14/12/2025
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Ministério das Comunicações estuda criar linhas de crédito para fomentar TV 3.0

Nesta quarta-feira (03), durante o seminário sobre a TV 3.0 na sede do Ministério das Comunicações (MCom), o ministro Juscelino Filho, afirmou que estuda criar linhas de crédito aos radiodifusores para fomentar o novo padrão de televisão. A afirmação é como uma resposta para as emissoras privadas de TV, que pediram a exibição de financiamento para implantar a tecnologia.

Foto: MCom/Divulgação

O ministro sinalizou que vai haver ajuda do governo, e que, inicialmente, essa demanda será levada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

“Vamos estar lado a lado do setor buscando construir mecanismos, dialogando com os bancos públicos, vendo se de alguma forma nós conseguimos linhas de crédito ou alguma forma de ajudar o setor para que acelere a implementação”, detalhou Juscelino Filho.

Também presente no evento, o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, defendeu o financiamento para a implementação da TV 3.0, afirmando que é um dos principais pleitos frente às mudanças a serem implementadas no projeto. “O processo irá exigir investimentos do radiodifusor e é incrível que o setor de rádio e televisão no Brasil não tenha a oportunidade e o direito de obter uma linha de crédito”, comentou Novaes.

A TV 3.0 vai conectar os canais abertos com a internet. Com isso, Juscelino Filho voltou a defender a regulação e taxação de empresas digitais, uma vez que o setor de radiodifusão e as plataformas digitais convivem em ambiente de assimetrias. “A gente sabe que o setor vem sendo duramente penalizado pelo crescimento das redes sociais, das mídias digitais, que pegou um bolo significativo das receitas da radiodifusão”, diz.

“Na radiodifusão, nós temos um setor extremamente tributado e regulado, enquanto que nas mídias digitais e nas redes sociais, é o contrário. Daí o debate hoje presente no Congresso Nacional para que a gente consiga avançar nessa regulamentação e avançar também numa possível taxação desse setor para contribuir com o país”, afirmou o ministro.

Juscelino Filho também falou que a TV 3.0 vai proporcionar oportunidades de negócios, como a publicidade interativa, o comércio eletrônico integrado, patrocínios e parcerias, além de oportunidade de oferta de conteúdo exclusivo e conteúdo “premium”.

O processo de decisão de qual será o novo padrão de TV deve ser concluído até o fim deste ano, com o início da implementação da TV 3.0 no país em 2025, de acordo com o ministro. “Não será rápido, mas semelhante ao que aconteceu com a migração para a TV Digital“, afirma.

Oi Fibra lança mininovela em parceria com Porta dos Fundos

Neste mês de abril, em parceria com a produtora Porta dos Fundos, a Oi Fibra lança uma mininovela com episódios que giram em torno do universo da fibra e do cinema, temáticas destaque nas ações da operadora no Big Brother Brasil 24 (BBB), e que serão compartilhadas no perfil do Porta dos Fundos no Kwai.

As enquetes protagonizadas pelos atores Evelyn Castro, Estevam Nabote e Macla Tenório destacam os atributos da Oi Fibra, como a alta velocidade e a estabilidade, prometendo uma conexão de qualidade para facilitar as mais diversas atividades do consumidor.

Os vídeos “Ele só queria assistir a um filme” e “Ele conseguiu o que queria”, serão disponibilizados em formato vertical como parte do programa TeleKwai, projeto desenvolvido pelo Kwai para impulsionar a produção independente da dramaturgia brasileira.

A diretora de Marca da Oi, Livia Marquez, comenta: “Estar presente nas narrativas criadas pelo ‘Porta’ sobre BBB 24 faz todo sentido para a Oi. Elas são leves e bem-humoradas assim como nossa marca. E acreditamos que uma das melhores formas de mostrar a qualidade de Oi Fibra é nos conectando com as pessoas por meio do humor”.

Oi Fibra

A Oi Fibra fechou o ano de 2023 na liderança da ativação de novos acessos de internet em fibra óptica em altas velocidades, entre as grandes operadoras do país. De janeiro a dezembro do ano passado, a empresa ativou 1,1 milhão de novos acessos em fibra acima de 300 Mega, o que representa 40% do total de ativações dessa tecnologia em altíssimas velocidades, considerando as grandes operadoras do País, de acordo com a classificação da Anatel.

Com mais de 4 milhões de clientes em todo o país, o serviço de internet por fibra da Oi é o que há de mais moderno em termos de banda larga de alta velocidade utilizando a tecnologia FTTH (Fiber To The Home), em que a fibra chega até o roteador, dentro da casa ou da empresa do cliente.

Toda a estrutura da Oi Fibra é gerenciada por uma equipe técnica altamente qualificada e que está sempre atenta às necessidades dos clientes, entregando mais qualidade e velocidade na conexão a partir de monitoramento remoto 24h por dia, com atuações preventivas na rede para garantir que os clientes Oi fiquem cada vez mais satisfeitos.

MCom lança a TV 3.0, que integrará canais abertos com a internet

Nesta quarta-feira (03), o Governo Federal anunciou o lançamento da TV 3.0, também conhecida como “TV do futuro’” que promete mais qualidade de imagem e acesso facilitado pela conectividade. De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o novo padrão de televisão aberta estará pronto para transmissão em 2025.

Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

A novidade é lançada com o objetivo de revolucionar o setor com uma integração completa dos canais de TV com a internet, e oferecer uma experiência de visualização, com maior qualidade de imagem e acesso simplificado por meio da conectividade. De acordo com os especialistas do setor, a TV 3.0 trará uma série de tecnologias destinadas a melhorar a experiência dos telespectadores.

Por meio da TV 3.0, a navegação será mais interativa, passando a ser feita apenas por aplicativos, abandonando o atual sistema por números. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e muitas outras possibilidades.

“Estamos diante de uma das mais esperadas revoluções do setor, que chega a ser mais significativa do que vivemos na transmissão do analógico para o digital. É o futuro da TV no Brasil. Na prática, é a integração definitiva entre a televisão aberta e gratuita com a internet. Todas as evoluções de imagem e som vão estar disponíveis na TV aberta para a população. A interatividade, com a internet, que vai ser possível é um instrumento a mais, mas não significa que a população precisa ter internet para ter acesso à TV 3.0”, diz Juscelino.

O ministro do MCom destaca também que a interatividade vai proporcionar também novas oportunidades de negócios, por meio da oferta e consumo de propagandas, marketplace (ambiente de compra e venda) e ambiente de compras.

O novo padrão de televisão irá, no mínimo, quadruplicar a qualidade da imagem, segundo o MCom. Atualmente, o padrão é a TV Digital com Full HD, mas com a TV 3.0 passará a ser até 4K, ou até 8K, caso seja assistido pela internet. “O grande diferencial vai ser justamente a questão da integração da transmissão da televisão com uma melhor qualidade de imagem, qualidade de som, com a conectividade, com a internet, com a banda larga” afirma.

A migração para o novo padrão deverá ser gradativa, possivelmente começando pelas grandes cidades. “As mudanças que acontecem no nosso setor nos colocam sempre em momentos cruciais. Hoje passamos por mais uma etapa chave de transformação digital e a evolução da TV 3.0 é um exemplo concreto de que a tecnologia e a internet são nossas aliadas nesse processo”, destacou Flávio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert).

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), com apoio e financiamento do Ministério das Comunicações, coordena as pesquisas dos padrões tecnológicos da TV do Futuro, que estão sendo desenvolvidos por universidades brasileiras e parceiros da indústria e do setor de radiodifusão e que serão integradas aos televisores que passarão a ser fabricados a partir de 2025.

As tecnologias candidatas para a TV 3.0 estão sendo escolhidas dentre propostas de mais de 20 organizações internacionais diferentes.

“Conseguir levar a informação para a população, independente do meio, é um dos principais objetivos do nosso ministério. E a radiodifusão tem papel fundamental nesse processo. Em torno de 70% da população brasileira tem como seu principal meio de consumo do audiovisual a TV”, ressaltou Wilson Wellisch, secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações.

Roaming no Brasil: o que dizem a TIM e a Vivo sobre a regulação

Assim como a Claro, a TIM também apresentou sua opinião na tomada de subsídio nº 25 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a regulação do roaming no Brasil, defendendo a abertura das redes de todas as operadoras que possuem infraestrutura nas estradas para o roaming. A Vivo também apresentou seu ponto de vista.

O que a tele sugere é que as operadoras liberem suas redes para usuários nas rodovias em trechos em que não há cobertura móvel por meio de acordos de roaming. Para a TIM, é preciso obrigar a oferta do roaming a todos os usuários a fim de justificar o investimento e a abertura das redes, e que questões técnicas podem ser superadas em mesas de negociação.

“Em outras palavras, o investimento em expansão de redes em trechos ao longo de rodovias e estradas somente terá qualquer utilidade coletiva caso todos os usuários possam, em última instância, se beneficiar dessa expansão”, diz a operadora.

A TIM coloca em evidência a ausência de uma regra ou política com obrigatoriedade em geral das operadoras ofertarem roaming a seus usuários. “Esta condição não consta expressamente de instrumento regulatório ou de política pública e merece enforcement imediato da Anatel”.

A operadora vê no roaming uma solução de menor complexidade técnica e custo para permitir o trânsito de visitantes entre redes, diferente do compartilhamento de rede, o RAN Sharing, que possui uma complexidade técnica, “inclusive manifestado pela necessidade de aprovações regulatórias e concorrências específicas, bem como tende a não ser recomendado como solução ótima para agregar uma quantidade substancial de operadoras em uma mesma localidade”, afirma.

Contribuição da Vivo

Para a Telefônica Brasil, deve ocorrer a remuneração no compartilhamento de rede considerando os investimentos realizados, e defende a manutenção do modelo atual de editais da ANTT, que permite parcerias entre concessionárias de rodovias e operadoras para cobrir as estradas com sinal móvel.

“Desassociar a conectividade em rodovias de um ambiente de investimento com retorno regulado nos parece ser um desestímulo ao modelo que tem funcionado com grande êxito e sido um efetivo habilitador para a expansão do acesso à conectividade”, diz.

A Vivo acredita que as operadoras terão mais agilidade e melhores condições de cobrir rodovias com sinal se as concessões de estradas tiverem cláusulas de construção de infraestrutura de rede e que esta fosse liberada para uso das operadoras móveis. Essa infraestrutura incluiria dos dutos, às fibras, da energia às torres para instalação de ERBs.

Ou seja, a tele defende que as concessionárias de rodovias construam infraestrutura de rede e cedam para uso das operadoras. “Se estas condições forem cumpridas e, se não houver ônus, a Telefônica entende que será possível realizar a cobertura adequada das rodovias federais e estaduais, e os acordos de compartilhamento com as demais prestadoras, de acordo com as especificidades e características técnicas de cada caso”, afirma.

Diferente da Claro, que defende um aumento no preço de referência do gigabyte de tráfego em roaming nacional para R$ 5, em comparação com os R$ 2,2 praticados em uma oferta pública recente realizada pela empresa, a Vivo é a favor da livre negociação total entre a operadora de origem e a detentora da infraestrutura utilizada no roaming.

Crunchyroll já está disponível no Prime Video; saiba como assinar

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O Amazon Prime Video divulgou uma novidade empolgante para os fãs de anime: a inclusão da Crunchyroll, reconhecida como a principal plataforma de streaming de anime em todo o mundo, como um de seus canais disponíveis. Essa parceria amplia ainda mais o catálogo de entretenimento oferecido aos assinantes do Prime.

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Com essa integração, os membros do Amazon Prime Video têm agora a opção de adicionar a Crunchyroll à sua assinatura Prime, permitindo acesso direto aos conteúdos exclusivos disponibilizados pela plataforma de anime. Isso significa que os usuários do Prime podem acessar todo o catálogo da Crunchyroll de forma separada e sem custo adicional, facilitando o acesso a uma vasta seleção de animes, mangás e outros conteúdos relacionados.

Além disso, os membros do Amazon Prime Video têm agora a liberdade de escolher entre dois tipos de assinatura na Crunchyroll: a opção “Fã” e a opção “Mega Fã”. Ambas as opções oferecem acesso total à biblioteca da Crunchyroll, incluindo uma variedade de séries, filmes e programas especiais, bem como episódios recém-lançados diretamente do Japão. Isso proporciona aos fãs de anime uma experiência ainda mais personalizada e adaptada às suas preferências individuais.

No Brasil, há duas opções de assinatura para o serviço de streaming: a assinatura Fã e a assinatura Mega Fã. A assinatura Fã é oferecida por R$14,99 mensais, enquanto a assinatura Mega Fã tem um custo de R$19,99 por mês. Optar pela assinatura Mega Fã apresenta algumas vantagens adicionais em comparação com a assinatura Fã.

Uma das principais vantagens da assinatura Mega Fã é a capacidade de baixar títulos para assistir offline. Isso significa que os assinantes podem aproveitar seus programas e filmes favoritos mesmo quando não estão conectados à internet, tornando o serviço mais conveniente e flexível para quem está em movimento ou enfrenta limitações de conexão.

Além disso, os assinantes da Mega Fã têm acesso a benefícios extras, conforme disponibilidade. Esses benefícios adicionais podem incluir conteúdos exclusivos, descontos em produtos relacionados ao serviço de streaming, acesso prioritário a lançamentos ou eventos especiais, entre outros. A variedade desses benefícios pode variar ao longo do tempo, dependendo das parcerias e promoções em vigor.

Outra vantagem oferecida aos clientes é a possibilidade de membros Prime desfrutarem de um teste gratuito de 14 dias. Isso permite que os interessados experimentem o serviço por um período sem custos adicionais, permitindo que decidam se desejam continuar com a assinatura após o período de avaliação.

Terry Li, vice-presidente executivo de negócios emergentes da Crunchyroll, disse que a ampliação do acordo com o Prime Video permitirá que mais fãs de anime em todo o mundo desfrutem de uma experiência ainda mais completa.

“A expansão do nosso acordo com o Prime Video permitirá que ainda mais fãs em todo o mundo comecem ou aprofundem suas aventuras de anime. Especialmente com o início da nova temporada de lançamentos, não há melhor momento para mergulhar no mundo do anime na Crunchyroll.”

Kelly Day, chefe internacional e vice-presidente do Prime Video, afirmou que há entusiasmo com a expansão da Crunchyroll no Prime Video Channels no Brasil, Alemanha e México.

“Com a expansão da Crunchyroll no Prime Video Channels no Brasil, Alemanha e México, estamos animados que mais membros Amazon Prime em todo o mundo possam agora acessar os conteúdos de anime de forma conveniente, tudo diretamente em um aplicativo no Prime Video, com uma senha e uma única cobrança”.

EBC tem liberação para transmitir Rádio e TV Digital em oito cidades

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, realizou nesta quarta-feira (03/04) a assinatura de duas portarias que concedem autorização à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para executar serviços específicos em oito cidades. Esses serviços são a Retransmissão de Televisão Digital (RTV) e o Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM).

No que diz respeito à Retransmissão de Televisão Digital, o objetivo é beneficiar 137,9 mil habitantes das cidades de Poções, na Bahia, e de Cáceres, no Mato Grosso.

Esta medida visa proporcionar acesso a uma diversidade de conteúdos, incluindo educacionais, informativos e de entretenimento, por meio da transmissão de sinais de televisão digital. Com isso, busca-se contribuir para o desenvolvimento e o enriquecimento cultural dessas comunidades, oferecendo-lhes uma variedade de opções de programação televisiva.

E o Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada será implementado em seis cidades de diferentes estados brasileiros.

Essas cidades são Arapiraca, localizada em Alagoas; Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro; Divinópolis, situada em Minas Gerais; Lençóis, na Bahia; Mossoró, localizada no Rio Grande do Norte; e Sobral, no estado do Ceará. Este projeto visa alcançar um total de 1,4 milhão de pessoas, proporcionando-lhes acesso aos serviços de rádio.

Para cada estação de rádio operar, é necessário obter autorização para usar a frequência de rádio atribuída e, posteriormente, emitir uma licença de funcionamento. Este processo de autorização e licenciamento é fundamental para garantir que a operação das estações FM seja realizada em conformidade com as regulamentações pertinentes.

Vale ressaltar que a EBC foi criada em 2007 como uma instituição pública com o propósito de gerir, produzir, distribuir e divulgar conteúdo de interesse público. Suas plataformas incluem TV Brasil, Rádio Nacional, Agência Brasil e Portal EBC, entre outros.

Segundo o MCom, missão da EBC é fornecer informações, promover cultura e cidadania através de rádio, televisão e internet, com foco em programação educativa, cultural e informativa para alcançar um público amplo em todo o país.

Claro pede aumento no preço base do gigabyte de tráfego em roaming nacional

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Em março, a tomada de subsídio nº 25 sobre a regulação do roaming no Brasil foi concluída. Esta consulta recebeu atenção relevante das operadoras nacionais, regionais e MVNOs. A Claro propôs um aumento no preço de referência do gigabyte de tráfego em roaming nacional para R$ 5, em comparação com os R$ 2,2 praticados em uma oferta pública recente realizada pela empresa como parte da compra da Oi Móvel.

Brasil

É importante ressaltar que esses valores se referem à cobrança entre as operadoras, não aos preços finais para os consumidores.

A Claro afirma que realizou uma análise econômica do consumo de dados em roaming nacional, levando em conta diversos parâmetros, como padrões de tráfego e número de usuários. Com base nessa análise, determinou um preço ideal próximo a R$ 5 por Gigabyte trafegado.

A empresa argumenta que qualquer nova regulação sobre o assunto deve considerar os custos das prestadoras que cedem a infraestrutura de rede, incluindo investimentos, operação e manutenção.

A operadora também propõe aprimoramentos no roaming para melhorar a qualidade em áreas urbanas pequenas. Eles sugerem um plano nacional para revisar os modelos operacionais de compartilhamento, como RAN Sharing e Roaming, visando oferecer uma experiência de uso superior.

Além disso, recomendam o upgrade tecnológico para 4G em áreas com apenas 3G, para garantir uma experiência consistente aos usuários. A empresa também sugere estabelecer requisitos claros para conectividade e experiência do cliente durante o roaming.

Por fim, a companhia propõe uma flexibilização do processo de compartilhamento de infraestrutura de torres de celular, visando melhorar a cobertura nas rodovias. Eles destacam a importância de uma abordagem ágil e menos burocrática para obter aprovações e implementar as mudanças necessárias.

Enquanto isso, o roaming é sugerido como uma alternativa de baixo custo e rápida implementação. A empresa enfatiza a necessidade de uma colaboração entre os órgãos governamentais responsáveis pela gestão das estradas, sugerindo ações de integração com agências reguladoras e administradoras de rodovias.

Além disso, eles mencionam que políticas públicas de incentivo, convênios com empresas, parcerias comerciais e flexibilização das leis de construção de novas infraestruturas podem viabilizar economicamente a expansão da cobertura nas estradas.

Vivo une arte e tecnologia durante a SP-Arte

Durante a SP-Arte, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de abril no pavilhão da Bienal em São Paulo, a Vivo promoverá uma discussão sobre a relação vital entre sustentabilidade e tecnologia.

Créditos: Hudson Rodrigues

Sob o título “Raízes do Futuro”, a marca pretende explorar como pensadores em diversos campos reconheceram a importância da sustentabilidade em suas respectivas esferas de atuação.

A proposta é convidar os visitantes a contemplarem a interligação entre indivíduos, meio ambiente e avanços tecnológicos, e compreender como as escolhas e ações atuais moldam o caminho para o futuro.

Ao destacar essas conexões, a Vivo afirma que visa promover uma reflexão profunda sobre como nossas decisões presentes são fundamentais para construir um futuro sustentável e próspero.

Na SP-Arte, a Vivo irá hospedar organizações ambientais, como Instituto Terra e Associação Onçafari, para discutir sustentabilidade. A empresa também promoverá a conscientização ambiental através de arte e tecnologia.

Durante o evento, eles oferecerão coleta de resíduos eletrônicos pelo programa Vivo Recicle, que recolheu 12 toneladas em 2023. A Vivo reforça que é líder em sustentabilidade no Brasil, segundo o ISE B3. Marina Daineze, diretora da Vivo, destaca a importância de abordar questões contemporâneas de forma sustentável e inclusiva na SP-Arte.

“Nossa presença na SP-Arte é sempre uma oportunidade de mostrar como a arte e a tecnologia possibilitam diálogos sobre questões contemporâneas importantes. Tudo de forma consistente e alinhado ao posicionamento da Vivo, que busca um futuro mais sustentável e inclusivo”.

Segundo a companhia, a presença da Vivo na SP-Arte destaca o compromisso com a transformação social através da tecnologia. Em edições anteriores, a marca promoveu debates sobre representatividade negra na arte brasileira com o projeto Telas Pretas (2021) e explorou a identidade dos povos indígenas com Rotas Indígenas Brasileiras (2022).

Em 2023, reforçou seu compromisso com a diversidade através do projeto Telas do Orgulho. Por fim, a operadora afirma que essas iniciativas refletem o engajamento da Vivo em promover mudanças positivas na sociedade por meio da cultura e da sustentabilidade.

Instagram e WhatsApp apresentam falhas nesta quarta, 03

Os aplicativos do grupo Meta estão apresentando várias falhas de uso na tarde desta quarta-feira. O Instagram e o WhatsApp são os mais comentados, mas o Facebook também tem registrado problemas no site Downdetector.

As falhas começaram a ser comentadas no antigo Twitter, o X, logo após às 15h.

O WhatsApp não está fazendo envio de mensagens, ao tentar o texto fica apenas com o “relógio” indicando que o material não foi enviado, mesmo havendo conexão com a internet. O Instagram, embora esteja abrindo, não está no pleno funcionamento, as publicações não estão sendo entregues. E o Facebook também não está no funcionamento normal.

Veja abaixo os gráficos do site Downdetector sobre as queixas em relação aos aplicativos da Meta:

Atualização

Antes de completar uma hora de falha, os serviços começaram a ser reestabelecidos, embora ainda houvessem queixas dos usuários. Mas no WhatsApp, por exemplo, já é possível enviar e receber mensagens sem problemas ou atrasos.

A falha não foi apenas no Brasil, foi uma pane na Meta, afinal aconteceu em praticamente todos os produtos da empresa, porém não houve nenhum anúncio oficial que explicasse o motivo dos problemas da tarde desta quarta.

Portanto, não é possível afirmar o que houve para que acontesse a falha no WhatsApp, Instagram e Facebook. Porém, os usuários sabem que são comuns falhas dessa proporção surgirem em todos esses aplicativos, tanto que fazem brincadeiras com o assunto, como por exemplo no post abaixo:

WhatsApp pretende criar recurso de menções privadas nos status; entenda

O WhatsApp está desenvolvendo novas funcionalidades para o seu aplicativo no iPhone. Essas novidades têm como objetivo tornar a comunicação entre os usuários ainda melhor e facilitar a descoberta de novos canais na plataforma.

Essas novas funções foram inicialmente percebidas pelo pessoal do site WABetaInfo e ainda estão em fase de desenvolvimento, sem uma data definida para serem lançadas.

Menções privadas

Você já quis garantir que uma pessoa específica visse o status que você postou no WhatsApp? Parece que o mensageiro da Meta está pensando em uma solução para isso!

Uma captura de tela revelou que o WhatsApp está desenvolvendo uma nova função chamada “menções privadas” para os status. Isso significa que você poderá notificar diretamente certos contatos quando fizer uma postagem. Essa novidade foi observada na versão 24.7.10.71 do WhatsApp beta no TestFlight.

De acordo com as informações disponíveis, quando você usar a função de menções privadas nos seus status do WhatsApp, somente os contatos que forem mencionados serão notificados sobre a sua postagem.

Isso significa que você pode marcar mais de uma pessoa de uma vez só, se necessário. Além disso, somente os contatos que foram marcados serão capazes de ver que foram mencionados na sua publicação. Essa característica destaca a preocupação do WhatsApp em garantir a privacidade dos usuários, permitindo que apenas aqueles especificamente mencionados tenham conhecimento e acesso à sua postagem.

Canais

Outra nova atualização do WhatsApp traz uma novidade relacionada aos Canais do aplicativo. Essa atualização, identificada como versão 24.7.10.72 no programa TestFlight, introduz um recurso que facilita a descoberta de novos conteúdos dentro dessa área específica do app.

O recurso em questão consiste em um carrossel de recomendações de canais, os quais oferecem conteúdo similar ao que o usuário está atualmente visualizando. Essa funcionalidade é incorporada dentro da página de informações de um canal específico.

Quando acessada, essa seção pode mostrar até cinco outros canais que compartilham temáticas semelhantes. Além disso, esse carrossel também é exibido quando o usuário toca no botão para seguir um novo canal.

Em resumo, essa atualização visa tornar a experiência do usuário no WhatsApp mais dinâmica e rica, facilitando a descoberta de novos conteúdos e ampliando a interação com diferentes canais dentro do aplicativo.

Essa atualização do WhatsApp visa simplificar a descoberta de canais similares aos interesses dos usuários. Embora tenha sido identificada na versão beta, ainda não está disponível para testadores do app.