23/05/2022

Claro é líder no número de acessos de banda larga fixa no 1T22

Segundo dados da Anatel, o segmento encerrou o terceiro mês de deste ano com 40,8 milhões de acessos; saiba detalhes.

De acordo com dados do mercado brasileiro de banda larga fixa em março divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o segmento teve alta na base de clientes em todos os grupos de capital aberto, com exceção da Oi, que mesmo assim cresceu no setor de fibra óptica.

Na base total, a Claro contabilizou 9,754 milhões de acesso, seguida da Vivo com 6,331 milhões, Oi com 5,145 milhões, Brisanet com 909 mil, Algar Telecom com 760 mil, TIM com 696 mil, Desktop com 667 mil e Unifique com 511 mil.

O Brasil terminou o terceiro mês deste ano com 40,8 milhões de acessos de banda larga ativos, segundo as estatísticas. No entanto, vale ressaltar que o números estão sujeitos a alteração, uma vez que há problemas no reporte dos dados por parte de alguma prestadoras de pequeno porte.

Isso é possível verificar nos dados da provedora Vero, onde possui 595,987 mil acessos registrados pela Anatel. No entanto, de acordo com a empresa, por possuir algumas outras empresas com CNPJ, os dados de acessos acabam não sendo refletidos. A Vero afirma que no mês de março, no total, obteve 647,501 mil acessos.

Na Oi, foi registrado um saldo líquido positivo de 156,5 mil assente na fibra óptica, embora tenha adicionado líquidas negativas no trimestre. Em março, foram 60,3 mil ativações do tipo, o que acelerou o ritmo em relação ao mês anterior.

Somente a Vivo apresentou um roll-out de fibra mais intenso, sendo que foram 229 mil clientes que contrataram ou migraram para a empresa no trimestre, somando uma base FTTH de 4,8 milhões, contra a Oi com 3,8 milhões.

A Claro apresentou uma volta do crescimento na sua base de banda larga fixa durante este ano. Curiosamente, as 22,5 mil adições líquidas registradas no sistema da Anatel são diferentes das cerca de 14 mil contabilizadas nesta semana pelo grupo. Na fibra, a empresa somou 48 mil novos acessos no primeiro trimestre e já conta com uma base de 971 mil assinantes.

A Brisanet e a Desktop se destacaram entre algumas das provedoras que reportam seus dados à Anatel de forma consolidada, pois ativaram 66 mil e 55 mil novos clientes, respectivamente. Assim como a Unifique que somou mais de 34 mil.

A Algar Telecom fechou o trimestre com adições líquidas em 13 mil, e TIM com 4,5 mil. Todas aconteceram no terceiro mês do ano, depois de alguns meses com a base praticamente parada.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários