23/04/2024

MCom diz que união Brasil-China é importante para telecomunicações

Assim como outros ministros, Juscelino Filho está na comitiva do Brasil em visita a China. Ele foi para tratar das telecomunicações.

O MCom, Ministério das Comunicações, destaca a parceria entre Brasil e China que está sendo retomada pelo Governo Lula e ressalta a importância desse processo para troca de experiência e conhecimentos no setor de telecomunicações. 

Brasil China

O Brasil e a China assinaram um memorando de entendimento em Pequim, durante a visita da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático, estabelecendo o compartilhamento de informações sobre tecnologias da informação e comunicação discutidas em foros internacionais.

O Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Brasil, juntamente com o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, destacaram a importância dessa parceria para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, promovendo a cooperação entre institutos de pesquisa e empresas de ambos os países. 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que essa colaboração contribuirá diretamente para o objetivo de promover inclusão digital e social para todos os brasileiros.

“Essa parceria é muito importante para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, pois irá promover a cooperação entre os institutos de pesquisa e empresas dos dois países. Tenho certeza que esse trabalho em conjunto vai contribuir diretamente com um dos nossos principais objetivos: levar inclusão digital e social para todos os brasileiros”, disse Juscelino Filho.

As áreas de colaboração entre os dois países englobam temas como tecnologias de comunicação sem fio, computação em nuvem, big data, inteligência artificial, Internet das coisas e tecnologias para indústria, educação, saúde e meio ambiente. 

Serão promovidas visitas técnicas, seminários e intercâmbio de informações sobre os assuntos relevantes em fóruns internacionais como a União Internacional de Telecomunicações (UIT), G20 e BRICS.

Na viagem com a comitiva do presidente Lula, o ministro das Comunicações realizou uma intensa agenda de compromissos. Em sua visita ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei em Xangai, na quinta-feira (13), Juscelino Filho discutiu o futuro da tecnologia 5G e soluções em telemedicina, educação e conectividade.

O ministro destacou que a experiência da gigante tecnológica pode contribuir para o avanço do 5G no Brasil. 

“Visitar empresas como a Huawei é importante para aproximar o setor de telecomunicações brasileiro das grandes empresas globais e, assim, promover o desenvolvimento de nossos pólos tecnológicos”, comentou Juscelino.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários