19/12/2025
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Credit Suisse avalia que China Telecom é a melhor escolha para a Oi

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Instituição financeira aposta em investidor estrangeiro para fazer da operadora brasileira competitiva entre suas concorrentes.

A instituição financeira Credit Suisse enviou um relatório aos seus clientes na última quinta-feira (28), que, entre outras observações sobre o mercado brasileiro, mostra sua avaliação sobre o cenário da Oi, que teve seu plano de recuperação judicial aprovado em 20 de dezembro, após 18 meses de negociação.

Para a empresa, a OIBR3 e OIBR4 (da Oi) é, sim, um alvo para seus concorrentes, e quando o assunto é quem vai levar a operadora, o Credit Suisse aponta a China Telecom como a mais provável. 



“O fluxo de notícias de fusões e aquisições deverá impactar favoravelmente as ações OIBR3 nos próximos meses, e acreditamos que a China Telecom é a principal candidata para adquirir uma fatia de controle na empresa”, afirmaram os analistas Daniel Federle, Felipe Cheng e Juan Pablo Alba.
Também nesta semana, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, afirmou que enxerga o espaço para a entrada de um investidor estrangeiro na Oi em 2018. Essa mesma previsão assusta e desagrada diretores da Vivo e da Claro, como já afirmaram em ocasiões anteriores.
Na semana passada, o presidente da companhia, Eurico Teles, disse que a Oi está pronta para qualquer investidor que queira comprá-la, seja chinês ou não. Mas, de acordo com os rumores, a empresa chinesa já pode estar preparando sua oferta para a Oi, e a expectativa é que ela seja apresentada no início do ano. 
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TIM fecha o ano com 4G em mais 11 cidades do Nordeste

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São contemplados clientes de Pernambuco, Rio Grande do Norte e do Ceará.

A TIM informou, nesta sexta-feira (29), que 11 novas cidades do Nordeste já contam com sua cobertura 4G. Desta vez, são clientes dos estados do Rio Grande do Norte e Ceará que se beneficiam da tecnologia.


As cidades contempladas são Cedro, em Pernambuco; Marco, Meruoca, Pereiro, Aurora, Milagres e Trairi, no Ceará; e Acari, Augusto, Grossos e Rodolfo Fernandes, no Rio Grande do Norte.







O plano de expansão da rede de quarta geração da TIM pelo Brasil tem sido algo de destaque no ano de 2017. De acordo com a operadora, em 2016 havia 1.255 municípios cobertos, e a expectativa para este ano é fechar com 3 mil cidades em todo o Brasil.


A rede oferece velocidade até cinco vezes mais rápida na navegação e, para utilizar, basta estar com o aparelho smartphone compatível e realizar a troca do chip 3G pelo 4G.

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Programa de internet banda larga contemplará 50 municípios goianos

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“Internet para Todos” promete levar internet em 300 municípios que ainda não contam com conectividade no Brasil.

O programa “Internet para Todos”, do governo federal, promete que, dos 300 primeiros municípios que levará internet banda larga no Brasil, 50 deles serão goianos. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, na última quarta-feira (27). 



A ideia do programa é levar conectividade para 40 mil localidades ao redor do país a partir de janeiro de 2018. Segundo Kassab, trata-se do maior programa de inclusão social do Brasil, resultado do lançamento do primeiro satélite brasileiro, o SGDC, e com parceria que já chega em cinco estados diferentes – o primeiro foi Santa Catarina, mas também foram anunciados São Paulo, Amazonas e Mato Grosso.






O governador de Goiás, Marconi Perillo, apontou que 800 localidades de 99 municípios no estado hoje não contam com banda larga de qualidade. Fato que deve mudar com a conexão do programa, que é feita através da instalação de antenas que recebem o sinal diretamente do novo satélite
Já o diretor técnico-operacional da Telebras, Jarbas Valente, explicou como funcionarão os fundamentos técnicos de convênios municipais. Para ingressar no programa, as prefeituras têm que se cadastrar e oferecer um terreno para a instalação de uma antena, que é garantida de graça pelo governo, mas também a segurança do equipamento e o custo da energia da transmissão de sinal.
O programa está isento de tributos, e é por isso que a banda larga será mais barata do que as tarifas convencionais, com custo em torno de R$ 30 para cada munícipe. 
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Vivo lança arena ‘Viva o Verão’ com atividades gratuitas no Guarujá

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Espaço itinerante para 500 pessoas inclui toboágua, games, quadras e espaço de massagem, e ao longo de janeiro chegará a outras praias do litoral paulista.

Em clima de férias, a Vivo lança, nesta quinta-feira (28), a arena “Viva o Verão”, que leva uma programação inédita e gratuita para turistas e moradores de todas as idades no Guarujá, litoral de São Paulo.


A princípio, o projeto itinerante estará nas areias da praia da Enseada de 28 a 31 de dezembro e de 4 a 7 de janeiro, das 9h às 19h. Passada a primeira semana de 2018, a ideia é que seja levado para outras praias do estado de São Paulo ao longo do mês de janeiro.


ATIVIDADES

As atividades oferecidas pela Vivo para a temporada são divididas por espaços diferentes na arena, que suporta até 500 pessoas simultaneamente. Há a área de games interativos, por exemplo, em que os participantes poderão simular atividades de kitesurf e jet ski.

Pensando nas crianças, a atração principal é o toboágua de três metros, que fica ao lado de um espaço que permite uma experiência imersiva de surf ultraveloz, com a ajuda de óculos de realidade virtual (Gear VR, da Samsung).
Os adultos também podem aproveitar, seja em um espaço onde terapeutas corporais realizarão massagens rápidas, ou então nas atividades que têm agenda diferenciada todos os dias, incluindo aulas de zumba, meditação, ginástica funcional e corrida na praia. As vagas para essas atividades são ilimitadas, assim como as partidas de vôlei de praia na quadra do Viva o Verão, que exigem cadastro.

MAIS SERVIÇOS

Além disso, quem visitar o Viva o Verão também poderá usar chuveiros ecológicos, lockers com carregadores de celular, área para descanso e até mesmo pegar guarda-sol e cadeiras emprestadas mediante um cadastro com RG. Ainda há um cenário para foto ou GIF animado.
É claro que a Vivo não ofereceria tudo isso de graça sem divulgar seus serviços, e é por isso que, na arena, o público também poderá conhecer os serviços da operadora, sejam planos pós-pago, conexão Vivo Fibra ou outros. A boa notícia é que, sejam clientes ou não da operadora, todos podem participar gratuitamente.
“Além de oferecer serviços de qualidade, a Vivo quer proporcionar experiências para que as pessoas possam viver menos do mesmo e ter novas descobertas. O projeto ‘Viva o Verão’ é reflexo desse posicionamento da marca, afirma João Truran, diretor regional São Paulo da Vivo.
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NET agora oferece canais ao vivo durante voos da GOL

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Além de contarem com Wi-Fi, passageiros da GOL poderão assistir gratuitamente a seis canais da operadora de TV por assinatura em tempo real.

A NET anuncia uma parceria com a companhia aérea GOL, que agora permite que os passageiros possam assistir a seis canais ao vivo durante os voos. O acesso é gratuito e a conexão é feita pelos próprios dispositivos móveis, seja smartphone, notebook ou tablet.


Os conteúdos são variados e incluem comédia, jornalismo, novelas, infantil e até mesmo futebol, uma vez que também fazem parte de uma parceria com a TV Globo e a Globosat. É por isso que os canais escolhidos são GloboNews, Gloob, GNT, Multishow, OFF e TV Globo.





A novidade chega como mais um atrativo aos passageiros através da plataforma GOL Online, que quer garantir a melhor opção de conectividade e entretenimento da América Latina. O serviço também disponibiliza séries e filmes para serem assistidos durante a viagem.
Recentemente, a GOL anunciou que todos os seus aviões terão Wi-Fi em 2018. Em outubro, 50% da frota, que respondia por 60 aviões, já ofereciam o benefício. Hoje, esta porcentagem já subiu para 70%, sendo que a expectativa é que a tecnologia alcance toda a frota até o próximo mês de outubro.

Como funciona

Para acessar a plataforma, é necessário habilitar o Wi-Fi do dispositivo móvel e se conectar à rede “gogoinflight”. Em seguida, basta abrir o navegador, digitar “wifionboard.com” e selecionar no menu a opção “TV ao vivo”.

Para assistir ao conteúdo, só é preciso escolher o canal de preferência para iniciar a transmissão. Trata-se da mesma forma de acesso às opções de conectividade e entretenimento a bordo da GOL.


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Qualcomm anuncia brasileiro como novo presidente da empresa

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Cristiano Amon foi promovido e agora passa a liderar as estratégias e oportunidades de crescimento da empresa, responsável também pela transição para o 5G.


A Qualcomm – fabricante de chips para dispositivos móveis e líder em 3G e 4G – anunciou, nesta quarta-feira (27), que o brasileiro Cristiano R. Amon é o novo presidente da empresa. Amon é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuava como vice-presidente executivo da companhia e agora assume o mais alto cargo em 4 de janeiro de 2018.

Amon trabalha na Qualcomm desde 1995, quando começou como engenheiro e passou a ocupar cargos de liderança técnica e de negócios. Antes, atuava como diretor técnico da Vésper, antiga empresa de telecom do Rio de Janeiro, que foi comprada pela Embratel nos anos 2000. Também trabalhou na NEC, Ericsson e Velocom.


Ele também atua como presidente da divisão Qualcomm CDMA Technologies (QCT) e, em sua mais nova promoção como presidente da Qualcomm Incorporated, será responsável por estratégias e oportunidades que busquem o crescimento da empresa e responderá ao CEO Steve Mollenkopf.
“A combinação única de habilidades operacionais e de negócios de Cristiano o torna ideal para continuar a conduzir a tecnologia e as posições de liderança da Qualcomm em celulares, IoT, automotivo, computação de ponta e redes, além de liderar a transição para o 5G”, disse o CEO em comunicado à imprensa.
Recentemente, a Qualcomm anunciou seu primeiro teste de conexão 5G em um aparelho móvel, feito inédito também mundialmente. A apresentação foi realizada justamente pelo brasileiro, que afirmou esperar o início das vendas desses novos smartphones já em 2019.
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Barras com sinal de operadoras poderão ser escondidas no Android

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Ainda não é uma certeza, mas pode ser que as operadoras deixem de ser obrigadas a mostrar o nível de sinal na tela de smartphones.



Sabe aquela barra de sinal presente na parte superior da tela do seu smartphone, indicando o sinal da sua operadora? Pode ser que, em breve, ela deixe de existir em celulares com sistema Android. O que significaria que as operadoras poderão escolher se querem ou não mostrar o nível de sinal aos seus clientes.

A informação é do portal XDA Developers, que afirmou que um código vazado do sistema mostra que o Google estuda a possibilidade de ocultar a potência do sinal vindo da cobertura da operadora no celular.





Nada foi confirmado oficialmente e a mudança aos usuários pode acontecer daqui a muito tempo. Mas não podemos descartar a possibilidade que chegue na próxima versão do sistema operacional, o Android 9 (P), que será anunciado no ano que vem.
Hoje, se você quiser consultar o sinal da sua operadora, também pode acessar as configurações do smartphone, clicar em “sobre o telefone” e, dentro de alguma opção sobre o status do chip/SIM, acessar a “intensidade de sinal”. 

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Processo gigante na Comcast: falha também de operadoras brasileiras

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Operadora americana de 50 milhões de clientes está sendo processada por lucrar ao vender serviço adicional inútil e sem o consentimento dos consumidores.

A Comcast Corporation, empresa americana que hoje reúne mais de 50 milhões de clientes de TV a cabo, internet e telefone, recebeu mais uma acusação na última semana referente a um processo que já dura um ano. O curioso é a semelhança do caso com ações de outras operadoras, inclusive brasileiras, que oferecem serviços adicionais no celular, que muitas vezes os clientes nem querem, mas são praticamente obrigados a aceitar. Muitos deles, sem nenhuma utilidade.


A gigante de telecom está sendo processada desde agosto de 2016 pelo gabinete do procurador-geral do estado de Washington, Bob Fergurson. A queixa seriam as práticas ilegais de implantação de um “Plano de Serviços de Proteção” (Service Protection Plan – SPP), criado em 2011 e que, desde então, fez a Comcast ganhar US$ 73 milhões até 2015.


De acordo com a acusação, o plano adicional enganava os consumidores de duas maneiras:

  • 1º, porque a maioria deles era inscrita sem decidir se de fato queriam o serviço;
  • 2º, porque o plano era divulgado por atendentes como se fosse gratuito, enquanto existia a cobrança mensal de 6 dólares após o primeiro mês de uso. 

Desde 2011, aliás, o custo do SPP triplicou.

As evidências também revelaram que mais da metade dos consumidores que aderiram ao plano na verdade não sabiam dessa adesão, feita de forma ilegal por atendentes que ganhavam 5 dólares por cada venda. Foi mais de meio milhão de clientes inscritos no serviço somente no estado de Washington.

Tem mais…

Para piorar, o plano de serviços de proteção jamais ofereceu nenhuma assistência como prometia, mesmo com o pagamento mensal, tornando o serviço totalmente inútil. Ao invés de oferecer assistência sem custo, como dizia no contrato, de reparos internos e externos de instalação, qualquer tipo de proteção do plano era cobrado à parte. O que era de graça? Somente a visita do técnico para detectar problemas.
Agora, em dezembro de 2017, Ferguson, o responsável pela acusação, amplia o processo pelo fato da empresa ter deletado 90% do banco de dados de seus clientes, incluindo as ligações – ou falta delas – entre atendentes e clientes, que poderiam colaborar com a investigação e decisão sobre o caso. Ao longo do último ano, a Comcast havia sido orientada para guardar todos os dados, o que não foi respeitado.
Em defesa, a Comcast diz que a procuradoria-geral se baseia em metodologias equivocadas, sendo que o plano de serviços de proteção funciona como deveria e cobre os reparos quando necessário.
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Vivo chama cliente de fraudador e pagará R$ 15 mil de indenização

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Este é mais um caso em que operadora perde milhares de reais por enviar uma fatura com ofensa no nome do cliente.



A Vivo terá que pagar R$ 15 mil de indenização a um cliente que foi chamado de “fraudador” pela fatura de seu plano. Não é a primeira e aparentemente nem a última vez que isso acontece. Em setembro de 2017, um cliente do Amazonas ganhou ação por danos morais por ter sido ofendido da mesma maneira.

Desta vez, a decisão foi da 12ª Câmara de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que aceitou o pedido de danos morais por constrangimento do cliente e agiu em caráter “educativo-punitivo”, para que o erro da Vivo não volte a acontecer. Em outras palavras, um castigo que custou 15 mil reais à operadora.



A Vivo havia entrado com recurso, afirmando que o caso foi isolado, que apenas uma fatura havia sido enviada ao cliente com a palavra fraudador acompanhando seu nome. Para a operadora, a carta era pessoal e foi endereçada ao cliente, e qualquer repercussão negativa e divulgação da imagem seria culpa dele.
Os advogados da operadora também afirmaram que o recebimento da correspondência reservada, sem repercussão pública, caracterizaria “simples aborrecimento e não dano moral indenizável”. De toda forma, em meio às provas, o juiz não quis saber.
“Há de ser observada em especial a gravidade da conduta, tendo em conta que o apelado foi não só ofendido em sua dignidade e integridade como acusado da prática de um crime. Tudo de forma indelével, ou seja, por escrito, por meio de informação constante oficialmente na fatura de consumo do serviço respectivo”, afirmou o relator Antonio Mário de Castro Figliolia.
Quanto ao valor, embora a Vivo tenha se defendido afirmando que resultaria em um enriquecimento sem causa do cliente, para a Justiça, a quantia foi “razoável e proporcional”.
TIM e o pidão de crédito
Vale lembrar que, também neste ano, a TIM teve que pagar R$ 4 mil de indenização por chamar um cliente de “pidão de crédito”. Neste caso, os dados cadastrais foram alterados por um atendente no sistema do “Meu Tim”, onde o consumidor lia a mensagem “Olá, pidão” ao abrir o aplicativo.

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HTV BOX sofrerá apagão depois de perder processo para ABTA

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Aparelho oferece mais de 100 canais de TV por assinatura sem cobrar mensalidade, mas empresa acaba de perder R$ 500 mil por danos materiais.


A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), que responde pela Claro, NET, Vivo, SKY e OiTV, ganhou, na última semana, o processo contra a HTV Internacional, responsável pela venda dos aparelhos HTV Box, que transmitem canais de TV por assinatura sem que seja necessário o contrato de mensalidade com alguma operadora. Ou seja, de forma ilegal, o que custou a indenização de R$ 500 mil à empresa.
 
O processo foi extremamente rápido, uma vez que, somente em dezembro, a associação denunciou e ganhou o caso após a determinação do juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi, da 2ª Vara Empresarial de São Paulo. A acusação é contra a produção do HTV Box, que, para a ABTA, teria como principal função fornecer aos usuários, de forma ilegal e sem mensalidade, o acesso a diversos canais de TV por meio da transmissão não autorizada das imagens.


A associação afirma que a ação é feita “a partir de equipamentos localizados em diferentes regiões do país, que as enviam pra determinados IP’s hospedados em servidores encarregados de distribuir o conteúdo aos equipamentos de HTV Box”. 
 
É por isso que, além de suspender a produção dos aparelhos, a Justiça determinou, em caráter de urgência, que os provedores de internet sejam oficiados para bloquear os IP’s pelos quais trafega o streaming de canais de vídeos ilegais de TV paga.
 
O juiz confirma que a condenação foi pela empresa “não incluir na fabricação qualquer aplicativo que viabilize a violação dos conteúdos e das marcas de propriedade das associadas da autora”, o que causou a indenização por danos materiais e morais.
 
“Essa decisão é mais uma conquista relevante que encerra um ano de avanços significativos no combate à pirataria de TV por assinatura. Este combate continuará cada vez mais forte em 2018”, afirmou a ABTA em nota divulgada após a decisão.
 
Quem tem razão?
 
No início de dezembro, após anunciar que as operadoras de TV paga perdem R$ 6 bilhões por ano com pirataria, a ABTA também conseguiu a condenação do youtuber Marcelo Otto Nascimento, que divulgava tutoriais sobre como utilizar o aparelho que permitia o acesso gratuito aos canais de TV paga. 
 
Em sua defesa, o rapaz publicou um vídeo dizendo que a associação não chegou a contatá-lo em nenhum momento, que os vídeos haviam sido removidos e que os consumidores que acabam saindo prejudicados, pelos altos preços cobrados pelas operadoras que vendem os canais de TV. 
 
“Espero que além desses processos que a ABTA está fazendo contra os canais, que coloque sua mão na consciência e veja suas operadoras, como Claro, NET e Vivo, porque hoje são as empresas que estão no topo do Reclame Aqui”, sugeriu. “Os processos são direito dela, tem que correr atrás disso, mas tem que ver o lado do consumidor, os preços são absurdamente caros para ter uma TV por assinatura no Brasil”.
 
Nascimento também publicou um vídeo falando sobre o processo da ABTA contra a HTV. Para ele, o HTV Box deve sofrer um apagão em breve, o que significa que quem comprou o aparelho – vendido por cerca de R$ 1 mil por lojas como o Walmart –, pode perder o sinal dos canais.
 
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