19/12/2025
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Gabriel Jesus e Paulinho são os novos garotos-propaganda da Vivo

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Operadora anunciou os jogadores como seus representantes em ações relacionadas ao patrocínio da Seleção Brasileira. 

Nesta segunda-feira, 13, a Vivo anunciou os jogadores Gabriel Jesus e Paulinho como os novos representantes da marca nos comerciais e campanhas da operadora relacionadas a Seleção Brasileira de Futebol, que é patrocinada pela empresa.

A proximidade da Copa do Mundo deve fazer com que a operadora intensifique em ações para se conectar com cliente por meio do futebol. A diretora de imagem e comunicação da Vivo, Marina Daineze, afirmou que a empresa tem muito orgulho de patrocinar a Seleção Brasileira desde 2005 e acredita que os atletas têm muita sintonia com a estratégia da marca. 



O acordo prevê o direito de utilização da imagem dos jogadores em todos os canais de divulgação da Vivo, além de ações nas redes sociais dos atletas. O último jogador da seleção que assinou um contrato com a marca foi o zagueiro David Luiz. Outro jogador da atual seleção também já foi garoto-propaganda de uma operadora, o zagueiro Thiago Silva estrelou campanhas da Nextel em 2014

A operadora tem investido em ações através do patrocínio a Seleção Brasileira. A última promoção realizada aconteceu em agosto e premiou clientes através do Vivo Valoriza, programa de fidelidade da empresa, com uma viagem para assistir jogos da seleção em rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo.
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Canal Futura ganha versão em HD na Vivo TV

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Versão em alta definição do Futura também está disponível na SKY, na NET e na Claro HDTV.

Nesta segunda-feira, 13, a Vivo TV anunciou a entrada da versão em HD do canal Futura em sua grade de programação. Há 20 anos no ar, o canal de conteúdo educativo e cultural começou a ser distribuído em alta definição pelas operadoras brasileiras no mês passado.



O Futura HD está disponível no canal 823 (Amazonas), 68 no satélite Intelsat e no canal 524 para os clientes da Vivo TV Fibra. A emissora atua em multiplataforma e seu conteúdo por ser assistido na TV paga, em UHF com antena parabólica, na TV aberta através de parceria com emissoras universitárias e pelo Futura Play, serviço de streaming do canal.



A estreia do Futura em HD aconteceu no dia 17 de outubro, quando a nova versão foi lançada na SKY. Na semana seguinte, a emissora estreou na NET e na Claro HDTV. 

Também é possível acompanhar a versão em HD do canal Futura pela SKY no canal 434 e na NET e na Claro HDTV, no canal 587. 

Outro canal de conteúdo nacional que vem destacando é o Curta! que completa cinco anos no ar e tem estreias antecipadas no NOW.

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Setor de telecom recebeu 4,3 mil fiscalizações da Anatel em 2017

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Agência destaca operação que interrompeu uma rádio clandestina de causar interferência nas comunicações do aeroporto internacional do Rio de Janeiro.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou, nesta segunda-feira (13), números e detalhes sobre suas fiscalizações em 2017. Até setembro, que fechou o terceiro trimestre do ano, foram 4.319 fiscalizações realizadas ao redor do Brasil.

Desse total, 2.187 não estavam previstas no planejamento da agência, sendo que a maioria estava relacionada às atividades clandestinas de telecomunicações, 25% ao uso irregular do espectro e 14% à outorga, que inclui características técnicas como potência, frequência e antena.


Quanto às ações previstas que foram realizadas pela Anatel neste ano, 599 foram prioridade do Conselho Diretor, 224 envolviam as relações de consumo e 150 fiscalizações foram de prevenção de risco à vida, como foi o caso de uma operação da agência para interromper o funcionamento de uma rádio clandestina que causava interferência nas comunicações do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A ação no Galeão, que é considerado o segundo aeroporto mais movimentado do país, também teve o apoio de forças de segurança pública.
A expansão das redes de banda larga no Brasil incluíram 133 fiscalizações da Anatel, que também é responsável por fiscalizar o recolhimento do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) e do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). 
4G
A Anatel aproveitou para destacar que, desde dezembro de 2016, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes devem ter cobertura 4G. Até dezembro de 2017, também será obrigatório que todas as cidades com mais de 30 mil habitantes ofereçam acesso à rede.
Denúncias
A Anatel recebe denúncias sobre violação de leis ou regulamentos relacionados às telecomunicações através dos canais de atendimento da Anatel, como o 1331 ou o aplicativo “Anatel Consumidor”.
As prioridades da agência são sempre de prevenção de risco à vida, monitoramento econômico-financeiro das operadoras, as relações de consumo, a expansão das redes e qualidade de banda larga.
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Projota lança clipe de nova música com participação da TIM

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Operadora TIM aparece no clipe da mais nova música do rapper, “Canção Pro Tempo”.



A TIM costuma fazer inúmeras parcerias musicais para celebrar o projeto “TIM Music” e, na última sexta-feira (10), o rapper e cantor brasileiro Projota lançou um novo clipe com a participação especial da operadora.


A música chama-se “Canção Pro Tempo” e o clipe é a primeira animação do artista. Em meio a uma história sobre sonhos, tempo e a vida, o personagem principal aparece em inúmeros cenários de evolução durante a vida, até chegar à uma gravadora, vender um CD e fazer sucesso com apresentações.






A TIM aparece em 2:56 e 3:14 do vídeo de 4 minutos, como a operadora escolhida do personagem para assistir seu clipe pela internet do celular e tablet, e também como a patrocinadora oficial durante os shows lotados do rapaz.


Veja abaixo o clipe oficial de Canção Pro Tempo – Projota:



No último mês, tanto Projota quanto outros artistas, como Onze:20, Rael, Luccas Carlos e Clau participaram do TIMmusic Urbanamente, um festival que aconteceu na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

Outra edição do evento acontecerá no dia 3 de dezembro, em São Paulo, com desconto de 50% para clientes da TIM.

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Companhia indiana Tata começa a atuar no Brasil

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Empresa de telecomunicações indiana chega ao Brasil para oferecer serviços e soluções para o mercado corporativo.

Nesta segunda-feira, 13, a Tata Communications, braço de telecomunicações do grupo indiano Tata, começa a operar no Brasil. A empresa já atua em 247 países e concorre com Orange Business Services e a CenturyLink, que acaba de comprar a Level 3. O foco da companhia é a oferta de soluções para o mercado corporativo.

O vice-presidente da empresa nas Américas, Pathamal Gunawardana, afirmou que a empresa espera conseguir empresas locais que queiram expandir sua operação para o exterior e grupos internacionais que invistam no Brasil. 



A chegada da Tata ao país acontece logo após o começo da operação do cabo submarino Seabras-1, que recebeu um aporte de US$ 20 milhões da empresa, o que garantiu o início de sua atuação na América Latina. 

Por não ter redes próprias na América Latina, a companhia indiana deve fazer parcerias com outras operadoras para conseguir oferecer seus serviços. A atuação da empresa no continente começa pelo Brasil e deve se expandir em breve para México e Colômbia. 

*Com informações do Valor Econômico. 

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Telecom Italia aposta na TIM Brasil para se recuperar das dívidas

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Amos Genish, CEO da companhia italiana, afirmou que a TIM Brasil é um ativo estratégico da empresa e afasta especulações de venda.



Na última sexta-feira, 10, o CEO da Telecom Italia, Amos Genish, afirmou que a companhia vê a TIM Brasil como um ativo central e aposta na operadora brasileira para recuperar a empresa italiana. A declaração afasta as possibilidades de venda da TIM. 

Atualmente, a Telecom Italia acumula cerca de 26 bilhões de euros em dívidas, e por isso se espera que a companhia venda alguns de seus ativos (empresas controladas) para se recuperar no mercado. Genish destacou que a economia brasileira está se recuperando e apontou que podem ser criado muito valor em volta da TIM nos próximos anos. 



Os balanços financeiros do terceiro trimestre demonstram a importância da operadora brasileira na receita da Telecom Italia. A TIM representou nos nove primeiros meses do ano 23,1% da receita da companhia italiana, valor que tende a aumentar no último trimestre. 

Outro ponto de destaque é o resultado positivo da TIM no terceiro trimestre, onde registrou o maior EBTIDA de sua história e obteve um crescimento de 51,6% em seu lucro.


*Com informações de portal EXAME.

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Depois de nove anos, audiência da TV paga cai no Brasil

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Maior oferta de plataformas de streaming, como o próprio NOW da TV por assinatura ou a popular Netflix influenciam a queda de audiência.

Quase uma década de crescimento contínuo e, depois de nove anos, a audiência da TV por assinatura no Brasil passa por um momento de queda pela primeira vez nesse período, segundo dados do painel nacional do Ibope, divulgados pelo Notícias da TV.


Até outubro de 2017, os canais de TV paga tiveram média de 9,5 pontos nos domicílios, dois décimos a menos do que o mesmo período em 2016, representados por 2,3 milhões de casas e 6,5 milhões de pessoas.


Em 2008, o Brasil tinha 6,3 milhões de casas com acesso aos canais pagos e, em 2014, passou para 19,6 milhões, com audiência que chegou a ultrapassar números de emissoras abertas como a Record e o SBT. A mudança dos consumidores de TV agora é influenciada principalmente pela maior oferta de plataformas de streaming, como o NOW e o HBO Go, da própria TV paga, e a Netflix, que, apesar de não divulgar os dados de usuários no Brasil, já deve ultrapassar os 7 milhões de assinantes.

Quanto ao número de assinantes de TV paga, sabemos que, em maio, totalizavam 18 milhões, com queda de 308 mil clientes em um mês. Porém, por motivos de “melhorias sendo efetuadas em procedimentos internos”, a Anatel está desde o quinto mês do ano sem atualizar os dados, que podem ter caído ainda mais. Um dos fatores que influenciou o cancelamento do serviço foi a falta de cobertura das operadoras com os canais abertos da Simba (SBT, Record e RedeTV!), problema resolvido somente em setembro deste ano
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Terceiro trimestre também é de queda em receita e lucro da Nextel

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De acordo com a controladora Nii Holdings, receita da Nextel teve queda de 21,7% e prejuízo operacional foi de US$ 30,7 milhões.


A Nii Holdings, que controla a Nextel Brasil, divulgou os resultados do terceiro trimestre da operadora na última quinta-feira (9). Mais uma vez, os números são de queda para a Nextel, que registrou US$ 200,2 milhões em receitas de serviços de julho a setembro de 2017, uma queda de 21,7%.

O prejuízo operacional ajustado antes de depreciação e amortização (OIBDA) foi de US$ 30,7 milhões, enquanto em 2016 o lucro operacional foi de US$ 23,6 milhões. Durante o ano de 2017, ou seja, de janeiro a setembro, o prejuízo operacional foi de US$ 152 milhões, contra um lucro de US$ 51,6 milhões em 2016 no mesmo período.


De acordo com o diretor financeiro da Nii Holdings, Dan Freiman, a empresa conseguiu limitar a queima do fluxo de caixa livre, mesmo com o prejuízo, e as atualizações em acordos de empréstimos com bancos brasileiros permitiram que a empresa focasse em executar o plano de negócios. O que, para ele, fez com que a Nextel voltasse a crescer, ou pelo menos esse é o caminho.
A receita operacional da Nii Holdings caiu 21,4%, com US$ 204,8 milhões no terceiro trimestre. O prejuízo líquido diminuiu, ficando em US$ 94,5 milhões, diferentemente do mesmo período em 2016, que registrou US$ 1,4 bilhão.
Tecnologias
Quanto à base iDEN da Nextel, caiu 53% nos últimos 12 meses. Apesar de informar que sua tecnologia de rádio será completamente desligada em 2018, em setembro a operadora ainda registrava 449,7 mil acessos. Em 2016, havia 962 milhões.
Por outro lado, a base 3G e 4G aumentou 4%, totalizando 2,85 milhões de acessos. Apesar da migração automática do rádio para as redes 3G e 4G, as adições líquidas acontecem em um ritmo mais lento do que a queda de iDEN, o que mostra que há queda de seus clientes. Em um ano, houve queda na base total da operadora em 11%.
Também em comparação com o terceiro trimestre de 2016, a receita média por usuário passou de US$ 21 para US$ 19.
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Franquia na banda larga terá decisão final somente em 2018

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Anatel adiou por mais 120 dias análise sobre a limitação na internet fixa, que hoje é proibida pela agência.

Como já escrevemos uma vez: quem disse que acabou? O assunto de franquia na banda larga fixa, por mais absurdo que possa parecer para os consumidores brasileiros de telecomunicações, sempre volta para nos assombrar. Em abril de 2016, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aplicou uma medida cautelar proibindo esse limite ameaçado (e até concluído) pelas operadoras. Agora, em novembro de 2017, a agência ainda adia a decisão final sobre o caso.

120 dias: este é o novo prazo estabelecido pela Anatel para chegar a uma conclusão se a internet fixa limitada poderá ou não ser estabelecida pelas operadoras. Embora 99% dos usuários, através de uma enquete do Senado, se mostraram contrários ao tema, entidades como a Abrint e a Abrasat voltaram a defendê-lo no último mês.


De acordo com o relator do tema na agência, Otávio Rodrigues, a consulta pública que trata do assunto teve inúmeras participações, o que o torna ainda mais complexo. Até abril de 2017, foram criados mais de 2 mil e 800 tópicos de discussão, anexados mais de 230 arquivos e postados mais de 4 mil comentários na plataforma “Diálogo Anatel”, o que explica o adiamento.
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Novo conceito de loja da Claro chega à região Norte do Brasil

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Uma das três estratégias da Claro ainda para 2017, lojas apresentam atendimento mais dinâmico, com Wi-Fi gratuito para teste de serviços da Claro e da NET.


A Claro já afirmou, inclusive em coletiva de imprensa realizada no último mês com a presença do Minha Operadora, que tem três grandes focos ainda para este ano. Além da expansão do 4G e do 4.5G – que tem velocidade 10 vezes maiores do que o 4G convencional -, e os planos ditos inovadores, a terceira grande busca é pela nova experiência de compra de seus clientes.

E como promete 150 lojas em todo o Brasil com um novo conceito até o final de 2017, a Claro lança a novidade, nesta semana, na região Norte do país. Primeiramente em Manaus (AM), no Manauara Shopping, e depois em Porto Velho (RO), no Porto Velho Shopping. Ambas foram inauguradas na última sexta-feira (10).


Como já divulgamos algumas vezes, o novo conceito da Claro permite uma experiência de atendimento presencial mais próxima do consumidor, com atendimento dinâmico e interatividade, garantidos pelo maior espaço e Wi-Fi gratuito para experimentar serviços tanto da Claro quanto da NET.
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