Brasil lança satélite para ampliar a banda larga

Denominado SGDC, satélite de R$ 2,8 bilhões ainda beneficiará áreas civis e
militares no país.


Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas, mas pode chamá-lo de SGDC. Este é o nome do satélite lançado na última quinta-feira (04/05) na base espacial de Kourou, na Guiana Francesa – o primeiro inteiramente controlado pelo governo brasileiro.

Fabricado pela empresa francesa Thales Alenia Space, ele ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da Terra e, de acordo com a Telebras, o projeto custou R$ 2,8 bilhões. Seu grande propósito é expandir a internet de banda larga no Brasil, especialmente nas áreas mais remotas, onde há acesso restrito. Segundo o governo brasileiro, há expectativas de que essa ampliação comece a ocorrer a partir de setembro.




Além disso, o novo satélite oferecerá maior segurança para fins civis e militares, passando a garantir um meio nacional e confiável de transferência de dados e informações. Com isso, não será mais necessário utilizar sinal de satélites privados de empresas estrangeiras, como acontecia até então.

O lançamento, que ocorreu justamente na véspera do Dia Nacional das Comunicações, é um verdadeiro marco para o aprimoramento de telecomunicações no país. O uso do satélite ainda beneficiará áreas como a saúde, por exemplo, que terá mais conexão em Unidades Básicas de Saúde do SUS. Para a vigilância das fronteiras e do espaço aéreo, a previsão é de que seja utilizado já a partir do próximo mês.

Redator em treinamento. Que nota este artigo merece?

PDRTJS_settings_8532827 = {
“id” : “8532827”,
“unique_id” : “default”,
“title” : “”,
“permalink” : “”
};
(function(d,c,j){if(!document.getElementById(j)){var pd=d.createElement(c),s;pd.id=j;pd.src=(‘https:’==document.location.protocol)?’https://polldaddy.com/js/rating/rating.js’:’http://i0.poll.fm/js/rating/rating.js’;s=document.getElementsByTagName(c)[0];s.parentNode.insertBefore(pd,s);}}(document,’script’,’pd-rating-js’));



LEIA TAMBÉM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

3
Deixe um comentário

avatar
3 Número de Comentários
0 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
0 Autores de comentários
ronald santosAdalmoUm usuário do Google Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Um usuário do Google
Visitante

Gostei do artigo. Informação em primeira mão

Adalmo
Visitante

Na expectativa, parabens.

ronald santos
Visitante

Espero que seja pra internet mesmo, e não pra espionar e censurar o povo.