17/12/2025
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Anatel vai à Itália falar sobre ‘Tributação do streaming no Brasil’

A tributação do streaming no Brasil foi tema do evento internacional que a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, participou nesta quarta-feira, 03. O conselheiro diretor Alexandre Freire participou de um evento realizado em parceria pela Universidade de Sapienza de Roma e pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil.

Taxação

O encontro, que começou no dia 2 e termina nesta sexta-feira, 05 de maio, está acontecendo em Roma, na Itália, e reúne autoridades e advogados brasileiros e italianos para discutir assuntos relacionados à Tributação e Economia Digital.

Durante o evento, o conselheiro proferiu uma palestra no Parlamento Italiano com o tema “Tributação do streaming no Brasil”, abordando o Painel 6 sobre Economia Digital e Tributação do Consumo.

Durante o referido painel, que contou com a presença de renomados professores italianos e do ilustre ministro Gurgel de Faria, proveniente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o distinto conselheiro Alexandre Freire fez uma exposição acerca da importância do streaming como uma tecnologia que substitui os serviços tradicionais de telecomunicações. 

Além dessa pauta sobre as plataformas de conteúdo on demand, ele também levou temas como os impactos tributários decorrentes da assimetria regulatória entre a oferta audiovisual transmitida pela internet e aquela fornecida por redes próprias de TV por Assinatura.

Ao realizar sua apresentação, Alexandre Freire enfatizou a evolução e a relevância do mercado brasileiro de consumo audiovisual, além de contextualizar a jurisprudência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o tema. 

Por fim, o conselheiro finalizou sua participação estabelecendo as diferenças existentes entre as regulações adotadas no Brasil e na Europa/EUA e também detalhou a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ acerca da tributação dos serviços de streaming, bem como destacou os principais desafios que precisam ser superados para se estabelecer uma estrutura tributária justa e equilibrada.

Plataforma rlaxx TV amplia alcance e agora está disponível no Roku

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A rlaxx TV, plataforma de IPTV que chegou ao Brasil em outubro de 2021, traz uma novidade para alcançar novos consumidores. Agora, o serviço está disponível também na Roku Channel Store. Com isso, os usuários poderão acessar o streaming gratuito em diversos televisores do mercado com Roku, além dos modelos de TV, o Roku Express.

A plataforma de IPTV é um dos serviços regularizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está disponível em 27 países, como Alemanha, Reino Unido, França, México, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Austrália, com uma grande biblioteca de conteúdos, desde Filmes e Séries, Documentários, Notícias, Esportes, Estilo de Vida e Entretenimento, bem como Comida e Beleza.

Os usuários da rlaxx TV também podem acessar os mais de 40 canais gratuitos pelo navegador, dispositivos móveis com Android e iOS, consoles, dongles e smart TVs. Entretanto, vale ressaltar que a maior parte dos conteúdos da plataforma são em inglês, o que é uma ótima forma para quem tem interesse na língua, estando aprendendo ou já sendo fluente.

Entre os canais disponíveis estão Televisa Novelas, o Vevo Pop, o Garaje TV, canais com conteúdo infantil e de esportes, além de originais, como Rlaxx True Crime, Rlaxx Documentaries e Rlaxx Nature.

Sobre a Roku

A Roku chegou no Brasil em janeiro deste ano e é uma espécie de smarts para TVs, mas até então não estava muito acessível, uma vez que era necessário comprar uma TV da marca AOC, que vinha com o sistema da Roku instalado. Então, lançaram o Roku Express, produto que transforma a televisão em smart.

Com o dispositivo, o consumidor pode acessar aplicativos de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube, e vem com o sistema operacional Roku OS completo e controle remoto que promete fácil de uso.

WhatsApp confirma atualizações para as próximas semanas; veja quais

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Após algumas semanas de aprimoramentos em versões beta, o WhatsApp comunicou o lançamento ao público geral de novas funcionalidades com o objetivo de tornar as conversas mais acessíveis e aprimorar a experiência do usuário. As atualizações consistem em melhorias nas enquetes, agora com votação única, a possibilidade de editar legendas ao encaminhar mídias e a inclusão de textos ao compartilhar documentos.

WhatsApp

Essas ferramentas já haviam sido adiantadas por sites especializados e estavam disponíveis para testadores beta, tanto no Android e na Microsoft, quanto no iOS, da Apple. Como de costume em relação às atualizações do mensageiro, elas serão liberadas gradualmente para todos os usuários, e não todos de uma vez.

Enquetes com escolha única e alertas

Em enquetes, há três novos recursos disponíveis. O principal é a escolha única: agora, os participantes poderão votar em apenas uma das opções listadas, ao invés de escolher várias, como era antes.

Embora isso possa parecer simples, já que outras plataformas já oferecem esse recurso há algum tempo, é uma grande mudança para o mensageiro. Muitos grupos de trabalho que precisam tomar decisões importantes podem se beneficiar com a escolha única para evitar a dispersão de ideias ou para ajudar amigos a decidirem sobre programas sociais.

O segundo recurso é a possibilidade de pesquisar por pesquisas anteriores em conversas passadas, o que é muito útil se um usuário precisar consultá-las após algum tempo e elas já tiverem desaparecido da conversa. Por fim, o criador de uma pesquisa receberá notificações sempre que alguém responder a ela.

Possibilidade de editar legenda em arquivos encaminhados

Uma das novidades do pacote de atualizações é a possibilidade de editar legendas em arquivos encaminhados. Ao compartilhar fotos, vídeos ou outros arquivos, os usuários agora podem modificar a legenda original antes de enviá-los para outra conversa. É possível manter, excluir ou reescrever completamente o texto original.

Além disso, agora é possível adicionar texto diretamente às fotos e vídeos ao encaminhá-los, eliminando a necessidade de enviar um texto separado logo em seguida. Isso oferece a vantagem de não precisar se preocupar com possíveis frases comprometedoras da fonte da mensagem e permite adicionar contexto mais facilmente.

Compartilhamento de documentos com legendas

Assim como acontece ao compartilhar imagens ou vídeos, pode ser necessário fornecer alguma explicação ao compartilhar documentos. Seja um artigo de jornal ou um documento de trabalho, agora é possível adicionar uma legenda antes de compartilhá-lo.

Essas atualizações estão sendo implementadas para usuários em todo o mundo e estarão disponíveis para todos nas próximas semanas.

DAZN lança dois canais gratuitos para plataformas de IPTV; confira!

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Os serviços de IPTV (método de transmissão de sinais televisivos através de redes IP), como Samsung TV Plus, LG Channels e VIDA tv ganham mais dois canais com temática esportiva na categoria FAST (gratuito). Os canais DAZN Combat e o DAZN Women’s Football irão oferecer conteúdos de esporte ao vivo em países como Argentina, México, Holanda, França, Austrália e países nórdicos, incluindo o Brasil.

Quanto à distribuição dos canais, os conteúdos ficam disponíveis pela LG Channels no Brasil, Argentina, México, países nórdicos (Noruega, Suécia, Finlândia, Suécia), Holanda, França e Austrália. Pela VIDA tv, fica disponível no Brasil, Austrália e México, enquanto que fica disponível apenas na Austrália e na Nova Zelândia pela Samsung TV Plus.

No caso do serviço de IPTV da LG Channels, os canais DAZN Combat e o DAZN Women’s Football podem ser sintonizados nas numeração 108 e 109, enquanto que no VIDA tv, ambos estão disponíveis nas numerações 6774 e 6776. No caso da plataforma da Samsung TV plus, a empresa sul-coreana ainda não falou quais serão as numerações dos canais, nem confirmou se eles farão parte do seu catálogo.

Quanto a programação, no DAZN Combat, os telespectadores poderão aproveitar eventos ao vivo, lutas e aquiles e documentário de esporte de ação, como boxe e MMA, com Matchroom Boxing, Golden Boy e MF, DAZN: Série X, PFL Archive, Ansgar Fighting League, Naciones MMA, Muay Thai for Life, Primetime Wrestling, KOK, MMA Bushido e Dream Boxing.

A programação do DAZN Women’s Football contará com competições de elite do futebol feminino, como a UEFA Women’s Champions League (UWCL) e a Finetwork Liga F.

Sobre o DAZN

Trata-se de serviço de streaming de esportes ao vivo e sob demanda do mundo e apresenta competições esportivas nacionais e internacionais. É de propriedade da DAZN Group, uma empresa da Access Industries com investimentos no setor de mídia e entretenimento que incluem a Warner Music Group e o Deezer.

A assinatura convencional do DAZN custa R$ 34,90 por mês, mas há outras opções mais baratas, como R$ 19,90 mensais com fidelidade por um ano ou R$ 199,90 no plano anual.

Justiça x Telegram: governo acusa empresa antes de formalizar notificação

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Na última quinta-feira (4), o Telegram respondeu às acusações feitas pelo ministro da Justiça, Flavio Dino, sobre a suposta falta de resposta da plataforma a solicitações feitas pelo ministério. 

Telegram

Em sua declaração, o Telegram Brasil afirmou que ainda não havia sido notificado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), que é subordinada ao Ministério da Justiça. Dessa forma, na data de 20 de abril, quando Dino disse que a plataforma não havia respondido a pedidos de dados, o Telegram ainda não havia recebido tal solicitação.

Relembre o problema entre o Telegram e o Ministério da Justiça

Durante entrevista coletiva, o Ministro da Justiça informou que a plataforma estava sujeita ao processo administrativo em andamento. Durante a mesma coletiva, o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, mencionou que todas as plataformas, exceto o Telegram, responderam às solicitações feitas até 20 de abril. Ele também observou que o Telegram é conhecido por ser uma plataforma difícil de contatar e dialogar.

No entanto, o Telegram Brasil contestou as afirmações. A empresa declarou através das mídias sociais que, ao contrário do que foi espalhado pelo Ministro da Justiça Flávio Dino, o Telegram respondeu à solicitação da Senacon no prazo de um dia útil após o envio. A empresa ainda destacou que não foi informada sobre a solicitação até o dia em que foi acusada de não responder, diferentemente de outras empresas.

De acordo com o Telegram, a Senacon iniciou um procedimento administrativo que envolveu a empresa e outras plataformas no dia 13 de abril. Uma semana mais tarde, a secretaria enviou uma mensagem de correio eletrônico ao Telegram requisitando que a empresa apresentasse informações adicionais ao órgão.

Em 26 de abril, a plataforma foi suspensa pela Justiça Federal no território brasileiro por ter fornecido dados considerados imprecisos e insuficientes a respeito de grupos neonazistas.

Três dias depois, a Justiça Federal anulou a decisão, contudo, a multa diária de R$ 1 milhão imposta pela primeira instância permaneceu em vigor em virtude do descumprimento da determinação de fornecer os dados completos a respeito dos grupos mencionados.

O MJ confirmou o que o Telegram disse

Em resposta a CNN Brasil, o Ministério da Justiça assume que o Telegram não recebeu a notificação formalmente na data da coletiva. Porém, acrescentou mais alguns detalhes para colaborar com a sua defesa nessa situação, veja a nota completa:

“A Secretaria Nacional do Consumidor informa que, de fato, o Telegram não havia recebido formalmente a notificação na data da realização da coletiva de imprensa sobre o balanço das ações no âmbito da Operação Escola Segura. Assim, fica retificada a afirmação feita, na ocasião, pelo secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, e não pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

No entanto, cabem alguns esclarecimentos:

• A notificação foi expedida ao Telegram na data do dia 20 de abril, o que induziu a informação equívoca do secretário de que ela já havia sido recebida pela empresa.

• O Telegram não possui sede oficial no país, mesmo operando em larga escala no território brasileiro, o que dificulta sobremaneira o contato com a empresa.

• O Telegram possui um histórico comportamento de não cooperação com as autoridades brasileiras, dos diferentes Poderes da República, em temas sensíveis para a população.

• No dia 13 de abril de 2023 foi aberto procedimento administrativo investigatório contra o Telegram, e contra as plataformas Google, Meta/Facebook, Tik Tok, Twitter, Kwai, no âmbito da Operação Escola Segura.

• Posteriormente, chegou ao conhecimento da Senacon o endereço do escritório de advocacia que defende os interesses da empresa no Brasil. Apesar de não ser usual, foi então encaminhada diretamente ao mencionado escritório cópia da notificação, no dia 20 de abril.

• Todas as demais empresas foram facilmente localizadas e notificadas, respondendo as notificações dentro do prazo estipulado pela Senacon”.

Wadih Damous – Secretário Nacional do Consumidor

Motorola lança três novos smartphones com suporte ao 5G; confira

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A Motorola anunciou nesta semana o lançamento de três novos smartphones no mercado internacional: o Moto G 5G, o Moto G Stylus e o Motorola Edge Plus. Os dois primeiros são modelos da linha intermediária básica, enquanto que o terceiro é da família premium da fabricante.

Confira detalhes sobre os dispositivos e suas especificações:

Moto G 5G

O smartphone vem com uma tela de 5,6 polegadas, resolução em HD+ e bateria de 5.000 mAh. Com resolução de 1.600 x 720 pixels, o display ainda aloca um recorte discreto para a câmera e atualiza as imagens 120 vezes por segundo.

Seu conjunto de câmera é composto por um sensor principal de 48 MP e um secundário de 2 MP para a lente macro. A câmera de selfies tira fotos e faz chamadas de vídeo com 8 MP.

De acordo com a ficha técnica, o Moto G 5G está equipado com o Snapdragon 480 Plus e o Adreno 619, que trabalha em conjunto com uma memória RAM de 4 GB e 128 GB de armazenamento que pode ser expandido com cartão microSD. Além disso, o aparelho ainda é compatível com a rede 5G, e vem com suporte ao Wi-Fi 6 e com versão de fábrica do Android 13.

O Moto G 5G (128 GB + 4 GB) tem preço de US$ 299,99, equivalente a R$ 1.260 na cotação atual, sem impostos.

Moto G Stylus

Também da linha intermediária da Motorola, o aparelho conta com uma tela de 6,5 polegadas resolução em HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. O seu processador é o Helio G85, da MediaTek, que trabalha em conjunto com uma memória RAM de 4 GB e o armazenamento de 64 GB, expansível com microSD.

O dispositivo conta com um sensor principal de 50 MP e um secundário, com tecnologia macro, de 2 MP. Em relação a conectividade, os recursos incluem Bluetooth 5.1, suporte ao 5G e Wi-Fi 6. A alimentação do telefone é feita por uma bateria de 5.000 mAh e o sistema usado é o Android 13.

O Moto G Stylus (64 GB + 4 GB) custa US$ 199,99, equivalente a R$ 1.000 na cotação atual, sem impostos.

Motorola Edge Plus

Esse smartphone é um modelo mais sofisticado e traz tela de 6,7 polegadas, com tecnologia OLED e resolução Full HD+. O visor ainda inclui recursos como taxa de 165 Hz, Dolby Vision e revestimento pelo Gorilla Glass Victus.

Equipado com o chip Snapdragon 8 Gen 2, um componente de oito núcleos que roda com velocidades de até 3,2 GHz, o Motorola Edge Plus vem com 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno, com expansão por cartão microSD. A bateria que alimenta todo o aparelho dispõe de 5.100 mAh e pode ser reposta com um carregador de até 68 W.

Seu conjunto de câmera reserva uma lente principal de 50 MP, uma ultrawide de 50 MP e uma teleobjetiva de 12 MP. As selfies podem ser registradas com um sensor de 60MP. Seus recursos de conectividade contam com suporte ao 5G e Bluetooth 5.3, além de vir com proteção contra água e poeira.

O Motorola Edge Plus (512 GB + 8 GB) possui valor de US$ 799,99, equivalente a R$ 4.020 na cotação atual, sem impostos.

Grupo TIM rejeita novamente ofertas por sua rede fixa e dá mais prazo

O Grupo TIM (antiga Telecom Italia) emitiu comunicado nesta quinta-feira (04) anunciando a recusa das duas ofertas que recebeu pelos ativos de sua rede fixa . Segundo a empresa, nenhuma das propostas atualizadas do consórcio CDP Equity e a Macquarie e do fundo norte-americano KKR foi considerada “adequada”.

Diante da prontidão expressada por ao menos um dos licitantes para melhorar a oferta não vinculante, o conselho decidiu aguardar a nova proposta até 9 de junho”, avisou a empresa, cedendo um pouco mais de um mês para os ofertantes melhorarem novamente as propostas.

O Grupo TIM diz que foi feita uma análise profunda com as ofertas não vinculantes do CDP/Macquarie e do KKR para a aquisição da NetCo, unidade de infraestrutura fixa da companhia italiana que inclui a FiberCop, além de participação na Sparkle, provedora de cabos submarinos.

A venda dos ativos da NetCo, como é chamada provisoriamente a unidade de rede fixa do grupo, é parte do plano de reestruturação da empresa apresentado pelo CEO Pietro Labriola para reduzir as dívidas da holding que chega a um valor bruto de 31,68 bilhões de euros (R$ 177,57 bilhões). A ideia é promover uma separação estrutural da companhia, que passa a ser responsável por unidade de clientes, B2B, móvel, e Brasil.

Essa novela dos ativos do Grupo TIM vem se arrastando desde fevereiro deste ano. Em março, a empresa já havia recusado as ofertas das ofertantes. Inclusive, disponibilizou nova informação e deu novos prazos para que as empresas fizessem melhorias nas ofertas, que segundo a Telecom Italia, não correspondem ao valor do ativo. Com isso, o consórcio CDP Equity e a Macquarie e do fundo norte-americano KKR, atualizaram as ofertas, mas “ainda não são adequadas” pelo Grupo TIM.

Esse tipo de separação estrutural que a empresa italiana pretende fazer não é uma novidade no mercado de telecomunicações. No Brasil, a TIM segregou a infraestrutura de fibra óptica de última milha, cujo controle foi vendido para o grupo IHS, formando assim a I-Systems. Inclusive, o negócio contou com a ajuda do então CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola.

Claro perde licença de direito à exploração da faixa de 450 MHz

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Nesta quinta-feira (04), o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) rejeitou o recurso da Claro referente a licença de uso da faixa de 450 MHz. Ou seja, a operadora não tem mais o direito de usar a frequência nos estados de Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Roraima e Pará e nas Áreas de Registro 11 e 12 do estado de São Paulo.

Foto: Arte / TechTudo

A outorga da Claro eram referentes às autorizações para prestação de Serviço Móvel Pessoal (SMP) e de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), tendo em vista ter comprado o Lote 2 do leilão da faixa de 2,5 GHz. O uso da faixa era para o cumprimento dos compromissos de abrangência rural previstos no edital e contavam com o prazo de 36 meses para a ativação dos serviços. Se o prazo não fosse cumprido, a operadora deveria renunciar da respectiva autorização.

Como foi verificada a não ativação dos serviços, então, foi proposto o uso alternativo de solução satelital para o cumprimento dos compromissos de abrangência. Foi instaurado o processo de extinção, por renúncia, da autorização de uso da frequência.

No recurso, a Claro se defendeu alegando que não podia ser responsabilizada pela Anatel, uma vez que não houve desenvolvimento mundial e nacional nos prazos e formas que integraram as previsões do regulador e do Presidente da República.

“Ora, não se poderia atribuir à Claro o ônus de garantir o desenvolvimento de ecossistema de equipamentos capaz de suportar e viabilizar a expansão do uso dos 450 MHz nos prazos inicialmente estabelecidos”, argumentou.

A operadora ainda disse que não concorreu para a tomada de decisões de definição das políticas públicas e das ações regulatórias destinadas à escolha do momento e da forma da licitação. Além de que não coube à empresa a definição das contrapartidas vinculadas ao direito de uso da faixa de 450 MHz.

Na decisão da agência, embora a Claro tenha ativado os serviços em diversos municípios, não fez dentro do prazo previsto no edital. Com isso, foi declarada extinta, por renúncia, a Autorização de Uso da faixa de 450 MHz da Claro.

Vale lembrar que o mesmo aconteceu com TIM, Vivo e Oi. Em setembro de 2022, o conselho extinguiu as autorizações de uso da faixa de 450 MHz das operadoras. O motivo da extinção foi o mesmo, com base no edital do 4G, que previa a renúncia da faixa pelos compradores 36 meses após a não ativação do serviço.

TIM fecha dois acordos para levar conectividade 4G ao agronegócio

Nesta quinta-feira (04), durante a feira Agrishow, a TIM fechou dois acordos importantes para o agronegócio, que além de levar conectividade 4G. As parcerias vão impulsionar a produtividade e ganhos do setor. A operadora firmou acordo de colaboração com o Grupo Progresso, especializado no cultivo de soja, milho e algodão, e a consultoria KPMG.

Com o acordo com o grupo agrícola, a TIM vai implementar uma rede LTE para as fazendas no Piauí. A primeira unidade produtiva a receber a conectividade 4G será a Fazenda Progresso, que compreende uma plantação de 36 mil hectares na cidade de Sebastião Leal, na região centro-sul do estado. No total, a empresa de agronegócio possui sete fazendas no estado.

A Fazenda Progresso, maior prioridade do Grupo Progresso, é sede de uma usina de beneficiamento de algodão, com capacidade para processar 6 toneladas de pluma por hora, além de armazenar mais de 10 mil toneladas de pluma beneficiada pronta para comercialização. As terras são destinadas ao plantio de grãos e algodão.

Na prioridade ainda há dois centros de pesquisa e beneficiamento de sementes do grupo, monitorando e acompanhando a qualidade de lotes de sementes. O outro centro está localizado na Fazenda Península, em Guadalupe, a cerca de duas horas da unidade Progresso, também no Piauí.

De acordo com Gregory Sanders, integrante da família fundadora do Grupo Progresso, a conectividade da TIM será utilizada para pôr em prática projetos relacionados a outras iniciativas da empresa, além de contribuir para reforçar os critérios de qualidade dos produtos.

“Temos como missão o uso da tecnologia de forma responsável, que nos permita seguir inovando e fazendo a diferença em todo o grupo”, diz Sanders.

Consultoria KPMG

No acordo com a KPMG, a TIM vai unir conectividade e consultoria com o intuito de oferecer e encontrar soluções para o campo. A ideia é oferecer tecnologia e inteligência de negócio, o que inclui serviços como análise de dados extraídos da operação agrícola e a implementação de soluções para o trabalho rural.

Na prática, enquanto que a TIM entra com a infraestrutura de conectividade, como antenas, torres e dispositivos, a consultoria provê estudos de viabilidade para otimização da rede tecnológica customizada para as necessidades de uma área específica.

Conectividade TIM no campo

As parcerias chegam em um momento em que a TIM afirma estar chegando aos 14,4 milhões de hectares de cobertura com sua rede 4G no Brasil, cuja meta será alcançada quando for concluída a implementação da rede nas unidades do grupo.

“Estamos chegando a 14 milhões de hectares em cobertura 4G e contamos com empresas como o Grupo Progresso para conquistar ainda mais espaço no agronegócio”, afirma, em nota, Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM Brasil.

Oi é a melhor operadora de internet por fibra ótica, segundo pesquisa da Anatel

A Oi é a empresa nacional de internet por fibra ótica mais bem avaliada pelos clientes entre as grandes operadoras de banda larga do País. A performance da Oi Fibra, serviço de internet da Oi, considera o segmento de internet por fibra ótica a partir de análise de dados da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022, realizada pela Anatel e divulgada neste mês.

De acordo com a pesquisa, a nota geral de satisfação da Oi Fibra foi de 7,49, enquanto a média geral das demais grandes operadoras no segmento de fibra ótica foi de 7,18. Esse desempenho também se reflete nos mercados regionais, já que a Oi Fibra é a mais bem avaliada em 21 dos 27 estados do Brasil. A pesquisa entrevistou 88 mil clientes dos diversos serviços de telecomunicações em todo o país. Ao todo, 15 mil clientes de banda larga ouvidos pela agência declararam usar a tecnologia por fibra.

“Além de termos os clientes mais satisfeitos com a operadora de uma maneira em geral, em todo o país, a Oi Fibra também se destaca regionalmente. Isso é fruto da nossa cultura de sempre priorizar e entender o cliente, com um time ágil, oferecendo produtos de qualidade que atendam às necessidades de cada pessoa”, avalia o vice-presidente de Consumidor e Empresarial da Oi, Rogerio Takayanagi.

Oi Fibra também aparece como a empresa nacional com o maior número de clientes dispostos a se manter no serviço e a indicar o serviço para amigos e familiares. Ainda entre os clientes de fibra ótica, em três critérios a Oi Fibra aparece como a empresa de grande porte mais bem avaliada: no índice de satisfação geral, quanto ao funcionamento do produto e em relação ao atendimento e cobrança.

A companhia tem atuado em três frentes de trabalho para a melhoria contínua da sua prestação de serviços:  maior eficiência operacional e qualidade nos serviços, melhoria do atendimento e investimento na transformação digital do negócio. A Oi Fibra tem ofertas competitivas de até 1 Giga de velocidade, que proporcionam a melhor experiência para o cliente.

A companhia fechou o ano de 2022 com 4,23 milhões de acessos em banda larga por fibra ótica em todo o País, com crescimento de 14,6% frente a 2021. Considerando a tecnologia fibra, os acessos de Oi Fibra representam 25,3% do market share nas cidades onde atua com fibra, indicando o resultado positivo da estratégia da companhia de investir na expansão dos serviços digitais e de conexão por fibra ótica.