27/04/2024

Wi-Fi Brasil já levou internet grátis para cerca de 3,2 mil cidades

Maior parte dos pontos do programa desenvolvido pelo Ministério das Comunicações está localizada nas regiões Norte e Nordeste.

De acordo com dados do Ministério das Comunicações (MCom), que coordena o Programa Wi-Fi Brasil, até este mês já foram instaladas 21,3 mil pontos de internet grátis banda larga via satélite e por conexões terrestres em todo o país. Desse total, foram beneficiados mais de 11 milhões de brasileiros em cerca de 3,2 mil cidades.

Foto: Pablo Le Roy/MCom

Conforme os dados, desse total, 76,2% (16.195 conexões) foram instalados em escolas e quase 70% (14.824) dos pontos estão em áreas rurais. A secretária Nacional de Telecomunicações, Nathalia Lobo, ressalta que “O Wi-Fi Brasil tem como um dos seus grandes objetivos conectar todas as escolas públicas de ensino básico no país. Por isso, nosso programa vem atender essas comunidades e populações que se encontram isoladas e deficientes de infraestrutura alternativa terrestre“.

A maior parte dos pontos de internet do Programa Wi-Fi Brasil está localizada nas regiões Norte e Nordeste, sendo que 88% (396 cidades) são da região Norte com 6,2 mil pontos. Enquanto que no Nordeste (86%) são 1.154 municípios, somando mais de 11 mil pontos de internet grátis.

“Essas regiões merecem uma atenção redobrada para que possam ofertar um ensino de qualidade e desenvolvimento para as crianças”, conta Nathalia Lobo.

A secretaria ainda reforça que essas duas regiões são prioridades para a política pública de conectividade, uma vez que possuem indicadores muito baixos de uso da internet no país, conforme dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Nas outras regiões: Sudeste conta com 2.442 pontos, Centro-Oeste com 857 e Sul com 664 pontos de internet grátis.

Sobre o Programa Wi-Fi Brasil

O programa é desenvolvido pelo MCom em parceria operacional da Telebras, onde são instalados, de forma gratuita, antenas e roteadores em locais específicos, escolas, assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, além de telecentros comunitários.

O sinal das antenas são enviados pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra, a 36 mil quilômetros de distância.

Como solicitar ponto internet grátis?

Para solicitar o serviço, basta acessar o link e preencher o formulário. Vale ressaltar que o atendimento às solicitações depende de análise técnica, de disponibilidade contratual e financeira. Caso seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários