16/12/2025
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Algar Telecom passa a oferecer banda larga de até 1 Gbps

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Promocionalmente, a operadora está ofertando velocidade de 600 Mbps por R$ 159,90 mensais.

A Algar Telecom acaba de anunciar novos planos de banda larga fixa por fibra óptica, com velocidades de 600 Mbps e 1 Gbps.

Até então, a operadora ofertava planos de internet fixa com até 300 Mbps.

As novas velocidades do serviço “Algar Fibra” já estão disponíveis nas cidades mineiras de Uberlândia, Uberaba, Nova Serrana, Patos de Minas, Pará de Minas, Ituiutaba e Itumbiara, além da paulista Franca.

A operadora regional também afirma que a oferta também deverá ser ativada em outros municípios.

Promocionalmente, a banda larga de 600 Mbps custará R$ 159,90 por mês ao contratar um pacote com fixo ou celular.

Ja assinatura avulsa da internet de 1 Gbps (1024 Mbps) sai por R$ R$ 1.007,90/mês

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“Dentro da nossa estratégia, planejamos ampliar cada vez mais o nosso portfólio de serviços sob fibra óptica e, com isso, gerar uma experiência ainda melhor para o cliente. Este lançamento chega ao mercado com esse propósito. Neste momento de home office e entretenimento em casa, a demanda por conectividade em altas velocidades está crescente e essas novas ofertas vão de encontro com essa necessidade do mercado”, afirma o diretor de marketing da Algar Telecom, Rodrigo Schuch.

Com informações de Assessoria de Imprensa Algar Telecom.

Com poucos dias no ar, canal Loading enfrenta grande polêmica

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Equipe inteira de um programa da emissora anunciou demissão, após matéria ser impedida de ir ao ar; entenda.

Site oficial da Loading
Site oficial da Loading

Há pouco tempo no ar, o canal Loading já enfrenta sua primeira polêmica, que aos poucos fica cada vez maior.

Tudo começou quando profissionais da equipe do programa Metagaming, sobre eSports, anunciaram que foram desligados do canal por ‘desalinhamento editorial’.

Depois, mais pessoas que integravam a atração anunciaram suas saídas da Loading.

Uma delas foi a jornalista Barbara Gutierrez, que comunicou o desligamento de toda a equipe do Metagaming e disse que “Liberdade editorial” é essencial.

A profissional explica que houve uma impossibilidade para falar sobre assuntos que são importantes para ela e sempre acompanharam sua carreira, como parte da evolução do cenário gamer no Brasil.

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Nos bastidores, todo o movimento dos profissionais se deu por causa de uma matéria, onde uma empresa desenvolvedora de games era criticada.

Por se tratar de uma companhia parceira do canal, a alta cúpula, além de barrar a matéria, comunicou que temas polêmicos, como machismo, não iam fazer parte das pautas do Loading.

As informações foram apuradas pelo NaTelinha, do UOL, que também explicou que a liberdade editorial foi prometida aos jornalistas contratados.

Agora, como parte de um protesto, a equipe da atração publica receitas, acompanhadas de relatos.

Confira:

https://twitter.com/SRigueiras/status/1337442381210247170

No site oficial da Loading, a página correspondente ao Metagaming mostra a seguinte imagem:

Página do Metagaming no site da Loading
Página do Metagaming no site da Loading

Com informações de NaTelinha (UOL)

Vivo desconta R$ 3 mil na compra do Galaxy S20+, mas infla valor

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Operadora iniciou suas ofertas de fim de ano; topo de linha da Samsung é aposta para alavancar vendas nas lojas.

Divulgação Galaxy S20
Imagem: Divulgação Galaxy S20

Para alavancar a venda de smartphones no fim de ano, a loja virtual da Vivo concedeu R$ 3 mil de desconto no novo Samsung Galaxy S20+.

O custo total do smartphone está em R$ 6.694, mas há possibilidade de pagar apenas R$ 3.599.

No entanto, para aproveitar o desconto, será necessário ter ou assinar um plano Vivo Pós Família Anual 60 GB, com valor de R$ 249,99 mensais.

O custo total do aparelho é também diferente do valor praticado pelo e-commerce.

Pelo site da Samsung, é possível adquirir por R$ 4.949,10 com desconto, já que o valor original é de R$ 5.999,00.

Já pelo Google Shopping é possível encontrar quase no mesmo preço que a oferta da Vivo.

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A Casas Bahia, por exemplo, vende o smartphone a R$ 3.629,07, no momento atual.

No mais, a operadora anunciou o início das suas ofertas de fim de ano para esta sexta-feira, 11 de dezembro.

Consumidores poderão encontrar novos produtos em oferta a cada semana, com parcelamento em até 21 vezes no cartão de crédito e entrega grátis.

Há outras opções de smartphone como o LG K22 em 21 parcelas de R$ 35, no Plano Vivo Controle Anual e o LG K71, em 21 parcelas de R$ 65 no Vivo Selfie Netflix.

Clientes poderão ainda levar os smartphones usados nas lojas para conseguirem descontos de até R$ 1,5 mil.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Vivo

Decisão histórica da Anatel vai melhorar uso do Wi-Fi no Brasil

Claro, TIM e Vivo levaram a pior contra a Oi e os provedores regionais em disputa na agência reguladora; entenda.

Ilustração Wi-Fi
Imagem: Pixabay

O martelo foi batido pela Anatel e toda a faixa de 6 GHz vai para o uso de Wi-Fi, o que representa um ganho para a Oi, os provedores regionais e as empresas de tecnologia.

As entidades travaram uma disputa na agência contra as operadoras Claro, TIM e Vivo, que entraram com um recurso a afim de que metade da frequência fosse destinada para outros fins.

A disputa, obviamente, remete também aos interesses comerciais de cada empresa envolvida, por mais que nenhuma tenha utilizado isso como argumento.

Tanto a Oi quanto todas as empresas unidas na Coalização Wi-Fi 6E possuem interesses na potencialização da banda larga, para amplificar experiências, já que a oferecem como principal produto.

Já as concorrentes Claro, TIM e Vivo estão fortemente concentradas no futuro da conectividade móvel e batalharam para que a faixa fosse destinada também para outros fins.

Emmanoel Campelo, relator da matéria na Anatel, citou a pandemia e destacou que redes Wi-Fi são cada vez mais essenciais no país.

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Na prática, o espectro de 6 GHz vai complementar a experiência do 5G, pois os usuários terão a oportunidade de chegar em casa, migrar para o Wi-Fi 6E e ter a mesma experiência de velocidade e baixa latência.

A decisão acompanha os EUA e a Coreia do Sul, dois países que também destinaram a faixa exclusivamente para o uso de Wi-Fi.

Por sinal, trata-se de uma decisão histórica, visto que há mais de 20 anos uma faixa não era liberada para conexões fixas.

Devido a essa questão, muitos encontram congestionamentos em suas redes domésticas, especialmente usuários que vivem em apartamentos.

São os tradicionais problemas onde o consumidor contrata uma velocidade, mas recebe uma bem inferior, no processo que onde a entrega é alta, mas a distribuição tem pouca vazão.

Com informações de Anatel e ÉPOCA Negócios

TIM derruba anúncios da Claro sobre ‘5G DSS’

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Denúncia da concorrente ao Conar fará com que a Claro altere todas as suas campanhas sobre a nova conectividade móvel; entenda.

Comercial da Claro. Imagem: Reprodução YouTube
Comercial da Claro. Imagem: Reprodução YouTube

A polêmica ao redor da veracidade do 5G DSS, que muitos questionam e alegam não ser “5G de verdade”, acaba de trazer um problema para a Claro.

Por pedido do Conar, a “operadora do Sol” terá que alterar todos os anúncios em que destaca ter a “primeira rede de 5G do Brasil”.

É uma questão que surge após a denúncia da concorrente TIM, que pediu a suspensão da campanha e alega que há propaganda enganosa.

Afinal, o leilão de frequências para dar início a operação 5G no país ainda não ocorreu.

A novidade, oferecida pelas operadoras Claro, Vivo e Oi para os clientes de telefonia móvel, utiliza as redes do 4G para ofertar uma conexão de maior velocidade.

Por sinal, há pouco tempo, Pietro Labriola, presidente da tele, criticou o “5G DSS” e afirmou que era estratégia de marketing.

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Uma velocidade entre 500 e 600 Mbps é prometida, enquanto o verdadeiro 5G pode chegar a 1 Gbps.

A Claro foi a primeira a surgir com o “5G DSS” e, para se defender, pediu o arquivamento da ação e apresentou evidências de que a conexão é o primeiro passo para a conectividade móvel de quinta geração no Brasil.

O Conar concorda com o argumento, mas também considera que a propaganda pode induzir o cliente ao erro.

Todos os anúncios terão que ser alterados, referências ao 5G terão que virar “5G DSS” em títulos, áudios e layouts.

[ATUALIZAÇÃO – 11/12/2020 19h36]:

Sobre a decisão do Conar, a Claro entrou em contato com o Minha Operadora e enviou o seguinte posicionamento:

“A tecnologia 5G por compartilhamento dinâmico de frequências, o 5G DSS, lançada primeiro pela Claro no país, acaba de ser oficialmente reconhecida como 5G pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Em decisão proferida no Processo nº 237/20, em 10 de dezembro, o Conar afirma que “não resta dúvida” de que “a tecnologia DSS oferecida pela Claro está, sim, de acordo com as características do sistema 5G.”

A decisão conclui ainda que a Claro “apresentou evidências, suportadas por relatórios do 3GPP, Anatel e Teleco de que a tecnologia 5G DSS, apesar de limitada é, de forma embrionária, o primeiro passo para a implantação da tecnologia 5G. Esse fato seria evidenciado por diversas publicações especializadas, que apontam que o 5G DSS é parte do serviço 5G pois possui a tecnologia 5G NR”. O Conar recomendou que fosse feita alteração na publicidade para destacar mais as especificidades da tecnologia DSS.


A Claro sempre foi transparente na comunicação aos clientes sobre o 5G DSS e vai seguir informando que, assim como toda tecnologia, o acesso à rede 5G DSS depende de disponibilidade de cobertura e de aparelhos compatíveis, que já começaram a chegar e estão disponíveis no mercado. Com isso, é possível navegar até 12 vezes mais rápido que o 4G convencional.


Para atender cada vez melhor seus clientes, a Claro saiu na frente mais uma vez e está disponibilizando a tecnologia 5G DSS em 14 das principais cidades brasileiras até o fim do ano. A Claro, que é líder em cobertura 4.5G, investe para trazer sempre a melhor tecnologia disponível, sua rede 5G tem hoje o estado da arte e seguirá evoluindo assim que novos recursos e funcionalidades estiverem disponíveis no Brasil. A tecnologia 5G DSS tem sido usada em vários países do mundo, mesmo onde já existem frequências exclusivas, justamente por ser a forma mais ágil e eficiente de levar a experiência 5G aos consumidores.”

Com informações de Lauro Jardim (O Globo)

IBM inaugura centro de pesquisas 5G no Brasil

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Algar Telecom já vem realizando provas de conceitos e testes para impulsionar a adoção da conexão de nova geração no país.

Nesta sexta-feira, 11, a IBM, em parceria com a Flex e a Flex Institute of Technology (FIT), anunciaram o lançamento de um centro de soluções de telecomunicações para projetos de pesquisa e desenvolvimento do 5G.

Localizado em Sorocaba/SP e interconectado com o IBM Client Center em São Paulo/SP, a nova instalação será utilizada como um ambiente simulado para que operadoras testem novas tecnologias para a rede móvel de nova geração.

O centro utiliza arquiteturas abertas, como o Open Radio Access Network (Open RAN), e poderá atender empresas de toda a América Latina.

Além das redes abertas, também estão disponíveis outras soluções baseadas em Red Hat OpenStack Platform, Red Hat OpenShift e tecnologias de nuvem híbrida da IBM.

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O ambiente permite que protótipos sejam desenvolvidos para maximizar os benefícios das redes móveis de quinta geração, em setores como agronegócio, saúde, serviços públicos, entre outros.

“O 5G mudará fundamentalmente os negócios em todas as indústrias. À medida que operadoras e empresas colaboram para adotar plataformas de nuvem híbrida e abertas, elas já estão implementando novas soluções para capturar os benefícios tangíveis do 5G e a integração com IA, IoT e vídeo em edge para melhorar sua competitividade”, disse Tonny Martins, gerente geral da IBM América Latina.

As empresas interessadas terão acesso a uma rede global de inovação, além do conhecimento da IBM.

A Algar Telecom é a primeira empresa a participar dos estudos por meio de provas de conceito e testes de avaliação, visando acelerar a adoção do 5G no país.

“A tecnologia Open RAN tem o potencial de trazer uma série de vantagens para o setor de telecomunicações como um todo. Entre elas, estão a redução de custos de CAPEX e OPEX e a maior independência no mercado de acesso, permitindo a entrada de novos parceiros além dos grandes players”, comenta Luis Lima, vice-presidente de operações, tecnologia e evolução digital da Algar Telecom.

Com informações de Assessoria de Imprensa IBM.

Claro é condenada por suspender serviços sem notificação prévia

Operadora cortou telefone e internet mesmo após consumidora realizar o pagamento de fatura atrasada.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou a Claro a indenizar uma consumidora que teve o seu serviço de telefonia e internet suspenso sem qualquer aviso prévio.

A cliente afirma que a operadora cortou o serviço alegando a falta de pagamento de uma fatura vencida em abril de 2020.

Entretanto, a consumidora pagou a fatura no mês seguinte, em maio e, mesmo assim, a Claro optou pela suspensão em junho, sem emitir qualquer notificação.

Diante do ocorrido, a consumidora pediu a rescisão contratual sem ônus e entrou na Justiça pedindo que a Claro pague a multa contratual, compensações por danos morais e impedir que a mesma pare de fazer ligações de cobrança.

Já a operadora argumentou que a suspensão foi legítima e que a cliente digitou errado o código de barras da fatura e, por isso, não teve o seu pagamento confirmado.

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–> Claro indenizará usuário por duplicação de número

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–> Operadora é condenada por incomodar consumidor

Inicialmente, o juiz não viu ato ilícito praticado pela operadora.

No entanto, a autora recorreu da sentença, alegando que o serviço foi suspenso sem obedecer a resolução nº 632 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que prevê notificação ao consumidor 15 dias antes da suspensão.

Diante do exposto, a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do TJDFT entendeu a ação da operadora como um descumprimento das normas da Anatel e também uma falha na prestação do serviço.

Além disso, os julgadores ressaltaram que por mais que o código de barras tenha sido digitado incorretamente pela cliente, a empresa aparece como beneficiária no comprovante de pagamento.

A Claro não conseguiu comprovar que notificou previamente a consumidora, como determina a determinação da Anatel.

Diante disso, o TJDFT condenou a operadora a pagar a multa rescisória prevista na cláusula de fidelização, no valor de R$ 466,67, além de indenização por danos morais de R$ 1.500 pelo bloqueio indevido dos serviços de telefone e internet.

Com informações de TJDFT.

NBA League Pass: Cliente Vivo tem 50% de desconto e 1º mês grátis

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Operadora acaba de renovar parceria com a liga de basquetebol profissional da América do Norte.

A Vivo acaba de renovar a sua parceira com a NBA (National Basketball Association) e aproveitou para anunciar que os seus clientes podem assinar o aplicativo NBA League Pass com quase 50% de desconto e o 1º mês grátis.

A oferta está disponível para clientes de celular e serviços fixos da Vivo, com validade até 31 de dezembro de 2020.

O preço avulso do NBA League Pass é de R$ 41,99/mês, mas o usuário da operadora paga R$ 19,99 mensais.

O pagamento pode ser feito diretamente na fatura ou por meio dos créditos nos planos pré-pagos.

Além disso, o acesso ao aplicativo é gratuito no primeiro mês para os clientes Vivo.

O pacote premium conta com o acesso a todos os jogos ao vivo da NBA, além de conteúdo exclusivo.

A assinatura permite ao usuário assistir a 75ª temporada regular da NBA, que começa em 22 de dezembro e totalizará 72 jogos para cada um dos 30 times na disputa.

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–> Vivo libera recargas via PIX e doa 10 GB de bônus

–> Dona da Vivo cria empresa para oferecer crédito na América do Sul

–> Clientes da Vivo vão receber dados móveis para ‘presentear’ amigos

A Vivo é parceira da NBA desde o ano de 2017.

“A parceria com a NBA reforça o posicionamento da Vivo como hub de serviços digitais, pois tornamos jogos e conteúdos da Liga mais acessíveis para quem gosta de basquete. Além disso, o acordo permite que a Vivo proporcione experiências únicas para nossos clientes”, disse Marcio Fabbris, vice-presidente de marketing e vendas da Vivo.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

SKY Pré-Pago registra aumento de 20% no número de recargas em 2020

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Crescimento atingiu todas as linhas do negócio, incluindo pacotes de programação, conteúdos premium e pay-per-view.

A SKY anunciou que a companhia teve um aumento de 20% no número de recargas em seu serviço “SKY Pré-Pago”.

De acordo com a operadora, o crescimento em 2020 foi registrado em todas as linhas do serviço, incluindo os mais variados pacotes de programação, conteúdos premium e também no pay-per-view.

A operadora de TV por assinatura ressalta que o retorno das transmissões esportivas ao vivo, como o Brasileirão, NBA, NFL, entre outros, motivou os consumidores a levar mais entretenimento para suas casas.

Diante da pandemia da Covid-19, a SKY também registrou um aumento de 110% nas vendas de recargas por meio de canais digitais.

A companhia lembra que foi a primeira a lançar no mercado brasileiro o serviço de TV Paga na modalidade pré-paga.

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–> SKY anuncia três canais com sinal aberto em dezembro

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“Acreditamos também que a ampliação dos meios digitais disponíveis para recargas foi determinante para o crescimento em todas as linhas do negócio, principalmente em um ano tão difícil e desafiador como o que enfrentamos. Isto reforça a nossa missão de ser a melhor TV paga via satélite para o País e, incluir mais famílias e ouvir constantemente nossos clientes para melhor atendê-los está absolutamente alinhado com nosso propósito de inclusão e de levar entretenimento de qualidade para cada vez mais brasileiros”, afirma Evandro Marchetto, diretor de produto pré-pago da SKY.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

FiberCo: TIM anuncia criação de nova empresa e divisão de ativos

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Negócio será focado na prestação de serviços de banda larga fixa residencial.

Nesta quinta-feira, 10, a TIM anunciou que o seu conselho de administração aprovou a constituição de uma nova empresa, a FiberCo, focada na prestação de serviços de infraestrutura de fibra óptica e com o objetivo de oferecer conectividade residencial.

De acordo com o comunicado, a criação da nova empresa já é uma preparação para uma futura divisão de ativos da companhia e na transformação na prestação de serviços de banda larga da TIM.

A ideia é que a infraestrutura seja aberta, atuando no mercado de atacado, podendo prover serviços de conectividade de última milha e de transporte para outras operadoras, mas tendo a TIM como cliente âncora.

A empresa anunciou também a busca um parceiro estratégico para se tornar sócio da FiberCo.

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“Esta transação tem por objetivo acelerar o crescimento do negócio de banda larga residencial e permitir a adequada valorização de uma parte da infraestrutura da TIM”, afirmou a operadora.

Com informações de Relação com Investidores TIM.