27/04/2024

Bolsonaro exonera Fábio Faria do cargo de ministro do MCom

Ex-ministro das Comunicações assumiu o cargo em junho de 2020, e junto com a Anatel, conduziu a licitação do 5G no Brasil.

Nesta quarta-feira (21), Fábio Faria deixou o cargo de ministro do Ministério das Comunicações (MCom). A exoneração veio a pedido do próprio ao presidente Jair Bolsonaro, cuja decisão foi publicada no Diário Oficial da União. Até o momento não há nenhum nome cotado para substituir o executivo.

O ex-ministro das Comunicações assumiu o cargo em junho de 2020, e junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), conduziu a licitação do 5G no Brasil, que ocorreu em novembro de 2021. Há rumores de que Faria, cujo mandato se encerra em 01 de fevereiro, não se candidatou a nenhum cargo público nas últimas eleições e que vai para o setor privado, em especial, para a Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk e atual dono do Twitter.

Ao deixar o cargo do Ministério das Comunicações, o parlamentar deixa para o próximo ministro, que deverá vir no governo do eleito presidente Lula, a responsabilidade de definir as regras da rede privada do governo, que deverá ser paga pelas operadoras que adquiriram licenças 5G e terá a Telebrás como gestora.

Em setembro, foi realizada uma primeira licitação pela EAF e a Amdocs foi contratada para fazer todo o projeto. A primeira licitação estava prevista para dezembro, mas não aconteceu.

A relação de Fábio Faria com o dono do Twitter não agradou alguns políticos. Em maio, Jair Bolsonaro chegou a se reunir com o bilionário interessado em participar com a sua empresa Starlink na conexão de 19 mil escolas públicas e na monitoramento da floresta amazônica. Entretanto, a possível parceria desagradou parte do mercado. Inclusive, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados convocou Faria para dar explicações.

Segundo o ex-ministro do MCom, as operadoras: TIM, Vivo, Claro e Oi iriam contratar a Starlink, e não o governo.

“O leilão de 2012 tinha obrigação de conectar escolas e nenhuma foi conectada. O único satélite que pode fazer essa conexão é a Starlink. Mas isso não tem nada a ver com o Ministério. Quem contrata são as empresas que ganharam o leilão, Oi, Claro, Vivo e TIM”, afirmou Fábio Faria na época.

Em sua página no Instagram, Fábio Faria se despediu do cargo, publicando uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro, dizendo o seguinte:

“Hoje deixo o comando do ministério das Comunicações.
Muita gratidão ao PR Jair Bolsonaro pelo convite e missão de conectar os brasileiros, fazer o leilão 5G e melhorarmos o ecossistema do setor de telecomunicações e radiodifusão.

Um período de muito trabalho e união em torno de um projeto para fazermos o Brasil melhor, ao lado de uma equipe muito competente.

Jair, minha total amizade, lealdade e admiração ao melhor Presidente do Brasil”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários