sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

TIM ativa e testa primeira antena 5G

O que você achou? 
Primeiro teste, que aconteceu em Turim, na Itália, alcançou a velocidade de 20 Gigabit por segundo.

A discussão cada vez mais próxima sobre a chegada da internet de quinta geração acaba de incluir a TIM. A operadora ativou, em Turim, na Itália, sua primeira antena para o 5G, com conexão que alcançou 20 Gigabit por segundo.

Os testes acontecem através de uma parceria com a Ericsson, empresa que já realizou inúmeras previsões sobre a tecnologia. No último mês, por exemplo, um relatório de mobilidade mostrou que, em 2023, o 5G deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de usuários pelo mundo.



Para que o teste acontecesse, a TIM e a Ericsson utilizaram a frequência de 28 GHz, em ondas milimétricas, a partir de uma tecnologia desenvolvida junto com a Qualcomm. Toda a parceria com as duas empresas faz parte do programa da TIM “5G para a Itália”, que teve início em 2016.

A rede experimental de 5G da TIM foi utilizada em um serviço de visita virtual em tempo real com alta velocidade. Através de um dispositivo VR (de realidade virtual) e fones de ouvido, foi possível visitar um dos pontos conhecidos de Turim, o Piazza Carlo Alberto do Politecnico. De acordo com a operadora, a experiência foi bem-sucedida devido à velocidade máxima da rede 5G.

LEIA TAMBÉM:


5 comentários:

  1. e até agora nada de 2G da tim em Frei Paulo Sergipe. CEP:49514-000 Vergonha TIM.

    ResponderExcluir
  2. 28 GHz? Então o alcance vai ser de 1 Km por torre

    ResponderExcluir
  3. Velocidade nem é tanto a questão. Quero saber a latência, que é o que interessa para iot.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a internet das coisas que será usada para casas automoveis e visitas virtuais como mostra a experiencia feita em turim na itália

    ResponderExcluir
  5. Mas a TIM não consegue dar conta nem da 2G.
    A TIM precisa comer muito arroz com feijão pra ver se cresce.

    ResponderExcluir