19/12/2025
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Brasil TecPar compra a Titânia Telecom, maior ISP do Mato Grosso

Nesta terça-feira (10), o grupo Brasil TecPar anunciou a compra da maior IS do Mato Grosso, a Titânia Telecom, que soma quase 50 mil acessos de banda larga no estado mato-grossense. A operação foi avaliada em R$ 180 milhões. Com a aquisição, o grupo passa a integrar cobertura e clientes corporativos e residenciais em cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e Barra dos Bugres.

A Titânia Telecom possui uma receita anual de R$ 90 milhões. Agora, a empresa será coadministrada por representantes dos atuais sócios e pela compradora. A operação acontece nos próximos meses. “Na sequência, a Brasil TecPar agregará novas ofertas de serviços para os atuais clientes da Titânia e anunciará aquisições de outros provedores, completando o mapa do Brasil“, prometeu o grupo gaúcho, em comunicado.

Com a aquisição, a Brasil TecPar passa a ter cerca de 300 mil para mais de 350 mil clientes. Essa é a segunda aquisição da companhia este ano e a sexta na Região Centro-Oeste. Em janeiro de 2022, a empresa se integrou a Ponto Com, de Mato Grosso do Sul. Em 2021, a Brasil TecPar somou outras 14 aquisições no Rio Grande do Sul, Santa Catarina (o maior Data Center do estado), Rio de Janeiro, São Paulo (com atuação nacional), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

“Para nós é uma grande honra integrar agora a base de uma das maiores operações do país, a Brasil TecPar. Com certeza isso fará com que os nossos clientes possam usufruir de um atendimento com qualidade ainda maior, melhorando cada vez mais os serviços oferecidos e mantendo o carinho e atenção com que sempre foram atendidos ao longo dos últimos 15 anos”, destaca o sócio-diretor da Titânia, Amarildo Silva.

Gustavo Stock, Chief Executive Officer (CEO) da Brasil TecPar, afirma que a compra da Titania Telecom era um dos objetivos estratégicos da empresa no Centro-Oeste.

“Esse é o caminho que foi planejado e estamos construindo passo a passo rumo ao nosso grande objetivo que é atender com excelência a mais de um milhão de serviços até o final de 2023. Com essa aquisição, a Brasil TecPar se consolida ainda mais entre as maiores operações de internet do país, possuindo sede em seis estados e atuação em todo o território nacional”, afirma.

Vivo lança campanha para promover seu aplicativo de vídeo

Visando atrair novos usuários para a sua nova plataforma de TV ao vivo e streaming, a Vivo lançou uma campanha com o mote ‘Vivo Play: Um Play Pra Tudo‘. Em um filme de 30 segundos, a operadora ressalta os principais benefícios da plataforma, destacando a diversidade de conteúdos, onde o assinante encontra com facilidade filmes, séries, desenhos, notícias e esportes em um só play.

De forma lúdica e divertida, a operadora usa da brincadeira infantil conhecida como “pique-esconde”, onde mostra uma família procurando por conteúdos pelos cômodos da casa. No filme, os membros da família fazem a “contagem”, enquanto os conteúdos se escondem dentro e fora da residência. Após uma busca, eles conseguem encontrar a melhor opção através do Vivo Play.

No final do filme, a operadora diz que chegou ao fim a busca de conteúdos de um aplicativo para outro, pois agora todos os conteúdos podem ser encontrados em um único aplicativo.

O vídeo foi criado pela agência VMLY&R e será exibida na TV aberta, Pay TV e digital, além de ações de OOH convencionais e especiais, como em alguns relógios em 3D e ações com influencers nas redes sociais.

Marine Daineze, diretoria de Marca e Comunicação da Vivo, afirma que

“Essa nova campanha mostra não apenas como a oferta de entretenimento e a diversidade de conteúdo estão no DNA da Vivo, mas também como o alinhamento da marca com as necessidades e os desejos dos clientes provoca transformações que ultrapassam o mundo digital para impactar positivamente a vida das pessoas, contribuindo para experiências únicas com a tecnologia”.

O Play Vivo oferece planos de R$ 29,90/mês, contendo 30 canais e de R$49,90/mês, com 70 canais. A oferta está disponível para clientes Vivo Pós e Controle. Nos planos é possível conectar até 10 aparelhos com até 3 telas simultâneas. Além disso, assistir conteúdo dentro do Vivo Play App não consumirá a franquia de dados móveis do cliente.

Confira o vídeo da campanha:

Amazon Web Services abrigará core de rede 5G da Vivo no Brasil

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Nesta terça-feira (10), o braço da Amazon para o mercado de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS) anunciou que foi selecionada pela Vivo para integrar o core (núcleo) da rede 5G que está em implementação no país. O núcleo 5G da operadora funcionará em nuvem, em um ambiente híbrido entre a infraestrutura da tele e soluções AWS Outposts.

Em comunicado distribuído pela AWS, Elmo Matos, diretor de planejamento da Vivo, afirmou que a solução da Amazon foi escolhida por ser a mais avançada em soluções de infraestrutura e ter uma tecnologia madura e confiável.

“Analisamos e testamos o que há de mais avançado em soluções de infraestrutura de nuvem híbrida no mercado e selecionamos a AWS por sua tecnologia de nuvem madura e confiável, além do compromisso da AWS de implementar os recursos necessários para que possamos desenvolver e operar workloads de rede. Essa parceria contribuirá para nossa estratégia de construção de um novo modelo operacional para redes nativas na nuvem”.

Com a parceria entre as duas empresas, a Vivo irá usar as soluções de telecomunicação da Amazon Web Services para automatizar a implementação, gerenciamento e operação das funções de rede em contêineres do serviço. O uso de serviços gerenciados nativos em nuvem da AWS contribuirá para a redução do “time to market”, de novos serviços de valor agregado em 5G, como fatiamento de rede e edge computing.

Também em comunicado, Jan Hofmeyr, VP de edge cloud da AWS, disse que “Ao construir seu core de rede 5G no AWS Outposts, a Vivo lidera e indica o caminho de adoção da infraestrutura nativa de nuvem para toda a indústria“.

O que é AWS Outposts

Trata-se de uma solução que habilita computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços em ambientes “on premise”. Ou seja, na prática, leva a infraestrutura nativa de cloud computing e os modelos operacionais da AWS para praticamente qualquer data center. Isso possibilita que os clientes da Vivo usem as mesmas APIs, painel de controle, ferramentas e hardware da AWS, fornecendo uma experiência híbrida.

A Vivo está investindo para fornecer um serviço 5G de excelência para os clientes. Na semana passada, a operadora informou que a Nokia será uma das fornecedoras para core de rede 5G.

Câmara dos Deputados aprova o PL do silêncio positivo; saiba do que se trata

Nesta terça-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do silêncio positivo, cuja proposta prevê a concessão de licença temporária para a instalação de antenas de telefonia móvel, se a licença definitiva não for emitida dentro do prazo de 60 dias pelos municípios, chamando de “silêncio positivo”.

Foto: Agência Senado

O PL 8.518/17 foi apresentado pelo deputado Vitor Lippi e altera a Lei Geral das Antenas, que já prevê o prazo de 60 dias para a decisão definitiva da licença. No entanto, segundo o deputado, era de dois anos o prazo médio para a emissão de licenças.

Com a proposta, que agora será enviada para apreciação do Senado Federal, haverá maior facilidade para o licenciamento das antenas, mas isto não quer dizer que as empresas de telecomunicações estarão isentas de seguir as regras municipais de ocupação do solo.

Elas devem solicitar o licenciamento conforme as exigências da legislação local, estadual e federal para que atenda ao silêncio positivo. Se ao pedir o licenciamento e passar o período de 60 dias sem respostas, a operadora pode instalar o equipamento sem risco de multas. No entanto, se a prefeitura identificar irregularidades em fiscalização, ela poderá ser atuada da mesma forma, mas não por falta da licença.

A aprovação do Projeto de Lei do silêncio positivo era aguardada pelo segmento, que festejou a novidade. De acordo com o presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, “o PL do silêncio positivo é um passo importante para a chegada do 5G no Brasil. O PL 8518/17 ajudará a solucionar gargalos em cidades que ainda têm leis de antenas desatualizadas e em desacordo com a Lei Geral das Antenas”.

Ele explica que atualmente o tempo médio de licenciamento é de seis meses, sendo que em algumas cidades esse prazo chega a um ano, algo que incompatível com o 5G. O executivo ainda afirma que com esse licenciamento rápido, facilita a chegada da nova tecnologia.

“Um licenciamento rápido e eficiente para instalação de antenas é essencial para a chegada do 5G, que exige de 5 a 10 vezes mais antenas que o 4G. O licenciamento facilitado também é importante para ampliar a cobertura em regiões periféricas das cidades e garantir que os benefícios da conectividade cheguem a mais pessoas. Assim o setor de telecom como um todo aguarda a rápida tramitação do projeto no Senado”.

Desistência da Neko afeta o dinheiro para a obrigação de conexão nas escolas

A desistência da Neko Serviços de Comunicações Entretenimento e Educação Ltda ao espectro da faixa de frequência de 26 GHz comprada no leilão do 5G deve afetar o montante do dinheiro arrecadado na licitação para o atendimento das obrigações nas escolas, uma vez que a obrigação imposta é levar internet fixa para as unidades escolares públicas brasileiras.

Mesmo a Neko não comentando o caso, pois o processo ainda está em tramitação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e teoricamente sob sigilo regulamentar, de acordo com advogados ouvidos pelo Tele.Síntese, a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) assegura o ato de renúncia de uma frequência de forma unilateral. Ou seja, a empresa pode a qualquer momento devolver a posse do espectro e “sem frequência, não há obrigações”, disse um jurista.

Com as conhecidas condições para que o pedido de desistência seja aceito, a Anatel afirma que o processo só será concluído após a palavra final do Conselho Diretor da agência. A princípio, a Neko deve pagar os 10% do valor do seu lado ofertado pela desistência.

A desistência da Neko preocupa, por causa da viabilidade da tecnologia de banda larga fixa, a FWA, no Brasil. Não há outro lugar no mundo que faça uso intensivo da tecnologia, embora os Estados Unidos apostem nela na oferta de banda larga via a T-Mobile. Segundo alguns executivos, no Brasil, a fibra óptica está muito barata, o que possibilita o uso dessa solução 5G.

A Neko arrematou 200 MHz da frequência de 26 Hz na região de São Paulo por R$ 8,49 bilhões, com ágio de 49,99% referente ao preço mínimo estabelecido pela Anatel. Com a frequência, a empresa tinha que depositar o montante igual a nove vezes o valor do espectro para o fundo que seria para a conexão nas escolas. Esse fundo, que está sendo gerido pela EACE (empresa Administradora dos Compromissos de Educação) é que deverá ter os propalados R$ 3,1 bilhões para levar a banda larga às escolas.

Se não fosse pela desistência, a empresa deveria ter feito o primeiro depósito no valor de R$ 53,78 milhões para o fundo em abril deste ano, mas a Neko não depositou.

Oi adia divulgação de resultados do 1º trimestre

Em um comunicado divulgado na noite desta terça-feira (10), a Oi revelou que irá adiar a divulgação dos resultados do primeiro trimestre que aconteceria no dia 12 de maio para o dia 21 de junho.

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Foto: Reprodução Internet

A empresa disse que precisa de “mais tempo para a conclusão dos trabalhos de elaboração do Formulário de Informações Trimestrais (ITR) referentes a 31 de março de 2022”, e comunicou a alteração da data da divulgação do referido ITR, do dia 12 de maio de 2022 para o dia 21 de junho de 2022, “de modo a garantir a divulgação de informações precisas, consistentes e completas aos acionistas e ao mercado”.

No comunicado, a operadora ressaltou ainda a necessidade de “obtenção de pareceres dos auditores independentes para as demonstrações financeiras das três SPEs que integram a UPI Ativos Móveis; bem como os impactos da venda da UPI Ativos Móveis, da venda do controle da UPI InfraCo nos trabalhos de elaboração das demonstrações financeiras da companhia, e, consequentemente, no parecer dos auditores independentes”.

Neste ano, a Oi adiou a divulgação de resultados do quarto trimestre de 2021 duas vezes, alegando “complexidade dos trabalhos de segregação de ativos nas três SPEs que integram a UPI Ativos Móveis, incluindo a necessidade de elaboração de suas demonstrações financeiras”.

A Oi disse que o adiamento da divulgação de resultados do 1º trimestre é uma consequência dos dois adiamentos que aconteceram este ano.

Apple descontinuará o iPod após 21 anos

A Apple descontinuou o iPod mais de 20 anos após seu lançamento. A iteração mais recente do player de música, o iPod Touch, não é atualizada desde 2019, e muitos de seus recursos já estão disponíveis em outros produtos.

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A Apple disse que continuará a vender o Touch, a única geração do iPod ainda à venda, “enquanto durarem os estoques”.

O iPod foi lançado em 2001 e foi o primeiro MP3 player capaz de armazenar 1.000 músicas. Além do Touch, as versões incluíam o iPod mini, o iPod Nano e o iPod Shuffle.

Em 2011, a Apple detinha 70% do mercado global de MP3 players e, até hoje, mais de 400 milhões de iPods foram vendidos.

A empresa parou de vender o Nano e o Shuffle, seus últimos tocadores de música independentes, em 2017, e especialistas do setor previram há muito tempo que o Touch seguiria, dada a prevalência do iPhone e outros smartphones que podem ser usados ​​para ouvir música.

Versões posteriores do Touch cada vez mais se assemelhavam a smartphones, permitindo aos usuários tirar fotos, enviar e-mails e fazer videochamadas.

Em um comunicado anunciando a descontinuação, Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, disse que o “espírito do iPod vive”.

“A música sempre fez parte do nosso núcleo na Apple, e trazê-la para centenas de milhões de usuários da mesma forma que o iPod impactou mais do que apenas a indústria da música – também redefiniu como a música é descoberta, ouvida e compartilhada”, ele disse.

Em 20 anos, existiram vários modelos, alguns dos quais se destinavam a armazenar mais músicas e outros a serem mais compactos. Havia cinco versões principais do dispositivo:

  • iPod Classic: Os modelos mais famosos receberam seis gerações e até a última versão lançada em 2007 tinha 160 GB de armazenamento;
  • iPod Mini: Lançado como uma versão mais compacta, teve duas gerações, sendo a última lançada em 2005;
  • ipod nano: o aparelho substituiu a versão “mini”, havia sete gerações e a versão mais recente, lançada em 2012, tem tela de 2,5 polegadas e 16 GB de armazenamento;
  • ipod shuffle: A linha tinha quatro gerações, apenas uma sem tela e, como o nome sugere, tocava músicas em modo aleatório;
  • ipod touch: A linha lançada em 2007 foi a primeira com tela sensível ao toque, o que eliminou a necessidade de botões circulares.

Vivo divulga resultados e revela lucro de R$ 750 milhões

Na noite desta terça-feira (10), a Telefônica Brasil S.A. (B3: VIVT3 | NYSE: VIV) divulgou os seus resultados do primeiro trimestre. Foi a maior alta de receita em sete anos para o grupo: 4,6%, para R$ 11,352 bilhões. No entanto, o lucro líquido da operadora recuou 20,4% na comparação anual, para R$ 750 milhões.

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Foto: reprodução Internet

Entre os principais destaques do 1° trimestre de 2022 estão a marca histórica de 100 milhões de acessos totais, com fortes adições líquidas no pós-pago e no FTTH.No segundo trimestre, a Vivo também adquiriu fatia da Oi móvel, o que vai levar os acessos totais para 112 milhões.

A empresa também conquistou o maior crescimento de receita líquida (+4,6% a/a) em 7 anos, impulsionado pela receita de serviço móvel (+5,7% a/a), aparelhos (+10,0% a/a) e desempenho positivo consistente da receita fixa total (+1,9% a/a), com destaque para a receita de FTTH, que cresceu 25,9% a/a.

Além disso, o o EBITDA de R$ 4,5 bilhões (+1,3% a/a) foi beneficiado pelo maior crescimento de receita, mas teve o impacto da mudança de mix nos Custos (+7,0% a/a), relacionado com forte crescimento de receitas de aparelhos e serviços digitais.

O fluxo de caixa livre totaliza R$ 2,5 bilhões (+12,6% a/a) no trimestre, permitindo o investimento contínuo na expansão dos negócios core, assim como o reforço na remuneração ao acionista por meio do Programa de Recompra de Ações (R$ 115 milhões em recompras no 1T22).

Serviços gratuitos de TV aproveitam queda dos streamings para crescer

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À medida que os consumidores lidam com custos de assinatura mais altos e com mais ofertas de vídeo por assinatura do que nunca, empresas no espaço de streaming gratuito e suportado por anúncios (geralmente chamado de FAST, no jargão da indústria) estão aproveitando para crescer.

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Foto: Reprodução Internet

Um bom exemplo é o Pluto TV, de propriedade da Paramount; há também a Tubi, de propriedade da Fox Corp.; a Freevee (antiga IMDb TV), de propriedade da Amazon; o app gratuito do Peacock, de propriedade da NBCUniversal e o Roku Channel, do Roku.

Todos os serviços combinam uma grande variedade de conteúdo licenciado de TV e filmes (em alguns casos das bibliotecas de suas matrizes corporativas) com alguma programação original. E todos se apoiam fortemente na publicidade, na esperança de obter o maior número possível de olhos em uma tentativa de serem os transmissores da era do streaming.

“Nada ajuda a gerar impacto como conteúdo premium exclusivo, especialmente quando cercado por uma experiência de anúncio envolvente”, disse Peter Blacker, parceiro de agência de vice-presidente executivo da NBCU, durante seu discurso para anunciantes na NewFronts.

E há evidências de que os consumidores podem ser receptivos. Tubi diz que atingiu 51 milhões de usuários ativos, enquanto a Pluto TV diz que tem mais de 67,5 milhões de usuários ativos e Roku diz que seu Roku Channel atingiu cerca de 80 milhões até o final de 2021.

A Amazon não divulga os números do Freevee, mas sugeriu em relatórios de ganhos que tem dezenas de milhões de usuários.

De acordo com a Pesquisa de Tendências de Mídia Digital de 2022 da Deloitte, há uma aceitação real para esses serviços por parte dos consumidores, muitos dos quais estão fartos de menus de streaming que continuam a subir de preço ano após ano.

A pesquisa da Deloitte descobriu que 34% dos consumidores dos EUA prefeririam um serviço de streaming gratuito que tivesse 12 minutos de anúncios por hora. Por outro lado, apenas 25% dos consumidores disseram que prefeririam um serviço que custasse US$ 6 por mês, mas tivesse seis minutos de anúncios por hora.

Em outras palavras, o mercado total potencial para serviços FAST pode ser maior do que ofertas de assinatura apoiadas por anúncios, como Hulu ou HBO Max, ou o novo nível apoiado por anúncios que a Netflix está buscando.

“Eles estão confortáveis ​​com [anúncios] desde que sejam relevantes”, diz Jana Arbanas, vice-presidente e líder dos negócios de telecomunicações, mídia e entretenimento da Deloitte nos EUA, em uma entrevista vinculada à pesquisa. “Temos uma gama realmente ampla de necessidades em termos de consumidores e, para que as empresas de streaming mantenham esse engajamento de longo prazo, elas precisam apresentar uma gama de opções.”

E isso nunca foi mais aparente do que durante o IAB NewFronts, onde o streaming gratuito e suportado por anúncios estava na frente e no centro. Na apresentação NewFronts da Peacock, os executivos procuraram diferenciar seu serviço suportado por anúncios, enfatizando o conteúdo “premium” do streamer e as inovações em anúncios, incluindo um novo recurso que permitirá que os profissionais de marketing vejam seus produtos editados diretamente em cenas de novos programas e filmes da NBCUniversal.

A Amazon também promoveu fortemente seu serviço Freevee recentemente renomeado no início de sua apresentação do NewFronts, trazendo a chefe da Amazon Studios, Jennifer Salke, para anunciar o serviço como um “perfeitamente posicionado para continuar seu crescimento ano após ano, assim como o Prime Video” dentro de um pacote lotado. Teatro Koch no Lincoln Center. Executivos da Amazon disseram ao público na apresentação do NewFronts que a lista de conteúdo do Freevee cresceu 70% ano a ano.

“Os programas do Freevee, e agora os filmes originais, são bem produzidos, divertidos e amplamente atraentes, a par do melhor da transmissão a cabo e do streaming pago”, disse Lauren Anderson, co-chefe de conteúdo e programação do Freevee.

O Roku vem dobrando o esforço por conteúdo original para o Roku Channel. Nos últimos meses, a empresa de streaming assinou um contrato de produção de filmes com a Lionsgate, trouxe três programas de namoro sem roteiro e assinou acordos de coprodução para desenvolver sete novos canais de culinária e estilo de vida com celebridades como Martha Stewart e Emeril Lagasse.

Na Pluto TV, as horas de exibição também estão aumentando, crescendo “dois dígitos” ano a ano, de acordo com o mais recente comunicado de resultados da empresa. E os executivos da Paramount o posicionaram como um valor agregado para seu serviço de streaming pago, Paramount +.

“Vale a pena notar que uma das coisas que torna a Pluto TV tão especial é que, em vez de vê-la como estritamente uma alternativa a outros serviços, muitos espectadores a veem como complementar ao streaming linear e pago”, disse BobBakish, presidente e CEO da Paramount Global. disse durante uma teleconferência de resultados em 3 de maio. “Na verdade, 80% dos clientes da Pluto também assinam serviços de streaming pagos.”

Diárias do Facebook do Vivo Easy se tornarão Facebook + Instagram

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A Vivo começou a notificar os seus clientes que haverá alteração nas diárias do Facebook do Vivo Easy. Agora, o combo englobará também o Instagram. A alteração passará a valer a partir do dia 6 de junho.

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Foto: Reprodução Internet

Os clientes da operadora já começaram a receber mensagens de texto com a novidade. Na mensagem está escrito: “Diárias do Facebook do Vivo Easy se tornarão Facebook + Instagram. O que já era bom ficou ainda melhor”.

No Vivo Easy, a diária do Facebook custa R$ 1,49 por dia ou 30 diárias por R$ 14,90. Comprando diárias de app, o usuário economiza deu pacote de dados, já que os apps escolhidos não consomem a internet do plano.

Em janeiro, a Vivo começou a comunicar clientes do Vivo Easy sobre os reajustes de valores que o serviço de roaming internacional terá. Com isso, para aquelas pessoas que costumam viajar para fora do Brasil e precisam utilizar o celular fora da área de origem, o app ficou mais caro.

As mudanças nos valores começaram a valer no dia 7 de fevereiro de 2022. Com os novos preços, o serviço de internet móvel passou a ser R$ 0,19 por megabyte, 9 centavos a mais que o preço antigo que era de R$ 0,10 por megabyte, fazer e receber ligações terá o valor de R$ 2,19 por minuto, um aumento de +1.290.%, em relação ao valor antigo de R$ 0,10 por minuto, enquanto que o SMS será de R$ 0,19 por mensagem, sendo que o valor antigo era de R$ 0,10.

Entre os reajustes do Vivo Easy, a alteração nos valores das ligações é o que mais assusta. No entanto, mesmo assim, continua sendo um valor mais em conta em comparação com o cobrado nos planos controle e pré-pago, onde sai por R$ 2,99 por minuto.

No plano pós-pago, é cobrado um valor de R$ 39,90 por dia de uso em países das Américas e Europa, enquanto que a tarifa fica R$ 59,90 para áreas da África, Ásia e Oceania. Em cada diária, o cliente tem direito a receber ligações ilimitadas, 50 minutos em chamadas locais ou para o Brasil, assim como franquia de internet de até 1 GB, a depender do destino.