30/05/2024

Fibra óptica: SENAI e Furukawa inauguram o 1º laboratório do Brasil

Serão ministrados no laboratório cursos direcionados a projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica.

Nesta quarta-feira (04), o Senai Ceará, integrante do Sistema FIEC, e a Furukawa Eletric – América Latina, inauguraram o primeiro Laboratório de Cabeamento Estruturado e Tecnologia Óptica do Brasil, para promover a capacitação de mão de obra principalmente para o setor de infraestrutura de redes de fibra óptica.

Foto: Laura Guerreiro/FIEC

Instalado na unidade SENAI Centro, em Fortaleza, no laboratório serão ministrados cursos direcionados a projetos, instalação, manutenção e medição em redes de fibra óptica. Na primeira fase serão três cursos: Práticas de redes externas, Medições em redes ópticas e Emendas ópticas.

A expectativa é que ocorra, no mínimo, uma turma com até 20 alunos de cada um dos treinamentos, a cada seis meses, com a capacitação de 120 profissionais por ano. A oferta será gratuita para residentes no Ceará.

Para o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, o laboratório representa uma parceria importante para o setor e para o estado. “Este laboratório surge em um momento muito oportuno, até pelo contexto de transição energética pelo qual estamos passando, que vai exigir bastante de áreas como T.I. e telecomunicações”.

A Analista de Treinamento da Furukawa, Fernanda Oliveira, comenta que a parceria com SENAI Ceará é fundamental para a realização deste investimento. “Este nosso primeiro laboratório já é de ponta. E, juntando a força e a referência nacional do SENAI com o conhecimento da Furukawa Electric Academy, que forma profissionais há 25 anos, temos maior alcance em treinamento e capacitação de mão de obra. O HUB de conexões que existe aqui foi decisivo para montarmos este equipamento no Ceará”.

Paulo André Holanda lembrou que na orla da Praia do Futuro, em Fortaleza, chegam 17 cabos submarinos de fibra óptica, de diversas empresas globais, oriundos dos Estados Unidos, Europa e África.

“Isso já justifica alguns cursos ligados a essa área e vamos fazer aqueles ligados à fibra óptica, que é o forte da Furukawa, uma das líderes mundiais deste segmento. E o Senai Ceará sendo o primeiro do Brasil a ter essa parceria é muito importante, pois cria um ambiente com outros Senais do País, pois a nossa escola tem 80 anos, um nível de excelência muito grande e referência nacional“, completa Paulo Holanda.

Os equipamentos disponibilizados no laboratório foram fornecidos pela Furukawa, uma empresa de soluções de infraestrutura de redes de fibra óptica. “A Furukawa entrou nessa parceria com os equipamentos que estão disponíveis no laboratório: racks de data center, materiais de testes e todo o cabeamento da instalação. São todos equipamentos de última geração e também fornecemos um instrutor para prestar os treinamento com esse material disponível”, destaca Felipe Machado, gerente Comercial da Furukawa na Região Nordeste.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários