19/12/2025
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TIM Controle no cartão de crédito será atualizado a partir de julho

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Plano da TIM pago com cartão vai se igualar a modalidade de pagamento por conta digital, com aumento na quantidade de internet e na mensalidade.

A partir do dia 1º de julho os planos TIM Controle pagos com cartão de crédito estarão no mesmo nível dos planos cobrados na modalidade conta digital. Eles ganharão 500MB de internet a mais e terão o preço reajustado em R$ 5,00. Veja como vai ficar:

  • TIM Controle Light Express2,5GB 3GB = R$ 39,99 R$ 44,99
  • TIM Controle Express A2,5GB 3GB = R$ 39,99 R$ 44,99
  • TIM Controle Express B3,5GB 4GB = R$ 54,99 R$ 59,99
  • TIM Controle Express C4,5GB 5GB = R$ 74,99


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Ainda não há informações sobre alteração no benefício de ligações, mas atualmente as chamadas são ilimitadas para números de qualquer operadora a partir do TIM Controle Express B. Também é a partir dessa opção que o cliente pode utilizar os aplicativos WhatsApp, Messenger, Telegram, Waze e Easy Taxi sem descontar da franquia, enviar SMS ilimitado e ouvir músicas ilimitadas no TIM Music by Deezer.

* Com informações de @TechSecretNO no Twitter.

Com 40 milhões de linhas, telefonia fixa tem leve aumento em abril

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Claro lidera entre as empresas autorizadas e Oi entre as concessionárias.

As linhas fixas no Brasil tiveram um leve crescimento em abril, em comparação ao mês de março. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram adicionadas 6.061 linhas a mais em abril, um aumento de 0,01%.

Na comparação anual, houve uma redução de 1.045.959 linhas, que totalizou -2,52% em 12 meses. Em abril deste ano, portanto, o Brasil chegou a 40.487.778 linhas fixas.






Desse total, as empresas autorizadas contam com 17.160.429 linhas fixas, enquanto as concessionárias 23.327.349. Em 12 meses, as autorizadas apresentaram um ligeiro aumento de 61.666 (+0,36%), e as concessionárias uma redução de 1.107.625 (-4,53%) linhas.
Entre as autorizadas, a Claro lidera o mercado, com 62,84% de participação (10,7 milhões de linhas), seguida pela Vivo, com 27,91% (4,7 milhões), e pela TIM, com 4,35% (746 mil).
Já a divisão de mercado entre as empresas concessionárias inclui a Oi, com 55,71% (12,9 milhões), e a Vivo, com 40,33% (9,4 milhões).
Em relação às regiões onde mais houve cancelamento e adição de linhas fixas entre abril e março de 2018, o estado do Rio de Janeiro foi que apresentou maior redução de linhas fixas 27.873 (-1,36%). Em Minas Gerais a queda foi de 4.447 (-0,31%).
Por outro lado, alguns estados apresentaram aumento, como o Rio Grande do Sul, com 7.831 (+0,63%), e o Paraná, com mais 7.421 (+0,46%).

Festival TIM Music é transmitido para todo o Brasil pelo Multishow

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Shows de Alok e das duplas Simone e Simaria e Matheus e Kauan animaram o público.


Apesar da notícia ruim que a TIM deu para os paulistas que compraram o ingresso para o Festival TIM Music, cancelado horas antes dos shows no último sábado (26), o mesmo festival continuou de pé na cidade do Rio de Janeiro. A novidade é que qualquer pessoa pôde acompanhar ao vivo pelo canal Multishow.

A programação começou às 22h desta sexta-feira (1º), com transmissão exclusiva e em tempo real direto da Jeunesse Arena. Entre os apresentadores, estavam Guilherme Guedes, Titi Müller, Laura Vicente e Dedé Teicher, que mostraram os bastidores dos shows de Matheus e Kauan e Simone e Simaria, as garotas-propaganda do TIM Pré.










A cobertura do Festival, que também teve o show de Alok, esteve presente também pelos canais digitais do Multishow, com a influenciadora Gabi Luthai postando vídeos nas redes sociais.


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No Instagram oficial da TIM, a operadora postou stories – vídeos curtos que ficam disponíveis por até 24 horas – com as imagens dos cenários e espaços do show.

Foi instalado um palco com o nome do aplicativo TIM Music by Deezer, onde as pessoas puderam cantar em um karaokê. A intenção foi remeter ao recurso “Lyrics” do aplicativo, que permite aos usuários que acompanhem a letra da música enquanto é reproduzida.

Quem ainda assim não conseguiu assistir aos shows ao vivo, ainda poderá acessar os melhores momentos do festival no próximo dia 6, através do canal de YouTube “Música Multishow”.

Já no dia 9 de junho, às 18h45, o programa “Bastidores” exibirá uma matéria especial, com entrevistas de executivos da TIM que idealizaram o projeto junto com a Universal Music.

Vídeo da Telebrasil fala sobre impacto da privatização em telecom

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Faz 20 anos que o programa de privatização de telefonia foi anunciado e, desde então, R$ 885 bilhões foram investidos no setor.

Durante a abertura do painel Telebrasil 2018, encontro anual do setor de telecom que, neste ano, aconteceu na última semana, o presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Luiz Alexandre Garcia, apresentou um vídeo sobre os 20 anos de privatização do sistema de telefonia no Brasil e o impacto que causou no setor.

O vídeo começa com imagens do telefone móvel e fixo, e um trecho da reportagem de 1998 que falava sobre o programa de privatização da telefonia, anunciado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.









Agora em 2018, completam-se vinte anos desde que a infraestrutura de telecom passou para um ambiente privado, oferecendo mais competitividade, investimentos e oportunidade para o país.

O conteúdo da Associação traz uma narradora que comenta sobre os preços altos dos serviços no passado e a transformação que a internet possibilitou na economia e nos serviços públicos.
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“O Brasil que tinha 7, hoje tem 236 milhões de telefones celulares. Viu nascer e se expandir a banda larga, que hoje chega a 30 milhões de acesso fixos. Universalizou a telefonia fixa. Ganhou mais opções de informação e entretenimento com a TV por assinatura. Tornou a banda larga móvel uma realidade para 205 milhões de usuários”, informa.
Hoje, a realidade da sociedade de fato se transformou ainda mais, com navegação em aplicativos, redes sociais, a possibilidade de assistir a vídeos on-line com qualidade, acessar mapas e facilitar a vida – claro, quando a cobertura é adequada. Inegavelmente, a vida se tornou digital, como destacado no vídeo.
De acordo com o Telebrasil, foram investidos mais de R$ 885 bilhões nos últimos 20 anos, o que deixou o setor no topo do ranking de investimentos privados diretos.
De toda forma, ainda há 35% de brasileiros sem internet, o que, segundo a instituição, é um reflexo da falta de políticas públicas adequadas e dos altos tributos, que criam um desafio maior para levar infraestrutura a todos.
Assista ao vídeo completo:

História: Telesp Celular lançava primeiro celular pré-pago, em 1999

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Há exatos 19 anos, operadora realizava promoção do Baby para o Dia dos Namorados.


Há exatos 19 anos, a Telesp Celular realizava promoção do Baby em comemoração ao Dia dos Namorados. O celular funcionava como um pré-pago, sistema até então inédito no Brasil.


Lançado em abril, o valor original do Baby era de R$ 599. No entanto, para a promoção do Dia dos Namorados de 1999, o aparelho estava sendo vendido por R$ 399,00 em um plano sem contrato.


O aparelho já vinha com um crédito de R$ 100 para fazer e receber ligações, válidos por 90 dias. 


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O cliente só possuía duas possibilidades de recargas: R$ 50 e R$ 100. A tarifa da ligação era de R$ 1,40, tanto para ligações locais como para estaduais e nacionais.




Na época, em uma entrevista para Folha de S. Paulo, o presidente da Telesp Celular, José Manuel Romão Mateus, disse que o sistema aliava controle de custos com simplicidade porque o usuário decidia com antecedência quanto iria gastar, ficando livre do contrato e da mensalidade.


[ATUALIZAÇÃO – 04/06/2018 15H18]:

Em 2003, a Telesp Celular adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa.

Justiça condena operadora por firmar contrato com menor de idade

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Além de firmar contrato, a juíza do caso considerou que empresa realizou cobranças agressivas ao adolescente.


A Nextel foi condenada a pagar indenização de R$ 10 mil por firmar um contrato com um adolescente. A decisão foi dada pela 7ª Vara Cível de Niterói, vinculada ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).


Segundo a juíza Andrea Gonçalves Duarte Joanes, o adolescente foi cobrado pela empresa após ter sido abordado, em 2013, com uma oferta de promoção.


Na decisão, a magistrada tornou nulo o contrato e determinou que a Nextel se abstenha de incluir o nome do jovem em cadastros restritivos de crédito.

Conforme o jornal Extra, a juíza considerou agravante para determinar o dano moral o fato de o jovem ser menor de idade na época da abordagem.


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A cobrança de valores indevidos, por si, nem sempre gera dano moral, sendo considerada apenas causadora de aborrecimento. 

Contudo, no caso citado, é preciso ressalta que o cliente era um adolescente, considerado incapaz para os atos da vida civil. 

A juíza enfatiza ainda que o jovem se viu assustado ao ver sua rotina modificada por uma cobrança agressiva, com risco de ver seu nome ser lançado em cadastros negativos.

Rapiddo com desconto de 5 reais na recarga

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A oferta é válida para os clientes de diversas operadoras que fizerem a primeira recarga pelo app.



Os clientes pré-pagos da Oi, Claro, Tim, Vivo, Nextel, Algar e Sercomtel poderão receber um desconto ao recargar seu celular pelo aplicativo Rapiddo.


Os clientes de todos os DDDs que fizerem a primeira recarga pelo app receberão um desconto de R$ 5 no valor total.


Para participar da promoção, basta baixar o aplicativo por este link, fazer um login e realizar a recarga. O desconto será gerado automaticamente se for a primeira vez que você usa o app para colocar créditos no celular. 

O Rapiddo é um aplicativo desenvolvido pela empresa de tecnologia brasileira Movile. O objetivo do app é agregar serviços e devolver parte do dinheiro gasto para o cliente.


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Além de poder realizar recargas em telefones pré-pagos, o app disponiliza delivery de almoço e jantar, serviço de táxi e motoboy. O usuário também tem acesso a notícias de parceiros da marca.

Na promoção ofertada para a primeira recarga, o cliente consegue R$ 5 de desconto em qualquer valor que carregar

No entanto, normalmente, o usuário que faz compras pelo app recebe 10% do valor gasto em créditos para uso no próprio aplicativo. 

Vivo destaca dicas e aplicativos para evitar acidentes no trânsito

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Com o Vivo Sounds, por exemplo, o cliente pode deixar um toque personalizado de chamadas na função “Dirigir”.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso de celular no trânsito é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. São pelo menos 54 mil vítimas por ano.

Com base nessas informações, especialistas do portal Dialogando, criado pela Vivo para promover o melhor uso das tecnologias, selecionaram algumas dicas que contribuem para o uso seguro dos smartphones no trânsito. Entre elas, mencionam o aplicativo Vivo Sounds, Vivo Música, Vivo Play Kids e Vivo Educa.






O Vivo Sounds, como explicamos melhor na matéria “Cliente Vivo? Toque de chamada pode te fazer ganhar internet grátis”, é um serviço que permite a criação de toques de chamadas personalizadas, que tocam para a pessoa que está te ligando, enquanto você não atende.
A operadora garante que o serviço pode oferecer uma direção mais segura, já que reduz a necessidade de interagir enquanto o cliente está no trânsito. Com o Vivo Sounds, no caso, há uma funcionalidade chamada “Dirigir”, que utiliza sensores para detectar se o aparelho está dentro de um carro em movimento. Quando ativado, a pessoa que tenta entrar em contato com o motorista pelo celular ouve uma mensagem informando que ele está dirigindo e não pode atender no momento.
Para ouvir música, o Vivo Música by Napster permite o armazenamento de músicas selecionadas diretamente no smartphone, sem precisar se conectar ou interagir com o aplicativo enquanto dirige para ouvi-las.
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Quanto ao Vivo PlayKids e Vivo Educa, são indicações da operadora para deixar as crianças e jovens entretidos no banco de trás, e assim não dividir a atenção do volante. O primeiro tem conteúdo de jogos, músicas e desenhos para crianças de até seis anos, enquanto o segundo aplicativo é de educação, incluindo conteúdos, vídeos e duração de aulas adaptados para a experiência mobile. Ainda tem, para os adultos, o “Studio+”, app com séries curtas e episódios com duração média de 10 minutos.

DICAS DE DIREÇÃO

Já na direção, em si, a Vivo também selecionou três dicas especiais para os motoristas:
“1- Se dirigir, não tecle. Enviar mensagem pelo celular enquanto dirige aumenta o risco de acidentes em 23 vezes. Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, 25% dos acidentes de trânsito são relacionados ao envio e leitura de mensagens de texto. Nos cinco segundos gastos para ler um recado, o motorista que estiver a 100 km por hora pode percorrer uma distância equivalente a um campo de futebol como se estivesse de olhos fechados.

2- Não pense que porque está parado no sinal pode usar ou simplesmente segurar o celular. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir segurando ou falando ao celular, mesmo que parado no sinal, é infração gravíssima, com multa de 293,47 reais e sete pontos na carteira.

3- Não tente alcançar seu celular ou outros objetos no carro enquanto dirige. O risco de causar um acidente nessas condições é nove vezes maior, segundo pesquisas do The Travellers Company Inc., e não são somente pelo mal uso dos dispositivos móveis. Ler um mapa enquanto dirige aumenta em quatro vezes o risco de causar acidentes de trânsito. Já comer enquanto dirige amplia em duas vezes o risco de causar acidente. Retocar a maquiagem, aumenta este risco em três vezes”.

SKY desafia clientes a gritarem sobre série em local cheio de gente

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Desafio é o primeiro que a operadora faz para quem quer ganhar uma SmarTV de 55 polegadas.

“DOLOREEEEEEEEES”: isto é o que a SKY quer que seus clientes gritem em um lugar cheio de gente, com direito à gravação de vídeo e postagem no perfil público do Instagram original de cada participante.

Este é o primeiro de três desafios do concurso presente na promoção “Destino Épico SKY HBO”, que dará uma SmarTV LED de 55 polegadas (de R$ 4,5 mil) para três assinantes e um total de 36 Funkos POP da série Westworld, cujo valor é R$ 80.


O primeiro desafio foi lançado na última sexta-feira (25) e estará valendo até o dia 7 de junho. Para concorrer, o cliente só precisa gravar um vídeo gritando “Dolores” – nome de uma das personagens da série – em um local cheio de gente, publicar no Instagram usando a hashtag #DestinoÉpicoSKYeHBO.

Pelo que vimos no Instagram, apenas quatro vídeos foram postados até agora no Instagram, sendo que somente dois cumpriram com as regras de estar em um lugar cheio: um deles, no estádio de futebol e, o outro, no ambiente de trabalho.
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O que significa que, se haverá 13 contemplados e somente dois estão participando, a chance de ganhar é ainda maior para quem realmente tiver interesse de participar.
Para ganhar o prêmio maior, que é a SmarTV, será preciso convencer a comissão Julgadora ao ser o mais criativo, original, além de se adequar ao tema do desafio e mostrar algum tipo de conhecimento da série Westworld. Já para ganhar o Funko, as regras também valem, mas, ao que tudo indica, pelo número atual de participantes, apenas ao seguir as regras você já poderá ganhar.
A primeira apuração já vai acontecer no dia 19 de junho. A SKY deve lançar novos desafios do dia 08 a 21 de junho e do dia 22 de junho a 3 de julho, com apuração marcada para 3 e 13 de julho.
Se quiser, o cliente pode concorrer aos três desafios, além de participar do sorteio da promoção, cuja data vai até 3 de julho e a premiação é uma viagem para a Califórnia com tudo pago para o assinante e um acompanhante.

NET lança SmartHome: para ver o que acontece ao vivo em sua casa

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Novo serviço da NET permite que o cliente tenha até quatro câmeras instaladas e monitore à distância e em tempo real o que acontece em sua residência.

A NET está divulgando um novo serviço que começou a oferecer para seus assinantes. O “NET SmartHome” é um sistema de câmeras instaladas na casa do cliente, para que ele acompanhe o que está acontecendo em sua casa ao vivo diretamente pelo celular.

Vamos dizer que é uma espécie de Big Brother da sua própria casa, só que, segundo a operadora, ideal para quem quer acompanhar atividades de crianças, idosos ou animais de estimação.






As imagens funcionam tanto para acessar as transmissões ao vivo quanto para gravações. Podem ser salvos até 1 mil clipes na conta do cliente para visualizar via celular, computador ou tablet.
Cada câmera do SmartHome custa a partir de R$ 29,90 por mês, valor incluso na fatura que já chega para o cliente. Segundo a NET, a instalação é simples, sendo necessário apenas uma tomada no local e rede Wi-Fi, e os equipamentos também possuem detecção de movimento. Além do custo mensal das câmeras (no máximo 4), também será cobrado o valor da instalação pela NET, no caso, de R$ 250 (em até cinco vezes de R$ 50).
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Se o cliente quiser estar isento do pagamento da taxa de adesão, deverá assumir a permanência mínima no serviço de 18 meses. Se houver cancelamento antes do prazo, será cobrada uma multa proporcional ao tempo de permanência, com limite de até R$ 500.
O serviço também tem à disposição um aplicativo – que pode ser baixado pelo Google Play ou pela App Store – que permite a configuração de alertas e preferências.

Para garantir a segurança dos dados, a operadora afirma que todas as imagens são criptografadas e salvas na nuvem para garantir total privacidade. Mais informações podem ser encontradas no 0800 726 8844.

Por enquanto, apenas clientes NET Virtua com velocidade a partir de 15Mbps e residentes de São Paulo (capital) podem contratar o serviço. Em breve, novas localidades devem ser divulgadas pela operadora.