27/04/2024

Mais de 8.300 escolas públicas não têm internet, segundo a Anatel

Segundo o Painel de Conectividade nas Escolas, a falta de conexão nas unidades escolares afeta 439.559 alunos e 32.558 docentes.

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE), presidido pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, atualizou o Painel de Conectividade nas Escolas, onde mostra que 8.368 escolas não têm acesso a internet. A falta de conectividade afeta 439.559 alunos e 32.558 docentes.

No total, o painel contabiliza que existem 138.355 escolas públicas no Brasil, nas esferas municipal, estadual e federal, sendo que 86.233 unidades ficam localizadas em área urbana e 52.122 unidades em area rual. Os dados também apontam que 96.192 não dispõem de laboratório de informática e 3.031 não têm energia elétrica.

O Painel de Conectividade nas Escolas foi desenvolvido pelo Subgrupo Técnico de Diagnóstico (SGT-Diagnóstico) para apoiar a tomada de decisão na definição das escolas que receberão atendimento com projetos de conectividade do Gape.

Os dados estão disponíveis no site da Anatel e constam as informações cadastrais das escolas de acordo com o Censo Escolar do Inep e informações de conectividade oriundas de diferentes fontes, como o Programa WiFi Brasil e o Programa Banda Larga nas Escolas.

No Painel de Conectividade ainda consta informações sobre o projeto piloto e conectividade de escolas, Aprender Conectado, que foi que surgiu com o Edital do 5G e foi aprovado pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) em 2022.

Atualmente, o projeto está em fase de execução em 10 municípios brasileiros, distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo um total de 177 escolas públicas de educação básica, sendo que 153 (86,6%) instituições educacionais já estão com conectividade com velocidades de download que variam de 50 Mbps a 200 Mbps. até então, já foram beneficiados 28.537 alunos e 1.868 docentes.

Além disso, mais de 2.300 escolhas públicas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba, já foram vistoriadas para receber o projeto.

Para o Aprender Conectado foram disponibilizados recursos na ordem de R$ 3,1 bilhões, que além de levar conectividade para as escolas, devem fornecer kits de informática (notebooks, chromebooks, telas e projetores) para alunos e professores de todo o Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários