A Vero Internet anunciou que adquiriu mais uma provedora de internet banda larga no Rio Grande do Sul, a Renovare, que está presente na região da Serra Gaúcha e do Vale dos Sinos. O contrato de compra de 100% da empresa foi assinado na quinta-feira (19), sendo que o processo de transação seja concluído até julho.
Dessa forma, a Vero Internet espera ultrapassar a marca de 700 mil assinantes, além de que passará agora a atender 194 cidades com sua rede FTTH (Fiber To The Home), com um total de 2,6 milhões de casas aptas (HPs) para receber o serviço de banda larga em fibra.
Desde a sua criação em 2019, a Vero Internet adquiriu 17 provedores, sendo essa a 17ª aquisição.
“A integração da Renovare vai nos possibilitar acessar uma região estratégica no Rio Grande do Sul, adjacente à atual área de nossa atuação, para seguirmos ampliando presença de forma orgânica no estado”, afirma Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet.
A Renovare atua em 17 cidades, onde atende cerca de 35 mil assinantes, incluindo clientes corporativos, que representam aproximadamente 30% de seu faturamento. O mercado endereçável estimado (“AHP”) da Renovare é de 550 mil endereços nas 17 cidades, sua infraestrutura de rede urbana (“FTTH”) conta com 1,2 mil km de rede de fibra óptica cobrindo aproximadamente 170 mil home passed (“HP”).
A provedora de internet conta com uma rede de backbone de 1,5 mil km de extensão, cobrindo 50 cidades no total, incluindo as 17 citadas acima. As 33 cidades que ainda não contam com rede FTTH da Renovare possuem aproximadamente 1,3 milhão de AHP, possibilitando que a Vero amplie sua presença em áreas adjacentes e continue com seu plano de expansão orgânica.
De acordo com a empresa, essa não será a sua última aquisição, que continua sua busca por ativos. “A Vero vai continuar desenvolvendo a sua estratégia de crescimento orgânico e inorgânico”, diz o CEO.
Na semana passada, esteve no Brasil o vice-secretário de Comércio dos Estados Unidos, Don Graves, onde ele se reuniu com representantes do Ministério das Comunicações (MCom) e declarou que o país norte-americano está interessado em garantir que as redes 5G sejam seguras, protegidas e inoperáveis no Brasil.
O interesse dos Estados Unidos no Brasil pode ser entendido como mais uma tática de defesa para que o país abandone tecnologias de empresas que são classificadas não confiáveis nos EUA, uma vez que está incluído nessa lista, empresas como ZTE e Huawei, que é fabricante de equipamento campeã de instalações no 4G brasileiro. Vale ressaltar que essas mesmas companhias foram banidas do Canadá há alguns dias.
Os EUA defendem que seja adotado de forma massiva o padrão OpenRan de redes desagregadas ou de fornecedores de empresas como Nokia e Ericsson.
O emissário do governo democrata John Biden também se encontrou com representantes dos Ministério da Economia, Relações Exteriores, Ciência, Tecnologia e Inovação, e Casa Civil para discutir o Fórum de CEOs Brasil-EUA e as principais prioridades de política da Administração Biden e do Departamento de Comércio.
“Ele expressou interesse em estabelecer uma parceria com o governo do Brasil para identificar as necessidades de infraestrutura digital que poderiam ser atendidas pela Iniciativa de Infraestrutura da Administração Biden”, diz comunicado da embaixada do país no Brasil.
Lançada no ano passado, a iniciativa prevê o aporte de US$ 65 bilhões pelo governo norte-amaeicano na melhoria da velocidade e da cobertura dos acessos de banda larga por lá. Outros US$ 50 bilhões deverão ser direcionados para o desenvolvimento de soluções de cibersegurança e políticas de combate ao aquecimento global.
Don Graves ainda se encontrou com o ministro Paulo Alvim, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o dr. Osvaldo Moraes, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta Precoce de Desastres Naturais (CEMADEN), onde assinaram um Memorando de Entendimento entre a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e o CEMADEN sobre cooperação no monitoramento e alerta precoce de secas.
O mercado de serviços de streaming e a transmissão de canais lineares pela internet deve ganhar novos concorrentes ainda este ano. Acontece que a Claro e a Oi devem seguir o plano de negócio que é praticado pela DIRECTV GO. De acordo com o diretor de TV da Claro, Ricardo Falcão, a empresa está trabalhando no aperfeiçoamento da solução “standalone” de TV pela internet.
No momento, a operadora comercializa TV por assinatura aos seus clientes de banda larga fixa, enquanto que vende também a caixinha Claro TV Box, para qualquer consumidor, sendo cliente da banda larga ou não. Além disso, tem pilotos de aplicativos de streaming para smart TVs desde abril.
“Teremos um lançamento, um rebranding de marca, portfólio novo, já nos próximos meses”, contou, durante o evento Streaming Brasil, realizado pelo site Tela Viva.
De acordo com o executivo, a caixa do Claro TV Box passará por uma reformulação e será uma agregadora de serviço. “O negócio de streaming ainda está no início, tem muita coisa pra acontecer nesse mercado, que ainda vai se consolidar. O negócio de conteúdo é muito caro. Estamos avançando nisso, em uma forma de gerenciar todos o metadados dos conteúdos, pra que a gente seja um hub e integrador, oferecendo conteúdo independente da fragmentação”, afirmou.
Já a Oi tem plano semelhante para centralizar conteúdo, só que será um formato diferente, aparentemente. A empresa quer que conteúdos de aplicativos de terceiro sejam acessados através de sua plataforma de streaming. Ou seja, os clientes da operadora, tanto o usuário final quanto as empresas de streaming seriam parceiros.
cdx“Estamos trabalhando para oferecer, através de inovações que estamos desenvolvendo internamente, uma plataforma de serviços que não serão próprios da Oi apenas, serão também de terceiros. Queremos ter capacidade de oferecer para players de conteúdo um custo de distribuição mais barato, mais eficiente. E, ao mesmo tempo para os nossos clientes, oferecer mais conteúdo relevante”, falou Roberto Guenzburger, diretor de consumer da Nova Oi.
Esse suporte será feito pelo aplicativo do Oi Play, que está sendo reformulado. “A nossa transformação está sendo no sentido de se tornar plataforma mais fácil e tranquila de o consumidor ter acesso a diferentes players, OTTs, e ao mesmo tempo players de conteúdo poderem plugar as suas propostas ali dentro”, completou.
DIRECTV GO
Presente no mercado desde 2020, a plataforma trabalha com aplicativo que reproduz TV linear e conteúdo de catálogo. De acordo com CMO da Vrio/DIRECTV GO, Gustavo Fonseca, não há plano para mudança da plataforma, apenas que agora o objetivo agora é crescer de forma orgânica e via parcerias com provedores de banda larga.
A empresa já deu início a sua nova abordagem no mercado. Com parcerias com operadora para distribuição do DIRECTV GO em conjunto com planos de acesso de banda larga. “Temos quase 10 ISPs integrados na nossa plataforma e vamos explodir nos próximos meses”, prometeu. Entre os parceiros locais que ele cita está a Algar Telecom.
A mais recente estreia de ‘Mundo Mágico’ de J.K. Rowling já tem data de lançamento no HBO Max. ‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore’ é a terceira parcela da saga spin-off de ‘Harry Potter’ chega à plataforma após uma passagem irregular pelas bilheterias.
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O HBO Max continua com o que foi prometido em termos de lançamentos e é que os assinantes terão o filme 45 dias após seu lançamento nos cinemas. Assim, ‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore’ chegará à plataforma em 30 de maio e poderá ser visto sem custo adicional.
O filme, por enquanto, continua nos cinemas, embora seja de se esperar que não continue a ser exibido por muito mais tempo.
Nesta terceira parte, Newt Scamander (Eddie Redmayne) une forças com Dumbledore (Jude Law) e outros bruxos para enfrentar o poderoso Grindelwald (Mads Mikkelsen) e seu plano de assumir o controle do mundo bruxo. Novamente dirigido por David Yates e escrito por J.K. Rowling.
Como parte do catálogo da Warner Bros, ‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore’ se juntará ao restante dos filmes da saga, tanto ‘Harry Potter’ quanto os dois anteriores ‘Animais Fantásticos’, que também estão disponíveis no HBO Max.
O Vivo Y72t foi lançado na China nesta segunda-feira (23) como o mais recente smartphone da série Y da marca chinesa de smartphones. O novo telefone Vivo é oferecido em três opções de cores diferentes e apresenta uma tela de taxa de atualização de 60Hz.
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O smartphone é alimentado por um SoC MediaTek Dimensity 700 sob o capô e carrega até 256 GB de armazenamento embutido. Outros recursos importantes do telefone incluem 8 GB de RAM, uma configuração de câmera traseira dupla de 50 megapixels e um scanner de impressão digital lateral. É alimentado por uma bateria de 6.000mAh com suporte para FlashCharge de 18W.
Preço do Vivo Y72t
O celular sai partir de 1.399 yuans (~R$ 1.020), sendo que a versão com 256 GB é vendida por 1.599 yuans (~R$ 1.170).
Especificações do Vivo Y72t
O Vivo Y72t dual-SIM (Nano) roda o Android 11 com OriginOS 1.0 na parte superior e possui uma tela LCD full-HD+ de 6,58 polegadas (2.408×1.080 pixels) com proporção de 20:9 e taxa de atualização de 60Hz.
A tela tem uma relação corpo-tela de 90,62% e uma relação de contraste de 1500:1. O telefone é alimentado pelo MediaTek Dimensity 700 SoC octa-core, juntamente com a GPU Mali G57 e até 8 GB de RAM LPDDR4X.
Para óptica, o Vivo Y72t possui uma unidade de câmera traseira dupla que inclui sensor primário de 50 megapixels com lente f / 1.8 junto com uma lente macro de 2 megapixels f / 2.4. Para selfies e bate-papos por vídeo, o smartphone traz um sensor de câmera selfie de 8 megapixels na frente, com lente f/1.8.
A unidade da câmera suporta vários modos de câmera, incluindo modo retrato, foto ao vivo, câmera lenta e fotografia com lapso de tempo, entre outros. O Vivo Y72t também oferece até 256 GB de armazenamento UFS 2.1.
As opções de conectividade no smartphone incluem 5G, Wi-Fi 5G, Bluetooth v5.1, GPS, Beidou, GLONASS, Galileo, QZSS, conector de áudio de 3,5 mm e uma porta USB tipo C. Os sensores a bordo incluem um acelerômetro, sensor de luz ambiente, bússola eletrônica e sensor de proximidade.
O novo Vivo Y72t carrega um sensor de impressão digital montado na lateral para autenticação. Além disso, ele também suporta o recurso de reconhecimento de rosto.
O Vivo Y72t vem com uma bateria de 6000mAh que suporta suporte a FlashCharge de 18W. Diz-se que a bateria oferece 35 dias em standby e até 160 horas de reprodução de música. Além disso, o telefone mede 163,87×75,33×9,17mm e pesa 199,8 gramas.
O serviço de streaming Now, que faz parte do pacote dos assinantes de TV por assinatura da Claro, mudará de nome nos próximos meses e passará a se chamar ClaroTV+. A empresa avisou aos seus assinantes sobre a mudança de nome, mas ainda não revelou quando ele estará valendo.
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A mudança faz parte de um esforço de unificação das marcas na América Latina, já que o nome “ClaroTV+” é utilizado em outros países. O novo nome valerá para os portais da operadora e seus aplicativos.
Atualmente, o Now conta com mais de 100 canais pertencentes a grupos como Discovery, Disney, Globo, Record e SBT. Recentemente, a Claro liberou uma versão beta para aparelhos LG e também já é possível contratar apenas o serviço online para receber conteúdo sob demanda e transmissões ao vivo.
A operadora deu um passo à frente ao lançar o app para smarts TVs da marca LG. O aplicativo está disponível na LG Content Store, lojas de aplicativos da smart TVs da marca com sistema operacional webOS. Segundo a descrição, com o Claro NOW é possível assistir aos conteúdos on demand, assim como canais ao vivo, desde que faça login com a conta da Claro.
Recentemente, a Netflix e a Claro anunciaram parceria ao levar uma das séries mais aclamadas da plataforma vermelhinha para a TV paga da operadora.
As duas temporadas da série “Stranger Things” agora estão disponíveis na plataforma da Claro. A notícia vem acompanhada do anúncio de estreia da próxima (4ª) temporada da franquia, que assim como a 3ª só pode ser assistida na própria Netflix.
Em um anúncio na tela dos assinantes aparece a seguinte mensagem “Talvez você tenha achado que a plataforma não tinha como ficar melhor. Errou feio, errou rude!“. O anúncio informa que “Stranger Things” está disponível no NOW com a 1ª e 2ª temporada para clientes Claro sem custo adicional.
O Facebook lançou nesta segunda-feira (23) no Brasil os avatares 3D, uma nova forma de os usuários criarem representações de si mesmos na rede social. O longa, lançado em janeiro na América do Norte, chega hoje também à Argentina, Colômbia e Porto Rico.
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A atualização é mais um passo da Meta, controladora da rede social, rumo ao metaverso. Nas próximas semanas, também será possível criar um avatar 3D no Instagram e compartilhá-lo no Facebook e Messenger.
A rede social lançou seus avatares 2D do Facebook em 2020 para que os usuários se expressassem em posts de feed, foto de perfil, stories e Messenger. Com as opções existentes, é possível personalizar os estilos de cabelo, tons de pele e roupas do personagem.
Os avatares 3D oferecem um novo visual e mais opções para os usuários. Em janeiro, quando o Facebook lançou o recurso na América do Norte, o Facebook disse que os personagens virtuais ganhariam automaticamente uma aparência tridimensional.
A Meta também anunciou que nos próximos meses, Horizon Worlds, sua plataforma de criação de espaços no metaverso – e ainda disponível apenas nos Estados Unidos – estará acessível via computador, tablet ou celular. A ideia é permitir o acesso mesmo para quem não possui um dispositivo de realidade virtual.
No mês de abril, operadoras e produtoras se destacaram com projetos sustentáveis no cenário brasileiro. A Vivo inaugurou, em 20/04, uma nova usina de distribuição de energia no Norte, e passa a operar, a partir de maio de 2022, parâmetros mais restritos de Eco Rating por parte das fabricantes de smartphones.
A preocupação com o meio ambiente, unido ao marketing positivo, fez com que as companhias de telefonia focassem em evoluções ambientais nos últimos meses.
Além da Vivo, a Samsung também se destacou, apresentando seu relatório mais recente na evolução dos produtos. No comparativo, é possível identificar o abandono no uso de itens desnecessários, como ímãs, caixas e capas de fone de ouvido feitas de plástico, que geram lixo sem propósito, utilizado apenas uma vez pelo usuário.
Ainda, a marca também substituiu alguns componentes de plástico, trocando o material para papel. Nas versões mais modernas da linha S da Samsung, a caixa de acessórios foi integrada ao fundo da caixa, feita de material reciclado.
Quanto ao revestimento dos acessórios, a mudança passou de brilhante para fosco, pois, de acordo com a empresa, essa é uma solução mais ecológica por conta dos corantes utilizados. A alteração foi perceptível no lançamento especial para o Dia da Terra em 2022, que contou com itens sustentáveis para o Galaxy S21 5G e Galaxy Watch 4.
Essas medidas passaram a compor uma série de projetos sustentáveis que ganharam espaço na mídia, e integraram algumas das campanhas recentes de telefonia e marcas de smartphones.
Projetos sustentáveis se tornaram parâmetro para compra
O investimento de operadoras e fabricantes em projetos sustentáveis também se baseia nas novas percepções do consumidor. Isso porque esse fator se tornou um parâmetro que influencia nas decisões de compra do público.
Uma pesquisa realizada pela Mobile Intender Study aponta que 68% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ecologicamente corretos. Além disso, 71% afirmaram querer que as marcas fossem socialmente responsáveis e/ou ecologicamente corretas, e a mesma porcentagem deseja que os produtos sejam duráveis.
Esses dados indicam uma mudança significativa no comportamento dos consumidores, mostrando que o público também está sendo influenciado pelas questões ambientais, desempenhando um papel cada vez maior no ciclo de compra. Isso aumenta a busca por produtos que tenham menos impacto no planeta e durem mais tempo.
Por esse motivo, as empresas passaram a se dedicar mais em projetos sustentáveis, para obter destaque no mercado e apresentar uma responsabilidade social e ambiental adequadas para atingir os usuários.
Consumidores ainda têm dúvidas sobre parâmetros de sustentabilidade e dados ambientais
Por outro lado, as empresas devem deixar claro as suas determinações ambientais, uma vez que o público ainda apresenta dúvidas sobre o tema, mostrando uma audiência disposta a considerar a responsabilidade ecológica da empresa, mas que busca aprender essas questões no dia a dia.
Um levantamento realizado pela equipe do Betway Insider, por exemplo, mostrou que, entre as pesquisas mais comuns feitas pelos usuários, se destacam questões como “o sol é verde?”.
O físico teórico e professor titular da IF-USP, Elcio Abdalla, explica que essa pode ser apenas uma impressão dos olhos de quem vê: “estrelas emitem vários comprimentos de onda. Podemos dizer que ele é da cor que o vemos, para nossos olhos, mas há uma enorme gama de frequências sendo emitidas pelo Sol”. Contudo, a dúvida é comum entre as pessoas com menos conhecimentos.
Outra questão diz respeito, por exemplo, ao tamanho do sol e de outras estrelas. O profissional, no entanto, esclarece: “Estrelas podem ser muito grandes, quanto maior, menos tempo vivem. A maior estrela conhecida parece ser a UY Scuti, perto do centro da via Láctea, sendo 5 bilhões de vezes mais massiva que o Sol, e tendo um raio 1.700 vezes maior”, explica o professor Abdalla em entrevista para a matéria especial do blog liderado pela Betway, site de jogos de roleta online.
Uma vez que essas pesquisas são comuns entre os usuários, os impactos das ações sociais de operadoras de telefonia devem ser acessíveis e fáceis de identificar, caso as empresas queiram atingir o público de consumidores da forma correta.
A T-Mobile lançou nesta segunda-feira um conjunto de produtos 5G para atrair clientes empresariais e capturar parte da participação de mercado das rivais Verizon e AT&T, e contratou clientes como uma montadora, uma operadora aérea e um parque temático.
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O conjunto de produtos, que chama de soluções avançadas de rede 5G, oferecerá três níveis – de uma rede 5G privada completa ao compartilhamento de espaço em uma rede pública, disse à Reuters Callie Field, presidente do grupo de negócios da T-Mobile. Field se recusou a nomear os clientes.
A T-Mobile, armada com uma parcela maior de espectro que é ideal para 5G do que a Verizon e a AT&T, está tentando conquistar clientes empresariais, apesar do domínio de seus rivais mais estabelecidos.
Um de seus clientes, SailGP, está usando o 5G privado da T-Mobile em São Francisco, onde viu a latência cair 50% em comparação com o Wi-Fi enquanto envia análises em tempo real de barcos viajando a 60 milhas por hora.
Ter uma rede 5G privada ajuda as empresas a evitar disputas de velocidade com outras em uma rede pública e permite aplicativos com uso intensivo de dados.
Espera-se que portos, aeroportos, armazéns e centros de logística sejam os primeiros a adotar o 5G privado e a receita de infraestrutura sem fio privada da IDC a atingir US$ 8,3 bilhões até 2026, de US$ 1,7 bilhão em 2021.
Field disse que a T-Mobile estava trabalhando com a Dell para infraestrutura de “computação de ponta” para 5G privado, mas também poderia trabalhar com um fornecedor que o cliente escolher.
A “computação de borda” ajuda na análise de dados em massa onde foram coletados – chão de fábrica ou plataforma de petróleo – antes de movê-los para servidores remotos, atraindo grandes empresas de tecnologia para oferecer seus conhecimentos.
A T-Mobile, na qual a Deutsche Telekom detém uma participação de 48,4%, vem ganhando assinantes após sua fusão com a Sprint e à medida que lança seu serviço 5G.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta segunda-feira (23), a Consulta Pública nº 36, sobre os requisitos que deverão ser observados pelas prestadoras de telefonia móvel na instalação de suas estações para operação da tecnologia 5G, na subfaixa de 3.300 MHz e 3.700 MHz, em áreas próximas de determinados aeroportos.
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Os requisitos previstos da Consulta Pública estabelecem uma Zona de Atenção nas proximidades de pistas de pousos e decolagens de certos aeroportos, cuja lista constará da versão final do Ato a ser aprovado pela Agência.
Nessas Zonas de Atenção, as prestadoras deverão observar as regras definidas pela Anatel com relação ao apontamento do feixe principal das antenas, de modo a manter os devidos padrões de segurança da navegação aeronáutica.
Dessa forma, as restrições impostas pela Anatel para funcionamento dessas estações próximas a pistas de aeroportos buscam conferir segurança ainda maior à convivência entre os sistemas das redes 5G e da radionavegação aérea.
A Consulta Pública estará aberta para recebimento de contribuições, por meio do Participa Anatel, até o dia 22 de junho de 2022.