26/04/2024

Acesso a telefonia móvel cresceu no Brasil, segundo Anatel

A agência divulgou dados de todo o país sobre acesso a telefonia móvel e também informações da participação de mercado das operadoras.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, mostram que os acessos à telefonia móvel chegaram a 261,3 milhões em agosto. Isso representa alta de 0,4%. E se comparado com o ano inteiro o avanço é de 5,2%. 

Telefone celular

Neste mesmo recorte, na região Sul, foi registrado um recuo de acesso à telefonia móvel, 4,6%. Já na região Sudeste os registros foram positivos, com alta de 1,8%. 

Do total analisado, 206,4 milhões são referências à internet móvel 4G e 3,3 milhões da internet móvel 5G DSS. Para as outras tecnologias de internet móvel foram 27 milhões para o 3G e 24,5 milhões para o 2G, sendo que esses dados são pelas outras linhas ativas. E o número de planos com acesso à banda larga é de 236,1 milhões. 

Com a incorporação da operadora Oi Móvel para as outras operadoras para as quais foi vendida (Vivo, Claro e TIM), a Vivo chegou em agosto com 100,2 clientes e com participação de 38,3% no mercado. 

Já a Claro registrou 86,1 milhões de clientes com 33% de participação no mercado. Por fim, a TIM, mostrou ter 69 milhões de assinantes, com apenas 26,4% de participação no mercado. 

E as empresas menores, consideradas operadoras de pequeno porte, quem mais se destaca é a Algar. Ela tem 4,2 milhões de clientes de telefonia móvel durante o mês de agosto e representa 1,6% do mercado. 

Na sequência tem a Surf Telecom, integradora de MVNOs, que tem 977, 1 mil contratos com pessoas físicas e 0,4% de participação no mercado. 

Logo depois tem a Next Level Telecom, que possui 473,1 mil clientes, com 0,2% de participação no mercado. E, para fechar, tem na quarta posição a operadora Americanet, que possui 144,7 mil contratos com pessoas físicas e 0,1 de market share (expressão usada para representar a participação no mercado).

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários