US$ 44 bilhões da empresa de mídia social antes de 2025.
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Em uma ação coletiva proposta no Tribunal da Chancelaria de Delaware, o Orlando Police Pension Fund disse que a lei de Delaware proibia uma fusão rápida porque Musk tinha acordos com outros grandes acionistas do Twitter, incluindo seu consultor financeiro Morgan Stanley (MS.N) e o fundador do Twitter Jack Dorsey, para apoiar a compra.
O fundo disse que esses acordos fizeram de Musk, que detém 9,6% do Twitter, o “proprietário” efetivo de mais de 15% das ações da empresa. Ele disse que exigia adiar a fusão por três anos, a menos que dois terços das ações não “de propriedade” dele concedessem a aprovação.
Morgan Stanley detém cerca de 8,8% das ações do Twitter e Dorsey possui 2,4%.
Ele também dirige a empresa de carros elétricos Tesla Inc (TSLA.O), lidera a The Boring Co e a SpaceX, e é a pessoa mais rica do mundo, de acordo com a revista Forbes.
O Twitter e seu conselho, incluindo Dorsey e o presidente-executivo Parag Agrawal, também foram apontados como réus.
O Twitter se recusou a comentar. Os advogados de Musk e do fundo da Flórida não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
O processo também busca declarar que os diretores do Twitter violaram seus deveres fiduciários e recuperar taxas e custos legais. Não deixou claro como os acionistas acreditavam que poderiam ser prejudicados se a fusão fosse concluída dentro do prazo.
Musk não tinha financiamento quando anunciou planos de comprar o Twitter no mês passado.
Alguns dos novos investidores parecem compartilhar interesses com Musk, um autoproclamado absolutista da liberdade de expressão que pode mudar a forma como a empresa sediada em São Francisco modera o conteúdo.
O fundo de pensão estadual da Flórida também investe no Twitter, e o governador Ron DeSantis disse esta semana que poderia obter um lucro de US$ 15 milhões a US$ 20 milhões se Musk concluísse sua compra.
A Claro dá início ao processo de integração de redes com a Oi Móvel no interior de São Paulo. A partir desta sexta-feira (6), os clientes da Oi Móvel nos DDDs 13, 14, 15, 17 e 18, de São Paulo, que fazem parte dos acessos que a operadora adquiriu no estado, começam a receber SMS com a novidade.
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Com isso, os cerca de 1,3 milhão de clientes das regiões já contarão com os benefícios da rede da Claro, em adição à da Oi Móvel, ampliando a cobertura e a qualidade de sinal. Eventualmente, inclusive, clientes poderão ver a sinalização da rede da Claro no celular.
Além dos benefícios da rede ampliada, nessa primeira etapa de integração não haverá outras mudanças para quem utiliza os serviços da Oi Móvel. Planos e canais de atendimento e recarga seguem os mesmos. A Oi foi contratada para continuar prestando os serviços normalmente enquanto a incorporação e a integração das redes e sistemas é implementada na Claro, processo que pode levar até 12 meses dependendo do tipo de plano e da região. Os clientes serão comunicados a cada etapa da transformação.
MIGRAÇÃO
A Claro vai receber aproximadamente 12,9 milhões de linhas da Oi Móvel, nas regiões sudeste, sul, norte e nordeste.
Nessa primeira etapa de integração, não haverá qualquer mudança para quem utiliza os serviços da Oi Móvel. Planos, números, cobertura de rede e canais de atendimento seguem os mesmos. A Oi foi contratada para continuar prestando os serviços normalmente enquanto a incorporação e integração das redes e sistemas é implementada na Claro, processo que pode levar até 12 meses dependendo do tipo de plano e da região.
Nesse período inicial, o atendimento ao cliente segue normalmente, inclusive a utilização do app Oi Móvel. E se houver a necessidade de atendimento presencial, como uma troca de chip por avaria ou roubo, por exemplo, o usuário poderá realizá-la em lojas Oi ou da C&A (rede de varejo parceira da Oi), ou ainda através da Central de Atendimento Oi Móvel, com envio do novo chip pelos Correios.
Após esta primeira etapa, os clientes serão comunicados a cada alteração necessária na prestação de serviço. O objetivo é que toda a integração seja feita de forma gradativa, automática e transparente para os clientes, que terão todos os seus direitos preservados e ganharão planos similares ou até com mais benefícios após terem seu serviço transferido para a Claro.
Caso o cliente da Oi Móvel deseje, ele também terá a opção de procurar uma loja da Claro e trazer seu número e plano para a operadora imediatamente. A Claro é hoje a operadora que mais cresce no segmento móvel e lidera a aquisição de clientes que optam por migrar de operadora mantendo seu número.
A empresa internacional de players e sistemas de streaming Roku, Canal+ da França (Vivendi) e a operadora de TV por satélite DirecTV dos Estados Unidos (AT&T e a empresa de investimentos TPG) estão entre os principais interessados em adquirir uma porcentagem minoritária da rede Starz premium dos Estados Unidos, marca presente na América Latina por meio da plataforma de streaming Starzplay.
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Em novembro de 2021, o estúdio cinematográfico Lionsgate, dono da rede, havia anunciado que estava analisando várias alternativas para vender ou desmembrar a Starz.
No dia 3 de maio, o jornal americano The Wall Street Journal informou que Roku, juntamente com o fundo de investimento Apollo Global Management, havia feito uma oferta formal por uma porcentagem da Starz.
A participação a ser adquirida é próxima de 20%. A intenção do especialista em streaming é que graças a esta compra ele possa integrar títulos da cadeia de sinal em seu próprio canal Roku Channel, o mesmo que já exibe alguns conteúdos originais, vários títulos de terceiros e produções de Quibi, o extinto streaming service que vendeu sua videoteca para o Roku.
Mais tarde, o meio digital especializado Deadline dos Estados Unidos revelou que a DirecTV também queria adquirir uma porcentagem da Starz. E neste 5 de maio, o jornal britânico Financial Times publicou que o Canal+ está trabalhando para apresentar uma oferta de participação na Starz.
A mídia, que conseguiu obter informações de fontes próximas à possível transação, indicou que o processo ainda está em seus estágios iniciais. No momento, nenhuma das empresas envolvidas fez uma comunicação oficial sobre o assunto.
O Mercado Livre — empresa líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América Latina — atingiu um novo recorde de receita total no primeiro trimestre de 2022, superando a performance do quarto trimestre do ano passado. A receita líquida alcançou US$ 2,2 bilhões no primeiro trimestre de 2022, crescimento de 63,1%, em dólar, e de 67,4% em moeda constante, na comparação com o mesmo período de 2021. O Brasil representa 55% da receita líquida total do Mercado Livre, tendo alcançado US$ 1,2 bilhão e crescimento de 54,8% em reais.
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A receita líquida do negócio de commerce aumentou 40,2% em dólares na comparação anual, para US$ 1,3 bilhão, impulsionada pelos cerca de 40 milhões de compradores únicos no trimestre. Os consumidores se mantêm ativos, gerando crescimento na quantidade de itens por comprador em relação ao ano passado, mesmo com os efeitos da pandemia. Já a receita líquida de fintech cresceu 107,9% em dólares, chegando a US$ 971,1 milhões, ano contra ano. No primeiro trimestre, o Mercado Pago registrou quase 36 milhões de usuários ativos, alta de 31,1%, com crescimento em todos os mercados da região, sobretudo nos serviços de pagamento via carteira digital e usuários de crédito.
“Atingimos um novo recorde em termos de receita total, reflexo da melhora na rentabilidade em ambos os negócios de commerce e fintech. Nossas margens brutas melhoraram com a melhor alavancagem operacional sobre nossa base de custos. Em linha com nosso objetivo de crescer de maneira rentável, mantivemos as margens consolidadas de lucro operacional em níveis semelhantes aos do ano passado.
O desempenho do resultado final foi igualmente forte, entregando lucro líquido recorde para um primeiro trimestre”, afirma André Chaves, vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre. “O crescimento do marketplace se manteve consistente, sobretudo devido ao comportamento e crescimento da base de compradores. A variedade do sortimento e a qualidade da base de vendedores nos coloca em uma posição única para impulsionar o crescimento contínuo e rentável. O Mercado Pago também teve um desempenho muito animador, com a carteira de crédito apresentando crescimento lucrativo consistente, assim como com crescimento no volume de pagamentos da conta digital e adquirência. Tivemos um início de ano muito forte, estabelecendo uma base sólida para os próximos meses que serão desafiadores”, completa.
Commerce
O volume de vendas (GMV) do marketplace atingiu US$ 7,7 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 26,5%, em dólar, e de 31,6% em moeda constante. Ao todo, foram vendidos 266,7 milhões de itens, o que representa um crescimento de 20,1%. O volume total de anúncios registrados na plataforma chegou a 329 milhões. O Brasil se destaca na região com crescimento de 23,2% no GMV, em moeda constante, atingindo US$ 3,4 bilhões, e 137 milhões de itens vendidos no período — sendo 6,6 itens por comprador, o nível mais alto da média histórica para o primeiro trimestre.
Com o Mercado Envios, 254,3 milhões de itens foram enviados na região, aumento de 22,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram significativos os avanços na execução e velocidade do Mercado Envios, cuja penetração atingiu 98,4% de toda operação, acima dos 96,6% registrados no mesmo trimestre de 2021. Desse total, mais de 90,5% corresponde à rede gerenciada do Mercado Livre — sendo 40% dos envios via modelo fulfillment. Do volume geral de mercadorias, cerca de 80% foi entregue em até 48 horas e cerca de 54% no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.
Os serviços do ecossistema de commerce seguem em expansão, sobretudo Mercado Ads, que tem sido um destaque consistente em termos de crescimento e margem. A receita do negócio de publicidade digital quase dobrou no primeiro trimestre, ano contra ano, tendo investido consistentemente em tecnologia para ampliar a presença de anúncios no ecossistema.
Fintech
A carteira de crédito atingiu mais de US$ 2,4 bilhões — era US$ 1,7 bilhão ao final de 2021 —, apresentando crescimento lucrativo consistente, alinhado com nossas expectativas. No período, o Mercado Crédito concedeu mais de US$ 1,7 bilhão em créditos, quase o triplo do valor registrado no primeiro trimestre de 2021.
Já o volume total de pagamentos (TPV) via Mercado Pago atingiu US$ 25,3 bilhões pela primeira vez, crescimento de 72,0%, em dólar, e de 81,2% em moeda constante. Já o volume total de transações (TPN) no período cresceu 73,2%, ano contra ano, superando cerca de 1,1 bilhão no primeiro trimestre, o segundo consecutivo.
O volume total de pagamentos via Mercado Pago, fora da plataforma do Mercado Livre, também continua crescendo, atingindo US$ 17,2 bilhões, crescimento de 103,2%, em dólar, e de 138,6% em moeda constante. Os pagamentos fora da plataforma do Mercado Livre estão crescendo muito no Brasil, onde avança também o número de novos vendedores, sobretudo devido às operações com PIX.
O total de pagamentos processados pode ser dividido entre o volume total de cobranças processadas e o volume total de transações de contas digitais. O primeiro inclui cobranças na plataforma do Mercado Livre, cobranças online e cobranças processadas por meio das maquininhas de cartão Point e dispositivos QR, que totalizaram US$ 17,4 bilhões, crescendo 46,4% em dólar, ano contra ano, e 52,4% em moeda constante. No primeiro trimestre, foram vendidas mais 1,1 milhão de maquininhas, alta de 18,2% ano contra ano, com destaque para Brasil, Argentina e México.
No Brasil, ainda é notável o crescimento da base de vendedores que passaram a adotar dispositivos QR, sobretudo micro e pequenos empreendedores que já utilizavam maquininhas e adotaram também essa modalidade. Com isso, o volume total de pagamentos via código QR quadruplicou no trimestre, ano sobre ano.
O volume de transações por meio da carteira virtual, que inclui ainda transferências entre usuários do Mercado Pago, transações de cartão de crédito, débito e pré-pago, cresceu 178,5% em moeda constante, na comparação anual, totalizando quase US$ 8 bilhões.
Ao final de março, mais de 22,7 milhões de usuários contavam com fundos investidos no fundo, que reúne os usuários de conta digital com rendimento. O portfólio de produtos de poupança e investimentos mantém seu rápido crescimento, impulsionado pelo lançamento da carteira de criptomoedas ao final do ano passado. No Brasil, único país onde o serviço opera atualmente, a base de usuários da carteira de criptomoedas segue crescendo.
No período, foram distribuídas mais de 522 mil apólices de seguros, volume 6,0% maior do que aquele registrado no primeiro trimestre do ano passado, impulsionado pela maior penetração dos produtos na Argentina, Brasil e México. No Brasil, a distribuição de seguros para cartão e para pagamentos via PIX reforçam a oferta de seguros do Mercado Pago.
Desempenho financeiro
O lucro bruto do Mercado Livre foi de cerca de US$ 1,1 bilhão, aumento de 81,5% em dólares na comparação com o mesmo período do ano anterior. As margens brutas melhoraram ano a ano, com melhor alavancagem operacional sobre a base de custos. A receita operacional foi de US$ 139 milhões, crescimento de 53,5% em dólares, e o lucro líquido bateu os US$ 65 milhões.
A base geral de usuários únicos ativos do ecossistema atingiu 80,7 milhões ao final do trimestre, alta de 15,7% em comparação com o mesmo período de 2021 — sendo 6,7 milhões de novos usuários incorporados somente no primeiro trimestre deste ano.
Em linha com a estratégia e investimentos previstos para a América Latina, o Mercado Livre anunciou que mais de 14 mil novos colaboradores diretos serão incorporados à operação, em todo ecossistema de commerce e fintech. Com isso, o total de colaboradores vai saltar dos atuais 29 mil colaboradores — ao final de dezembro de 2021 — para mais de 44 mil até o final de 2022.
Nesta quinta-feira (5), as empresas Google, Apple e Microsoft anunciaram em conjunto o compromisso a um padrão comum que substituirá o uso das senhas por um recurso mais seguro para acessar contas e dispositivos. Ou seja, as empresas querem aumentar o suporte para login sem senha em todos os seus sites, aplicativos e sistemas, com impressão digital, reconhecimento facial ou PIN do próprio aparelho, por exemplo.
De acordo com Alex Simons, vice-presidente da Microsoft, “A mudança completa para um mundo sem senhas começará com os consumidores tornando isso uma parte natural de sua vida“.
“Trabalhar juntos como uma comunidade entre plataformas nos dá a capacidade de finalmente alcançar essa visão e fazer um progresso significativo na eliminação de senhas”, afirma Simons.
A dependência de login com senha é considerada como uma grande falha de segurança na internet, pois geralmente, as pessoas costumam usar combinações simples ou até mesmo repetidas para facilitar o gerenciamento de várias contas. O novo método é mais seguro que as senhas comuns e a autenticação por SMS, de acordo com as companhias.
O padrão que a Apple, Google e Microsoft se comprometeram a adotar foi desenvolvido pela FIDO Alliance e o World Wide Web Consortium (W3C), onde irá permitir que site e fabricantes de dispositivos ofereceram opções seguras e sem senha em seus produtos, conforme dizem as big techs.
O compromisso das empresas é fazer com que esse padrão de autenticação seja suportado nos serviços controlados por elas. Ou seja, disponibilizar em produtos no iOS, macOS, Safari, Android, Google Chrome, Windows e Microsoft Edge, além de outras plataformas.
Jen Easterly, diretora da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA, afirma que o novo método de segurança “Hoje é um marco importante na jornada de segurança para incentivar as melhores práticas de segurança integradas e nos ajudar a ir além das senhas“.
Segundo Sampath Srinivas, o diretor de produtos do Google e presidente da Fido Alliance, o novo método de segurança será incorporado ao software Android e Chrome no próximo ano.
Além de reforçar a segurança, dificultando a ação de ataques cibercriminosos e roubo de dados, a tecnologia também facilita a recuperação de contas, sendo que não será necessário um novo cadastro caso o aparelho seja perdido, pois as chaves de acesso serão salvas em um backup na nuvem.
A Vivo firma parceria com a Nokia, que irá prover funções de sinalização e controle em seu novo core de rede 5G standalone (5G SA). O objetivo do acordo é aumentar a escalabilidade e o desempenho em suas implantações da quinta geração de internet móvel, com alto padrão de confiabilidade e atendimento aos mais altos padrões de segurança.
Os elementos de sinalização e controle, definidos pelo padrão 3GPP (NRF, SCP, NSSF, SEPP como camada de sinalização e AMF como parte do core 5G) serão parte do processo de autenticação, mobilidade dos usuários, e também responsáveis por garantir que a conexão entre a rede e os dispositivos móveis funcione nas melhores condições de latência e largura de banda, como:
Largura de banda de altíssima capacidade, com velocidades de transmissão muito maiores do que aquelas proporcionadas pela tecnologia anterior (5G Non Standalone – NSA);
Baixa latência na comunicação, possibilitando a disponibilidade de novos serviços para empresas e consumidores. Por exemplo, veículos conectados e autônomos, serviços de telemedicina, sistemas de segurança, indústria inteligente, entre diversas outras aplicações;
A parceria entra ao Vivo e a Nokia também possibilita que a operadora continue com sua estratégia de separação entre o plano de controle e o plano de usuário que alinha com a estratégia de utilização de múltiplos fornecedores a implementação em larga escala do 5G.
De acordo com Ailton Santos, Head da Nokia Brasil, a respeito da parceria, “Com a sinalização 5G da Nokia, a Vivo terá a flexibilidade e escalabilidade necessárias para viabilizar um crescimento robusto de sua rede 5G e para oferecer novos serviços aos seus milhões de clientes. Estamos orgulhosos em poder realizar um trabalho conjunto de tamanha importância para trazer o 5G ao Brasil”.
“Com a sinalização 5G da Nokia, a Vivo terá a flexibilidade e escalabilidade necessárias para viabilizar um crescimento robusto de sua rede 5G e para oferecer novos serviços aos seus milhões de clientes. Estamos orgulhosos em poder realizar um trabalho conjunto de tamanha importância para trazer o 5G ao Brasil” disse Ailton Santos, Head da Nokia Brasil, a respeito da parceria.
“O acordo com a Nokia é chave para a estratégia da Vivo de construir um core de rede virtualizado e composto por mais de um fornecedor. Teremos uma rede 5G mais inovadora, que levará a Vivo ao futuro oferecendo novos e melhores serviços aos nossos clientes”, afirma Elmo Matos, Head de Planejamento e Tecnologia de Redes da Vivo.