Início5GAcabou! Leilão 5G chega ao fim no segundo dia da licitação

Acabou! Leilão 5G chega ao fim no segundo dia da licitação

No 1º dia foram arrematados os lotes da faixa 700 MHz, 3,5 GHz e 2,3 GHz, enquanto que o espectro de 26 GHz ficou para o 2º dia; saiba mais.

Enfrentando vetos e prorrogações, chega ao fim a maior licitação do setor de telecomunicações do Brasil. Realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília, o leilão do 5G durou apenas dois dias e movimentou R$ 46,79 bilhões, de acordo com o órgão. Foram disponibilizadas quatro faixas de frequência, sendo que 700 MHz, 3,5 GHz, 2,3 GHz foram arrematados logo no primeiro dia, enquanto que a faixa 26GHz ficou para ser leiloada nesta sexta-feira, 5.

Os lotes nacionais da faixa de 26 GHZ , com prazo de outorga de 20 anos, foram arrematados pela Claro e Vivo, enquanto que o lote com prazo de outorga de 10 anos ficou com a TIM.

Os lotes regionais foram arrematados pela TIM, Algar Telecom, Neko e Flylink. A TIM arrematou o lote da região Sul, além dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A Algar Telecom e a Flylink ficaram com lotes do triângulo mineiro e localidades de MS, GO e SP. Todos com prazo de outorga de 20 anos.

Os lotes regionais com a autorização de 10 para exploração de faixa ficou da seguinte forma: TIM ficou com o lote da região Sul, além dos estados de SP, RJ, ES e MG e Neko ficou com o estado de SP.


LEIA TAMBÉM:

–> Governo adquiriu mais de R$ 7 bilhões no 1º dia do leilão 5G

–> Saiba o que pode mudar no Brasil com a chegada do 5G

–> Disputa pelo 5G começa hoje; saiba como vai funcionar o leilão

As três faixas de frequências que foram leiloadas antes foram arrematadas pelas seguintes empresas.

  • Faixa de 700 MHz: o espectro foi arrematado pela Winity II Telecom, que deverá implementar 4G em diversas rodovias do país e em outras localidades.
  • Faixa de 3,5 GHz, lotes nacionais: as operadoras Claro, TIM e Telefônica (dona da marca Vivo) arrematam os lotes da principal faixa do leilão 5G.
  • Faixa de 3,5 GHz, lotes regionais: os espectros foram arrematados pela Sercomtel, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Cloud2U e Algar Telecom.
  • Faixa de 2,3 GHz: os lotes foram arrematados pela Claro, Brisanet, Vivo e Algar Telecom.
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários