05/04/2024

DirecTV e SKY Brasil já possuem 40 milhões de casas passadas com FTTH

De acordo com Mariano Peralta, gerente de Alianças Vrio FTTH, metade desse montante de residências passadas estão no Brasil.

Durante o evento NPlay 2024, desenvolvido pelo Grupo Convergencia na cidade de Córdoba, Mariano Peralta, Gerente de Alianças Vrio FTTH, anunciou que a rede de fibra óptica da DirecTV e SKY Brasil já atinge 40 milhões de lares passados em toda a região da América Latina onde atua.

A divisão Vrio do Grupo Werthein, que administra as operadoras DirecTV na América do Sul de língua espanhola e SKY no Brasil, usa um modelo de negócio baseado na contratação de redes de outras empresas. Ou seja, a sua estratégia não é implantar redes próprias, mas sim contratar redes atacadistas de fibra óptica em diversos países.

De acordo com a empresa, metade dessas 40 milhões de residências passadas estão no Brasil, onde conta com contratos de uso de redes com FiBrasil, I-Systems, V.tal e American Tower.

Desde 2021, a Vrio adota o negócio de contratar redes redes atacadistas de fibra óptica, e hoje já atinge seis países: Argentina, Brasil (serviço lançado em 2022), Peru (2023), Equador (2023), Colômbia (2023) e Chile (2023). No Uruguai, a empresa oferece TV via satélite, mas já tentou uma licença para fornecer serviço de internet, só que não foi concedida.

No total, em toda a região, a Vrio possui doze acordos com redes atacadistas. Na Argentina com Meditel, Metrotel e American Tower; no Brasil com FiBrasil, I-Systems, V.tal e American Tower; no Peru com Win; no Equador com Punto Net, na Colômbia com Velonet e OnNet Fibra; e no Chile com On Net Fibra.

Peralta comentou em entrevista à TAVI Latam, que “As principais capitais e conglomerados urbanos dos países desenvolvidos estão trabalhando com redes compartilhadas, pois é uma forma inteligente de tornar os recursos mais eficientes. Muito mais num contexto como o da América Latina, onde a exclusão digital afeta 200 milhões de pessoas”.

“Desenvolver infra-estruturas tecnológicas sólidas que permitam aos cidadãos ligarem-se a uma vasta gama de serviços digitais, melhorando assim a eficiência e a produtividade nas suas vidas, é um desafio conjunto para a indústria como um todo e para a coordenação público-privada”, completou.

A DirecTV esteve presente no NPlay 2024 com stand próprio. “Recebemos a visita de mais de 40 ISPs que receberam assessoria e com os quais foram planejadas futuras agendas de trabalho para avançar com propostas de conectividade”, disse a empresa à TAVI Latam.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários