06/04/2024

Apple busca Google para poder levar recursos de IA para iPhone

Norte-americana tem negociado com a big tech para utilizar o serviço de inteligência artificial (IA) na próxima geração de seus dispositivos.

a Apple está em negociações com o Google para utilizar o serviço de inteligência artificial (IA) no iPhone, de acordo com informações da Bloomberg. A empresa norte-americana tenta ter a licença do Gemini, o conjunto de modelos de inteligência artificial generativa, para alimentar alguns novos recursos que serão lançados no software do smartphone este ano.

Não há informações de como estão sendo negociados os termos entre as empresas, mas segundo há duas opções que podem surgir: a Apple pagar para o Google para ter o Gemini como mecanismo principal de IA generativa, ou o grande buscador investir para garantir a preferência como serviço padrão.

As big techs já possuem um contrato de longa duração e altos valores para que o seu mecanismo de busca seja a opção padrão no navegador Safari do iPhone e de outros dispositivos. Mas as duas partes ainda não decidiram os termos de um acordo de IA ou finalizaram como ele seria implementado, disseram as fontes ouvidas.

Um acordo daria à Gemini uma vantagem importante com bilhões de usuários em potencial. Mas também pode ser um sinal de que a Apple não está tão avançada em seus esforços de IA quanto alguns esperavam. Inclusive, em declarações recentes, o CEO da Apple, Tim Cook, confirmou que a Apple vai revelar uma IA generativa ainda em 2024 e que ela é tida como “revolucionária”.

A norte-americana prepara lançar novos recursos como parte do iOS 18 – a próxima versão do sistema operacional do iPhone, com base em seus próprios modelos de IA. Esses aprimoramentos se concentrarão em recursos que operam diretamente nos dispositivos, ou seja, sem necessidade de acesso pela nuvem.

Ainda de acordo com a Bloomberg, a Apple também tem mantido conversas com a OpenAI, dona do ChatGPT, para firmar um acordo parecido. A OpenAI é pioneira no chatbot generativo, e é uma alternativa para a Apple no fornecimento de serviços de IA no iPhone.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários