19/04/2024

WhatsApp testa recurso de transcrição de áudios, segundo usuários

Segundo o WABetaInfo, o recurso é criptografado de ponta a ponta, o que significa que todo o processo de transcrição acontece no dispositivo.

Volta e meia, a Meta lança novos recursos em seu aplicativo de mensagem, o WhatsApp. Dessa vez, segundo relatos de usuários, a empresa está testando a ferramenta de transição de áudio, e que já começou a operar em alguns celulares esta semana.

A funcionalidade facilita receber mensagens quando não é possível ouvi-las e aumenta a acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva. “Nunca mais vou ouvir um áudio”, diz um dos usuários, em sua conta no Twitter.

De acordo com site especializado WABetaInfo, anunciou em setembro de 2021 que o WhatsApp estava trabalhando em um recurso do gênero. O aplicativo já hospedava bots capazes de transcrever áudios, mas o resultado apresentou erros.

Em reportagem da Folha, um usuário do aplicativo afirmou ter ganhado acesso à transcrição automática na versão normal e mais atualizada do WhatsApp na quinta-feira (27). Ele celebra a novidade, já que não vai mais precisar ouvir os áudios. “Ele ainda entende algumas coisas erradas, mas já é uma ajuda“, avaliou.

WhatsApp-testa-recurso-de-transcricao-de-audios-segundo-usuarios-beta-exemplo

O WABetaInfo apontou, ainda, que tudo é criptografado de ponta a ponta, o que significa que todo o processo de transcrição acontece no dispositivo. Por isso, a função requer que o usuário tenha um iPhone com o iOS 16 instalado, já que ela usa as APIs1 introduzidas pela versões mais recentes do sistema para funcionar.

Um ponto interessante do recurso é a possibilidade de pesquisa por informações específicas nos áudios. Ou seja, quando um usuário quiser saber de uma determinada informação, mas não sabe em qual áudio está, basta pesquisar por uma palavra ou frase e a transcrição destacará em qual mensagem de voz esse texto aparece.

A transcrição de áudios, por ora, está disponível nos idiomas: alemão, árabe, cantonês, chinês, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português, russo e turco. Procurada, a Meta, dona do WhatsApp, diz que não comenta rumores.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários