17/04/2024

Amazon Web Services abrigará core de rede 5G da Vivo no Brasil

Operadora usará a AWS para automatizar a implementação, gerenciamento e operação das funções de rede em contêineres do serviço.

Nesta terça-feira (10), o braço da Amazon para o mercado de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS) anunciou que foi selecionada pela Vivo para integrar o core (núcleo) da rede 5G que está em implementação no país. O núcleo 5G da operadora funcionará em nuvem, em um ambiente híbrido entre a infraestrutura da tele e soluções AWS Outposts.

Em comunicado distribuído pela AWS, Elmo Matos, diretor de planejamento da Vivo, afirmou que a solução da Amazon foi escolhida por ser a mais avançada em soluções de infraestrutura e ter uma tecnologia madura e confiável.

“Analisamos e testamos o que há de mais avançado em soluções de infraestrutura de nuvem híbrida no mercado e selecionamos a AWS por sua tecnologia de nuvem madura e confiável, além do compromisso da AWS de implementar os recursos necessários para que possamos desenvolver e operar workloads de rede. Essa parceria contribuirá para nossa estratégia de construção de um novo modelo operacional para redes nativas na nuvem”.

Com a parceria entre as duas empresas, a Vivo irá usar as soluções de telecomunicação da Amazon Web Services para automatizar a implementação, gerenciamento e operação das funções de rede em contêineres do serviço. O uso de serviços gerenciados nativos em nuvem da AWS contribuirá para a redução do “time to market”, de novos serviços de valor agregado em 5G, como fatiamento de rede e edge computing.

Também em comunicado, Jan Hofmeyr, VP de edge cloud da AWS, disse que “Ao construir seu core de rede 5G no AWS Outposts, a Vivo lidera e indica o caminho de adoção da infraestrutura nativa de nuvem para toda a indústria“.

O que é AWS Outposts

Trata-se de uma solução que habilita computação, armazenamento, banco de dados e outros serviços em ambientes “on premise”. Ou seja, na prática, leva a infraestrutura nativa de cloud computing e os modelos operacionais da AWS para praticamente qualquer data center. Isso possibilita que os clientes da Vivo usem as mesmas APIs, painel de controle, ferramentas e hardware da AWS, fornecendo uma experiência híbrida.

A Vivo está investindo para fornecer um serviço 5G de excelência para os clientes. Na semana passada, a operadora informou que a Nokia será uma das fornecedoras para core de rede 5G.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários