12/04/2024

Projeto social do MCom é premiado como melhor inciativa tecnológica

Ministério das Comunicações, o MCom, recebeu um prêmio em reconhecimento por iniciativa de tecnologia de conectividade.

Durante o evento EXPOGOV em Brasília, a iniciativa do Ministério das Comunicações, o programa Internet Brasil, executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi premiada como a melhor iniciativa de Tecnologia da Informação (TI) voltada para o cidadão em 2023 pela entidade HDI Brasil. Profissionais que atuam em diferentes órgãos do Governo Federal foram responsáveis pela escolha.

MCom

O objetivo do Internet Brasil é fornecer conectividade e inclusão digital a aproximadamente 700 mil estudantes e suas famílias. Para isso, o programa distribui gratuitamente chips de celular e pacotes de dados para alunos da educação básica da rede pública de ensino que fazem parte de famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que é responsabilidade dos gestores públicos criar programas que mudem a realidade de mais de 20 milhões de brasileiros que estão em vulnerabilidade social. 

“Cerca de 20 milhões de brasileiros, que estão em comunidades distantes ou estão em vulnerabilidade social, precisam da nossa atuação enquanto gestores públicos para que levar programas e projetos que mudem a realidade dessas pessoas. O Internet Brasil nos ajuda a promover inclusão digital e social, fazendo com que essa conectividade chegue na vida de cada um deles. Este prêmio só reforça que estamos no caminho certo”.

Durante o evento, o gerente de Soluções e responsável pelo programa do lado da RNP, Hélder Vitorino, expressou a importância do prêmio recebido para a instituição e para a continuidade do programa. 

Ele ressaltou que o prêmio foi dado por profissionais que atuam em outros órgãos do governo e que conhecem as dificuldades e importância de executar projetos desse tipo e o impacto no cidadão. 

Vitorino destacou que o prêmio é mais um reconhecimento de que a RNP está no caminho certo na execução de políticas públicas, em parceria com o MCom. Além disso, o programa conta com a inovação do chip neutro, que não possui vínculo com operadoras, facilitando a troca remotamente, caso necessário. O gerente de Atendimento Integrado da RNP, 

Francisco Júnior, responsável pela apresentação no evento, explicou que o objetivo do programa é levar inclusão digital, conectando as pessoas com seus sonhos e levando inovação. A ideia é conectar essas pessoas com conhecimento, outros serviços e ações sociais do governo, além de fornecer acesso à literatura, informações e educação, contribuindo diretamente para o futuro do Brasil.

Mais sobre o programa 

No mês de abril, o Ministério das Comunicações distribuiu 1.000 chips com pacotes de dados para os estudantes de Campina Grande, na Paraíba. Cada chip tem uma franquia de 20 gigabytes por mês para conexão móvel de banda larga. Até o momento, o investimento total na iniciativa é de aproximadamente R$ 139,5 milhões, com o intuito de democratizar o acesso à internet para pessoas em situação de vulnerabilidade.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários