Nesta quarta-feira (11), o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou a Claro, Vivo e Oi por infração à ordem econômica na licitação dos Correios. As três operadoras formaram um consórcio para participar da licitação em 2015, mas respondiam por mais de 90% do mercado de banda larga no país, causando a redução da competição no certame.
As empresa também se recusaram a contratar e promoveram prática discriminatória de preço, quando solicitadas para fornecer acesso local; oferta de preços superiores aos de outros participantes do mercado para acessos terrestres de mesma velocidade; e propostas de preços finais pelo consórcio formado pelas companhias aos Correios inferiores ao preço cobrado pela Sencinet, nome atual da BT Telecom, para acesso a conexão terrestre. A BT abriu reclamação no Cade, resultando em processo administrativo sancionado.
De acordo com a relatora, a ex-conselheira Paula Azevedo, as operadoras não apresentaram justificativas econômicas válidas para a formação do consórcio, já que poderiam ter participado individualmente da licitação. Para ela, a prática é considerada conduta concertada, afastando concorrentes, e nas condutas anticompetitivas unilaterais, de recusa de contratar e discriminação de preços
“A pergunta que se faz nesse caso é: poderiam as partes terem participado desse consórcio de maneira individual ou esse consórcio teria que ser feito assim, da forma como foi, com a participação das 3 maiores concorrentes?“, disse o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro.
Na análise do Cade, a conduta das operadoras teve “efeitos semelhantes a um cartel”, com ação coordenada. Segundo Cordeiro, “não há intenção desse conselho em tipificar consórcio como ato ilícito”, no entanto tem que esclarecer que parceria entre concorrentes, que juntos formam mais de 90% de mercado, diminui a concorrência.
Foram aplicadas as seguintes multas: Claro pagará R$ 395,2 milhões, Oi foi multada em R$ 266,1 milhões e a Vivo multada em R$ 121,7 milhões, resultando em um total de R$ 783 milhões em multa. O prazo para pagamento das multas é de 30 dias, contando a partir da publicação da decisão. Caso as operadoras não paguem ou atrasem, podem ser penalizadas diariamente em até R$ 100 mil por dia de atraso.
Todos os conselheiros do órgão ressaltaram que a formação de consórcio não é uma prática ilegal, mas recomenda cautela na participação em licitações. “Se os consorciados representem até 20% do mercado, é possível que não impeçam a concorrência, mas a partir desse percentual é preciso investigar”, disse o conselheiro Luis Henrique Braido.
De acordo com o Rastreador Semianual de Serviços de Telecomunicações Internacionais da International Data Corporation (IDC), em 2021, os gastos mundiais com serviços de telecomunicações e de TV por assinatura alcançaram a marca de US$ 1,566 bilhão (cerca de R$ 8,7 bilhões), um aumento de 1,6% ano a ano.
Para este ano, a IDC espera que os gastos mundiais aumentem em 1,4%, atingindo um total de USS 1,588 bilhão, correspondente a R$ 8,19 bilhões. Ano passado, houve uma recuperação rápida da economia global da recessão provocada pelo Covid-19. O ambiente favorável contribui para um crescimento adicional nos gastos no serviço do setor, fazendo com que o valor total do mercado mundial aumentasse um pouco mais rápido do que o previsto.
Segundo o rastreador, esse crescimento se apresentou em todas as regiões globais: as Américas cresceram 1,0 ponto mais rápido; a Ásia/Pacífico cresceu 0,5 ponto percentual; e Europa, Oriente Médio e África (EMEA) cresceu 0,2 ponto percentual mais rápido do que o previsto em outubro de 2021.
Com exceção da TV por assinatura, todos os segmentos de tecnologia apresentaram crescimento. No Brasil, é possível observar que o setor tem pedido espaços para outras plataformas, além de que sem o isolamento da pandemia da Covid-19, as pessoas estão passando mais tempo fora de casa, o que pode ter contribuído para o cancelamento de assinaturas de pacotes de TV.
A IDC prevê um cenário de maior recuperação no mercado mundial de Serviços de Telecomunicações e TV por Assinatura nos anos de 2022 e 2023, segundo previsão de outubro de 2021. No entanto, por causa das novas circunstâncias do mercado, como a inflação acelerada, há uma nova previsão.
Por exemplo, a inflamação, nominalmente, poderá ter impacto positivo no mercado, pois as operadoras aumentarão suas tarifas e o cliente pagará mais e o valor total do mercado crescerá. Entretanto, a inflação também pode gerar uma deterioração do poder de compra dos consumidores e das empresas, resultando em queda na demanda.
Além disso, a pandemia da Covid-19 não terminou. O surgimento de novas variantes do vírus pode provocar impactos adicionais no mercado, assim como os atuais bloqueios na China.
O mesmo vale para o mercado russo que também cairá, pois a demanda local estará sob pressão por causa das sanções internacionais. Por outro lado, o confronto entre a Ucrânia e a Rússia impactará positivamente os mercados de países vizinhos, como Polônia, Eslováquia e Romênia, que passaram a receber um grande número de refugiados ucranianos.
Com o objetivo de contribuir com inovação tecnológica para o ensino no Brasil e no mundo, a Acer marcará presença na BETT Educar 2022. A marca irá apresentar seus produtos em dois estandes, sendo um em parceria com a Microsoft e outro com a Eduinfo. O evento ocorre presencialmente entre os dias 10 e 13 de maio, em São Paulo.
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No estande da Microsoft, os presentes poderão conferir modelos de notebooks com tecnologia de ponta, entre eles opções das linhas Aspire 3 e Aspire 5, inclusive com Windows 11 Pro, perfeito para trabalhos e pesquisas acadêmicas.
Além disso, no estande também estará exposto o modelo TravelMate Spin B3, que possui bateria de longa duração, teclas mecânicas fixas e um conjunto de recursos opcionais, como câmera frontal HDR de 5 MP, acabamento antimicrobiano, conectividade 4G LTE, webcam Full HD e caneta Wacom AES acoplável. A opção é personalizável para ajudar alunos a aproveitarem de forma plena cada aprendizado, seja presencial ou remotamente.
Já no estande da Eduinfo, os participantes do evento poderão conferir o protótipo de uma sala gamer na escola. Modelos da linha Aspire 3, Nitro 5 e Predator Helios 300 exemplificarão como os games podem ajudar na aprendizagem por meio dos equipamentos da Acer. No local, também estarão expostos acessórios para alunos jogadores, como mouses e cadeiras gamers, e ainda modelos de Chromebooks, indicados, principalmente, para o ensino nas séries iniciais por conta da durabilidade e especificações direcionadas.
Cabe destacar que no estande da Eduinfo haverá gameplays com alunos de maneira a mostrar, na prática, como os jogos podem auxiliar na escola. A atração ocorrerá nos dias 12 e 13, das 14 às 17 horas.
“A BETT Educar é uma grande oportunidade de contribuirmos para o avanço do ensino, e a Acer não poderia ficar de fora, considerando que um dos nossos pilares globais é a educação”, frisa Alexandre Morais, Diretor de Vendas da Acer no Brasil. “Neste ano, viemos com uma proposta voltada para a junção da educação e dos games para ajudar alunos e professores, mas também com soluções Microsoft para ajudar durante as aulas à distância, como o reconhecimento de escrita e fórmulas matemáticas ou com o próprio Microsoft Teams, que tem sido fundamental na transmissão de conteúdo nos últimos anos. Nossos planos para a área são auspiciosos e continuaremos trabalhando para sempre contribuir nesse sentido”, destaca Morais.
Serviço:
Bett Educar Brasil 2022
Data: 10 a 13 de maio de 2022.
Horário: das 9 às 19 horas.
Local/Endereço: Transamerica Expo Center (Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo / SP).
A Comissão de Ciência e Tecnologia e Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei que pune a divulgação de crimes na internet. Pela proposta, se autor do crime divulgar a cena, isso será considerado circunstância agravante, e o autor poderá ter a pena aumentada. Se outra pessoa divulgar, poderá ser punida por incitar a violência ou fazer apologia ao crime.
Segundo o texto aprovado, “quem oferecer, transmitir, vender, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive nas redes sociais, fotografia, vídeo ou outro registro de prática de crime violento ou hediondo ou conteúdo que induza à sua prática poderá responder por incitação ao crime, com pena de três a seis meses de detenção e multa”, informou a Câmera dos Deputados.
No caso de apologia ao crime, que também tem pena de até seis meses de detenção ou multa, a pena será aplicada em dobro se for feita por meio de sistemas de internet ou redes sociais.
A proposta também criminaliza a exposição de nome ou identificação de suspeito com a intenção de provocar linchamento da pessoa a quem se atribui o crime.
O texto garante que, em todos os casos, não haverá crime quando a divulgação ocorrer no cumprimento do dever legal em decorrência de atividade policial, de investigação criminal, ou em publicações jornalísticas, científicas, culturais ou acadêmicas. É o chamado excludente de ilicitude.
“O mecanismo proposto pela Comissão de Segurança Pública induzia os provedores de aplicações a manterem vigilância sobre o que era postado por seus usuários”, afirmou Angela Amin. “O mecanismo ora sugerido propõe a atuação desses agentes (provedores de aplicações) após notificação, o que, além de evitar uma vigilância que implique violação da privacidade do usuário, dá confiança ao provedor de que a retirada de conteúdo se dará com segurança jurídica”, completou.
A matéria ainda será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.
Já imaginou não precisar mais colocar senha em tudo que vai acessar na internet? É isso que Apple, Google e Microsoft estão oferecendo, com um anúncio triplo bastante raro de que os três gigantes da tecnologia estão adotando o padrão Fido e inaugurando um futuro sem senha.
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O padrão substitui nomes de usuário e senhas por ‘chaves de acesso’, informações de login armazenadas diretamente no seu dispositivo e carregadas apenas no site quando combinadas com autenticação biométrica, como selfie ou impressão digital.
Os usuários farão login por meio da mesma ação que realizam várias vezes ao dia para desbloquear seus dispositivos, como uma simples verificação de impressão digital ou rosto ou um PIN do dispositivo. Essa nova abordagem protege contra phishing e o login será radicalmente mais seguro quando comparado a senhas e tecnologias multifatoriais herdadas, como senhas de uso único enviadas por SMS.
As três empresas lançarão o suporte Fido “ao longo do próximo ano”. O padrão Fido2 já é público, e algumas empresas já o suportam, principalmente para autenticação interna. Mas há muito falta ao padrão o passo final necessário para a onipresença: facilitar o início.
É disso que trata este último anúncio. Com a ajuda dos proprietários da plataforma, os usuários poderão sincronizar suas “senhas” Fido, sem precisar fazer login em cada novo dispositivo. Isso leva de um serviço que é uma boa adição às senhas, para um que pode ser totalmente usado para substituí-las.
A facilidade de uso é apenas parte do motivo da troca. As senhas, protegidas com identificação biométrica em seu telefone, são mais rápidas do que inserir senhas manualmente, mas se você usar um gerenciador de senhas (e deve usar um gerenciador de senhas), poderá inserir senhas e fazer login na maioria dos sites com o toque de um botão (sensor de impressão digital) de qualquer maneira.
As senhas são péssimas porque as pessoas criam senhas curtas e fáceis de adivinhar e depois as reutilizam na Internet. Para muitos usuários, quanto mais importante for um site, maior a probabilidade de a senha ser curta e fácil de adivinhar, porque embora você possa tolerar digitar uma senha longa e segura uma ou duas vezes, você não se incomodará em fazê-lo várias vezes.
E as maneiras como tentamos corrigir senhas também são ruins. Os requisitos para adicionar complexidade às senhas, na tentativa de tornar mais difícil quebrá-las pela força bruta, são notoriamente irritantes e frequentemente incapazes de garantir o resultado real que estão buscando: se “P@ssword1” for uma senha válida, mas “ doubloon prorogue tunnel” (para oferecer uma senha gerada aleatoriamente pelo meu gerenciador de senhas agora) não, você acabou de reduzir a segurança da conta de alguém.
A autenticação de dois fatores, que solicita que você vincule um segundo “fator” à sua conta – como um número de telefone que recebe uma mensagem de texto ou outro dispositivo, que você usa para aprovar o login – tem seus próprios problemas. As formas mais populares de autenticação de dois fatores envolvem o uso de senhas de uso único, enviadas por mensagem de texto ou geradas por um aplicativo em seu telefone ou computador. E essas senhas de uso único são tão abertas a phishing quanto uma senha convencional, embora com uma data de validade mais curta se forem roubadas com sucesso.
Se o Fido decolar, o mundo deve ficar um pouco mais seguro, um pouco menos frustrante e um pouco mais fácil de percorrer.
O Google anunciou o Android 13, sua próxima grande atualização de software, hoj, na I/O 2022. Ao contrário do lançamento discreto do Android 12L no início deste ano, este vem com algo para todos – usuários de telefones, relógios e tablets. Assim como no Android 12, o Google continua com o foco em privacidade e segurança, enquanto adiciona mais opções de personalização ao seu sistema de temas Material You.
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Para começar, o Material You está mais uma vez assumindo a liderança, com o Google destacando a personalização aprimorada. Você verá muito mais opções de cores do que antes ao criar um tema para seu telefone, e o Google diz que mais aplicativos poderão aproveitar o recurso de ícones temáticos do Material You.
O Google também aumentará a privacidade do Android 12, incluindo exigir que os aplicativos solicitem permissão antes de enviar notificações, limpando automaticamente o histórico da área de transferência e incluindo uma nova página de segurança e privacidade que permite ver rapidamente o quão seguro seu telefone está.
O Android 13 também está ficando muito melhor para dispositivos de tela maior. O Google começou esse trabalho com o Android 12L e continua com o Android 13. Agora há suporte integrado para arrastar e soltar para aplicativos selecionados, uma barra de tarefas mais flexível e uma tela dividida intuitiva por meio de pares de aplicativos.
O Google também está cuidando de seu problema de aplicativos, atualizando mais de 20 de seus aplicativos do Google para suportar telas maiores. Espera-se que os aplicativos do Facebook, TikTok, Canva e outros venham nos próximos meses.
O Google também apresentou o novo Google Wallet, uma atualização para o aplicativo Google Pay que o torna muito mais parecido com o Apple Wallet, adicionando suporte para carteiras de motorista, carteiras de estudante e muito mais. É bom ver o Google buscá-lo e atualizar seu aplicativo Pay atualmente sem brilho. A empresa diz que este novo aplicativo chegará a dispositivos Android em todo o mundo nas próximas semanas.
Com os sistemas operacionais móveis tão maduros quanto agora, não é uma atualização muito grande. Muito disso simplesmente se baseia e evolui no que o Google já começou a trabalhar com o Android 12.
O Android 13 será lançado neste verão primeiro para os Pixels do Google. Marcas como OnePlus, Realme e Oppo já estão trabalhando para testar sua prévia do desenvolvedor.
Pixel 6a
O Pixel 6a é o novo telefone Android menor e de médio porte do Google, custando a partir de £ 399 (US $ 449 / A $ 749), enviado em 28 de julho. Ele tem uma tela de 6,1 polegadas e o mesmo corpo de alumínio reciclado, cores de dois tons e barra de câmera na parte traseira dos telefones de última geração da empresa.
Ele possui o processador Tensor topo de linha do Google, 5G e o chip de segurança Titan M2 do Pixel 6, com 6 GB de memória e 128 GB de armazenamento. Ele será suportado com atualizações de software por pelo menos cinco anos, tornando-o um dos telefones Android mais duradouros.
O 6a tem um par de câmeras de 12 megapixels largas e ultra largas na parte traseira, que suportam o mesmo tom de pele aprimorado e recursos de borracha mágica dos principais modelos do Google.
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O Google anunciou seus primeiros fones de ouvido Bluetooth com cancelamento de ruído, chamados Pixel Buds Pro, que serão lançados em 28 de julho custando £ 179 (US $ 199 / A $ 299).
Os fones de ouvido usam chips, algoritmos e alto-falantes projetados pelo Google, competindo diretamente com o AirPods Pro, mais caro da Apple. Eles têm resistência ao suor IPX4 e os mesmos recursos inteligentes dos fones de ouvido anteriores do Google, como assistente de voz viva-voz, instruções de caminhada e capacidade de tradução instantânea.
O Buds Pro pode se conectar a dois dispositivos Bluetooth ao mesmo tempo, como um telefone para chamadas e um laptop para música, incluindo iPhones, Macs e PCs. Eles duram até sete horas com cancelamento de ruído e até 20 horas com o estojo de carregamento.
O Google exibiu seu primeiro smartwatch WearOS de marca própria, chamado Pixel Watch, que será lançado no outono. Tem um design redondo e abobadado, é feito de aço inoxidável reciclado e possui conectividade 4G opcional. Possui vários aplicativos e serviços do Google, incluindo o Assistente, o Maps and Pay e a Play Store para aplicativos de terceiros.
Ele também contará com um conjunto de serviços de saúde e rastreamento de atividades Fitbit, após a compra da empresa pelo Google, concluída no ano passado. O relógio funcionará com a maioria dos telefones Android, não apenas Pixels.
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O Google revelou seus próximos principais smartphones Pixel 7 e 7 Pro para o final deste ano. Eles apresentarão corpos de alumínio e vidro polidos premium e o processador Tensor de próxima geração da empresa, enviado com o Android 13 no outono.
O Google também anunciou sua intenção de voltar a fabricar tablets Android em 2023 como companheiros de seus telefones Pixel. O Pixel Tablet premium terá o chip Tensor do Google e aproveitará o Android 13 com adições para melhor multitarefa em tela dividida e uso de espaço em tablets, incluindo atualizações para 20 aplicativos do Google, com aplicativos de terceiros como TikTok, Zoom, Facebook e outros ganhando novos designs otimizados para tablets.
The next generation of Pixel phones is on the horizon. Here’s a first look at the Pixel 7 and Pixel 7 Pro — equipped with a new generation of Google Tensor and a sleek design. Coming this fall. #GoogleIOpic.twitter.com/WMysJv1lZP
De acordo com o jornal americano The New York Times, a direção da gigante do streaming Netflix informou a seus funcionários que estabeleceu como meta lançar um plano mais barato com comerciais até o fim de 2022. Apenas duas semanas atrás, o co-CEO da empresa, Reed Hastings, revelou que estava avaliando essa opção, mas enfatizou que não estava pensando nisso no curto prazo.
Na nota interna enviada pelos diretores, eles explicaram que várias plataformas de streaming já estão oferecendo planos com publicidade. “Por uma boa razão, as pessoas querem opções com preços mais baixos”, disseram eles. Além disso, eles enfatizaram que o projeto seria “rápido e ambicioso”.
A notificação aos funcionários também se referia à luta contra contas emprestadas e compartilhadas, uma batalha que a Netflix iniciou com moderação há mais de um ano e que começou a acelerar no início deste 2022 quando no Chile, Costa Rica e Peru implantou um piloto de testes.
Os diretores destacaram que, coincidindo com o momento do plano com anúncios, eles começarão a reprimir o compartilhamento de senhas.
EM QUEDA
Netflix perdeu 200.000 assinantes no primeiro trimestre e espera perder outros 2 milhões no atual segundo trimestre.
Em janeiro, a Netflix informou que tinha 221,84 milhões de assinantes no final de 2021. Durante o período de três meses encerrado em 31 de março, período que incluiu as estreias da segunda temporada de “Bridgerton” e “The Adam Project”, a Netflix diz que o total caiu para 221,64 milhões de inscritos.
O serviço de streaming previu anteriormente 2,5 milhões de adições líquidas pagas no primeiro trimestre, enquanto analistas de Wall Street esperavam que a Netflix adicionasse 2,8 milhões de novos assinantes em todo o mundo no primeiro trimestre, contra 3,98 milhões no mesmo período do ano anterior, segundo a FactSet. Portanto, a expectativa de que teria um desempenho ruim em comparação com os trimestres anteriores era certa – o fato de ter perdido substitutos é bastante chocante.
A V.tal irá apresentar para os provedores de internet que estiverem na ExpoISP em Olinda-PE, especialmente os do Nordeste, como suas soluções de rede neutra podem alavancar os seus negócios ao conseguirem expandir a oferta de serviços de internet de alta velocidade para outras cidades e até estados rapidamente.
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A V.tal estará presente com estande no ExpoISP Olinda, que acontecerá entre 11 e 13 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
A principal vantagem de uma rede neutra para os provedores de internet e operadoras é que não precisarão investir na construção e manutenção de uma rede para ofertar serviços de internet de ultra velocidade. Eles podem alugar a rede da V.tal de FTTH (Fiber To The Home), que leva a internet de fibra ótica até dentro da casa do cliente final e investir mais no atendimento e no desenvolvimento de novas soluções.
“Além da possibilidade de ampliar as cidades e bairros onde oferecem internet banda larga, os provedores, pequenos ou grandes, conseguem iniciar suas vendas em muito pouco tempo, aumentando seu faturamento, inclusive em localidades onde haja grandes empresas, porque a rede, sendo neutra, é aberta e compartilhada com todos. A V.tal com seu modelo de rede neutra vai contribuir com a massificação de internet de alta velocidade em todo o país”, explica Rafael Marquez, diretor de Marketing da V.tal.
A rede neutra de cabos de fibra óptica da V.tal também será estratégica para a implantação da tecnologia 5G na telefonia móvel. Isto porque a nova tecnologia vem acompanhada de uma grande demanda de fluxos de dados em alta velocidade que, por sua vez, exige o suporte de uma rede robusta de fibra ótica para sustentar o tráfego.
Além disso, a nova tecnologia demandará de 5 a 10 vezes mais antenas das operadoras nacionais que precisarão de uma infraestrutura de fibra ótica para conectar essas antenas com a solução de conectividade FTTTower (sigla que significa fibra até as torres, ou antenas móveis) da V.tal.
Com a sua extensa infraestrutura de rede neutra presente em mais de 2.300 cidades em todo o País, a V.tal também oferece no mercado de atacado soluções de conectividade em IP, de link dedicado para transporte de dados e formação de redes VPN.
Residências com internet no Nordeste
A V.tal oferece o seu serviço de FTTH (Fiber To The Home) a 7 provedores regionais na região Nordeste. Ao todo, a empresa possui mais de 3 milhões de residências com o serviço de internet por fibra ótica disponível para contratação por provedores de internet e operadoras em 47 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Piauí.
Em Pernambuco, são mais de 500 mil residências com o serviço de internet por fibra ótica disponível para contratação distribuídos pelas cidades de Recife, Olinda, Paulista, Caruaru, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Goiana e Cabo de Santo Agostinho.
“Os provedores das cidades pequenas e médias serão muito beneficiados com a rede neutra de fibra óptica da V.tal, o que significa que as pessoas que vivem nessas localidades também serão. Com mais empresas oferecendo acesso à internet de ultra velocidade em mais cidades, aumentam as oportunidades de emprego e geração de renda, além de acesso à educação, trabalho e lazer”, conclui Marquez.
A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, iniciou seu projeto de expansão orgânica no varejo por Araxá, em Minas Gerais, depois o novo modelo será escalado para outras localidades. Para isso, a companhia investiu na construção de uma rede de mais de 100 km de fibra óptica, o que irá atingir inicialmente cerca de 70% dos clientes-alvo.
Essa é a primeira iniciativa B2C da empresa fora da sua área original de concessão com rede e operação própria, que é composta por 87 municípios nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Marco de Jesus, vice-presidente de negócios varejo da Algar Telecom, explica que
“Queremos explorar o crescimento nacional no B2C como uma oportunidade de melhor aproveitamento da infraestrutura que já temos disponível aliada à grande demanda de conectividade em fibra no país. Para isso, temos algumas possibilidades: crescimento orgânico, inorgânico, franquias ou redes neutras. Essas frentes irão coexistir e se complementar em nossa estratégia. Nosso backbone já passa por 16 estados e 600 municípios, o que mostra o tamanho do potencial, mas a prioridade neste primeiro momento estará nas regiões Sul e Sudeste”.
Araxá foi escolhida pela empresa por ter uma alta penetração de banda larga, além de ser uma cidade próxima a área da concessão e ter um perfil demográfico semelhante a outros potenciais municípios para futuras expansões.
Outro fato levado em consideração foi que a cidade já possui operação de telefonia móvel da Algar, representando a possibilidade de pacotes com serviços fixos e móveis, o que ainda não está disponível na área. Além disso, a empresa também atenderá os clientes do segmento B2B da cidade, trazendo ganhos pelo conhecimento prévio da marca.
De acordo com a Algar Telecom, a estratégia de entrada da empresa na cidade será uma oferta de lançamento de 600 Mega por R$ 39,90 por três meses, com o primeiro mês grátis e sem fidelidade. Embora o portfólio da companhia esteja disponível para os consumidores da região, o foco inicial será na venda da banda larga por fibra óptica.
Os interessados nos serviços da provedora poderão fazer a contratação tanto no ponto de presença físico (nova loja credenciada) quanto via canais digitais, assim como pelas vendas que são realizadas porta a porta.
“Não queremos ser apenas mais uma operadora na região. Nossa proposta de valor é oferecer uma rede nova e atendimento próximo. Queremos mostrar que temos um olhar fim a fim para a jornada do cliente”, conclui o executivo.
Todos os brasileiros sofrem com um dos grandes problemas no Brasil, a criminalidade. Um desses problemas envolve o roubo e furto de smartphones, especialmente aquelas que dependem do transporte público, uma vez que assaltos em ônibus ocorrem todos dias em todo o país.
Com a digitalização de serviços com os aplicativos de bancos, os consumidores precisam registrar seus dados pessoais nos smartphones e isso é um prato cheio para os criminosos, que podem ter acesso a essas informações quando furtam ou roubam um dispositivo.
Por causa desse medo, muitos consumidores estão buscando soluções como comprar um aparelho secundário para registrar seus dados bancários, cujo celular ficaria em casa, sendo uma maneira de preservar o acesso aos aplicativos que envolvem dinheiro. É um fenômeno que tem sido notado pela fabricante Xiaomi que observou um aumento na quantidade dos clientes que estão buscando em suas lojas o “celular do Pix”.
De acordo com o gerente de operação brasileira da Xiaomi, Luciano Barbosa, os consumidores estão buscando por modelos com ficha intermediária e preços mais acessíveis. Com isso, é possível retirar aplicativos de bancos do celular de uso cotidiano, aquele que fica com o dono diariamente. “Este celular secundário é escolhido para ficar na gaveta”, segundo Barbosa.
No entanto, Barbosa aconselha que os usuários da marca façam uso dos recursos de segurança de fábrica que vem nos smartphones. Por exemplo, a interface MIUI permite a criação de um ambiente seguro onde exige uma senha extra ou biométrico de impressões digitais para liberar o acesso aos aplicativos selecionados pelo usuário. Com isso, é possível dificultar o acesso a esses app bancários. “É injusto ter que comprar outro celular só para fazer Pix”, declara o executivo.
Embora tal ação dos consumidores possa contribuir para o crescimento das vendas da Xiaomi, o gerente de marketing, Thiago Araripe afirma que não é interesse para a Xiaomi se aproveitar e “capitalizar” em cima deste problema.
Ele também disse que a fabricante reforçou sua presença nas redes sociais para orientar o cliente como aproveitar os recursos de segurança dos produtos da Xiaomi. Hoje em dia, a marca tem presença física em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.