28/04/2024

TIM assina acordo e leva cobertura 4G para fazenda produtora de batatas

Com a parceria, a operadora levará conectividade para uma área que possui 66 mil hectares e abarca cerca de 109 propriedades rurais.

Em uma parceria formada com a TIM, a Fazenda Água Santa, um dos principais produtores de batatas no país, passará a ter cobertura 4G em seus hectares cobrindo uma área que vai de Minas Gerais à Bahia. A operadora atenderá unidades e fazendas localizadas em Perdizes e Sacramento (MG) e Jaborandi (BA).

A área coberta nas propriedades da empresa possui 66 mil hectares, abarca cerca de 109 propriedades rurais. Além disso, o serviço da TIM ainda beneficiará cerca de 5 mil pessoas que estão no entorno das unidades.

A parceria é inédita, uma vez que é a primeira vez que a TIM realiza um contrato de cobertura com uma companhia do setor de batatas. A internet 4G da operadora servirá para integrar ferramentas de rastreabilidade de matéria-prima. Com isso, a empresa espera aumentar a segurança do transporte.

Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil, explica que a cobertura 4G da operadora permitirá finalmente utilizar recursos de conectividade em equipamentos que operam sem aproveitar este potencial, embora sejam habilitados.

Com isso, os equipamentos poderão emitir um alerta para a central de operação da Fazenda Água Santa, onde será possível tomar decisões que poderão corrigir de forma instantânea algum problema que foi encontrado, por meio de um envio de comandos para o operador.

“Para além da propriedade, todos aqueles que estão no entorno também recebem o sinal 4G da operadora e isso tem um impacto direto na vida de pequenos produtores que sequer possuem o sinal de telefone disponível em sua sede”, diz.

Alexandre Dal Forno ainda diz que o contrato com a empresa demonstra que o projeto rural da TIM atende aos requisitos de diferentes culturas agrícolas.

Germano Rodrigues Ferreira, Gestor de TI no Grupo Água Santa, afirma que a iniciativa ajudará a mensurar o desempenho das unidades produtivas. “Essa parceria com a TIM visa abranger a cobertura de áreas das quais não temos nenhum tipo de conectividade para que possamos acompanhar o desempenho de nossas operações, dessa forma obtemos informações úteis em tempo real agilizando as tomadas de decisões”.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários