23/04/2024

Android 14 do Google pode vir com conexão via satélite

Conectividade via satélite está sendo analisada como uma opção para acesso à internet em locais inóspitos, onde não há conexão disponível.

O Android 13 mal chegou no mercado e o Google já está trabalhando na próxima geração. No entanto, essa versão pode vir com uma grande novidade: conexão via satélite. De acordo com o vice-presidente do Google para Android, Chrome, Chrome OS, Google Play e Google Fotos, Hiroshi Lockheimer, em uma postagem no Twitter, o sistema virá com conectividade por satélite.

Caso seja realmente concretizado, será algo muito útil para situações de emergência ou para conexões em regiões inóspitas, onde geralmente os smartphones não conseguem encontrar o sinal, seja, 5G, 4G, ou mesmo 3G e Edge. Em seu Twitter, ele falou:“Wild to think about user experiences for phones that can connect to satellites. When we launched G1 in ’08 it was a stretch to get 3G + Wifi working. Now we’re designing for satellites. Cool! Excited to support our partners in enabling all of this in the next version of Android!

Traduzindo, ele fala que é “é incrível pensar nas experiências de usuários com smartphones que podem se conectar a satélites”. Além disso, fala sobre a evolução das tecnologias de conexão desde que o Android foi lançado.

“Quando lançamos o G1 em 2008, parecia um exagero conseguir que o 3G e o Wi-Fi funcionassem. Agora, estamos criando para satélites. Demais!” Finalmente, Lockheimer disse estar “animado para dar o apoio aos nossos parceiros para disponibilizarem tudo isso na próxima versão do Android!”

Ainda não há informações se esse recurso de conexão via satélite estará disponível no Android 13, nem se é algo exclusivo do Android 14. No entanto, é sabido que será necessário a inclusão de algum hardware dos dispositivos.

Conectividade via Satélite

A Apple também está trabalhando na ideia de lançar seu próprio serviço de conexão por satélite com a linha iPhone 14. Ainda não há confirmação dessa modalidade de conectividade, mas essa informação deverá ser divulgada no lançamento do smartphone que está previsto para acontecer na próxima semana.

Noticiamos que a Starlink e a T-Mobile firmaram acordo e divulgaram que estão entrando nesse mercado. Além disso, afirma que podem ser parceiras do Google e da Apple em seus futuros projetos.

Confira o tweet:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários