15/04/2024

Telebras instala 27 pontos de conexão via satélite na Amazônia

Conectividade foi instalada nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá., e será usada pelo exército.

Nesta semana, a Telebras instalou 27 pontos de banda larga via satélite na faixa de fronteira da Amazônia, que serão usados pelo Exército. A conexão é baseada na capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) pertencente à empresa Os links serão usados por Pelotões Especiais de Fronteira (PEF), que atuam na região.

Esses novos pontos foram instalados nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, e atenderão tanto as ações militantes quanto às comunidades indígenas e ribeirinhas localizadas próximas aos pilotos. Além disso, há mais outras sete conexões em fase de instalação nos PEFs dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As conexões foram inauguradas durante a visita técnica da comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro a alguns dos pontos de abrangência do Projeto Amazônia Conectada (PAC), em Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira e Macurutá, no Amazonas.

O projeto foi lançado há dois anos e atualmente já conta com cerca de 1.900 quilômetros de fibra óptica que leva conexão às Organizações Militares (OMs) e Pelotões Especiais de Fronteira.

O general de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, vice-Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações do DCT, afirma que

“Viemos testar e está em operação aqui no 5° PEF de Maturacá um sistema satelital de internet que é complementar ao PAC. Isso dá maior possibilidade de melhoria no aspecto de comando e controle do pelotão de fronteira do Exército Brasileiro presente na região e garante a inclusão digital da população indígena e da família militar que permanece aqui o ano inteiro”.

Estavam presente na comitiva o presidente da Telebras, Jarbas Valente, e o diretor Técnico-Operacional, Luis Fernando de Freitas; o chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do Exército Brasileiro e general de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio.

Estiveram também presente na inauguração dos pontos, o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), general de Brigada Jacy Barbosa Junior; o secretário de Radiodifusão do Ministério de Comunicações, Maximiliano Martinhão, o conselheiro da Anatel e presidente do GAISPI, Moisés Moreira, seguido por outros dirigentes do Grupo e o presidente da EAF, Leandro Guerra.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários