26/04/2024

Vivo pretende expandir compartilhamento de rede de acesso com a TIM

Acordo entre Vivo e TIM prevê o desligamento de 2G em municípios, assim como a ampliação do compartilhamento de rede de acesso.

O acordo de compartilhamento de rede de acesso (RAH sharing) entre a Vivo e a TIM tem avançado cada vez mais. A Vivo já está planejando fazer uma expansão do modelo para a rede 4G em cidades maiores e até para a tecnologia 5G.

Vivo TIM Ran Sharing

RAN Sharing se trata do recurso técnico usado por duas ou mais operadoras de telefonia para compartilhar determinados recursos.

No final do terceiro trimestre, ambas empresas compartilhavam 4G em 716 municípios, sendo que a Vivo e a TIM atendiam áreas de sombra uma da outra. O modelo de rede única (single grid), que é mais complexo, teve piloto em cidades finalizadas e há a pretensão de ser expandida após resultados satisfatórios.

O interesse da Vivo é iniciar a implementação da rede única em mais 100 cidades para cada parceria ainda neste ano, com horizonte de 1,6 mil municípios compartilhando a rede 3G e 4G no futuro. Esses dados foram informados por Christian Gebara, CEO da operadora, na última quinta-feira (28).

LEIA TAMBÉM:

–> Vivo lança campanha direcionada ao Nordeste

–> Vivo, Claro e TIM terão mais concorrência após leilão 5G

–> TIM reúne 40 empresas dispostas a empregar mulheres com exclusividade

“Todas essas iniciativas trarão economias de capex e opex para ambas as empresas. Não damos cifras, mas estamos otimistas inclusive sobre abrir algumas frentes para o futuro, não só em cidades maiores com o 4G, mas também considerando o 5G como uma oportunidade daqui para frente”, afirmou Gebara.

O acordo entre a Vivo e a TIM vai além do compartilhamento de rede de acesso, pois ambas acordaram o desligamento do 2G em municípios em que as duas operam, sendo que a companhia que desativar a rede em cada praça, deverá utilizar a rede da empresa parceira a partir do ano que vem.

8 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários