29/04/2024

Vivo destaca dicas e aplicativos para evitar acidentes no trânsito

Com o Vivo Sounds, por exemplo, o cliente pode deixar um toque personalizado de chamadas na função “Dirigir”.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso de celular no trânsito é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. São pelo menos 54 mil vítimas por ano.

Com base nessas informações, especialistas do portal Dialogando, criado pela Vivo para promover o melhor uso das tecnologias, selecionaram algumas dicas que contribuem para o uso seguro dos smartphones no trânsito. Entre elas, mencionam o aplicativo Vivo Sounds, Vivo Música, Vivo Play Kids e Vivo Educa.






O Vivo Sounds, como explicamos melhor na matéria “Cliente Vivo? Toque de chamada pode te fazer ganhar internet grátis”, é um serviço que permite a criação de toques de chamadas personalizadas, que tocam para a pessoa que está te ligando, enquanto você não atende.
A operadora garante que o serviço pode oferecer uma direção mais segura, já que reduz a necessidade de interagir enquanto o cliente está no trânsito. Com o Vivo Sounds, no caso, há uma funcionalidade chamada “Dirigir”, que utiliza sensores para detectar se o aparelho está dentro de um carro em movimento. Quando ativado, a pessoa que tenta entrar em contato com o motorista pelo celular ouve uma mensagem informando que ele está dirigindo e não pode atender no momento.
Para ouvir música, o Vivo Música by Napster permite o armazenamento de músicas selecionadas diretamente no smartphone, sem precisar se conectar ou interagir com o aplicativo enquanto dirige para ouvi-las.
LEIA TAMBÉM:
Quanto ao Vivo PlayKids e Vivo Educa, são indicações da operadora para deixar as crianças e jovens entretidos no banco de trás, e assim não dividir a atenção do volante. O primeiro tem conteúdo de jogos, músicas e desenhos para crianças de até seis anos, enquanto o segundo aplicativo é de educação, incluindo conteúdos, vídeos e duração de aulas adaptados para a experiência mobile. Ainda tem, para os adultos, o “Studio+”, app com séries curtas e episódios com duração média de 10 minutos.

DICAS DE DIREÇÃO

Já na direção, em si, a Vivo também selecionou três dicas especiais para os motoristas:
“1- Se dirigir, não tecle. Enviar mensagem pelo celular enquanto dirige aumenta o risco de acidentes em 23 vezes. Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, 25% dos acidentes de trânsito são relacionados ao envio e leitura de mensagens de texto. Nos cinco segundos gastos para ler um recado, o motorista que estiver a 100 km por hora pode percorrer uma distância equivalente a um campo de futebol como se estivesse de olhos fechados.

2- Não pense que porque está parado no sinal pode usar ou simplesmente segurar o celular. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir segurando ou falando ao celular, mesmo que parado no sinal, é infração gravíssima, com multa de 293,47 reais e sete pontos na carteira.

3- Não tente alcançar seu celular ou outros objetos no carro enquanto dirige. O risco de causar um acidente nessas condições é nove vezes maior, segundo pesquisas do The Travellers Company Inc., e não são somente pelo mal uso dos dispositivos móveis. Ler um mapa enquanto dirige aumenta em quatro vezes o risco de causar acidentes de trânsito. Já comer enquanto dirige amplia em duas vezes o risco de causar acidente. Retocar a maquiagem, aumenta este risco em três vezes”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários