17/12/2025
Início Site Página 482

Promoção da Claro e HBO Max levará um cliente para a final da Champions League

A Claro e a HBO Max lançaram nesta quarta-feira (03) a promoção “Juntos na Final”. A ideia é levar um cliente para assistir in loco a final da temporada 2022/202023 da Champions League, que será disputada no dia 10 de junho, em Istambul, na Turquia. O ganhador ainda terá direito de levar um acompanhante.

Além do prêmio principal, os interessados ainda podem concorrer a chances e ganhar prêmios semanais, como TVs de 60 polegadas, smartphones e vouchers de R$ 500, com direito a mais um número da sorte para concorrer à viagem para Istambul. Com isso, os inscritos precisarão participar de um quiz sobre o torneio.

Para participar da promoção “Juntos na Final”, basta se cadastrar no site, preencher as informações e dar o aceite no regulamento. Entretanto, é necessário ser cliente da operadora e da plataforma de streaming junto do plano Claro TV+ ou ter HBO Max combinado com banda larga ou plano móvel e estar registrado no Claro Clube.

Andréia Junqueira, diretora de marketing da Claro, conta que a Uefa Champions League é sinônimo de excelência quando o assunto é futebol. “Quando o assunto é futebol, a Uefa Champions League é sinônimo de excelência na categoria, um espetáculo que homenageia a competitividade, resiliência e criatividade dos jogadores dentro de campo. E a Claro investe para que todos os seus clientes tenham uma experiência incomparável de entretenimento com um futuro mais conectado, produtivo e muito mais divertido”.

A primeira fase da ação promocional será com os sorteios da viagem e mais de 20 prêmios semanais, que irá até o próximo domingo( 07). A Claro irá anunciar os ganhadores no próprio site da promoção no dia 10 de maio. Já a segunda fase do “Juntos na Final”, com mais 25 prêmios semanais, se estenderá até o dia 11 de junho, um dia após a decisão do campeonato.

A HBO Max, assim como a TNT e a TNT Sports, possui os direitos de transmissão da Champions League no Brasil.

Cloud2U questiona acordo entre Winity e Vivo junto ao Cade

A Cloud2U (iez! Telecom), uma das entrantes do mercado móvel brasileiro, enviou sua opinião para o Cade sobre o acordo realizado entre a Winity e a Vivo. Para a empresa, o negócio é ruim para novos competidores, que chegam com espectro médio, mas sem acesso a frequências baixas, de maior alcance. A Cloud2U vai atuar em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, após comprar lote do espectro regional de 3,5 GHz.

Segundo a Cloud2U, o acordo entre a Winity e a Vivo é empecilho para negociações de termos razoáveis para que entrantes acessem a faixa baixa. Por um lado, diz, é quase impossível ter acesso às faixas das grandes operadoras a custo que lhe permita competir; por outro, o acordo firmado entre as duas não é replicável pelas empresas menores.

Além de que, segundo o edital 5G, as operadoras nacionais (TIM, Vivo e Claro), não podem acessar a faixa de 700 MHz licitada. A empresa também explica que com o acordo, a Vivo passa a ter acesso a um espectro que é desejado pelas entrantes em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes do país, fechando o mercado.

Ainda lembra, que a Telefônica pode negociar a contratação de construção de infraestrutura por parte da Winity em volume que nenhum provedor será capaz de fazer, até porque deter toda a infraestrutura não é o modelo de negócio planejado por todas as entrantes.

A Cloud2U ainda diz que seria necessário ignorar os remédios impostos pelo Cade e pela Anatel na compra da Oi Móvel, para conseguir negociar com as grandes. “Tais remédios, contendo valores e determinadas condições pré-definidas, mostram um avanço no sentido de assegurar o acesso às redes”, diz.

“Barreiras operacionais e anticompetitivas ainda estão sendo impostas, como a tentativa de que estas ofertas vigorem pelo prazo mínimo possível (até agosto/2023), quando as novas entrantes sequer deverão ter suas redes operacionais”, afirmando que o cenário ainda está longe de ser positivo para novos entrantes no mercado móvel.

Para a Cloud2U, a Winity nao deveria atuar no varejo, e sim, oferta seus serviço individualmente, “sem condicioná-los à aquisição de outros bens/serviços (como contratação de torres/sites, data centres, dentre outros) e praticar condições isonômicas que devem ser verificadas /auditadas por agentes externos – como a Anatel ou alguma outra entidade / comitê com reconhecida independência / imparcialidade”, sugere.

Apresentando interesse no espectro da Winity e e em qualquer espectro adicional 4G que vier a ser disponibilizado, a empresa diz que não impor regras favorecer a dominância das grandes teles.

Vivo e Claro brigam pela liderança em acessos no 5G; confira os dados

6

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o setor de telefonia celular terminou o mês de março com 251.2 milhões de acessos móveis, representando um crescimento tímido de 0,2% em relação a fevereiro, mas com queda de 2,8% em comparação ao mesmo mês de 2022, que contabilizou 258.2 milhões de acessos.

Desse total, a líder de acessos móveis, considerando todas as tecnologias, foi a Vivo com mais de 98 milhões de números ativos, abocanhando 39,0% do mercado, seguida da Claro, com 82.8 milhões (33,0% de market share) e da TIM Brasil, com 61.7 milhões, com 24,6% de participação de mercado móvel.

Embora a Vivo se mantenha na liderança nos acessos móveis de forma geral, na segmentação para o 5G, a operadora mantém concorrência acirrada com a Claro, que registrou em março 3,1 milhões de acessos 5G, enquanto que a Telefônica somou 3 milhões de acessos. Já a TIM, fica com a lanterna, com 1,95 milhão de acessos ativos, embora tenha demonstrado um crescimento maior do que as demais. No total, foram 8,2 milhões de acessos ativos da rede.

Na contabilização da Anatel, são considerados os acessos 5G nos padrões SA (ofertado no espectro 3,5 GHz, NSA (oferta na faixa do 4G) e DSS, sendo que a rede corresponde por 3,3% do mercado móvel celular, enquanto a quarta geração é a dominante, com 79% do mercado e 197,5 milhões de acessos em março.

No 4G, quem domina o mercado é a Vivo, com 37,5% de market share (74 milhões de acessos), seguida da Claro com 31,6% (62 milhões) e da TIM, com 27,9% (55 milhões). Nessa tecnologia, naturalmente com uma base menor de clientes, as prestadoras de pequeno porte (PPPS), somaram 6,01 milhões de chips.

Quanto a modalidade de cobrança, segundo os dados da Anatel, houve um recuo de 0,26% na base pós-paga, somando 140.1 milhões de linhas, ou 56% do market share total. Enquanto que a base pré-paga cresceu 0,80 no mês, contabilizando 110.9 milhões de acessos ativos.

TIM amplia cobertura 5G para dois novos bairros em Salvador

0

Seguindo a estratégia de expandir sua cobertura 5G em mais áreas de Salvador, a TIM anunciou que ativou a rede em mais dois bairros da capital baiana: Itapuã e Mussurunga. Com isso, a operadora marca presença com a nova tecnologia em 95 bairros.

Segundo a tele, desde o início da implementação do 5G, em meados de 2022, já foram instaladas 4.700 antenas em todo o país, sendo que somente na Bahia, ja estão licenciadas 153 estações em 3,5 GHz, que é faixa exclusiva da rede.

Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste, fala do marco que foi a ativação da quinta geração de internet móvel em Salvador, assim como em todas as capitais do país.

 “Chegamos à capital baiana com presença em 77 bairros, superando em número de antenas três vezes a obrigação mínima estabelecida pela Anatel. Agora, nossa cobertura evoluiu para 95 bairros e continuará crescendo gradativamente, tanto em abrangência quanto na qualidade do serviço. Seguimos com um cronograma de implementação que prevê, inclusive, a ampliação da rede para outras cidades”, afirma Bruno Talento, diretor de Vendas da TIM no Nordeste.

Segundo a TIM, os meses em que a operação do 5G está ativa têm tido avaliações positivas, sendo que cerca de 12% do total do tráfego de dados com cobertura da operadora vem registrando picos superiores a 1Gbps.

A operadora também tem marcado presença em eventos da Bahia, apoiando a cultura no Estado, como o Festival de Verão de Salvador e o Carnaval. Para garantir cobertura de qualidade e suportar o tráfego durante esses dias de festividade, a TIM reforçou a capacidade 5G/4G com a instalação de novas antenas, especialmente em pontos de concentração do Carnaval, sendo 30% dos dados transmitidos na folia foram do 5G.

Bruno Talento completa que o 5G “será um propulsor fundamental para uma grande transformação tecnológica e social, impulsionando negócios e realidades”, e “sua disponibilidade incentivará naturalmente a criação de aplicações que usem suas funcionalidades, assim como aconteceu no surgimento de outras tecnologias”.

HBO Max, Star+, Globoplay e outros: estreias de maio nos streamings

0

Entramos em um novo mês, e como geralmente fazem, os serviços de streamings divulgaram a lista dos novos títulos que farão parte dos seus catálogos de conteúdo em maio. Fizemos uma lista das estreias de filmes, séries, documentários, entre outros, nas principais plataformas atuantes no Brasil. Confira!

Estreias de maio na HBO Max

Destaques

  • Shazam! A Fúria dos Deuses
  • O Pior Vizinho do Mundo
  • Glee: O Preço da Fama
  • Semifinais da UEFA Champions League
  • Os Encanadores da Casa Branca
  • Paulistão Feminino 2023

Filmes

  • A Extorsão
  • Fogo Cruzado
  • Moonfall
  • A Creche do Papai
  • Amor em Grande Estilo
  • A Morte Convida para Dançar
  • Através da Sombra
  • Bingo: O Rei das Manhãs
  • Depois da Terra
  • Muito Louca
  • Sem Reservas
  • SOS Mulheres ao Mar 2
  • Sparkle: O Brilho de uma Estrela
  • Substitutos

Séries

  • Folclore
  • Minha Menina
  • German Genius
  • Soy/Master
  • Two Sides of the Abyss
  • Succession (novos episódios)
  • Amor e Morte (novos episódios)
  • Barry (novos episódios)
  • Bring Back Alice (novos episódios)
  • O Legado (novos episódios)
  • Young Sheldon (novos episódios)
  • Anime e Adult Swim
  • Fired on Mars (novos episódios)
  • Projeto Clonagem (novos episódios)
  • Royal Crackers (novos episódios)

Amazon Prime Video

  • 22 Milhas (03 de maio)
  • Cowboys (03 de maio)
  • Querida Alice (05 de maio)
  • Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (05 de maio)
  • A Infância de Romeu e Julieta (08 de maio)
  • Trancada (10 de maio)
  • Um Filho (10 de maio)
  • O Homem nas Trevas 2 (15 de maio)
  • Fear The Walkind Dead (16 de maio)
  • Terrifier 2 (17 de maio)
  • Jogo Duro (19 de maio)
  • Feridas do passado (24 de maio)
  • Infiltrado (24 de maio)
  • The Gryphon (25 de maio)
  • One Piece Film: Red (26 de maio)
  • Tempestade (26 de maio)

Estreias de maio no Globoplay

  • 08/05 – Barriga de Aluguel (Novela)
  • 15/05 – Guerra dos Sexos (Novela)
  • 22/05 – Esperança (Novela)
  • 05/05 – Transplant: uma Nova Vida – 3ª Temporada (Série)
  • 31/05 – Os Outros – 1ª Temporada (Série)
  • Mães: Amor e Vida – 4ª Temporada (Série)
  • Quantum Leap: Contratempos – 1ª Temporada/Parte 2 (Série)
  • Walker – 3ª Temporada/Parte 2 (Série)
  • 01/05 – As Noivas de Copacabana – Minissérie (Documentários e Especiais)
  • 04/05 – Barítono: Lulu Santos 70 Anos – Show ao vivo às 21h (Documentários e Especiais)
  • Vestidas de Amor – Doc-reality (Documentários e Especiais)
  • Olha o que Ele Fez – Série documental (Documentários e Especiais)

Disney+

Séries

  • A Small Light – 1ª Temporada / Episódios 1 e 2 (02 de maio)
  • Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi – 1ª Temporada (04 de maio)
  • Star Wars: Visions – 2ª Temporada (04 de maio)
  • Muppets e o Caos Elétrico – 1ª Temporada (10 de maio)
  • A Jornada De Jin Wang – 1ª Temporada (24 de maio)
  • Entre Laços – 2ª Temporada (24 de maio)
  • Segredos do Fundo do Mar – 5ª Temporada (24 de maio)
  • Chibiverso – 5ª Temporada (31 de maio)
  • Spidey e Seus Amigos Espetaculares – 2ª Temporada (novos episódios) (18 de maio)
  • Tico e Teco: Vida no Parque – (novos episódios) 2ª Temporada (24 de maio)
  • Ultra Violeta e o Escorpião Negro – (novos episódios) 1ª Temporada (sem data)

Filmes

  • A Cratera (12 de maio)
  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (17 de maio)
  • Motoqueiro Fantasma (19 de maio)

Documentários e especiais

  • Ed Sheeran: A Soma de Tudo – Docussérie (03 de maio)
  • Disney Entre Laços Live! (05 de maio)
  • Missão Para Salvar o Mundo/Wild Life (26 de maio)
  • Nos Bastidores de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (sem data)

Estreias de maio no Star+

  • A Small Light (2 de maio)
  • Psy Summer Swag 2022 (03 de maio)
  • Mayday: temporada 22 (03 de maio)
  • Planners (05 de maio)
  • Four Good Days (3 de maio)
  • Gifted Hands (3 de maio)
  • Taste the Nation: temporada 2 (3 de maio)
  • Dois Tempos (10 de maio)
  • Olhos Atentos (10 de maio)
  • Real Housewives of Atlanta: temporada 14 (10 de maio)
  • Race (10 de maio)
  • S.W.A.T.: temporada 6 (12 de maio)
  • Along Came Polly (12 de maio)
  • Boogie (12 de maio)
  • Brothers By Blood (12 de maio)
  • Velozes e Furiosos 9 (12 de maio)
  • Alasca: Em Busca da Notícia (17 de maio)
  • La Situacíon (17 de maio)
  • Incompatível (17 de maio)
  • White Man Can’t Jump (19 de maio)
  • PUBLICIDADE (19 de maio)
  • Não Estou Morta! (24 de maio)
  • O Culto Secreto (24 de maio)
  • Pacificado (24 de maio)
  • Bel-Air : temporada 2 (24 de maio)
  • Godfather of Harlem: temporada 3 (24 de maio)
  • Ela e Eu (24 de maio)
  • Conexão: Comer, Amar e Matar (24 de maio)
  • Crazy Love (24 de maio)
  • Dr. Romantic (temporada 3) (24 de maio)
  • The Kardashians: temporada 3 (25 de maio)
  • Rita Moreno: Just a Girl Who Decided to Go for It (26 de maio)
  • Aktris (31 de maio)

Estreias de maio na Apple TV+

  • Schmigadoon!: final de temporada (03 de maio)
  • Silo (Silo) (05 de maio)
  • STILL: Ainda Sou Michael J. Fox (12 de maio)
  • Cidade em Chamas (12 de maio)
  • Deserto Selvagem (17 de maio)
  • Planeta Pré-Histórico (22 de maio)
  • Amor Platônico (24 de maio)
  • Finais de temporada

Paramount+

  • De Férias com o Ex Caribe: A Ressaca (18 de maio)
  • Atração Fatal (Já disponível)
  • Thalia’s Mixtape: A Trilha Sonora da Minha Vida (Já disponível)
  • Auto Posto – 2ª temporada (Já disponível)
  • A Roleta da Morte ( 05 de maio)
  • Espíritos Na Escola (14 de maio)
  • A Família Stallone (17 de maio
  • Hellraiser: Renascido do Inferno (25 de maio)
  • As Ginastas (25 de maio)
  • Blue Bloods — Temporadas de 1 a 8 (25 de maio)

Sentiu falta da Netflix? Não a deixamos de lado. Temos dois artigos a parte: um que lista as produções que farão parte da plataforma neste mês de maio e outro contendo os títulos que deixarão o catálogo do serviço também neste mês.

Projeto social do MCom é premiado como melhor inciativa tecnológica

0

Durante o evento EXPOGOV em Brasília, a iniciativa do Ministério das Comunicações, o programa Internet Brasil, executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi premiada como a melhor iniciativa de Tecnologia da Informação (TI) voltada para o cidadão em 2023 pela entidade HDI Brasil. Profissionais que atuam em diferentes órgãos do Governo Federal foram responsáveis pela escolha.

MCom

O objetivo do Internet Brasil é fornecer conectividade e inclusão digital a aproximadamente 700 mil estudantes e suas famílias. Para isso, o programa distribui gratuitamente chips de celular e pacotes de dados para alunos da educação básica da rede pública de ensino que fazem parte de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que é responsabilidade dos gestores públicos criar programas que mudem a realidade de mais de 20 milhões de brasileiros que estão em vulnerabilidade social. 

“Cerca de 20 milhões de brasileiros, que estão em comunidades distantes ou estão em vulnerabilidade social, precisam da nossa atuação enquanto gestores públicos para que levar programas e projetos que mudem a realidade dessas pessoas. O Internet Brasil nos ajuda a promover inclusão digital e social, fazendo com que essa conectividade chegue na vida de cada um deles. Este prêmio só reforça que estamos no caminho certo”.

Durante o evento, o gerente de Soluções e responsável pelo programa do lado da RNP, Hélder Vitorino, expressou a importância do prêmio recebido para a instituição e para a continuidade do programa. 

Ele ressaltou que o prêmio foi dado por profissionais que atuam em outros órgãos do governo e que conhecem as dificuldades e importância de executar projetos desse tipo e o impacto no cidadão. 

Vitorino destacou que o prêmio é mais um reconhecimento de que a RNP está no caminho certo na execução de políticas públicas, em parceria com o MCom. Além disso, o programa conta com a inovação do chip neutro, que não possui vínculo com operadoras, facilitando a troca remotamente, caso necessário. O gerente de Atendimento Integrado da RNP, 

Francisco Júnior, responsável pela apresentação no evento, explicou que o objetivo do programa é levar inclusão digital, conectando as pessoas com seus sonhos e levando inovação. A ideia é conectar essas pessoas com conhecimento, outros serviços e ações sociais do governo, além de fornecer acesso à literatura, informações e educação, contribuindo diretamente para o futuro do Brasil.

Mais sobre o programa 

No mês de abril, o Ministério das Comunicações distribuiu 1.000 chips com pacotes de dados para os estudantes de Campina Grande, na Paraíba. Cada chip tem uma franquia de 20 gigabytes por mês para conexão móvel de banda larga. Até o momento, o investimento total na iniciativa é de aproximadamente R$ 139,5 milhões, com o intuito de democratizar o acesso à internet para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Google TV lançou melhorias com foco na experiência do usuário

0

A Google divulgou as novidades da mais recente atualização do Google TV em sua página de suporte nesta terça-feira (2). Uma das melhorias é o modo hibernar, que entra em ação após 30 dias de inatividade dos aplicativos, liberando espaço de armazenamento no sistema. 

Google TV

A empresa também conseguiu reduzir em até 25% o tamanho dos apps, utilizando o Android App Bundles para Google TV. Além disso, a atualização traz melhorias de desempenho, como um tempo de espera reduzido para ativar o sistema. 

A Google está atenta ao feedback dos usuários para continuar aprimorando a experiência do Google TV. As novidades descritas na página de suporte da empresa incluem a redução no tamanho dos apps e a novidade do modo hibernar, disponível apenas em dispositivos Android S ou superiores.

Com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário com o Google TV, a gigante empresa de tecnologia adotou uma série de medidas visando a redução do tempo de ativação do sistema, bem como diminuir o tempo de resposta entre os cliques no botão do controle remoto e a subsequente resposta. 

Até o momento, contudo, não se tem informação precisa sobre a magnitude da aceleração alcançada pelo Google TV, pois a empresa ainda não disponibilizou dados comparativos a respeito.

Outra melhoria importante adotada pela Google diz respeito à diminuição da duração da animação de carregamento que ocorre quando se reinicia o dispositivo. A boa notícia é que todas essas novidades relacionadas ao desempenho serão implementadas automaticamente, dispensando qualquer nova ação por parte do usuário.

Além disso, a Google também incluiu recentemente cerca de 800 canais gratuitos em seu serviço, o que representa uma unificação de diversas opções de conteúdos, incluindo programas ao vivo da Pluto TV e produções pagas, tais como as disponíveis no Youtube TV. Segundo a empresa, todo esse conteúdo será organizado de forma clara e intuitiva em um guia de fácil acesso na aba Ao Vivo, que estará disponível na tela inicial do sistema.

Smartphone da Motorola inova por ter uma tela expansível

0

A maioria dos smartphones tem tido sempre um visual muito semelhante, apresentando câmera, tela sensível ao toque e formato retangular. No entanto, o novo celular Rizr da Motorola, que possui tela expansível (“rollable”), demonstra que ainda há espaço para inovações no setor.

Motorola

Em seu estado normal, o Rizr é compacto e retraído, o que permite que o celular caiba facilmente na maioria dos bolsos de calças masculinas e até mesmo em bolsas pequenas de ombro para mulheres. A tela se expande quando necessário e essa característica é o que realmente faz o Rizr brilhar. O nome do celular, um trocadilho entre “Razr”, o popular V3 da Motorola, e o verbo “rise”, que significa subir, remete à sua habilidade de se adaptar a diferentes situações.

Para expandir a tela, basta dar dois toques em um botão lateral. O mesmo processo serve para retrair a tela. Um protótipo do aparelho foi avaliado pela equipe do Uol.

Conheça funções do telefone da Motorola

Veja abaixo algumas funções especiais dessa nova proposta da Motorola:

  • Quando o aplicativo do Gmail é aberto e a opção “Escrever” é selecionada, a tela é expandida automaticamente;
  • Quando um vídeo está sendo reproduzido no YouTube e a orientação da tela é alterada de retrato para paisagem, a tela é expandida;
  • Ao dar um toque duplo na tela para expandi-la manualmente enquanto o aplicativo de previsão do tempo está aberto, o Rizr exibe mais informações.
  • É interessante notar que a tela expandida é bastante fina.

Mais detalhes sobre o aparelho diferente 

Uma alternativa ao Rizr que se destaca é a sua câmera. A versão experimentada possui duas câmeras na parte traseira, no entanto, a câmera frontal é uma atração à parte. Ela conta com um módulo oculto que só é revelado quando o modo de selfie é ativado.

Os sensores traseiros dos celulares possuem uma peculiaridade interessante: eles podem ser usados para tirar selfies. Quando o telefone está fechado, uma parte da tela fica na parte de trás, permitindo que ela sirva como um visor para selfies. Isso pode resultar em imagens de melhor qualidade, já que as câmeras traseiras têm um ângulo mais amplo e uma resolução mais alta, o que permite que mais pessoas apareçam na foto.

Lançamento

Embora não haja previsão de lançamento para o Rizr, esse exemplo mostra como novos designs estão sendo considerados para a próxima geração de celulares. Embora os modelos dobráveis ​​estejam disponíveis, eles ainda são caros. No entanto, nos próximos anos, espera-se que haja uma variedade maior de modelos que não sigam o padrão estabelecido pelo primeiro iPhone há 16 anos.

Positivo fornecerá equipamentos para Projeto Aprender Conectado

Na última semana, o Grupo de Acompanhamento de Custeio a Projetos de Conectividade – GAPE, presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, aprovou a assinatura de contrato entre a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas – EACE e a Positivo, para o fornecimento de mais de 620 equipamentos para a fase piloto do Projeto Aprender Conectado, que oferecerá conexão internet banda larga e kits de informática para escolas públicas de todo o Brasil.

A negociação da compra, conduzida pela CEO da EACE, Paula Martins, resultou em uma diferença de 27% entre as propostas (inicial e final) apresentadas pela Positivo. A duração do contrato é de 36 meses com o aluguel e manutenção dos equipamentos, além de atualização de software e substituição do equipamento em caso de falha.

Ao final, estes equipamentos serão adquiridos pela EACE e doados às secretarias de Educação.

“Nosso objetivo é fazer com que os recursos disponíveis para a EACE consigam atender o maior número de estudantes. Foram quatro meses de negociação, mas estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirmou Paula.

A fase piloto do Aprender Conectado contempla dois municípios nas cinco regiões do país, totalizando 177 escolas, e será fornecido um total de 6.241 equipamentos. Serão 287 projetores, 287 telas de projeção, 276 carrinhos para armazenamento e recarga dos equipamentos, 463 notebooks para os professores e 4.928 notebooks educacionais para os alunos.

Até o momento, a fase piloto está em fase de finalização com instalação de infraestrutura necessária para a chegada da internet, com 93% das escolas (162 das 177 unidades) prontas para receber conectividade. A rede interna, que possibilitará tecnologia wi-fi em todo o ambiente escolar, já foi executada em 94% das escolas, 167 de um total de 177.

A etapa final a fase piloto é a entrega dos equipamentos na escolas das seguintes localidades: no Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO), no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE), no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO), na região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ) e na região Sul, Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR).

TIM quer levar conectividade para 16 milhões de hectares no campo

0

De acordo com a TIM, que participa da Agrishow 2023, maior feira agropecuária do país, 14,4 milhões de hectares estão conectados com 4G da operadora. Paulo Humberto Gouvea, Diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, explica que é fundamental automatizar o campo para o crescimento do agronegócio, e no caso da tele, vai além da conectividade.

“Somos líderes na cobertura 4G no campo e temos a maior rede IoT do Brasil, o que nos diferencia e habilita a apoiar a transformação digital das empresas do campo como importantes parceiros de negócios e a inclusão digital da população das áreas rurais”, afirma.

A operadora afirma que em apenas um ano, dobrou a cobertura anunciada na edição anterior do evento, sendo que hoje mais de 1,1 milhão de pessoas, em mais de 500 municípios de 13 estados diferentes, são beneficiadas com a sua cobertura. São mais de 90 mil propriedades rurais cobertas.

A meta da TIM Brasil é alcançar 16 milhões de hectares com o sinal de telefonia 4G até o final do ano, aproximadamente 20% do total de área agricultável do Brasil, que compreende cerca de 80 milhões de hectares.

Na Agrishow 2023, a TIM apresenta uma série de demonstrações e soluções inéditas em seu estande, inclusive com o 5G. Por meio de parceria com as empresas Case IH, PrimeBuilder, Telesul, Nokia, Speedcast, Minaslaser, Highline, SC Caprock, SONDA e IBM, é possível verificar de que forma a conectividade pode ser um diferencial para produtores de diferentes portes, e que buscam habilitar a digitalização de suas propriedades com a maior rede 4G do país.

Vivo na Agrishow

A Vivo fará parte da ConectarAgro, associação formada por entidades do setor agropecuário e de tecnologia para desenvolver projetos de digitalização no campo, onde adicionará sete soluções digitais aos projetos para manejos diferentes em tempo real com foco em automação.

Entre as apostas da operadora para diminuir a exclusão digital está nas máquinas conectadas pela Internet das Coisas (IoT), big data, internet 4G e 5G, redes privativas e inteligência artificial. De acordo com a ConectarAgro, cerca de 71% das áreas rurais ainda não possuem conectividade.