17/12/2025
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Serviços de telecom têm queda no número de reclamações

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) coletados pela Conexis Brasil Digital, houve uma diminuição de 25,4% nas queixas dos usuários de serviços de telecom em março deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. 

O número de reclamações caiu de 123.491 para 81.437, o que representa uma redução de 42.054 queixas.

O levantamento da Conexis também apontou uma queda em todos os tipos de serviços, com a maior redução ocorrendo na TV por assinatura, com uma queda de 32%. 

É importante ressaltar que, durante esse período, a Anatel registrou uma diminuição no número de acessos à televisão paga, com uma redução de 14,3%, o que equivale a 2,2 milhões de pontos de recepção a menos.

RECLAMAÇÕES SOBRE TELEFONIA MÓVEL TAMBÉM SOFREM QUEDA

Em relação às reclamações recebidas pela Anatel, destaca-se que a segunda maior queda no número de registros ocorreu em relação aos problemas relacionados à telefonia móvel, tendo sido verificada uma diminuição de 27,4% durante um período em que também se constatou uma redução de 2,8% no número de chips ativos, equivalente a mais de 7 milhões. Em relação à banda larga fixa, as queixas diminuíram 16,7%, enquanto os acessos apresentaram um crescimento de 6,9%.

Conforme dados do balanço atualizado em março, é possível observar que o maior número de queixas deste ano está relacionado à cobrança, sendo esta responsável por 31% do total. 

No entanto, é importante destacar que essas reclamações tiveram uma queda significativa de 34% em março de 2023. Em seguida, encontram-se as críticas relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo, que apresentaram uma redução de 1%. Além disso, as reclamações relacionadas ao cancelamento também registraram uma queda significativa de 39%.

A Conexis Brasil Digital divulgou que os dados de 2023 seguem a tendência de redução observada nos anos anteriores. 

Em 2022, o número de reclamações teve uma queda de aproximadamente 23%, com cerca de 1,7 milhão de reclamações, o menor volume desde 2015. 

Segundo o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari, isso foi resultado dos investimentos do setor, que ultrapassaram R$ 38 bilhões em 2022, e das ações das empresas para melhorar a relação com os consumidores. 

Além disso, a entidade destaca o impacto positivo das medidas de autorregulação, como a plataforma “Não Me Perturbe”, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e oferta de crédito consignado. Neste ano, essa plataforma lançou um aplicativo.

WhatsApp testa função semelhante à do Telegram; confira

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O WhatsApp está testando uma nova ferramenta para seu aplicativo, com o objetivo de se manter competitivo diante da concorrência. Segundo o portal especializado WABetaInfo, a versão beta 23.9.0.77 para iOS inclui uma seção de canais, onde será possível seguir um perfil e ver seus últimos anúncios e atualizações. Essa funcionalidade é semelhante a presente no Telegram.

WhatsApp

Os canais serão apresentados na guia de Status, que é semelhante aos “stories” de outros aplicativos de mensagens. Os usuários terão controle total sobre quais canais desejam seguir, sem a interferência de algoritmos de recomendação. 

Além disso, aqueles que buscam maior privacidade ficarão satisfeitos em saber que seguir um novo canal será uma ação privada, ou seja, outros usuários não saberão quais canais estão seguindo.

Além da função que parece a do Telegram, o WhatsApp está testando novas atualizações (literalmente)

Na parte visual, a aba “Status” do WhatsApp foi renomeada para “Atualizações” na versão beta e ficará muito semelhante ao Instagram. 

Atualmente, os vídeos instantâneos são exibidos em uma lista vertical juntamente com os contatos, mas na versão beta, eles serão exibidos em uma lista horizontal junto aos canais. O objetivo é maximizar o espaço da seção e permitir mais conteúdo na tela.

Ainda não há uma data para a implementação do recurso para o público em geral, pois está em fase de desenvolvimento e sujeito a alterações na interface e nas ferramentas. 

A Meta costuma fornecer informações detalhadas em seu blog oficial próximo ao lançamento da ferramenta. Os testadores fornecerão feedback durante o processo de desenvolvimento.

O WhatsApp está empenhado em aprimorar a experiência do usuário por meio dos seus canais, o que tem sido uma prioridade da empresa nas últimas semanas. Ao permitir que os usuários tenham total controle sobre os perfis que seguem, sem a interferência de algoritmos, o aplicativo demonstra uma verdadeira preocupação com a satisfação dos seus usuários. Essa iniciativa também visa recuperar espaço em relação aos seus concorrentes.

Claro libera sinal da AMC para final de ‘Fear The Walking Dead’; veja quando

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A Claro anunciou que vai abrir o sinal do canal AMC (145 SD e 645 HD) até o final do mês para que os seus clientes possam aproveitar a estreia da última temporada da série Fear The Walking Dead. A liberação do canal começa na próxima segunda-feira, 15, às 23h. 

Fear Walking Dead

A série do canal AMC que a Claro vai liberar faz parte do universo estendido de “The Walking Dead”, uma produção que mostra um futuro distópico onde acontece um apocalipse zumbi. 

“Fear The Walking Dead” apesar de ser um produto derivado, já teve episódios de grande sucesso em temporadas anteriores e agora a jornada desses personagens sobreviventes chega ao fim. 

Quem poderá desfrutar dessa ação da Claro?

Segundo comunicado que a operadora enviou à imprensa, a abertura é para todos os clientes de TV, Móvel e Banda Larga, Box TV, além do App da Claro tv+ na TV e na Web.

A companhia também lembra que os clientes Claro tv+ com Alexa integrada no equipamento de TV podem acessar o conteúdo usando o comando de voz dizendo apenas “Alexa, ir para o canal AMC”, sendo direcionado automaticamente para o streaming, sem precisar digitar – o recurso está disponível com exclusividade para os clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+.

O serviço Claro tv+

A televisão por assinatura da Claro, segundo a companhia, está disponível em todo o Brasil, a partir de R$ 69,90 por mês. Segundo a empresa, esse serviço soma TV e streaming em um só aplicativo e também pode estar aliado ao seu plano móvel e de banda larga da operadora. 

O app está disponível para download para smartphones Android e IOS; em Smart TVs Samsung, LG e com sistema Android; além de ser possível conferir o melhor do conteúdo na web através da própria TV e também pelo site.

Brisanet é incorporada ao processo da Winity e Vivo; entenda

A Brisanet agora faz parte do processo entre a Winity e a Vivo. Na quinta-feira, dia 11, o Conselho Diretor da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, aprovou por unanimidade a entrada da operadora regional como terceira parte interessada no processo que envolve a anuência prévia do acordo entre as duas outras companhias para utilização industrial da faixa de 700 MHz. 

Justiça

A decisão foi tomada em circuito deliberativo e seguiu o voto do conselheiro relator da agência de regulação, Alexandre Freire.

Apesar dessa novidade no processo da Winity e Vivo a Brisanet não terá privilégios em relação às companhias

A autorização concedida à Brisanet, entretanto, não lhe dá acesso a informações que envolvam segredos comerciais ou industriais de outras operadoras. Ou seja, a terceira operadora não entrará com privilégios nesse processo. 

De acordo com a agência reguladora, a decisão do colegiado se baseou no interesse jurídico demonstrado pela Brisanet, que terá acesso aos autos do processo e outras prerrogativas processuais para contribuir substancialmente na formação de futuras deliberações. 

Freire afirmou que, como a Brisanet foi uma das vencedoras do lote regional da faixa de 3,5 GHz no mesmo leilão do 5G, a empresa tem interesse que possam vir a ser afetados pelas decisões que forem tomadas no decorrer desse processo entre a Winity e a Vivo.

O conselheiro levou em consideração a iniciativa da Anatel em promover transparência, responsabilidade e diálogo institucional ao analisar o caso. Segundo Freire, essa abertura é uma forma de reduzir vieses e assimetrias de informação e melhorar a qualidade regulatória, alinhando-se com as recomendações da OCDE. No entanto, a análise que fundamentou a decisão não está disponível ao público no sistema da Anatel.

Participação do Cade e preocupação da Brisanet

Na semana passada, o Cade aprovou o acordo sem restrições, alegando que não haveria impacto significativo na concorrência, incluindo a questão do espectro, que seria usado pela Vivo em caráter secundário. Enquanto isso, a Brisanet já havia manifestado preocupações sobre o contrato no âmbito do Cade.

Claro recebe multa milionária por baixar velocidade de internet de clientes

Em 2015, a Claro recebeu uma multa do Procon do Rio de Janeiro por baixar a velocidade de internet oferecida aos assinantes, após tramitação na Justiça, a operadora apenas realizou o pagamento da sanção no final do mês passado. Em outro caso, a tele foi condenada a indenizar um cliente que teve suas linhas telefônicas cortadas sem motivo em Minas Gerais.

No primeiro caso, de acordo com o órgão de defesa do consumidor, a tele tentou reverter a decisão judicial, enquanto que a defesa do processo, que foi feita pela Procuradoria Geral do Município, sustentou a validade da multa aplicada à operadora. Segundo o TecMundo, a Claro não quis se posicionar sobre o assunto.

Segundo Igor Costa, diretor executivo do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, a ação foi importante para fazer valer as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC). O ressarcimento foi enviado aos cofres do Tesouro Municipal.

O executivo pontua que é importante o consumidor ficar atento aos seus direitos ao contratar um produto ou serviço. “Qualquer dúvida ou reclamação, basta entrar em contato em nossos canais de atendimento”.

Corte de linhas

O segundo caso aconteceu em Pouso Alegre, no Sul de Minas, onde uma cliente da Claro teve suas três linhas telefônicas cortadas sem motivo aparente. Com isso, a operadora foi condenada a pagar uma indenização de 10 mil por danos morais, além de reativar o serviço celular da consumidora em até três dias.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a autora da ação tinha as linhas da tele desde 2020, sendo que em março do ano passado, contratou um plano no valor de R$ 170 mensais. As linhas eram usadas por ela, sua mãe e também na empresa do ex-marido.

Alguns meses depois, as faturas com valores mais altos começaram a ser enviadas para ela, que continuou pagando os boletos. Entretanto, em novembro, as três linhas telefônicas foram cortadas pela Claro. Com isso, a vítima entrou na Justiça pedindo, além da reativação das linhas, uma indenização de R$ 15 mil.

Disney+ reporta perda de milhões de assinantes no 1º trimestre de 2023

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Ao divulgar seus resultados financeiros referente ao primeiro trimestre do ano, a Walt Disney Company reportou uma perda de 4 milhões de assinantes no Disney+. A maior queda (8%) de usuários são da variante Hotstar, versão do streaming na Índia que representa quase um terço do total global de clientes da plataforma. A empresa também registrou uma queda (-1%) na América do Norte.

O declínio no serviço de streaming na Índia é resultado da perda da empresa, ano passado, dos direitos de transmissão do principal campeonato de críquete indiano, que leva muitos fãs do esporte a deixarem a plataforma. Mesmo com a queda, a empresa pôde observar um aumento anual de 13% na receita média de assinaturas devido suas opções mais caras de conteúdo.

Entretanto, a gigante do entretenimento, prevendo o declínio e sendo uma das big tech que realizam demissões em massa, iniciou uma série de ajustes e estratégias. Por exemplo, a unificação dos conteúdos do Hulu e do Disney+,o que também resultará no aumento dos preços das assinaturas. “A empresa planeja expandir suas ofertas de streaming até o final do ano com um novo aplicativo que combina Disney+ e Hulu“, disse o presidente-executivo Bob Iger.

O streaming Hulu não está disponível no Brasil. Ou seja, essa mudança acabará com as plataformas separadamente nos Estados Unidos. Inclusive, considerando o Canadá, a Walt Disney também teve uma perda de 300 mil usuários no primeiro trimestre de 2023.

Entretanto, fora do mercado norte-americano e do com suporte do Hotstar, o estúdio ganhou quase 1 milhão de assinantes. Atualmente, o Disney+ conta com 157,8 milhões de usuários. Além disso, conseguiu reduzir as perdas de streaming em 400 milhões de dólares em relação ao trimestre anterior,

“Estamos satisfeitos com nossas realizações neste trimestre, incluindo o melhor desempenho financeiro de nosso negócio de streaming, que reflete as mudanças estratégicas que estamos fazendo em toda a empresa para realinhar a Disney para crescimento e sucesso sustentados”, afirma Iger.

O aumento de preço e despesas de marketing reduzidas contribuíram para o desenho da plataforma de streaming, que encerrou o trimestre de janeiro a março com um prejuízo operacional de 659 milhões de dólares.

Vivo vai subir preços do pré-pago e espera servir de exemplo para outras teles

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De acordo com o presidente da Vivo, Christian Gebara, a operadora pretende recuperar a alta da inflação realizando aumento de preço em todos os seus planos, incluindo o pré-pago. A tele já vem fazendo mudanças desde o mês de abril, com reajustes em “quase metade da base híbrida, e mais da metade em pós-pago“, além da “maior parte de todos os produtos fixos baseados em fibra, como FTTH e IPTV“. Isso inclui o combo fixo-móvel Vivo Total.

A empresa espera que o mercado acompanhe a tendência. “O pré-pago também vamos aumentar para passar da inflação, e seria bom se o mercado nos seguisse assim, porque o preço do pré-pago tem sido o mesmo há algum tempo“, afirma Gebara.

Como justificativa para a mudança, o presidente da operadora diz que o mercado tem sido muito competitivo, e continua sendo mesmo com a saída da Oi Móvel. E, mais uma vez, há a necessidade de compensar a inflação.

“Por causa dos investimentos necessários, precisamos aumentar a receita e o lucro, e espero que sejamos seguidos pelo mercado”, reitera.

Gebara conta que a Vivo já concluiu a incorporação da base de clientes provinda da Oi, e que busca agora gerar renda com aqueles que ficaram, após o desligamento daqueles assuntos considerados inativos, explicando que dos 12 milhões originais, ficaram 9 milhões de clientes, sendo que a parte parte em pré-pago, embora alguns em híbrido.

O executivo conta que a Vivo tentará migrar esses clientes para o pós-pago, mas não há uma estratégia específica. “Teve muita migração antes mesmo da finalização da transação, e teve migração em outras regiões onde não recebemos geograficamente [na partilha]. A estratégia é a mesma: tentamos o upsell e migrar para híbrido ou para pós-pago, e adicionando serviços digitais”.

Entre as estratégias da operadora, segundo Gebara, está a combinação da cobertura da rede fixa com o móvel, oferecendo um comboio e aumentando assim a fidelidade do cliente. “Tem bom desempenho em churn e aumenta o valor de vida útil“, diz.

Por exemplo, a Vivo oferece diferentes planos nos quais estão incluídas as assinaturas de uma série de OTTs, como Netflix, Disney, Spotify, Globoplay, Paramount, Telecine, Premier, HBO Max, Tidal, entre outros streamings.

“Isso nos faz uma das principais empresas de telecomunicações do mundo em termos de parceria com provedores de conteúdo. Como vemos, é uma vantagem fundamental para manter nossos clientes fidelizados e satisfeitos com a completude de nosso portfólio”, argumentou.

Vivo e o 5G

20% dos nossos clientes já estão usufruindo do 5G da Vivo, segundo Gebara. Ele diz que o segmento tem mudado de maneira muito mais rápido do que aconteceu com 4G.

Atualmente, o 5G da operadora está disponível em 58 cidades do Brasil, sendo que em março, cobria 41% dos municípios com mais de 200 habitantes. A tele terminou o trimestre com 20% dos acessos pós-pagos no 5G, um aumento de 2 pontos percentuais na comparação com o quarto trimestre de 2022.

Quanto aos smartphones compatíveis com a rede, 68% dos aparelhos vendidos nas lojas da operadora são 5G. O preço de entrada desses handsets começa por R$ 1,3 mil.

“Não apenas nos permitiremos ser mais eficientes em termos de emprego de investimento, mas também criaremos espaço para mais consumo de dados, o que, por sua vez, servirá como um importante driver para o próprio produto e melhor monetização”, explicou o CEO.

Brasil é o 5º país com maior número de smartphones no mundo

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O Brasil ocupa a 5º posição de uma lista de 193 países com a maior quantidade de usuários de smartphone no ranking mundial, de acordo com um estudo divulgado pela plataforma de descontos Cupom Válido, com base em dados da The World Bank e Statista sobre os smartphones no mundo.

Atualmente, o país conta com mais de 118 milhões de usuários de celulares ativos, ficando atrás apenas da Indonésia, Estados Unidos, Índia e China. Vale ressaltar que é considerado um usuário de smartphone ativo, qualquer pessoa que usa um aparelho celular pelo menos uma vez por mês.

No ranking, a China ocupa a primeira posição, com mais de 953 milhões de usuários de smartphone, com vantagens significativas em relação à segunda posição, que é ocupada pela Índia, com 492 milhões de usuários.

O top 10 do ranking mundial configura conforme consta na imagem:

Taxa de Penetração de Celulares por País

Quando se trata da taxa de penetração de celular nos países, que é a porcentagem de usuários ativos em relação a uma população de um país, o Brasil nem se quer está presente no top 10 do ranking, que é liderado pelos Estados Unidos.

Considerando a taxa de penetração de celulares, uma das métricas utilizadas para mensurar o quão avançada é a economia de um país, o Brasil ocupa a 15ª posição, com 55,4%. Ou seja, é possível compreender com isso que, embora tenha uma grande quantidade de usuários de smartphone, quase a metade da população brasileira ainda não possui um celular.

A métrica considera os países de economia avançada, aqueles que configuram valores acima de 70%. No ranking, quem lidera a lista é os Estados Unidos, com quase a maioria da população (82%) com acesso a um smartphone. Em seguida, vem o Reino Unido (79,8%), França (78,8%), Alemanha (78,8%) e Itália (77,0%).

Confira o top 10 do ranking:

  1. Estados Unidos (82%)
  2. Reino Unido (79,8%)
  3. França (78,8%)
  4. Alemanha (78,8%)
  5. Itália (77,0%).
  6. Rússia (70,1%)
  7. Vietnã (68,2%)
  8. Irã (67,3%)
  9. China (66,0%)
  10. Japão (65,9%)

Brisanet pretende instalar uma antena 5G para cada 10 mil habitantes

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Durante a conferência de balanço financeiro do primeiro trimestre, nesta quinta-feira (11), o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, reafirmou os planos de lançar seu serviço 5G em junho deste ano, e que será instalada uma antena da tecnologia para cada 10 mil pessoas, representando um número seis vezes superior ao que tem sido feito pelas grandes teles até o momento.

“Cada ERB nossa foi planejada para atender um grupo de 10 mil habitantes. As operadoras nacionais implantam para cada 100 mil por obrigação do edital, mas colocaram mais, deve ter ficado em 60 mil habitantes em média”, comentou.

Agora, o destino da maior parte dos investimentos previstos pela empresa para 2023 será o 5G, que inicialmente será lançado em “duas ou três” cidades próximas à sede, mas será ampliada para um total de 40 municípios no Rio Grande do Norte e região do centro-sul do Ceará, além da capital Fortaleza. Este mercado, falou ele, corresponde hoje a 800 mil acessos móveis.

No primeiro trimestre deste ano, a empresa investiu R$ 35 milhões na implantação do 5G, valor que deve chegar a R$ 350 milhões até o fim de dezembro. Com a Huawei como fornecedora, a Brisanet realizou compra do equipamento ao longo do ano passado.

Tem cidade que terá uma, duas ou 30 ERBs. Estamos implementando não só em cidade pequena, porque é justamente a amostra de chegar maduro no segmento“, explica o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, citando que a capilaridade dependerá da população.

Nogueira afirmou que entrará no mercado com vantagens competitivas em relação às grandes operadoras, oferecendo cobertura atraente em localidades em que as grandes teles não se fazem presentes, além de usar equipamentos mais modernos, sem necessidade de conciliar redes legadas com equipamentos de nova geração. “Isso reduz custos de manutenção”, ressaltou, o que ajudará nos cálculos dos preços que pretende cobrar.

O executivo também falou que a cobertura da operadora não será apenas no 5G, mas também considera o 4G para ampliar a base entre os usuários que usam smartphones mais antigos, até porque, ainda é uma esmagadora maioria no país.

“Subimos parte da frequência em 4G e parte em 5G, porque próximo de 80% dos celulares existentes no mercado ‘fala’ com nossa rede em LTE, mas com alta performance porque é o mesmo hardware do 5G”, coloca. “Inclusive nossa operação é a única standalone pura – quem tem celular novo, já fala com a rede. Quem tem antigo, é NSA.”

A Brisanet arrematou lotes regionais de espectro de 2,3 GHz e 3,5 GHz no leilão do 5G realizado em 2021 pela Anatel, com isso, poderá ofertar serviços móveis 4G e 5G.

Globo realiza testes com robôs que podem substituir profissionais

A substituição do trabalho humano para o robótico tem sido discutido por muitos anos com o desenvolvimento da tecnologia, mas sempre foi uma discussão futurista. Entretanto, parece que o futuro chegou. De acordo com reportagem do Notícias da TV, a Rede Globo tem realizado testes com robôs para realizar atividades atualmente feitas por profissionais da área de TV.

Desde o mês passado que a emissora tem feito testes no estúdio de vidro dos jornais locais de São Paulo para que passem a contar com câmeras-robô, operadas por controle remoto. A medida visa modernizar e economizar. “A inovação e o processo de evolução na sua forma de produzir conteúdo estão no DNA da Globo“, diz a empresa em comunicado.

“Com o objetivo de levar a melhor experiência para o público, a Globo realiza com frequência testes de novas tecnologias, sejam câmeras, refletores, sistemas de áudio e afins”, explica a Globo.

Vale ressaltar que na semana passada, a empresa demitiu 20 profissionais que trabalhavam na área técnica. Mas a Globo afirmou que a mudança não visa reduzir a equipe. Entretanto, por outro lado, os testes realizados com os robôs não eram do conhecimento de uma parte dos profissionais, o que causou um clima de apreensão em parte da atual equipe, técnica, e até de produção dos noticiários.

A expectativa da emissora é colocar as câmeras no estúdio panorâmico da capital paulista até o fim de junho. Mas, por enquanto, a troca fica restrita apenas ao local de onde são feitos o Bom Dia São Paulo, com apresentação de Rodrigo Bocardi; o SP1, de Alan Severiano; e o SP2, de José Roberto Burnier. Já outros noticiários, como os nacionais que são feitos de São Paulo, o trabalho segue com câmeras sendo operadas por profissionais. Por exemplo: Jornal Hoje e Jornal da Globo.

Segundo o comunicado da Rede Globo, o uso de robôs não é uma novidade na emissora, uma vez que desde 2016, a estrutura da GloboNews na cidade já conta com câmeras operadas eletronicamente. No entanto, começou a valer mesmo no Jornal Nacional, que é produzido totalmente por lentes robóticas, sem a presença de profissionais no local.

“Utilizamos há anos esse tipo de câmera no JN, o que trouxe uma estética mais moderna para o jornal”.

O conglomerado de mídia ainda exemplifica com as câmeras usadas no Big Brother Brasil. “No BBB, por exemplo, tivemos mais de 60 câmeras-robô em operação, e isso não significa necessariamente redução de operadores de câmera”.

Para nível de entendimento, a câmera-robô é controlada através de um joystick, dispositivo parecido com os usados em videogames. Um profissional fica no centro de comando do telejornal ou do programa específico, e molda o enquadramento e outras funções necessárias à distância.