20/12/2025
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Band passa na frente de SBT e Record e consegue Campeonato Carioca

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O Campeonato Carioca será transmitido pela Band durante os próximos três anos. A emissora passou a frente da Record e do SBT e conseguiu os direitos de exibição dos jogos estaduais do Rio de Janeiro, exceto, os que Botafogo e Vasco são mandantes. O contrato estava previsto para ser assinado nesta quarta, 21.

Campeonato Carioca

A negociação foi intermediada pela empresa Brax, que foi a responsável por vender as cotas de TV do torneio. A agência conseguiu um valor de R$ 50 milhões para base de negociação, número que é maior do que o antigo contrato que tinha com a Record e um pay-per-view próprio.

A Band terá direito a 25 jogos do Flamengo e do Fluminense, além das semifinais e finais. Fora isso, os direitos de todos os outros clubes também fazem parte desse novo contrato. 

O caso do Botafogo e Vasco é especial porque os times não aceitaram os valores que a agência responsável pela negociação ofereceu. Ambos reclamaram que iriam receber menos que o Flamengo. 

Segundo eles o rubro negro recebe mais por ter mais torcida e eles brigam por uma forma mais igualitária de negociação. Com decidiram negociar por conta própria os direitos de transmissão dos seus jogos. 

Sendo assim, qualquer outra televisão aberta pode entrar nessa briga e negociar com Botafogo ou Vasco, ou os dois e também transmitir parte do Campeonato Carioca. 

SBT e Record tentaram fazer parte dessa negociação por esse campeonato estadual, mas no decorrer do tempo as coisas não fluiram bem até que a Band conseguiu passar a frente. Segundo o Notícias da TV, do Uol, o Botafogo está em negociações com o SBT. 

Em relação aos valores acertados ficou definido que Flamengo e Fluminense vão receber R$ 20 milhões e R$ 14 milhões. Enquanto os outros times vão ganhar R$ 16 milhões, sendo que cada um fica com R$ 2 milhões.

Área técnica da Anatel não aprova acordo entre Winity e Vivo

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O negócio entre a Telefônica (Vivo) e a Winity parece que não irá se concretizar. A análise do acordo entre as empresas para a exploração industrial da frequência de 700 MHz já foi concluída pelos técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e recomendaram ao Conselho Diretor da agência que fosse rejeitado, sob o argumento de que fere cláusulas do edital do 5G.

O processo agora está sob o julgamento do órgão máximo da Anatel, que tem como relator sorteado Alexandre Freire, que tomou posse no dia 7 de dezembro. As superintendências da Anatel recomendam a recusa ao acordo entre as duas empresas, por entender que ele não se enquadra nos termos editalícios, principalmente a cláusula 1.1 do Anexo III do Edital.

A não aprovação do acordo dificulta todo o projeto da Winity, que em sua defesa junto ao Cade, que falou que precisa aprovar da transação e que depende da viabilidade dos acordos de exploração industrial e RAN Sharing firmados com a Telefônica/ Vivo.

“Na hipótese de a Operação não se concretizar nos termos apresentados a este CADE, inviabilizar-se-ia a cobertura de seis milhões de usuários nas centenas de localidades e de sete milhões de veículos nos milhares de trechos de rodovias federais compreendidas nas contrapartidas assumidas pela Winity”, argumentou a empresa controlada pelo Fundo Pátria, e que adquiriu a frequência de 700 MHz no leilão do 5G.

Um dos problemas encontrados pela área técnica da Anatel no acordo entre a Winity e a Vivo é que, mesmo que seja caracterizado como “exploração industrial” de frequência, fere os termos do edital, principalmente no que se refere ao cap de frequência.

Ou seja, com o intuito de permitir que outro competidor entrasse no mercado, os termos do edital impediam que as três operadoras (TIM, Vivo e Claro) comprassem mais lotes do espectro de 700 MHz, uma vez que já detinham pedaço dele. Essa preocupação veio por causa da venda da Oi Móvel, que já tinha sido concretizada e deixava o mercado com uma empresa de telefonia celular a menor no país.

Para nível de entendimento, o acordo entre as empresas permitiria que a Vivo usasse 5+5 MHz de espectro da faixa de 700 MHz em 1.120 cidades, tendo mais frequências abaixo de 1 GHz do que a Claro e a TIM.

Apple TV lança app para celular Android? Confira mais detalhes

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A Apple TV em celular Android? Isso mesmo! O aplicativo da televisão, segundo o que disse ShrimApplePro, que costuma acertar nos rumores sobre a empresa da maçã, deve estar chegando em smartphones com sistema operacional do Google. 

Apple TV

O aplicativo da Apple TV já está disponível nas Android TVs e gadgets como Chromecasts, decodificadores e sticks de streamings. Porém, estar nos celulares é uma grande novidade, ainda mais que Apple e Google rivalizam no sistema operacional dos aparelhos no nicho da telefonia móvel, mas isso é outro assunto. 

Quando chega essa novidade e como acessar

A Apple ainda não se pronunciou oficialmente, porém o informante da empresa garante que essa atualização está em fase beta de testes. Ele falou sobre o assunto no seu perfil oficial no Twitter. 

Além dessa informação, ele acrescentou também que a Apple está atualizando o Apple Music para o Android. Porém, essa informação, assim como a anterior, ainda não foi confirmada ou negada. 

Qual a vantagem de ter a Apple TV num celular Android?

A Apple TV está disponível nos navegadores de aparelhos celulares Android. Ou seja, é possível acessar a plataforma através do aplicativo de acesso geral aos sites, como é feito com qualquer outro endereço eletrônico. 

Havendo um aplicativo, a vida do usuário é muito mais facilitada. Assim não é mais necessário recorrer a um navegador. Basta abrir o app e pronto. E mais: quando quiser assistir aos conteúdos offline também, será tranquilo, pois o aplicativo permite isso, acessar os filmes e séries que foram baixados para assistir sem estar conectado a internet.

Quanto custa a assinatura da Apple TV 

A plataforma de streaming da Apple custa atualmente, no Brasil, R$ 14,90 por mês. Porém eles permitem um teste gratuito de sete dias para avaliação da plataforma e do serviço. Após esse período, o valor será cobrado integralmente ou o usuário pode desistir do serviço sem pagar nada por isso.

Bolsonaro exonera Fábio Faria do cargo de ministro do MCom

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Nesta quarta-feira (21), Fábio Faria deixou o cargo de ministro do Ministério das Comunicações (MCom). A exoneração veio a pedido do próprio ao presidente Jair Bolsonaro, cuja decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Até o momento não há nenhum nome cotado para substituir o executivo.

O ex-ministro das Comunicações assumiu o cargo em junho de 2020, e junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), conduziu a licitação do 5G no Brasil, que ocorreu em novembro de 2021. Há rumores de que Faria, cujo mandato se encerra em 01 de fevereiro, não se candidatou a nenhum cargo público nas últimas eleições e que vai para o setor privado, em especial, para a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk e atual dono do Twitter.

Ao deixar o cargo do Ministério das Comunicações, o parlamentar deixa para o próximo ministro, que deverá vir no governo do eleito presidente Lula, a responsabilidade de definir as regras da rede privada do governo, que deverá ser paga pelas operadoras que adquiriram licenças 5G e terá a Telebrás como gestora.

Em setembro, foi realizada uma primeira licitação pela EAF e a Amdocs foi contratada para fazer todo o projeto. A primeira licitação estava prevista para dezembro, mas não aconteceu.

A relação de Fábio Faria com o dono do Twitter não agradou alguns políticos. Em maio, Jair Bolsonaro chegou a se reunir com o bilionário interessado em participar com a sua empresa Starlink na conexão de 19 mil escolas públicas e na monitoramento da floresta amazônica. Entretanto, a possível parceria desagradou parte do mercado. Inclusive, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados convocou Faria para dar explicações.

Segundo o ex-ministro do MCom, as operadoras: TIM, Vivo, Claro e Oi iriam contratar a Starlink, e não o governo.

“O leilão de 2012 tinha obrigação de conectar escolas e nenhuma foi conectada. O único satélite que pode fazer essa conexão é a Starlink. Mas isso não tem nada a ver com o Ministério. Quem contrata são as empresas que ganharam o leilão, Oi, Claro, Vivo e TIM”, afirmou Fábio Faria na época.

Em sua página no Instagram, Fábio Faria se despediu do cargo, publicando uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro, dizendo o seguinte:

“Hoje deixo o comando do ministério das Comunicações.
Muita gratidão ao PR Jair Bolsonaro pelo convite e missão de conectar os brasileiros, fazer o leilão 5G e melhorarmos o ecossistema do setor de telecomunicações e radiodifusão.

Um período de muito trabalho e união em torno de um projeto para fazermos o Brasil melhor, ao lado de uma equipe muito competente.

Jair, minha total amizade, lealdade e admiração ao melhor Presidente do Brasil”.

Netflix será a próxima compra da Microsoft?

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A Netflix está na mira do chefe-executivo da Microsoft, Satya Nadella, como próxima aquisição da empresa para 2023, de acordo com o site Reuters. O executivo tem adquirido novos negócios a um ritmo acelerado, sendo que desde 2024, embarcou em compras caras para a companhia. Tudo começou quando adquiriu por US$ 2,5 bilhões a empresa por trás do sucesso Minecraft.

Posteriormente, a empresa comprou o LinkedIn por US$ 26 bilhões e o desenvolvedor de software de reconhecimento de fala e inteligência artificial Nuance por US$ 20 bilhões. A maior aquisição de todas foi a Activision Blizzard (ATVI.O) por US$ 69 bilhões.

Conforme explica o site, a Microsoft está tentando comprar o direito do criador de “Call of Duty”. Colocá-lo sob o mesmo teto do console de jogos Xbox levou a preocupações regulatórias sobre o domínio do mercado. Mesmo que Nadella perca a empresa de videogames por motivos de concorrência, possuir a Netflix faria sentido estratégico e provavelmente seria uma venda mais fácil.

Lembrando que a Microsoft e a Netflix já estão estreitamente alinhadas, uma vez que a empresa foi contratada pelo serviço de streaming como parceria de publicidade para o novo plano básico suportado por anúncios. Além de que, o presidente da Microsoft, Brad Smith, também faz parte do conselho da plataforma. Surge a justificativa também de que a Microsoft quer oferecer um serviço de streaming de vídeo game em vários dispositivos.

Entretanto, a Netflix possui seus próprios planos para o segmento de jogos, sendo que este ano, a empresa co-liderada por Reed Hastings comprou a desenvolvedora Spry Fox, seu sexto estúdio interno. Fazer parte da Microsoft aumentaria as ambições da plataforma.

O valor de mercado da Microsoft é 13 vezes maior que o da Netflix, sendo que no início de dezembro, a empresa era capaz de pagar US$ 1,8 trilhão pelo streaming. Um prêmio de 30% avaliaria a empresa Netflix em quase US$ 190 bilhões. No entanto, economias de custo significativas seriam difíceis de encontrar.

Depois de tributar os US$ 8 bilhões de lucro operacional que os analistas projetam para a Netflix em 2024, o retorno sobre o investimento implícito seria apenas metade de seu custo médio ponderado de capital de 8%, de acordo com os analistas da Morningstar.

Plano com anúncios da Netflix causa queda nas ações da empresa

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A baixa demanda pelo plano básico com anúncios da Netflix tem trazido maus resultados para a empresa. Depois de precisar devolver o dinheiro de alguns anunciantes por não ter entregado o que foi acordado nos contratos e por causa de déficits de usuários, a plataforma viu suas ações caírem 2,4% no início da manhã desta terça-feira, 21, para US$ 281,38 (cerca de R$ 1.4 mil na cotação).

A queda ocorreu depois que o “Wall Street Journal” publicou as informações sobre a demanda do plano com anúncios da plataforma, o que causou preocupações de que a nova assinatura não seria a solução para os resultados financeiros da Netflix.

No primeiro mês, os assinantes do plano representam 9% dos novos usuários, de acordo com dados da empresa de análise Antenna, que foram compartilhados com o WSJ. Além de que, 43% desses assinantes já eram clientes, sendo que apenas realizam a migração de um plano para outro.

De acordo com a Antenna, somente 0,2% dos usuários dos Estados Unidos da Netflix estavam no serviço de publicidade no final de novembro.

De acordo com o WSJ, um porta-voz da Netflix refutou a análise da Antenna, dizendo que ainda é muito cedo para o novo plano e “estamos satisfeitos com seu lançamento e engajamento”. Não houve resposta imediata do pedido de comentários da Forbes.

No trimestre encerrado em 30 de setembro, a Netflix registrou um total de 73,4 milhões de assinantes nos EUA e no Canadá. Considerando a proporção de clientes com anúncios no Canadá seja de 0,2%, havia cerca de 147.000 assinantes com o novo plano no final de novembro.

A Netflix ainda tem um desafio significativo pela frente para atender as expectativas dos investidores. Doug Anmuth, analista do JPMorgan Chase, previu que haveria 7,5 milhões de assinantes norte-americanos e canadenses até o final de 2023, representando cerca de US$ 600 milhões (R$ 3,126 bilhões) em receita e 5% de crescimento total de usuários.

Wi-Fi Brasil já levou internet grátis para cerca de 3,2 mil cidades

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De acordo com dados do Ministério das Comunicações (MCom), que coordena o Programa Wi-Fi Brasil, até este mês já foram instaladas 21,3 mil pontos de internet grátis banda larga via satélite e por conexões terrestres em todo o país. Desse total, foram beneficiados mais de 11 milhões de brasileiros em cerca de 3,2 mil cidades.

Foto: Pablo Le Roy/MCom

Conforme os dados, desse total, 76,2% (16.195 conexões) foram instalados em escolas e quase 70% (14.824) dos pontos estão em áreas rurais. A secretária Nacional de Telecomunicações, Nathalia Lobo, ressalta que “O Wi-Fi Brasil tem como um dos seus grandes objetivos conectar todas as escolas públicas de ensino básico no país. Por isso, nosso programa vem atender essas comunidades e populações que se encontram isoladas e deficientes de infraestrutura alternativa terrestre“.

A maior parte dos pontos de internet do Programa Wi-Fi Brasil está localizada nas regiões Norte e Nordeste, sendo que 88% (396 cidades) são da região Norte com 6,2 mil pontos. Enquanto que no Nordeste (86%) são 1.154 municípios, somando mais de 11 mil pontos de internet grátis.

“Essas regiões merecem uma atenção redobrada para que possam ofertar um ensino de qualidade e desenvolvimento para as crianças”, conta Nathalia Lobo.

A secretaria ainda reforça que essas duas regiões são prioridades para a política pública de conectividade, uma vez que possuem indicadores muito baixos de uso da internet no país, conforme dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Nas outras regiões: Sudeste conta com 2.442 pontos, Centro-Oeste com 857 e Sul com 664 pontos de internet grátis.

Sobre o Programa Wi-Fi Brasil

O programa é desenvolvido pelo MCom em parceria operacional da Telebras, onde são instalados, de forma gratuita, antenas e roteadores em locais específicos, escolas, assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, além de telecentros comunitários.

O sinal das antenas são enviados pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra, a 36 mil quilômetros de distância.

Como solicitar ponto internet grátis?

Para solicitar o serviço, basta acessar o link e preencher o formulário. Vale ressaltar que o atendimento às solicitações depende de análise técnica, de disponibilidade contratual e financeira. Caso seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias.

Investidores ‘apostam’ na queda do preço das ações da Oi (OIBR3); entenda

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No último dia 14 de dezembro, a Justiça aprovou o fim do processo de recuperação judicial da Oi, que se arrastava desde 2016. Com a ação, no dia seguinte, houve um disparo de mais de 40% nas ações da companhia. No entanto, de acordo com o portal Money Times, o mercado ainda mantém incertezas com os papéis da empresa.

Acontece que entre os dias 1º e 16 de dezembro, o monitor de short selling (operação vendida) da XP Investimentos, que mede os papéis mais shorteados da bolsa, mostrou uma elevação de 4,7 pontos no short interest a Oi, mostrando ainda o pessimismo com as ações da companhia.

Entretanto, analistas ainda estão pessimistas com os papéis da Oi. Segundo a Genial, a companhia ainda está em situação complicada financeiramente. “Mesmo com a redução da dívida bruta, a Oi ainda deve ter prejuízo pelo resultado financeiro negativo, com apenas um ativo promissor e capaz de gerar caixa, enquanto vários custos como o seu legado continuam atrapalhando, ao invés de ajudar”, coloca.

Filipe Fradinho, analista gráfico da Empiricus Investimentos, afirma que a ação da Oi está em um limbo, explicando que, para ele, ainda não é o momento certo para comprar papel da empresa. Ele comenta que a OIBR3 subiu 29,4% na última quinta, mas caiu 9% no dia seguinte.

“É normal uma realização, mas não é normal uma sombra maior para cima do que para baixo”, disse, referindo-se ao gráfico do papel.

O que é short selling?

O termo, que também pode ser chamado de “vender a descoberto”, se trata da venda de uma ação que não pertence ao vendedor e ocorre quando o operador acredita que o preço do papel cairá no futuro. Ou seja, consiste na venda de um ativo esperando que o preço caia para então comprá-lo de volta e lucrar com a diferença.

Dessa forma, se o preço da ação realmente cair após a abertura da operação, o operador comprará as ações a um preço menor do que vendeu, e assim ganhar a diferença. Em outras palavras, os investidores estavam apostando que as ações da Oi iriam cair.

Starlink atinge a marca de 1 milhão de usuários mundialmente

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No início desta semana, a SpaceX, empresa de Elon Musk, anunciou que seu a Starlink, serviço de internet banda larga via satélite de baixa órbita, ultrapassou a marca de um milhão de assinantes ativos mundialmente. A notícia foi reportada por meio de uma postagem no Twitter, cuja rede social também pertence ao bilionário.

Anunciada em 2015, a constelação de satélites LEO não-geoestacionários iniciou a oferta de serviços em fevereiro de 2021. Em junho deste ano, a Starlink reportou ter 500 mil clientes.

Os primeiros satélites da empresa foram lançados no foguete Falcon 9 da SpaceX em maio de 2019, e diferente de outras companhias do mercado de LEO, a Starlink almeja o usuário final, incluindo os planos de conexão direta com smartphones. Atualmente, já conta com cerca de 3,6 mil satélites de baixa órbita no espaço e horizonte de expansão da frota para dezenas de milhares de componentes. O objetivo é ter até 42.000 satélites até meados de 2027.

Embora esteja presente há um bom tempo no mercado, a Starlink recebeu autorização para operar no Brasil somente em janeiro deste ano. De acordo com o mapa de cobertura da empresa, o serviço via satélite está disponível em grande parte do país, exceto em alguns estados nordestinos e uma parte da região norte.

De acordo com análise da Ookla, embora tenha aumentado seu número de clientes, as velocidades de download da Starlink diminuíram. Desde o início do ano, a empresa descobriu que as velocidade nos EUA caíram cerca de 85 mbps no primeiro trimestre para cerca de 50 mbps no terceiro trimestre. Isso está em comparação com cerca de 110 Mbps no último trimestre de 2021.

Quando foi lançado, em e-mail enviado aos assinantes do teste beta, a SpaceX afirmou que era esperado velocidade de download entre 50 e 150 mbps, com interrupções intermitentes. No entanto, há alguns usuários que atingem velocidades bem elevadas, atingindo a velocidade 175 Mbps em temperaturas congelantes, ventos fortes e neve.

Jair Bolsonaro renova concessão da Globo por mais 15 anos

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O suspense acabou. O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje, 20, a renovação das concessões da Globo (5 emissoras próprias do grupo), Record e Band por mais 15 anos. A nova outorga valerá até 2037. A portaria será publicada no no Diário Oficial de amanhã. Na semana passada, o presidente já havia renovado a concessão do SBT. Agora, o texto seguirá para o Congresso, que também precisa ser aprovado.

De acordo com auxiliares, Jair Bolsonaro não quis deixar a autorização ser uma decisão de Luis Inácio Lula da Silva que irá assumir a presidência do Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023.

Antes mesmo de assumir a presidente, havia uma tensão entre o atual presidente com a emissora, onde Bolsonaro mencionou várias vezes sobre a continuidade da Globo no ar. O auge do caso aconteceu em outubro de 2019, quando durante uma transmissão na internet, Jair levantou a voz contra o conglomerado de mídia.

“Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá, no processo de renovação (da concessão) de vocês. Não vai ser perseguição. Mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho para vocês nem para ninguém.”

Inclusive, houve boatos de que a Globo estaria com dívidas milionárias com a União, cujo argumento seria usado para negar a renovação da concessão. Às vésperas do 1º turno das eleições 2022, a emissora protocolou no Ministério das Comunicações o pedido para renovação da licença por mais 15 anos.

De acordo com o portal Terra, os técnicos da pasta procuraram possíveis situações fiscal, econômica e trabalhista que poderia depor contra a Globo, mas nada foi encontrado a ponto de impedir a renovação. Dessa forma, sem nada contra o grupo, Jair Bolsonaro ainda tentou adiar ao máximo, mas acabou assinando o decreto.

A assinatura da concessão pode trazer muita insatisfação para os leitores do presidente, especialmente para aqueles que nomeiam a emissora como “Globolixo”.