27/04/2024

Saiba qual operadora terá a maior cobertura com a compra da Oi Móvel

Embora as operadoras tenham iniciado os trâmites de integração, a migração dos clientes da Oi para as compradoras pode levar até 18 meses.

Com a venda da unidade móvel da Oi, a presença das operadoras de telefonia celular nos municípios sofrerão alterações. Embora a rede da Oi seja a menor entre as principais empresas operadas no país, a fatia dos usuários para a TIM, Vivo e Claro mudará as estatísticas de cobertura nas cidades brasileiras.

O Teleco divulgou dados de como ficará a cobertura das operadoras após a incorporação das cidades que eram atendidas apenas pela Oi móvel. Sem a fatia da Oi, a TIM atenderia 5.005 municípios, após a incorporação atenderá 5.235 municípios.

Antes a Vivo estava presente em 4.957 municípios, agora passará a cobrir 5.046. Enquanto que a Claro, com a fatia de usuários da Oi passa a ter cobertura em 4.613 municípios brasileiros, contra 4.503 antes da compra. Lembrando que esses dados correspondem a cobertura com pelo menos uma tecnologia: 2G, 3G ou 4G.

A rede de telefonia móvel da Oi era a menor em presença no país, tendo cobertura em 3.611 municípios. Além disso, a situação era ainda mais complicada, pois a maioria das cidades tinha cobertura apenas para 2G. A 4G estava presente em apenas 1.043 localidades.

Nesse novo cenário, a TIM passa a ser a operadora com maior cobertura de cidades no Brasil. No entanto, parte dessas localidades ainda possuem apenas sinal 2G, com um salto de 250 municípios atendido pela segunda geração de internet móvel.

Já a Claro passa a ocupar a posição da Oi Móvel, tornando-se a operadora o menor número de municípios cobertos, pois tem 433 cidades a menor que a Vivo, que fica atrás da TIM com 622 localidades a menos. Quando é considerada a cobertura 4G, a distância entre as operadoras fica ainda maior, pois a TIM cobre 4.891 cidades com a tecnologia, enquanto que a Vivo atende 4.577 municípios e a Claro faz presença apenas em 3.067.

É importante ressaltar que embora as operadoras já tenham iniciado os trâmites, a integração da rede da Oi móvel com a TIM, Vivo e Claro ainda não foi concretizada, pois a migração pode demorar até 18 meses, de acordo com prazo determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A venda da Oi Móvel foi concluída em 20 de abril deste ano.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários